Autor Tópico: A troca de equipamento atrapalha sua fotografia?  (Lida 1628 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 21 de Outubro de 2021, 09:37:51
Faço esse questionamento baseado no exemplo de Henri Cartier-Bresson, com seu conjunto Leica e 50mm. Na verdade quando você usa um equipamento por muito tempo passa a conhecê-lo melhor, consegue extrair um melhor desempenho dele. O que acham? Procede ou não?


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2021, 09:54:41
Para falar a verdade, eu sou feliz com uma 35mm, uma 50mm e uma 85mm.
Depois que se adquire lente e corpo de boa qualidade e se estabelece uma forma própria de fotografar o equipamento não precisa mais ser trocado.
Não por necessidade, só por vaidade. Geralmente é o que ocorre.

Faço esse questionamento baseado no exemplo de Henri Cartier-Bresson, com seu conjunto Leica e 50mm. Na verdade quando você usa um equipamento por muito tempo passa a conhecê-lo melhor, consegue extrair um melhor desempenho dele. O que acham? Procede ou não?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2021, 10:42:26
Normalmente atrapalha por um período curto.

Não costumo trocar de equipamento sem um bom motivo. Então busco recursos específicos, por razões claras pra trocar. Então ao usar o equipamento novo, tem aquele período em que estou aprendendo os novos recursos, em que eu me atrapalho. Mas depois disso, costuma ser clara a vantagem (em conforto, porque a qualidade estética depende de mim muito mais que do equipamento).


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2021, 10:56:57
Eu usava 24 mm no aps .
No FF a coisa muda.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2021, 13:11:34
Ahh eu vou trocando conforme oportunidades surgem... alguém vendendo barato e eu com algum dinheiro para gastar. Nesse cenário tenho até feito lucro e não querendo me gabar, mas já consegui um setup bem competente.
Acredito que minha fotografia foi melhorando junto com os recursos, por exemplo, fotos de animais que antes eu tinha uma câmera que limitava a focalização e captura, hoje com lente mais longa e nítida, consegui melhorar drasticamente a qualidade... agora só me preocupo com a composição.
Sensor melhor, sistemas de focalização melhor e conectividade na minha opinião ajudaram a alavancar a fotografia, abrindo mais possibilidades criativas.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2021, 23:23:24
Depende. Troco quando a oportunidade é boa e tem alguma possibilidade de ganho teórico, mas isso não é a minha meta. Tenho algumas câmeras bem antigas que não troco de jeito nenhum, assim como um montão de objetivas.

Na real é muito difícil eu encrencar com alguma câmera a ponto de eu querer me livrar dela.

No meu caso não é a troca que atrapalha e sim o fato de ter muitas coisas, as vezes bate uma dúvida cruel sobre o que usar haha !


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2021, 20:25:18
Pelo visto a maioria troca o equipamento, não só por necessidade, mas quando a nova aquisição tem algo melhor o suficiente para valer a troca. Eu entendo, No meu caso específico tenho alguns equipamentos que eu não troco, justamente por gostar do resultado e conseguir esse resultado com eles. Mas aqueles que eu não uso tanto costumo vender, trocar e fazer novas aquisições. Com relação ao tema do tópico, eu acho que com o tempo vamos identificando aquilo que é mais do nosso agrado na fotografia, qual distância focal agrada mais, qual tipo de câmera nos ajuda a ter aquilo que queremos e com isso vamos montando um set que nos ajude. Acho que a mudança de equipamento é válida nesse processo de aprimorar nosso set e não creio que isso atrapalhe a fotografia de alguém.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2021, 12:38:47
Pelo visto a maioria troca o equipamento, não só por necessidade, mas quando a nova aquisição tem algo melhor o suficiente para valer a troca. Eu entendo, No meu caso específico tenho alguns equipamentos que eu não troco, justamente por gostar do resultado e conseguir esse resultado com eles. Mas aqueles que eu não uso tanto costumo vender, trocar e fazer novas aquisições. Com relação ao tema do tópico, eu acho que com o tempo vamos identificando aquilo que é mais do nosso agrado na fotografia, qual distância focal agrada mais, qual tipo de câmera nos ajuda a ter aquilo que queremos e com isso vamos montando um set que nos ajude. Acho que a mudança de equipamento é válida nesse processo de aprimorar nosso set e não creio que isso atrapalhe a fotografia de alguém.

Eu acho que eu não fiz tão bem , e está atrapalhando um pouco e tenho pensado em vender algumas coisas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2021, 10:47:00
Eu acho que eu não fiz tão bem , e está atrapalhando um pouco e tenho pensado em vender algumas coisas.

Pro que eu tenho fotografado, é necessária uma infinidade de acessórios (por isso eu comprei a impressora 3d, assim posso imprimir boa parte deles). É normal ter mais coisas que o necessário, que a gente compra e nem usa. Também estou olhando aqui a prateleira de acessórios, e vendo o que não preciso mais.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2021, 08:13:53
Eu acho que eu não fiz tão bem , e está atrapalhando um pouco e tenho pensado em vender algumas coisas.
Muitas vezes trocamos um equipamento achando que iria melhorar um aspecto e acabamos percebendo que não era aquilo que pensávamos, daí ou vendemos ou acumulamos, isso com relação a lentes, agora com relação a sistemas, se você substitui completamente seu sistema e não se adapta, aí é mais complicado.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2021, 08:20:04
Pro que eu tenho fotografado, é necessária uma infinidade de acessórios (por isso eu comprei a impressora 3d, assim posso imprimir boa parte deles). É normal ter mais coisas que o necessário, que a gente compra e nem usa. Também estou olhando aqui a prateleira de acessórios, e vendo o que não preciso mais.
Seu caso é mais específico, onde para realizar sua foto você precisa desses acessórios, a questão do tópico tem mais a ver com você trocar seu equipamento regularmente e não conseguir extrair dele o melhor, justamente por não conhecer bem esse equipamento. Cartier-Bresson usava um modelo de câmera e lente, então com o tempo, ele sabia exatamente o que podia fazer ou não, extrair o melhor.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2021, 08:22:37
Erick e Felipe, eu agradeço.
Meu foco sempre foi casamentos, pois sempre gostei da ideia de rcontar uma estória por meio da câmera, mais do que falando. Eu sou mais calado. tendo uma câmera, me dá uma razão para estar no meio de gente.  Não sou extrovertido.
Fui encontrando equipamentos aqui e ali.
Mas tenho que aprender alemão, aqui na cidade onde vivo, o povo é mais fechado. Fotografar nas ruas como exercício não rola. Estou em um momento de mudanças.   Para complicar meio que enchi de 35mm, lentes grande angulares não são fáceis de escolher por vários motivos. .
Enfim..
« Última modificação: 26 de Outubro de 2021, 08:34:29 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2021, 13:00:50
Minha visão sobre o que eu gosto tem mudado muito. Tenho que editar para ver melhor, mas estou travado. Sou daqueles caras que guardam fotos e mais fotos de família e é sempre difícil descartar.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2021, 20:02:27
Minha visão sobre o que eu gosto tem mudado muito.

Esse situação é interessante, depois vou abrir um tópico para falar mais sobre o assunto.