Autor Tópico: A fotografia como um instrumento de denúncia social  (Lida 4084 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #15 Online: 01 de Novembro de 2021, 19:59:49


Eu não acredito que alguém faça jornalismo para ser premiado,nem que imagine ser mais importante que toda a estrutura que ele esteja inserido. Até porque é um peso nas costas, um conflito na mente, culpa. Não aguenta.


Achei o vídeo interessante, mas infelizmente as pessoas estão cada vez mais apáticas com o sofrimento alheio.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 02 de Novembro de 2021, 00:46:21
Eu não acredito que alguém faça jornalismo para ser premiado,nem que imagine ser mais importante que toda a estrutura que ele esteja inserido. Até porque é um peso nas costas, um conflito na mente, culpa. Não aguenta.

Não acho que a questão seja ser premiado, embora isso tenha a ver com a temática do filme. Tem a ver com o dilema intervir ou informar. Especialmente em zona de guerra, intervir pode significar morrer.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Novembro de 2021, 17:04:45
Não acho que a questão seja ser premiado, embora isso tenha a ver com a temática do filme. Tem a ver com o dilema intervir ou informar. Especialmente em zona de guerra, intervir pode significar morrer.


Conflitos...
Tem que ser inteligente, esperto.
Se possível os dois... intervir e informar.

Trabalho difícil psicologicamente.

Não é para qualquer um.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 02 de Novembro de 2021, 21:20:13
Conflitos...
Tem que ser inteligente, esperto.
Se possível os dois... intervir e informar.

Trabalho difícil psicologicamente.

Não é para qualquer um.

Realmente imagino não ser fácil... Há um trecho do documentário "War Photographer", que mostra o trabalho do Jim Nachtway (excelente documentário por sinal), onde ele é perguntado se ele não é afetado por todas as cenas de horror que ele fotografa. Ele responde: "It would be like asking a marathon runner if they feel pain. It's not a matter of whether you feel it; it's how you manage it." ( seria como perguntar a um maratonista se ele sente dores. Não é uma questão se você sente, é como você lida com isto).


Ps: Legal o curta-metragem, mas faltou alguém ensinar a atriz como segurar a lente.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 02 de Novembro de 2021, 22:21:18
Ps: Legal o curta-metragem, mas faltou alguém ensinar a atriz como segurar a lente.

Hehe, me incomodou também. E desde a época do Orkut, quando vi esse curta pela primeira vez, o pessoal reclamou também.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #20 Online: 02 de Novembro de 2021, 22:26:47
Hehe, me incomodou também. E desde a época do Orkut, quando vi esse curta pela primeira vez, o pessoal reclamou também.

É incrível quantos filmes que retratam fotógrafos cometem esse erro básico.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #21 Online: 03 de Novembro de 2021, 01:17:44
Ps: Legal o curta-metragem, mas faltou alguém ensinar a atriz como segurar a lente.

eu gostei muito do curta e leva há alguns questionamentos éticos e morais, mas.....

segurar a lente? o maior absurdo que eu vi foi ela usar o fotometro de mão naquela situação
ou melhor em como ela usa o fotometro, tava medindo o que? a luz da parede.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #22 Online: 03 de Novembro de 2021, 01:23:45
sobre como proceder em uma situação igual ao do curta acho que podemos trazer uma situação real para ser discutido

a história dessa foto



a foto só mostra alguém sendo executado, a gente não sabe o contexto, o ambiente, quem atira e quem morre.
é fácil julgar olhando um único ponto de vista, o difícil é ouvir os dois lados da questão.
é como eu falei no inicio do tópico, as pessoas não gostam da verdade elas gostam de estarem certas.
.
.
.
.
.
aqui o relato do que realmente aconteceu

https://www.bbc.com/news/world-us-canada-42864421
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, 01:29:15 por pkawazoe »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 03 de Novembro de 2021, 21:31:13
<...>
aqui o relato do que realmente aconteceu

https://www.bbc.com/news/world-us-canada-42864421

Interessante o texto do artigo. Valeu a postagem.

