Autor Tópico: Canon M50 para Trabalhos "Profissionais" aguenta o tranco ?  (Lida 6184 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2021, 23:04:16
Eu sempre gostei de fixas em eventos porque são um backup natural.
Pensando em FF, 35, 50, 85, a que quebrar o cara termina o evento com as 2 que sobraram.

Já quem usa zoom, 24-70 + 70-200, dificilmente mantem uma lente de backup parada.

2021 e ainda tenho colegas que fazem evento com 01 câmera, 01 bateria e 01 cartão grande.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Outubro de 2021, 05:45:06
Isso mesmo, essa é pra salvar das enrascadas kkk

Achei esta loja que tem os três modelos,
https://brightinstar.pt.aliexpress.com/store/group/Sigma/911785514_10000002378229.html?spm=a2g0o.detail.100008.9.2f6e624fJ9clRd

E sobre a 18-35 1.8 (o mais em conta e tb onde outros Br compraram e deram suas avaliações)
https://pt.aliexpress.com/item/1005002990362460.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.6acb2e0eFd0COg

a 18-35 não compensa comprar usada aqui no br, os exemplares muito caro ou muito surrados de anos, prefiro correr o risco da importação 8-)

Sobre manter o kit de fixas, não gastar 4mil numa sigma 18-35 e sim distribuir os 4K desta forma;

sigma 16mm 1.4 mount EF-m ( aliex ) -  R$ 2350
efm 22mm f2(35FF) (tem um rapaz no face que me fez por 800 com frete e esta zerada)
ef 50mm 1.8 stm - ja possuo (equiv. 80mmFF ou com speedboster 56mmFF)

me sobraria 850 reais,

venderia a minha ef-s 10-18mm por uns R$ 1200 (já teria até possíveis compradores )
(creio que só com a 16mm da sigma eu consiga me virar bem em eventos, sobre manter o hobby de paisagem me atende super bem também, posso fazer panoramas onde eu me sinta "apertado" e meus filtos ND que já possuo hoje servem na sigma por ser do mesmo diâmetro  :wub: )

R$ 2050 de saldo do qual usaria pra aquisição de um segundo corpo usado parcelado, uma segunda M50 em suaves prestações  :ponder:

Manwick, é preciso saber a distância que vc pretende fotografar. Com uma 16mm no aps c você fotografando há um metro de distância , ninguém corta sua frente, mas vc vai estar dentro da cena.

« Última modificação: 24 de Outubro de 2021, 05:47:28 por Leonardo Tonin »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 24 de Outubro de 2021, 10:33:31
As minhas comprei no aliexpress sim. Nessa loja:
https://s.click.aliexpress.com/e/_Adzy9R

No Brasil dá pra achar na BellaPhoto também, mas mais carinhas:
https://www.bellaphoto.com.br/lentes-sigma?sort=%2Bpreco

A 18-35 é uma boa também. Mas é bem pesadinha.
Se o peso realmente não for problema pra você, é uma boa pedida.
Não foi taxado?
Nunca comprei lentes, gostaria de saber.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Outubro de 2021, 10:34:03
Eu sempre gostei de fixas em eventos porque são um backup natural.
Pensando em FF, 35, 50, 85, a que quebrar o cara termina o evento com as 2 que sobraram.

Já quem usa zoom, 24-70 + 70-200, dificilmente mantem uma lente de backup parada.

2021 e ainda tenho colegas que fazem evento com 01 câmera, 01 bateria e 01 cartão grande.

Muito bem reparado,  irei mesmo para as fixas já tô decidido e também terei uma segunda câmera o quanto antes.
Fico me imaginando como seria caso algo que eu não tivesse backup desse problema num aniversário, tipo o corpo da câmera, acho que iria puxar o celular e começar a fotografar  :shock:
Deve ser uma situação desesperadora  :doh:

Manwick, é preciso saber a distância que vc pretende fotografar. Com uma 16mm no aps c você fotografando há um metro de distância , ninguém corta sua frente, mas vc vai estar dentro da cena.

Mas a 16mm(24FF) vai ser pra onde a 22mm não der conta, a lente principal será a 22mm(35FFequiv) e a 50mm(com e sem speedboster(56mm e 80mm)

Vou trocando as lentes de acordo com o momento, assim como o Di Torres explicou que já faz.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Outubro de 2021, 12:11:14
Sim 24, 35 e 56 fecham bem.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2021, 13:20:48
Então eu nunca fiz eventos, minha área é mais fotografia still... Pra não dizer, eu fiz eu mesmo meu noivado kkkkk... configurava a fotometria, posicionava geral, deixava no tripé e disparava, ou eventualmente instruía alguém para  como clicar. Aqui foi uma vantagem ter a M50, pq ela reconhece o olho ou o rosto e já foca automático... explicar focar e recompor para um leigo é exigir muito.

