Autor Tópico: Composição em 2021  (Lida 4412 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2021, 11:26:58
Então pergunto: a pessoa que faz "selfies" não é uma pessoa que faz retratos??? Ou seja um retratista???
É uma forma de pensar... Então todo mundo que tira foto é um fotógrafo?

Eu entendi o Vange nessa história.
A minha opinião é que mudemos o termo para clicadores. Os clicadores podem usar uma câmera top de linha e continuarem sendo apenas clicadores. Eles olham e clicam - isso que o YP falou. Não concebem, de forma alguma a imagem final que pretedem obter. Apenas fazem.

Assim como o Vange penso que nós, que nos dedicamos de alguma forma mais especial para fotografia, não podemos usar o termo retratista como algo pejorativo. Nós somos obrigados a saber que o retratista pode ser extremamente especializado. Então bora mudar o termo e seguir nosso papo principal, que esse tópico é bem interessante.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2021, 11:28:40 por nandoespinosa »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2021, 11:27:37
ups
« Última modificação: 19 de Outubro de 2021, 11:28:08 por nandoespinosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2021, 12:34:29
O Nando, é comum nos tópicos aparecer umas aspas, pow vamos conversar, essas questões movimentam o fórum, não é mudar o assunto do tópico, o assunto continua rolando.

Nando, vc é um retratista.

E acho que Vange está muito travados nos conceitos. A fotografia hoje mudou, a  coisa ficou mais moderna, se atualizou, quem faz selfies todos os dias faz auto-retratos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2021, 13:02:59
Tipo um loop:

Não é retratista pq não conhece as técnicas, não respeita regras e regras e faz o retrato de qq jeito.

Ou seja, não tem domínio sobre as coisas que esta fazendo, não tem domínio da luz, do enquadramento, dos parâmetros de exposição, etc.. resumindo não sabe nada sobre composição.

Mas ai o cara "retratista" que estudou e treinou bastante para conhecer as regras de composição, esse sim é o verdadeiro "retratista".

Dai esse "retratista" estudado que tem domínio sobre todas as regras de composição pode desrespeitar e quebrar essas regras e ousar nos retratos, ele pode...

Mas o cara do selfie que já sai desrespeitando todas as regras pq não sabe o que está fazendo, ele não pode....

 :ponder:
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2021, 13:10:45
O Nando, é comum nos tópicos aparecer umas aspas, pow vamos conversar, essas questões movimentam o fórum, não é mudar o assunto do tópico, o assunto continua rolando.

Nando, vc é um retratista.

E acho que Vange está muito travados nos conceitos. A fotografia hoje mudou, a  coisa ficou mais moderna, se atualizou, quem faz selfies todos os dias faz auto-retratos.

Eu nunca disse que quem faz selfie não faz auto retrato ou qualquer coisa parecida.
Nem pretendo fazer juízo de valor sobre quem faz selfie, auto retrato ou qualquer outro tipo de fotografia.

O termo retratista foi usado usado de forma meio pejorativa, como sendo dos fotógrafos que não pensam na composição da foto.

Retratista pra mim é justamente o oposto disso.
Seria o maior elogio para um fotografo de pessoas.

Aproveitando, compor auto retrato, incluindo selfies, não é uma coisa trivial de se fazer bem feito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2021, 13:44:42
Pessoal, me desculpem ter usado a palavra retratista no que eu citei anteriormente.
O Nando explicou melhor o que eu queria dizer.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2021, 09:16:15
Pessoal, me desculpem ter usado a palavra retratista no que eu citei anteriormente.
O Nando explicou melhor o que eu queria dizer.
Tranquilo... eu também entendi o que você quis dizer.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2021, 09:37:40
Com relação a composição que uso na maioria das minhas fotos (quando possível, e excluindo fotos dos eventos) é com alinhamento centralizado, claro que dependendo da situação eu mudo, mas na maioria das vezes é assim, ao meu ver destaca mais o assunto que quero apresentar.


Sol na Torre by Erick Marques, no Flickr


Rosa by Erick Marques, no Flickr


Mosca - Fly by Erick Marques, no Flickr


Flores - Flowers by Erick Marques, no Flickr


crisântemo by Erick Marques, no Flickr


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 20 de Outubro de 2021, 12:10:46
Com relação a composição que uso na maioria das minhas fotos
Sim. Uso bastante também.



