Autor Tópico: Canon M50 para Trabalhos "Profissionais" aguenta o tranco ?  (Lida 6187 vezes)

Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Outubro de 2021, 21:08:30
Amigos foristas, gostaria de saber a opnião de vocês sobre esta pequena notável mirrorless canon M50 para fins de trabalhos "profissionais" . deixa eu explicar minha atual situação para que vocês possam entender melhor o contexto,

Hoje estou desempregado, a empresa em que trabalhei por 4 anos teve uns problemas de contrato(prestadora de serviço de manutenção no banco do estado de sergipe) e acabou demitindo alguns funcionários e destes fui um dos sorteados, terminei o aviso trabalhado sexta feira passada 15/10.

Diante deste momento eu não tenho interesse em voltar pra área, emprego clt, gostaria de tentar a area da fotografia pois é algo em que eu gosto de fazer, antes minha função na empresa era tecnico em telecomunicação, gostava bastante porem hoje estou saturadíssimo e não consigo mas nem lê um paragrafo sobre o assunto para me atualizar, pra ser sincero já vinha assim sem estimulo há alguns anos (sempre trabalhei na área de informatica infra-estrutura e afins).

Então, hoje meu set de equipamentos é:

Canon m50 + 15-45mm + 2 baterias extras paralela
SD 16gb e 32gb Sandisk extreme
Adaptador EF para EF-m viltrox
Adaptador Speedboster EF 0,71x
Canon 10-18 stm
Canon 55-250 stm
Canon 50mm 1.8 stm
Pentax 50mm 1.4 smc manual ( com adaptador Pk para canon )
Pentacon 135mm 2.8 Manual ( com adaptador m42 pra canon)
Flash Godox tt860ii bateria
Flash Godox tt600 universal + pilhas duracell
Softbox 60x60 godox
Softbox 90cm triopo
2 suportes bowens (1 paralelo e outro godox versao 2 )
3 pedestais para iluminação (tamanhos variados)
1 tripé velbon antigo guerreiro robusto com ballhead andoer + plate em L para M50

Todos os equipamentos, principalmente corpo da camera e lentes eu adquiri somente para os fins de fotografia de paisagem e fotos do dia dia, queria uma camera leve e mais discreta para carregar comigo, me desfiz na epoca da 80D e fui pra logo quando lançou a M50 , como era sempre para paisagens nunca me interessei por lentes super claras ou serie L da canon, aprendi aqui com os próprios colegas que as lentes que possuo hoje já davam muito bem do recado quando se tratava de paisagens .

Os equipamentos de softbox,pedestais,flash e tals eu vim comprando recentemente pelo tio Ali pois já era eminente o problema da empresa e que cabeças iriam rolar, com isso eu já tinha este plano B de tentar na fotografia comercial porem não sabia em que área atuar pois como falei antes, só clicava minhas aventuras no mato e fotografias do meu cotidiano, uma vez e outra eu fazia algum evento pra algum parente ( aniversario, cobertura de festa, algum ensaio de casal ou gestante próximo a mim ).

Esta parte de fotografia comercial será um mundo novo para mim, contratos, rede social, conseguir clientes e edições em lotes (Toda ajuda será Super Bem vinda  :wub: )

Minha duvida agora é com relação a câmera e uma lente que eu possa fazer "tudo" sem precisar estar trocando de lente nos momentos "decisivos"

Gosto bastante da M50, porem a ergonomia dela, empunhadura fina e falta de segundo dial me deixam encucados com relação a eventos e coisas que precisem de uma certa agilidade, apesar que já opero a câmera de olhos fechados, ja tenho tudo customizado pra acelerar o processo.
Outra coisa é sobre a lente , penso em alguns modelo pra ser lentes "faz tudo" , vide opções;

Sigma 17-50 2.8
Sigma 17-70 2.8-4 Contemporary
Sigma 18-35 1.8 Art
Canon 24-105 F4 L ( pra usar com o speedboster ou não )
Canon 22mm F2 EF-m ( equiv. 35mm FF )

Penso sobre estes modelos pra me dar uma folga nos trabalhos,
mas confesso que não sei se prefiro fixas ou zoom
penso bastante na canon 22mm f2 por ter campo de visao da tão amada 35mm no FF e não ser tao cara, encontrei uma super conservada por 800 reais,
vejos os relatos da galera de eventos que cobre tudo com uma 35mm(FF) e uma 85mm(ff). :ponder:

Meu receio com as sigmas é por não ser USM e perder foco, serem lentas, andei vendo as fixas sigmas e viltrox do sistema EF-M mas tenho minhas duvidas com relação a velocidade de foco .

