Autor Tópico: A fotografia como um instrumento de denúncia social  (Lida 4087 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 20 de Outubro de 2021, 14:42:52
Texto de um aluno do 2º ano. Achei interessante (apesar de não concordar com tudo que foi escrito), vale até uma conversa sobre o assunto.  Se desejarem, depois de ler podem colocar o que pensam do tema...

https://www.meon.com.br/meonjovem/alunos/a-fotografia-como-um-instrumento-de-denuncia-social


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2021, 16:13:45
Acho que a fotografia jornalística cumpre bem essa função, mas como todo mundo carrega uma camera no bolso fica mais fácil registrar algum acontecimento,
o problema é quando ao invés de mostrar a verdade ela mostra a opinião dela sobre o assunto, ou seja, somente um ponto de vista.
eu tenho notado que as pessoas não gostam da verdade elas gostam de estarem certas, muita gente cheia de certezas e poucas com dúvidas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2021, 12:19:12
Também não concordei com a conclusão do texto, embora eu veja que a fotografia possa ser também instrumento de denúncia social. Assim como de denúncia ambiental, etc.

Em tempos de argumentos tortos, ataques ad hominem (ataque à pessoa, não ao argumento) e tu quoque (você também está errado), parece que é cada vez mais necessário que este tipo de foto seja a mais fiel possível, do ponto de vista que nenhum elemento deve ser adicionado ou removido, sob pena de perder o valor de denúncia. Porque quem está do outro lado vai usar de quaisquer argumentos pra se defender.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2021, 13:13:33
A desigualdade no Brasil e no mundo pode indicar uma crise sim, mas não acredito que uma fotografia em 2021, tenha a pretensão de fazer uma sociedade mudar algo sem que ela mesma queira.  É triste, suponho que as pessoas não querem se prejudicar, está além da minha compreensão, por isso me desculpem se eu estiver errado..eu tenho a impressão que ser herói, lhe puxam o tapete. Sim.. é sério e difícil.


« Última modificação: 21 de Outubro de 2021, 13:16:55 por Leonardo Tonin »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2021, 21:42:56
Como já comentaram muito bem, esse tipo de fotografia precisa espelhar a verdade dos fatos, sem ideologias, parcialidade ou sensacionalismo.

Não concordo quando ele diz:
"Portanto, a função de uma simples câmera, seja ela profissional ou de um smartphone, é de gerar imagens totalmente ácidas, incomodando grupos sociais e expondo, de maneira válida, as inúmeras diferenças societárias que sofrem com as tentativas de serem maquiadas."
Sei que esse tipo protesto, como o próprio texto chama, é necessário, mas tem todo um contexto inserido nessa situação e diversos fatores que levam uma pessoa a registrar ou não.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2021, 10:32:33
O texto parece ser de um jovem engajado e preocupado com questões sociais. Nesse contexto, descobrir as possibilidades da fotografia  como instrumento de denúncia é muito válido. Acredito sim que boas fotografias possam provocar reações que levem a mudanças. Um dos efeitos possíveis, entretanto, é a apatia. É comum que a gente veja essas imagens fortes, se comova por alguns segundos e continuemos com a vida.

Outro ponto a se pensar é sobre quem faz essas imagens. Eu não sou jornalista nem ativista, então não me considero na posição, por exemplo de fotografar uma pessoa em alguma situação de vulnerabilidade.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2021, 00:54:52
Tem coisas que me incomodam MUITO nesse tipo de fotografia. Uma delas é o oportunismo.

Acho que se o viés for jornalistico, fundamentado e com algum retorno social REAL para as pessoas, aí tudo bem, mas infelizmente o que vejo mais por aí são fotógrafos fazendo esse tipo de coisa para aparecerem do que para contribuir mesmo, em uma atitude muito hipócrita.

Uns anos atrás vi dois fotógrafos abordando um desses moradores de rua bem miseráveis para fazer fotos do coitado. Fizeram e simplesmente foram embora depois, os cretinos não deram NADA para o infeliz, nem comida, nem dinheiro, NADA !

Tem outra turma que faz o tal street social, posta tudo no instagram ou flickr e novamente não fez nada realmente de útil.

Claro que tem gente séria, mas é uma minoria absurdamente pequena. O resto faz porque "é maneiro" ou é "socialmente correto" ou alguma baboseira do tipo, sem ter o minimo engajamento real.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2021, 02:32:01
Sim, esse tipo de fotografia sem um engagamento sério, sem conhecimento é até perigoso.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2021, 06:52:48
Sugiro o filme O Abutre.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2021, 10:16:19
Tem coisas que me incomodam MUITO nesse tipo de fotografia. Uma delas é o oportunismo.

Acho que se o viés for jornalistico, fundamentado e com algum retorno social REAL para as pessoas, aí tudo bem, mas infelizmente o que vejo mais por aí são fotógrafos fazendo esse tipo de coisa para aparecerem do que para contribuir mesmo, em uma atitude muito hipócrita.