Mas eu tenho um certo grau de TOC.
Então só uso quando consigo certa simetria e balanço na imagem.
Não conseguiria manter aquele galho no fundo da sua segunda foto, por exemplo (que tá linda assim, por sinal).
Acaba que isso me limita dentro da tal "regra de composição". O que artisticamente falando pode ser bem ruim.  :aua:

Nando, vc é um retratista.
Retratista ou clicador? Agora levei medo.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #24 Online: 20 de Outubro de 2021, 15:10:06

Mas eu tenho um certo grau de TOC.
Então só uso quando consigo certa simetria e balanço na imagem.
Não conseguiria manter aquele galho no fundo da sua segunda foto, por exemplo (que tá linda assim, por sinal).
Acaba que isso me limita dentro da tal "regra de composição". O que artisticamente falando pode ser bem ruim. 
Ainda não cheguei nesse nível de TOC  :D
Mas dá para dar uma aula de composição com sua foto, além do alinhamento centralizado, linhas diagonais do piso que vão convergir na modelo, a simetria ao dividir o quadro ao meio (ela com os braços estendidos).


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2021, 15:52:42
Com relação a composição que uso na maioria das minhas fotos (quando possível, e excluindo fotos dos eventos) é com alinhamento centralizado, claro que dependendo da situação eu mudo, mas na maioria das vezes é assim, ao meu ver destaca mais o assunto que quero apresentar.


Sim. Uso bastante também.

Mas eu tenho um certo grau de TOC.
Então só uso quando consigo certa simetria e balanço na imagem.



Stanley Kubrick - One Point Perspective


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2021, 15:56:49
Composição é um daqueles temas que todo fotografo acha ser o mais importante na fotografia, e talvez até estejam certos, mas poucos estudam profundamente o assunto e muitos só sabem a regra dos terços, então como compor melhor?

Bem a pintura modernista nos ensinou que é possível fazer uma composição independente do significado do objeto, ou seja, puramente abstrata.

 Mondrian 

 
Kandinsky

 
E por muito tempo eu fui ligado as formas, linhas, cor, volumes, etc

Mas isso sempre me foi insuficiente e a palavra “ver” ou “olhar” passa a sensação de distanciamento, eu aqui e a cena ali, e na minha opinião para compor melhor é preciso estar presente, não na foto mas no ambiente, é como se vc estivesse dançando, existe uma relação entre vc e o assunto a ser fotografado, vc vai pra frente vai pra tráz e tudo muda dentro do visor, vc percebe as pessoas, a luz, o movimento e anda junto delas e para mim essa percepção de si mesmo faz toda diferença

 


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2021, 19:57:32

Stanley Kubrick - One Point Perspective

Referências... como eu disse em outro tópico, nada se cria, tudo se copia... vamos buscando uma identidade retirando o que vemos de melhor em nossas referências.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2021, 20:08:59
poucos estudam profundamente o assunto e muitos só sabem a regra dos terços, então como compor melhor?
Esse é um aspecto interessante, apesar de termos todas essas referências, como você mencionou, poucos são aqueles que vão procurar entender melhor o assunto, talvez aqui seja também um divisor de águas, para um fotógrafo mais sério e aquele que não tem pretensão em melhorar a sua fotografia.

Citar

E por muito tempo eu fui ligado as formas, linhas, cor, volumes, etc

Mas isso sempre me foi insuficiente e a palavra “ver” ou “olhar” passa a sensação de distanciamento, eu aqui e a cena ali, e na minha opinião para compor melhor é preciso estar presente, não na foto mas no ambiente, é como se vc estivesse dançando, existe uma relação entre vc e o assunto a ser fotografado, vc vai pra frente vai pra tráz e tudo muda dentro do visor, vc percebe as pessoas, a luz, o movimento e anda junto delas e para mim essa percepção de si mesmo faz toda diferença
É legal quando o fotógrafo tem esse entendimento de como "trabalhar" a sua fotografia, seguindo aquilo que ele vem experimentando e que para ele dá certo.  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 21 de Outubro de 2021, 16:44:00
Referências... como eu disse em outro tópico, nada se cria, tudo se copia... vamos buscando uma identidade retirando o que vemos de melhor em nossas referências.
Sim. Muito...
O Kubrick e o Hitchcock tem uma composição muito interessante nos seus filmes. São gênios.