Nunca tive uma Fullframe, nunca nem peguei em uma, porem eu estive pensando em adqurir um segundo corpo pra backup ou até mesmo principal, só que não se pego uma crop (80D) ou uma full usada como uma 5Dmk2 ou 6D ( tenho forte queda pela a 6D pelo os relatos da qualidade em Iso elevados )
*** Sobre voltar a usar DSLR uma vez que já venho usando as mirrorless eu me acomodei na fotometria de uma forma onde não preciso esta olhando fotômetro, por já ter em tempo real, quando pego uma dslr em mãos eu me bato um pouco pra lembrar alguns detalhes de fotometria onde a iluminação possa mudar repentinamente ou eu queira fazer algo mais "artístico" ,acho que voces entenderam kkkkk , sem contar pontos de foco e modo de foco por contraste e ficar preso ao tal de focar e recompor que acho horrivel,ficar escravo somente do ponto central  :doh: ***

Já me peguei pensando em desfazer da M50 e algumas lentes e ir direto pra uma RP com lente 24-105 STM + 50mm 1.8 Stm (que ja possuo) e ir me virando só com um corpo de câmera e me manter na tecnologia mirrorless da qual me da uma agilidade e me preocupo mais com a composição e direção das pessoas.

## Tenho total aprovação da minha esposa :D, ela me apoia bastante, não tenho filhos e nem grandes despesas/luxos porem quero entregar um material de qualidade para os clientes que vão estar confiando no meu trabalho inicial do qual não tenho portfolio, por isso penso nesse investimento agora que estou a receber a rescisão e as 5 parcelas do seguro "desespero" .


 
Resumindo, vocês como grandes profissionais atuantes da área e que conhecem o mercado melhor do que eu,
o que me recomendam pra esta minha situação, visando que próximo ano é ano eleitoral e ninguem sabe se o dolar irá subir loucamente mais ainda, se compro equipamentos agora ou não, não comprar nada e ir me virando com a lente do kit e com o que tenho, vender tudo e ir pra nikon,fuji,sony , só sei que estes dias eu tenho lido bastante em varias possibilidades e tem me tirado o sono  :aua:


Obrigado a quem leu até aqui,
me desejem boa sorte  :wub:
forte abraço
Raul Alexandre.




Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2021, 23:09:08
Se for trabalhar com evento, seria legal ter um outro corpo de backup.
Uma M50 com a 22mm e outra com a 50mm formaria o set FF 35+85 que você comentou e você poderia andar com as duas alternando, dispensando a zoom.

Se preferir pegar um outro corpo mais simples apenas pra backup e usar apenas uma câmera, daí a zoom já seria uma boa.
Tenho experiência com as 17-50 da Sigma, Tamron e Canon. Recomendo a da Canon se possível, muito mais consistente em termos de velocidade de foco e coisa e tal. Também já usei a 24-105L com speedbooster, boa pedida também, mas não acho que vale a pena pagar mais que a 17-55 Canon. Se o preço estiver na mesma faixa escolha a melhor conservada.

Agora se for trabalhar mais com retratos e ensaios, eu dispensaria as zooms.
O trio da Sigma 16mm, 30mm, 56mm f/1.4 para EF-M são as melhores lentes para APS-C Canon.
Tem também o trio da Viltrox que é um pouco mais lento no autofoco, mas também tem uma boa qualidade e um preço mais em conta, mantendo as aberturas f/1.4: https://s.click.aliexpress.com/e/_AU5Gvs

Atualmente eu estou com duas M50 e o trio da Sigma.
Larguei o full frame e voltei pro APS-C devido essas lentes.
Pra ensaios e retratos geralmente uso a 30mm + 56mm.
Pra eventos em locais pequenos eu uso a 16mm + 30mm, pra eventos em locais maiores 30mm + 56mm.

Se for optar pelas fixas, eu começaria pela 23mm da Viltrox, ou 30mm da Sigma, ou 22mm da Canon, já que você já tem uma 50mm.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2021, 23:24:16 por Di Torres »


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2021, 23:54:47
Se eu fosse você eu não trocava nada. Fica com a m50. Vc já tem muita coisa, mudar de sistema vai acabar perdendo dinheiro.