Nesta foto não me canso de olhar o detalhe do gatilho no final do curso.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #24 Online: 04 de Novembro de 2021, 10:56:42
sobre como proceder em uma situação igual ao do curta acho que podemos trazer uma situação real para ser discutido

a história dessa foto



a foto só mostra alguém sendo executado, a gente não sabe o contexto, o ambiente, quem atira e quem morre.
é fácil julgar olhando um único ponto de vista, o difícil é ouvir os dois lados da questão.
é como eu falei no inicio do tópico, as pessoas não gostam da verdade elas gostam de estarem certas.
.
.
.
.
.
aqui o relato do que realmente aconteceu

https://www.bbc.com/news/world-us-canada-42864421


Que artigo interessante 👏 obrigado por compartilhar


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 17 de Novembro de 2021, 22:48:46
Texto de um aluno do 2º ano. Achei interessante (apesar de não concordar com tudo que foi escrito), vale até uma conversa sobre o assunto.  Se desejarem, depois de ler podem colocar o que pensam do tema...

https://www.meon.com.br/meonjovem/alunos/a-fotografia-como-um-instrumento-de-denuncia-social

Primeiro sei que o estudante não vai ler essa resposta. Ele tem um grande potencial para ser escritor. Ele realmente escreve bem (não de forma ótima) mas tem um vocabulário bem desenvolvido e sem erros de ortografia (algo realmente muito bom pra um país que figura nos últimos do ranking mundial de educação).

O texto dele é contaminado por viés de esquerda possivelmente fruto das ideologias nefastas divulgadas pela mídia, professores, etc. Mas o assunto é interessante. A fotografia tem um poder indiscritível de comunicar uma mensagem, contar uma história, transmitir alguma emoção sem que palavras sejam necessárias.

Nisso ele está correto. Eu não sei porque eu prefiro fotografar apenas e exclusivamente o melhor do ser humano. Não gosto de fotografar gente na rua passando fome. Vejo isso todo dia quase. Compaixão? Sinto sim. Ajudo? Quando posso, sim. Mas prefiro que as minhas fotos registrem os bons momentos. Acho que precisamos mais disso, mais positividade. Acho o texto do rapaz uma boa opinião , mas de uma pessoa ainda muito imatura pra vida que perceberá que o mundo não é do jeito que ele pensa.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Novembro de 2021, 03:35:32
Não vejo posição política nele. Como método, me parece que ele não conta que um fotografia não é sustentada apenas pelo olhar do fotógrafo. Isso é ingênuo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 18 de Novembro de 2021, 11:17:35
Não vejo posição política nele.

Também não vi, não. A não ser que fazer denúncia social seja associada a algum espectro político. Pelo que entendi, o garoto fala sobre fotografar algo que faz parte do convívio dele. Mas vou parar por aqui, pra não descambar o assunto do tópico.


Rodrigo Azambuja

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • @pegueicagando
Resposta #28 Online: 24 de Novembro de 2021, 14:46:38
Eu sou apaixonado pela fotografia de rua e por muitas vezes eu acabo fotografando pessoas que vivem em situação de vulnerábilidade. 70% do meu trabalho é assim.. o registro pode impactar na consciência coletiva, seja numa exposição, numa galeria, oi até mesmo numa plataforma digital

 



@pegueicagando - Fotografia de Rua


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2021, 04:00:45
Eu sou apaixonado pela fotografia de rua e por muitas vezes eu acabo fotografando pessoas que vivem em situação de vulnerábilidade. 70% do meu trabalho é assim.. o registro pode impactar na consciência coletiva, seja numa exposição, numa galeria, oi até mesmo numa plataforma digital

 




Você conhece o trabalho do fotógrafo João Roberto Ripper? Eu lhe aconselharia conhecê - lo.

Concordo que possa impactar, o problema é não ir contra você. Por isso falo de uma estrutura engajada, ao invés de um indivíduo.