Autor Tópico: Mac OS Monterey - 25/outubro  (Lida 4656 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 18 de Outubro de 2021, 15:06:36
Mac OS Monterey será disponibilizado publicamente no dia 25 de outubro.



https://www.macrumors.com/2021/10/18/macos-monterey-on-october-25/
« Última modificação: 18 de Outubro de 2021, 15:06:56 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2021, 20:09:19
Caramba nâo resolveram nem os bugs mais importantes do BigSur e já lançaram isso ?
Nenhuma informação sobre o Rosetta 2 ?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2021, 21:22:23
Fatos:
- o processador M1 foi introduzido no mercado de computadores em novembro de 2020;
- transição completo de Intel para Apple Silicon será feita em 2 anos.
- ainda não foi anunciado um substituto do Imac 27/iMac Pro e do Mac Pro com Apple Silicon. Devem ser anunciados em 2022.

Com essas informações creio que a vida útil do Rosetta 2 seja até 2023.

:ponder:
« Última modificação: 18 de Outubro de 2021, 21:22:38 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2021, 10:37:35
Fatos:
- o processador M1 foi introduzido no mercado de computadores em novembro de 2020;
- transição completo de Intel para Apple Silicon será feita em 2 anos.
- ainda não foi anunciado um substituto do Imac 27/iMac Pro e do Mac Pro com Apple Silicon. Devem ser anunciados em 2022.

Com essas informações creio que a vida útil do Rosetta 2 seja até 2023.

:ponder:

Ou seja, vou ficar pelo BS mesmo. Acho um absurdo os caras agora ficarem dando uma de Microsoft lançando uma versão nova sem ao menos terem estabilizado 100% a atual.

Hoje mesmo o meu M1 deu uma zica no boot, depois do update de sistema que apliquei ontem.
A cada versão que passa, a estabilidade do sistema fica pior, parece até que a equipe de desenvolvimento é a mesma que a da Skylum, pqp...

O Catalina tem seus problemas mas é beeeeeeeem mais estável e com menos bugs que o BS, e se eu pudesse escolher mesmo ficaria pelo High Sierra.



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2021, 11:00:32
:ponder: :ponder:

Não sei qual a surpresa de ter saído mais uma versão do SO.

Desde o lançamento do OS X é praticamente uma versão de SO por ano. A partir do Lion (10.7) em 2011 é exatamente uma versão nova do SO a cada ano.  :)

macOS 12   Monterey   Release date:   October 25, 2021


fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/MacOS
« Última modificação: 19 de Outubro de 2021, 11:00:51 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2021, 16:03:16
Alguém testou os Betas?

Eu por estar com somente uma máquina não quis arriscar... o Big Sur pra mim funciona sem nenhum problema aparente.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2021, 18:11:17
Alguém testou os Betas?

Eu por estar com somente uma máquina não quis arriscar... o Big Sur pra mim funciona sem nenhum problema aparente.

Eu cheguei a testar o beta 01 muito rapidamente. Aumentou demais o tempo de startup no meu Mac de teste. E no geral achei o desempenho com coisas básica, ex. navegação na web, lento.

Como não estava com muito tempo acabei não testando outros betas.

Quando o Monterey sair vou instalar para ver como vai ser.

No Mac que uso p/ teste tenho uma partição com o Mojave e o Big Sur em outra. Já criei um volume APFS para instalar o Monterey do zero e assim testar os softwares que uso. Não vou apagar o volume onde o Big Sur está instalado. Provavelmente devo fazer o upgrade do Mojave para o Catalina e ficar com as 3 últimas versões de SO instalados p/ testes.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2021, 19:53:06
Alguém testou os Betas?

Eu por estar com somente uma máquina não quis arriscar... o Big Sur pra mim funciona sem nenhum problema aparente.

Aqui tenho uns bugs esquisitos.

Um Raid Externo Thunderbolt 3 da Lacie cisma de sair de standby mesmo não estando em uso, porém montado. Isso nunca aconteceu com Mojave/Catalina. Não acontece com os USB nem com os Firewire 800.