Como já tem muita lente efs, eu pegaria uma 40d só pra usar de backup. Depois que a grana começasse a fluir, pensaria em pegar outra melhor. A m50 é ótima!

Eu sou hobbysta, pra foto dos aniversários dos meus filhos só uso lente do kit em 5.6 (num mundo ideal eu teria uma f4) com flash e fica bacana, o flash faz toda diferença.

Btw tenho umas 3 fotos impressas aqui na minha sala que tirei com uma pentax 50mm 1.4 dessa sua. Lente muito top pra retrato posado.

No mais, desejo boa sorte na sua nova jornada. Vai dar tudo certo, é só confiar em vc mesmo.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2021, 02:49:59
Amigos foristas, gostaria de saber a opnião de vocês sobre esta pequena notável mirrorless canon M50 para fins de trabalhos "profissionais" . deixa eu explicar minha atual situação para que vocês possam entender melhor o contexto,

Hoje estou desempregado, a empresa em que trabalhei por 4 anos teve uns problemas de contrato(prestadora de serviço de manutenção no banco do estado de sergipe) e acabou demitindo alguns funcionários e destes fui um dos sorteados, terminei o aviso trabalhado sexta feira passada 15/10.

Diante deste momento eu não tenho interesse em voltar pra área, emprego clt, gostaria de tentar a area da fotografia pois é algo em que eu gosto de fazer, antes minha função na empresa era tecnico em telecomunicação, gostava bastante porem hoje estou saturadíssimo e não consigo mas nem lê um paragrafo sobre o assunto para me atualizar, pra ser sincero já vinha assim sem estimulo há alguns anos (sempre trabalhei na área de informatica infra-estrutura e afins).

Então, hoje meu set de equipamentos é:

Canon m50 + 15-45mm + 2 baterias extras paralela
SD 16gb e 32gb Sandisk extreme
Adaptador EF para EF-m viltrox
Adaptador Speedboster EF 0,71x
Canon 10-18 stm
Canon 55-250 stm
Canon 50mm 1.8 stm
Pentax 50mm 1.4 smc manual ( com adaptador Pk para canon )
Pentacon 135mm 2.8 Manual ( com adaptador m42 pra canon)
Flash Godox tt860ii bateria
Flash Godox tt600 universal + pilhas duracell
Softbox 60x60 godox
Softbox 90cm triopo
2 suportes bowens (1 paralelo e outro godox versao 2 )
3 pedestais para iluminação (tamanhos variados)
1 tripé velbon antigo guerreiro robusto com ballhead andoer + plate em L para M50

Todos os equipamentos, principalmente corpo da camera e lentes eu adquiri somente para os fins de fotografia de paisagem e fotos do dia dia, queria uma camera leve e mais discreta para carregar comigo, me desfiz na epoca da 80D e fui pra logo quando lançou a M50 , como era sempre para paisagens nunca me interessei por lentes super claras ou serie L da canon, aprendi aqui com os próprios colegas que as lentes que possuo hoje já davam muito bem do recado quando se tratava de paisagens .

Os equipamentos de softbox,pedestais,flash e tals eu vim comprando recentemente pelo tio Ali pois já era eminente o problema da empresa e que cabeças iriam rolar, com isso eu já tinha este plano B de tentar na fotografia comercial porem não sabia em que área atuar pois como falei antes, só clicava minhas aventuras no mato e fotografias do meu cotidiano, uma vez e outra eu fazia algum evento pra algum parente ( aniversario, cobertura de festa, algum ensaio de casal ou gestante próximo a mim ).

Esta parte de fotografia comercial será um mundo novo para mim, contratos, rede social, conseguir clientes e edições em lotes (Toda ajuda será Super Bem vinda  :wub: )

Minha duvida agora é com relação a câmera e uma lente que eu possa fazer "tudo" sem precisar estar trocando de lente nos momentos "decisivos"

Gosto bastante da M50, porem a ergonomia dela, empunhadura fina e falta de segundo dial me deixam encucados com relação a eventos e coisas que precisem de uma certa agilidade, apesar que já opero a câmera de olhos fechados, ja tenho tudo customizado pra acelerar o processo.
Outra coisa é sobre a lente , penso em alguns modelo pra ser lentes "faz tudo" , vide opções;