Enfim, a M50 até 3200 vai, qualquer coisa basta reduzir no câmera Raw ou melhor ainda no plugin Topaz Denoise.

Também fico me coçando pelas lentes da Viltrox... Queria a 23mm f1.4.
Já importei umas 4 lentes do Aliexpress, vem sem crise, peço para declarar "Lens Replacement US $33,87" e sempre veio suave, aliás, hoje em dia tá chegando com menos de 2 semanas em casa, nem compensa mais pegar no BR. No fds do 10/10 eu comprei um flash, chegou em casa em 9 dias, peguei na Shopee.
Essa 23mm estava na faixa de R$1400~1500, acho que se pegar cupom (fuçar no YT e restringir data para  "esta semana") sempre tem uns descontões que limam 250-300 reais. Tem também o macete do cashback, Meliuz e Cuponomia dão em torno de 2%... Paga no cartão de crédito e ainda ganha umas 600 milhas. No pior dos casos faz uma conta nova e pega o cupom de novo usuário.
A questão do foco é provável ques seja um pouquinho mais lento, mas nada absurdo. O bom que ela tem como fazer update, então se tiver melhoria eles implementam.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 25 de Outubro de 2021, 13:29:58
Agora me surgiu uma duvida daquelas  :ponder:

me surgiu uma oportunidade aqui na cidade de uma Canon 6D com 120k de clicks toda inteirinha por 2 mil reais, 1 bateria.
amigo de amigo meu, preço de oportunidade visando o atual mercado.

E um amigo meu tem uma  EF 28-135mm IS que não tem fungos e está boa de ótica e pode me emprestar por uns tempos pois a lente esta sem uso.
 :ponder: :ponder:

Unica lente EF que possuo hoje é a 50mm 1.8 stm

apesar que descobri uma "mutreta" que da pra usar a Canon 10-18 stm num corpo FF só trocando a baioneta e usar a lente dos 14 aos 18mm sem vinhetas  :ponder:

---
Porem na M50 eu to fechando a compra da lente EF-m 22mm f2


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2021, 13:42:05
Então eu nunca fiz eventos, minha área é mais fotografia still... Pra não dizer, eu fiz eu mesmo meu noivado kkkkk... configurava a fotometria, posicionava geral, deixava no tripé e disparava, ou eventualmente instruía alguém para  como clicar. Aqui foi uma vantagem ter a M50, pq ela reconhece o olho ou o rosto e já foca automático... explicar focar e recompor para um leigo é exigir muito.

Enfim, a M50 até 3200 vai, qualquer coisa basta reduzir no câmera Raw ou melhor ainda no plugin Topaz Denoise.

Também fico me coçando pelas lentes da Viltrox... Queria a 23mm f1.4.
Já importei umas 4 lentes do Aliexpress, vem sem crise, peço para declarar "Lens Replacement US $33,87" e sempre veio suave, aliás, hoje em dia tá chegando com menos de 2 semanas em casa, nem compensa mais pegar no BR. No fds do 10/10 eu comprei um flash, chegou em casa em 9 dias, peguei na Shopee.
Essa 23mm estava na faixa de R$1400~1500, acho que se pegar cupom (fuçar no YT e restringir data para  "esta semana") sempre tem uns descontões que limam 250-300 reais. Tem também o macete do cashback, Meliuz e Cuponomia dão em torno de 2%... Paga no cartão de crédito e ainda ganha umas 600 milhas. No pior dos casos faz uma conta nova e pega o cupom de novo usuário.
A questão do foco é provável ques seja um pouquinho mais lento, mas nada absurdo. O bom que ela tem como fazer update, então se tiver melhoria eles implementam.

É realmente o ISO 3200 na m50 é o meu maximo, achei aceitavel para os meus fins, mais que isso não curti.

Gostaria era de encontrar alguns arquivos Raw da 6D em iso 3200, 6400+ com lentes em abertura 2.8, 4, 5.6 para comparar , lembro que ja encontrei algum site que disponibilizava mas não me recordo agora,

O aliexpress eu tenho comprado tudo , só compro no BR quando realmente é mais barato, sobre a lente viltrox 23mm 1.4 é uma lindeza só, porem como eu disse, fiquei encucado com a velocidade do foco(apesar que a 22mmf2 não é essas belezura todas) e tambem a 22mmf2 achei num preço interessante ja aqui no br (750 reais) e vou arriscar nela.