O Apple remote desktop (screen sharing) não funciona direito. Todas as vezes que conecto em outro macmini (i7 Quad Core, Catalina) a conexão fica por default em 1024x768 e mesmo indo nas propriedades de tela do computador remoto e mudando manualmente o máximo que consigo são 1920 x 1080. Com o Catalina/Mojave/High Sierra consigo entrar inclusive em fullscreen em 2560. Isso me atrapalha muito.







AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2021, 19:59:41
:ponder: :ponder:

Não sei qual a surpresa de ter saído mais uma versão do SO.

Desde o lançamento do OS X é praticamente uma versão de SO por ano. A partir do Lion (10.7) em 2011 é exatamente uma versão nova do SO a cada ano.  :)

Ninguém comentou sobre a frequência de lançamento em si.
O que eu falei foi que lançam uma versão nova sem nem ao menos terem consertado a anterior.
Sinceramente não vi nenhuma vantagem real do Mojave para o Catalina e muito menos do Catalina para o Big Sur, fora um monte de perfumarias que não tem a menor importância para mim.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2021, 10:15:34
Ou seja, vou ficar pelo BS mesmo. Acho um absurdo os caras agora ficarem dando uma de Microsoft lançando uma versão nova sem ao menos terem estabilizado 100% a atual.

Hoje mesmo o meu M1 deu uma zica no boot, depois do update de sistema que apliquei ontem.
A cada versão que passa, a estabilidade do sistema fica pior, parece até que a equipe de desenvolvimento é a mesma que a da Skylum, pqp...

O Catalina tem seus problemas mas é beeeeeeeem mais estável e com menos bugs que o BS, e se eu pudesse escolher mesmo ficaria pelo High Sierra.
Eu lembro quando comprei meu Macbook Pro, de tanto falarem "não trava, não tem bug, não dá pau". Tenho um álbum no facebook só com os erros e travamentos do sistema, e era um top, não o básico. Desisti...... Esse M1 é bem interessante mas o fato de ficarem nessa de "lançar sem resolver bugs anteriores" é crítico. Porcaria por porcaria prefiro um Windows que custa 50% menos. kkkkkkkkkk
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2021, 11:11:18
Eu lembro quando comprei meu Macbook Pro, de tanto falarem "não trava, não tem bug, não dá pau". Tenho um álbum no facebook só com os erros e travamentos do sistema, e era um top, não o básico. Desisti...... Esse M1 é bem interessante mas o fato de ficarem nessa de "lançar sem resolver bugs anteriores" é crítico. Porcaria por porcaria prefiro um Windows que custa 50% menos. kkkkkkkkkk

Bem se for comparar as travadas de OsX e Windows, aí não tem o que discutir, a cada 1000 travadas do Windows tem uma do OsX, isso é fato, e digo porque uso os dois sistemas pesadamente. No OsX comecei com o Tiger em um PowerPC G4, no Windows desde o 3.1 ...

Travada tipo a tela azul do Windows é um evento extremamente raro, conto nos dedos as vezes que aconteceu e na maioria das vezes a causa foi falha de hardware, como aquecimento por exemplo.

Programas travarem, realmente acontece, mas o sistema não cai. Na pior das hipóteses você derruba o processo e tudo bem, fim de papo.

Os OsX são muito, muio estáveis mas volta e meia tem bugs irritantes. Nada que te impeça de trabalhar. Os bugs que falei do BS são irritantes mas não afetam muito. Chato é as vezes demorarem uma eternidade para consertar.

Bugs importantes geralmente tem resposta muito rápida, como o caso do não reconhecimento de alguns HDs USB externos pelas primeiras versões do Catalina, mas em um mês estava corrigido. Outra coisa irritante foi a mudança do fonte do sistema no Yosemite que dificultava a leitura em telas não Retina e isso também foi resolvido.