Sigma 17-50 2.8
Sigma 17-70 2.8-4 Contemporary
Sigma 18-35 1.8 Art
Canon 24-105 F4 L ( pra usar com o speedboster ou não )
Canon 22mm F2 EF-m ( equiv. 35mm FF )

Penso sobre estes modelos pra me dar uma folga nos trabalhos,
mas confesso que não sei se prefiro fixas ou zoom
penso bastante na canon 22mm f2 por ter campo de visao da tão amada 35mm no FF e não ser tao cara, encontrei uma super conservada por 800 reais,
vejos os relatos da galera de eventos que cobre tudo com uma 35mm(FF) e uma 85mm(ff). :ponder:

Meu receio com as sigmas é por não ser USM e perder foco, serem lentas, andei vendo as fixas sigmas e viltrox do sistema EF-M mas tenho minhas duvidas com relação a velocidade de foco .

Nunca tive uma Fullframe, nunca nem peguei em uma, porem eu estive pensando em adqurir um segundo corpo pra backup ou até mesmo principal, só que não se pego uma crop (80D) ou uma full usada como uma 5Dmk2 ou 6D ( tenho forte queda pela a 6D pelo os relatos da qualidade em Iso elevados )
*** Sobre voltar a usar DSLR uma vez que já venho usando as mirrorless eu me acomodei na fotometria de uma forma onde não preciso esta olhando fotômetro, por já ter em tempo real, quando pego uma dslr em mãos eu me bato um pouco pra lembrar alguns detalhes de fotometria onde a iluminação possa mudar repentinamente ou eu queira fazer algo mais "artístico" ,acho que voces entenderam kkkkk , sem contar pontos de foco e modo de foco por contraste e ficar preso ao tal de focar e recompor que acho horrivel,ficar escravo somente do ponto central  :doh: ***

Já me peguei pensando em desfazer da M50 e algumas lentes e ir direto pra uma RP com lente 24-105 STM + 50mm 1.8 Stm (que ja possuo) e ir me virando só com um corpo de câmera e me manter na tecnologia mirrorless da qual me da uma agilidade e me preocupo mais com a composição e direção das pessoas.

## Tenho total aprovação da minha esposa :D, ela me apoia bastante, não tenho filhos e nem grandes despesas/luxos porem quero entregar um material de qualidade para os clientes que vão estar confiando no meu trabalho inicial do qual não tenho portfolio, por isso penso nesse investimento agora que estou a receber a rescisão e as 5 parcelas do seguro "desespero" .


 
Resumindo, vocês como grandes profissionais atuantes da área e que conhecem o mercado melhor do que eu,
o que me recomendam pra esta minha situação, visando que próximo ano é ano eleitoral e ninguem sabe se o dolar irá subir loucamente mais ainda, se compro equipamentos agora ou não, não comprar nada e ir me virando com a lente do kit e com o que tenho, vender tudo e ir pra nikon,fuji,sony , só sei que estes dias eu tenho lido bastante em varias possibilidades e tem me tirado o sono  :aua:


Obrigado a quem leu até aqui,
me desejem boa sorte  :wub:
forte abraço
Raul Alexandre.

Duas m 50
Uma 22mm
Uma 50
Uma 17 70 c



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2021, 08:40:08
O mais importante é ter uma câmera de backup. Você tem tudo que é necessário, tirando isso que citei  :ok:
Depois você pensa em novas lentes e etc conforme o negócio vai dando certo e a grana vai entrando.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2021, 13:00:01
Equipamento tú já tem, agora é só "meter a cara"!
É tolice pegar equipamento caro antes de ter uma previsão de ganhos com o mesmo.

A M50 é uma câmera muito competente, mas é uma câmera mais voltada para Hobista. Eu também uso a minha assim, por ser compacta e tem um bom sistema de focalização. Agora para uma coisa mais profissional eu tenho a 6D, câmera de 10 anos atrás mas que foi pensada numa realidade profissional. O que a 6D supera a M50: Ergonomia - melhor pegada e botões de atalhos; Melhor capacidade de bateria; Robustês - tem resistência à respingos, corpo de Magnésio.
O que sinto falta na M50 é justamente essa durabilidade de bateria e ergonomia.