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2021, 14:03:22
Agora me surgiu uma duvida daquelas  :ponder:

me surgiu uma oportunidade aqui na cidade de uma Canon 6D com 120k de clicks toda inteirinha por 2 mil reais, 1 bateria.
amigo de amigo meu, preço de oportunidade visando o atual mercado.
Pega logo essa 6D, está beeem barata.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 25 de Outubro de 2021, 14:23:20
Eu compro a 22mm com desconto  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 25 de Outubro de 2021, 14:58:04
Pega logo essa 6D, está beeem barata.

Tô quase fechando, voltar a vida da fotometria e focar e recompor :D
caso eu não me habitue eu vendo e faço uns centavos a mais pra interar outra
o rapaz só esta vendendo pois surgiu uma oportunidade de upgrade pra ele e tem que ser pra ontem,

Eu compro a 22mm com desconto  :hysterical:

kkkk essa foi um achado de deus  :hysterical:

pior que encontrei outra, mas o cara so vende junto com a EOS M (primeira geracao) ,
ele ta pedindo 1900, camera+22mm+adaptador ef+bateria extra
ta um preço interessante, ainda mais pra quem gosta de filmar, essa eos M com magic lantern faz milagre  :eek:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 25 de Outubro de 2021, 16:05:20
O problema é esse mesmo, quem tem só quer vender num kit.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 25 de Outubro de 2021, 16:36:00
Tô quase fechando, voltar a vida da fotometria e focar e recompor :D
caso eu não me habitue eu vendo e faço uns centavos a mais pra interar outra
o rapaz só esta vendendo pois surgiu uma oportunidade de upgrade pra ele e tem que ser pra ontem,
Isso mesmo, se não adaptar vende e faz uns trocos  :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 26 de Outubro de 2021, 01:13:32
Cara essa 6D tá barata, mas precisa ver o estado dela. Li e reli todo o seu tópico. É natural que surja dúvida sobre o assunto. Mas vou te dizer um assunto que você precisa definir e estudar ANTES de sair comprando equipamento a torto e direito. Acredito que isso ocorra em parte por responsabilidade nossa, usuários do fórum, e também de youtubers que adoram dizer que câmera X, tem mil pontos de foco, que lente Y é ultra-nítida e melhor que a concorrente Z, etc, etc.

Primeiro:
-> Estude Marketing e Vendas. Trabalho com marketing digital e uso, de vez em quando, pra captar cliente pra fotografia. É um assunto bem diversificado e exige horas de estudo e atenção.

-> Antes disso: seu investimento é realmente necessário? Pergunto isso, pois eu entendo que você tem câmera, lentes e equipamento de iluminação que dá e sobra pra maioria das situações;

-> Qual nicho você vai atuar? Precisa definir o seu nicho de mercado. Por exemplo, estou com uma velhinha e boa Canon 7D e levo uma T2i de backup quando vou fazer eventos esportivos. A 7D dá conta do que eu preciso e sobra. Mas por exemplo, se vai fazer apenas fotos de estúdio, ter uma Fullframe não faz o menor sentido.

-> Uma vez definido o nicho, pergunte-se quanto está disponível a gastar e quanto tempo, ou melhor, quantos jobs precisará fazer pra cobrir o seu custo de investimento.

Falando sobre câmeras, eu pegaria uma 40D de backup e só isso, nada mais. Você já tem todo o restante pra se jogar e começar bem no mundo profissional da fotografia.

Só pegaria uma 6D se realmente precisasse de um ISO mais elevado, dai no caso , o desempenho do sensor Fullframe é incomparável.  Mas para pra pensar: tá cheio de gente que faz evento com 80D, com SL2, Com D7000, etc com lentes básicas e um flash com rebatedor e tá ganhando dinheiro. Não torre dinheiro sem necessidade ok .

Assiste aí: Parte 1

Parte 2


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #29 Online: 26 de Outubro de 2021, 12:55:41
Concordo com o Chefe...

Tenta ver o site FOTOP, agora estão voltando as corridas de rua, vc vai pegando experiência em trabalhar com lotes de fotos.

Ahh aquele esquema de usar a 10-18 em FF dá certo sim! eu mesmo usei por um tempo, ela pega de 13mm com uma vinheta circular bem nos cantos (dependendo dá para usar preenchimento por reconhecimento de conteúdo) ou 14mm sem borda, somente mais escuro mesmo. Tem que tomar cuidado para não bater o espelho no vidro (quando está em 10mm ela fica pra fora).
Quebra bem o galho, mas não tem aquela nitidez nas extremidades, afinal os 4mm que se ganha foram considerados no projeto ótico em FF.
Pra não ficar fazendo gambiarra, eu comprei no Mercado Livre com o Lucatto o adaptador de baioneta. È uma baioneta metálica, facílimo de trocar.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2021, 12:57:07 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.