No meu caso específico uma coisa que a Apple fez que me irritou profundamente foi matar o Aperture. Ele só roda até o Catalina (através de um patch) mas não roda no BS no M1. Dizem que roda no BS Intel. Mas por que uso o defuntíssimo Aperture ? Simples, desenvolvi vários scripts com o Automator para digitalização de fotos e filmes com scanner que são específicos para o Aperture e não estou a fim de perder esse trabalho todo. Tenho parte desse conjunto de scripts parcialmente convertido para ser independente do Aperture, já rodando no M1 mas pqp perdi 50% da praticidade. Um dia explico isso melhor. Fica muito off-topic.

Não vou julgar se o Monterey é bom ou não pois não usei. É a evolução do sistema e isso só o tempo dirá. Espero que venha melhor que o BS. Só que no meu caso não vejo nenhum atrativo real.

Outra coisa é que o hardware desses Apple Silicon é uma paulada pelo preço. O processamento de vídeo 4K é rápido pra caramba, nisso eles estão de parabéns.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2021, 11:58:51
Eu não tenho problemas com meu Windows no Alienware. No Samsung básico já travou. Esse ano a Nvidia fez besteira no driver e depois da atualização dava tela azul se usasse a placa dedicada de forma pesada. Mas foi só reverter e esperar a correção.
Mas uso apenas para editar foto e vídeo e jogar flight simulator de vez em quando....rs
« Última modificação: 20 de Outubro de 2021, 12:13:05 por Guto Marc »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2021, 16:28:51
Criei um outro volume APFS no meu computador e fiz uma instalação limpa do Monterey.

Instalação OK.
Usabilidade do computador (Imac 27 5k late 2015) para atividades simples (navegação, documentos, etc.) não aparenta ter sido comprometida.
Agora vou gradualmente migrando os aplicativos e drivers p/ ver.
Qualquer coisa aviso aqui.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2021, 17:57:47
atualizei aqui e tudo 100% tbm.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2021, 11:25:56
To fora por enquanto até algumas coisas ficarem bem claras.

Definitivamente sou um power user. Uso DEMAIS o Automator para tarefas complexas usando por sua vez o shell script do UNIX (lembrem-se que o MacOS é baseado no BSD). Uso o Homebrew com uma pregada de ferramentas originárias tambem do Unix, como por exemplo o ImageMagick, e por sua vez, várias coisas em AppleScript. Ou seja, sou power user raiz.

No Monterey, ao que parece a Apple iniciará uma transição para acabar com essas coisas todas, o que para mim destruirá toda e qualquer vantagem que justifique o uso desse sistema, num futuro não tão distante.

Eu detesto solenemente o caminho que eles sugerem que é Javascript. É uma BOSTA de linguagem que não dá para fazer nem 10% do que se consegue com as outras linguagens a sério. Swift também não me agrada e complica demais as coisas, ou seja, a Apple está seguindo um caminho para tornar o MacOS um IOS metido a besta e os Macs em iphones grandes com teclado.

Algo me diz que uma boa parte, senão a quase totalidade dos power users a sério irão deixar o Mac em um futuro não tão distante, e que a plataforma será usada apenas por quem se contentar com o que a Apple determinar. Adeus à relativa liberdade que ainda temos.

Se isso afeta a vocês ? Provavelmente não.

https://www.macworld.com/article/349974/mac-automator-applescript-shortcuts-unixapple-silicon-macos-monterey.html
https://appleinsider.com/articles/21/06/30/how-to-back-up-your-automator-creations-before-macos-monterey-ships
https://support.apple.com/pt-br/guide/automator/welcome/mac
https://macmagazine.com.br/post/2021/06/07/atalhos-chegara-ao-macos-monterey-automator-sera-substituido-progressivamente/


"Ainda assim, ficam algumas perguntas: sabe-se que o Mac já tem softwares de automação, como o Automator. O que acontecerá com eles?

Segundo a Apple, a transição será gradual: no macOS Monterey, o Automator continuará existindo e usuários poderão importar seus workflows para o Atalhos sem grandes dificuldades; num futuro ainda indefinido, o Automator será descontinuado e a transição para o Atalhos será finalizada."

Boas novas, não?
"


Péssimas novas isso sim, texto típico de quem não entende porra nenhuma do assunto.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2021, 11:29:00 por AFShalders »