Vai se inteirando de trabalhos, tipo fotografia de produtos e arquitetura, se oferece para ser assistente de fotógrafos mais conhecidos e assim vc vai conhecendo o mercado, vai entendendo as limitações do equipamento, depois vai trocando conforme vai sendo necessário... Vai que vc pega o jeito da coisa rápido, logo troca a M50 por uma RP e outra DSLR básica de backup.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2021, 13:43:57
Se for trabalhar com evento, seria legal ter um outro corpo de backup.
Uma M50 com a 22mm e outra com a 50mm formaria o set FF 35+85 que você comentou e você poderia andar com as duas alternando, dispensando a zoom.

Se preferir pegar um outro corpo mais simples apenas pra backup e usar apenas uma câmera, daí a zoom já seria uma boa.
Tenho experiência com as 17-50 da Sigma, Tamron e Canon. Recomendo a da Canon se possível, muito mais consistente em termos de velocidade de foco e coisa e tal. Também já usei a 24-105L com speedbooster, boa pedida também, mas não acho que vale a pena pagar mais que a 17-55 Canon. Se o preço estiver na mesma faixa escolha a melhor conservada.

Agora se for trabalhar mais com retratos e ensaios, eu dispensaria as zooms.
O trio da Sigma 16mm, 30mm, 56mm f/1.4 para EF-M são as melhores lentes para APS-C Canon.
Tem também o trio da Viltrox que é um pouco mais lento no autofoco, mas também tem uma boa qualidade e um preço mais em conta, mantendo as aberturas f/1.4: https://s.click.aliexpress.com/e/_AU5Gvs

Atualmente eu estou com duas M50 e o trio da Sigma.
Larguei o full frame e voltei pro APS-C devido essas lentes.
Pra ensaios e retratos geralmente uso a 30mm + 56mm.
Pra eventos em locais pequenos eu uso a 16mm + 30mm, pra eventos em locais maiores 30mm + 56mm.

Se for optar pelas fixas, eu começaria pela 23mm da Viltrox, ou 30mm da Sigma, ou 22mm da Canon, já que você já tem uma 50mm.

Cara essa seria uma boa mesmo, uma 22mm(35FF) e 50(85FF) ,
sobre o corpo extra ainda tô vendo o que faço, na verdade eu nem sei o que faço, pois vai demandar do estilo de trabalhos que iram surgir,
se vão ser mais ensaios ou eventos,
mas sim, eu tenho ciencia que eu preciso de um segundo corpo de backup pra qualquer dor de cabeça

Caso eu opte pela lente zoom eu fechei o cerco e decidi ir na EF-s 17-50 2.8 usm, creio que seja acima da qualidade da sigma em todos os termos(velocidade,nitidez,precisão) sei que ela entre poeira fácil, mas pra mim não seria problema pois eu mesmo posso fazer essa limpeza.

sobre as lentes da viltrox achei interessante, porem vi um comparativo da efm22 vs 23mm 1.4 da viltrox e gostei mais da qualidade da 22mm f2

as sigmas nativas para EF-m são muito caras e não sei como seria a revenda por conta do mount ef-m  :(

antes do FF voce usava qual setup ? tem sofrido com qualidade do ISO por ter voltado pra apsc ?

Obrigado pela as palavras,
uma motivação e tanta pra me continuar na M50  :worship:


Se eu fosse você eu não trocava nada. Fica com a m50. Vc já tem muita coisa, mudar de sistema vai acabar perdendo dinheiro.

Como já tem muita lente efs, eu pegaria uma 40d só pra usar de backup. Depois que a grana começasse a fluir, pensaria em pegar outra melhor. A m50 é ótima!

Eu sou hobbysta, pra foto dos aniversários dos meus filhos só uso lente do kit em 5.6 (num mundo ideal eu teria uma f4) com flash e fica bacana, o flash faz toda diferença.

Btw tenho umas 3 fotos impressas aqui na minha sala que tirei com uma pentax 50mm 1.4 dessa sua. Lente muito top pra retrato posado.

No mais, desejo boa sorte na sua nova jornada. Vai dar tudo certo, é só confiar em vc mesmo.

Rapaz pelo incrivel que pareça eu andei pensando numa 40D mesmo pra backup, por ser relativamente barata e bem robusta, creio que até ISO 800/1600max e uma lente F2.8/F4 + Flash deva cobrir bem um aniversario com luz mediana.