Uns anos atrás vi dois fotógrafos abordando um desses moradores de rua bem miseráveis para fazer fotos do coitado. Fizeram e simplesmente foram embora depois, os cretinos não deram NADA para o infeliz, nem comida, nem dinheiro, NADA !

Tem outra turma que faz o tal street social, posta tudo no instagram ou flickr e novamente não fez nada realmente de útil.

Claro que tem gente séria, mas é uma minoria absurdamente pequena. O resto faz porque "é maneiro" ou é "socialmente correto" ou alguma baboseira do tipo, sem ter o minimo engajamento real.

Sim, esse tipo de fotografia sem um engagamento sério, sem conhecimento é até perigoso.

Daí temos esse outro tópico rolando, que fala justamente sobre esse aspecto:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,140616.0/topicseen.html


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2021, 08:31:02
Outro ponto a se pensar é sobre quem faz essas imagens. Eu não sou jornalista nem ativista, então não me considero na posição, por exemplo de fotografar uma pessoa em alguma situação de vulnerabilidade.

Tem coisas que me incomodam MUITO nesse tipo de fotografia. Uma delas é o oportunismo.

Sim, esse tipo de fotografia sem um engagamento sério, sem conhecimento é até perigoso.

Esses são pontos que resumem bem essa situação, não é qualquer um que vai pegar sua câmera para fazer esse tipo de foto, a não ser alguém engajado ou um repórter. Nessas duas situações pode rolar o oportunismo, transformar a situação em sensacionalismo ou tentar fazer uma situação parecer pior do que ela é, nesse caso pode ser realmente perigoso.
Claro que relatar o que acontece em qualquer nicho da sociedade é valido, mas não é qualquer um que vai ter coragem para fazer o registro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2021, 15:53:15
Outro ponto a se pensar é sobre quem faz essas imagens. Eu não sou jornalista nem ativista, então não me considero na posição, por exemplo de fotografar uma pessoa em alguma situação de vulnerabilidade.

Exatamente.

Teve uma época que infelizmente foi moda fotografar moradores de rua, idosos em situação vulnerável e comunidades na tal modalidade street social, inclusive aqui no MF e no BrFoto. Du-vi-de-ó-dó que 1% dos que semeteram a publicar essas fotos tivessem qualquer tipo de engajamento real. Puro oportunismo, saca aquela do cara dar um tapinha nas próprias costas ? O caso do politico-socialmente correto mas completamente inócuo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2021, 16:19:25
Daí temos esse outro tópico rolando, que fala justamente sobre esse aspecto:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,140616.0/topicseen.html

Sim Felipe, mas ao menos o joven está falando algo, por mais que ele tenha uma visão muito simples da realidade, ele é um joven. Já essa atitude de filmar um estupro sem chamar por socorro me soa uma atitude perversa.. é o que eu pergunto. Se a polícia não estivesse chegado, deixariam a mulher lá? .. Iriam embora com o vídeo pra casa para fazer o que? Assistir como se fosse Netflix?

Muito pior
« Última modificação: 26 de Outubro de 2021, 16:22:20 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2021, 18:17:11
Sim Felipe, mas ao menos o joven está falando algo, por mais que ele tenha uma visão muito simples da realidade, ele é um joven. Já essa atitude de filmar um estupro sem chamar por socorro me soa uma atitude perversa.. é o que eu pergunto. Se a polícia não estivesse chegado, deixariam a mulher lá? .. Iriam embora com o vídeo pra casa para fazer o que? Assistir como se fosse Netflix?

Muito pior

Ele é um jovem, e está inserido na realidade dele (assim como cada um de nós está inserido na própria realidade). Isso é muito importante. Eu discordei da conclusão dele porque creio que o intuito da fotografia vai muito além da conclusão dele. Por ser um jovem, creio que a realidade dele ainda é um tanto limitada. Dependendo da educação e vontade de aprender, a realidade dele pode aumentar muito.

Sobre filmar/fotografar um estupro, creio que dependa da circunstância. Nas áreas mais favorecidas, uma chamada pra polícia normalmente é atendida em poucos minutos. Em áreas ermas, quando chamadas são atendidas, pode demorar horas. Ao ver algo como aquele exemplo em local ermo, pode valer mais a pena facilitar a identificação do criminoso que chamar a polícia, se uma coisa excluir a outra. Não justifico o caso daquelas pessoas, mas é um aspecto a se considerar.

Finalmente, mesmo jornalistas, que deveriam estar em todas as realidades que devem cobrir, podem se encontrar na situação onde se questionariam se devem intervir ou não. Não sei se vc já viu este curta-metragem de 2013, que já foi discutido inúmeras vezes:


O que a fotógrafa deveria ter feito?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2021, 19:26:53
Legal .. Obrigado por compartilhar o vídeo Felipe eu não tinha visto..

Eu não acredito que alguém faça jornalismo para ser premiado,nem que imagine ser mais importante que toda a estrutura que ele esteja inserido. Até porque é um peso nas costas, um conflito na mente, culpa. Não aguenta.

Boa noite Felipe.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2021, 19:30:23 por Leonardo Tonin »