Interessante. Algumas coisas de fato eu prefiro no C1: além do "levels", que você citou, as camadas, o ajuste de luminância e a flexibilidade maior para fazer uma vinheta, por exemplo usando só redução de luminância nas bordas e não de exposição.
E por ter usado só o C1 após migrar para Fuji, acabei pegando um pouco mais o jeito dele.
Mas nos poucos testes que fiz aqui, após exportar, geralmente preferi o resultado do DXO PL. Não sei explicar porque. Achei a textura mais agradável, uma aparência levemente mais natural. Achei isso impressionante, especialmente sendo a primeira versão do DXO PL para X Trans e ainda considerada beta. Mas vou continuar comparando aqui.
Sempre tive uma ligeira insatisfação com todos os programas que tratam raws da Fuji, sem excessões. Testei tudo, e o pior, comprei quase tudo, alguns em promoções, outros não.
Iridient, Luminar, RawTherapee, RawPower (Mac), C1, DxO PL5, Silkypix 10 Pro, Affinity, LR e por aí vai.
Cada um tem seus prós e contras mas nenhum é perfeito.
No caso de nitidez/textura até pouco tempo atrás o Silkypix 10 era o melhor, mesmo porque é o programa oficial da Fuji. O problema do SP é que a interface é péssima, mal traduzida e a visualização antes/depois é a pior que já vi. Mas as cores são excepcionais e a textura realmente muito boa SE você souber usar. Outro problema é que é lento pra caramba e não faz uso de GPU só de multicore.
O C1 tem uma interface ótima, é rápido, tem bastente recursos mas peca na redução de ruído e o algoritmo de nitidez não é dos melhores. Fora que é absurdamente caro. Ok tem a versão free mas odeio trabalhar no modo sessão. E eles fazem uma força danada para cair na armadilha da assinatura. Tenho o C1 for Fuji e o C1 21 Pro. Meu uso maior do C1 é com tethering.
O RawTherapee é disparado o melhor mas... é complicado pra caramba. Nada chega aos pés dele quando se fala de controle absoluto.
Já o DxO PL5 parece que acertaram na mosca. Mas tem que lembrar que a finalidade do DxO não é modificar imagems, layers etc. e sim recuperar e ajustar a imagem. Esse outro tipo de coisa faço no Affinity.
O PL5 tem de tudo para virar o novo padrão ouro para Fuji.