A lente do kit geralmente uso ela em algum comprimento que fique em F4 e saio clicando tudo kkk (acho que é uns 23mm+-)

essa pentax ainda vou usar ela com mais frequencia em ensaios posados pra extrair o maximo dela, ainda mais agora que me dei conta que posso usar a pentax + speedboster  :eek:

Tenho bastante fé que irá dar certo sim, já está dando,
consegui fechar dois aniversários infantis(6 e 13 nov), um batizado (14nov) e procurando mais e mais
estou bem ansioso kkkk   :D

Duas m 50
Uma 22mm
Uma 50
Uma 17 70 c

Boa boa,
Tenho pensado que invés da sigma 17-70 C eu fosse na canon ef-s 17-50 2.8 usm
a não ser que eu me convença que a sigma se saia melhor , irei pesquisar sobre comparativos entre as duas.

Agora sobre o segundo corpo, estou surpreso que a ideia é investir numa segunda M50 :wub:
achei que iam falar de 80D,7Dmk2 e afins

O mais importante é ter uma câmera de backup. Você tem tudo que é necessário, tirando isso que citei  :ok:
Depois você pensa em novas lentes e etc conforme o negócio vai dando certo e a grana vai entrando.

Minha duvida é em relação a este segundo corpo, quais opções dentro deste mercado louco que está hoje,
40D abaixo de 1k? 5D first gen ? Canon Sl1/2 ? confesso que tenho uma queda enoooorme por uma 7dmk2 por conta da qualidade do foco, fico me imaginando como eu me sairia nos eventos que demandasse uma agilidade de metralhadas,minha unica ressalva é que não encontro nenhum exemplar num valor CxB (mto surradas ou carrisimas), dai me veem uma segunda M50, mas a ergonomia dessa camerazinha,aiaiaiaiai,
apesar que achei alguns cage/grip que melhora bastante a empunhadura da câmera, estou pensando seriamente em adquiri um

https://pt.aliexpress.com/item/4000167476767.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.27b12e0e6fHJKr

https://pt.aliexpress.com/item/4001038629074.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.2a702e0eSQOnNF

Equipamento tú já tem, agora é só "meter a cara"!
É tolice pegar equipamento caro antes de ter uma previsão de ganhos com o mesmo.

A M50 é uma câmera muito competente, mas é uma câmera mais voltada para Hobista. Eu também uso a minha assim, por ser compacta e tem um bom sistema de focalização. Agora para uma coisa mais profissional eu tenho a 6D, câmera de 10 anos atrás mas que foi pensada numa realidade profissional. O que a 6D supera a M50: Ergonomia - melhor pegada e botões de atalhos; Melhor capacidade de bateria; Robustês - tem resistência à respingos, corpo de Magnésio.
O que sinto falta na M50 é justamente essa durabilidade de bateria e ergonomia.

Vai se inteirando de trabalhos, tipo fotografia de produtos e arquitetura, se oferece para ser assistente de fotógrafos mais conhecidos e assim vc vai conhecendo o mercado, vai entendendo as limitações do equipamento, depois vai trocando conforme vai sendo necessário... Vai que vc pega o jeito da coisa rápido, logo troca a M50 por uma RP e outra DSLR básica de backup.

Realmente é o que ta faltando é "perder o medo" e "meter as caras"

ainda estou criando um portfolio com gestantes (tentando este nicho) através de indicações de amigos,
estudando sobre o marketing para fotografos, tratamento com clientes, precificação do serviço e contrato
é muita coisa bixo kkkk mas estou me jogando aos poucos,
logo eu devo mostrar alguns clicks na galeria pra começar a receber opiniões onde devo melhorar e aprender mais,
eu nunca fui de muitas amizades, não conheço nenhum fotografo da região, apenas um amigo filmmaker que ele é quem ta me ajudando nas orientações sobre algumas coisas dos bastidores de fotografia, entrei num grupo de wpp dos fotografos aqui do estado e digo a você que é bastante complicado essa "aproximação" , não sei porque a classe não se ajuda como um todo, só funciona pra quem já esta ali na rodinha dos melhores, estes sim eu vejo uns ajudando aos outros, aprendo mais coisas aqui no forum usando o campo de pesquisa do que falando com alguém aqui da cidade kkkkk, mas enfim , vamos a luta

Então man, é esse combo que penso, m50+efm22f2 + 6D+50mm(85 quem sabe?$) e nada mais
voce que tem a 6D e m50 , você acha o ISO da m50 "usavel" até onde pra eventos ?




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2021, 14:35:02
Não faça essa besteira, depois do AF da M50 você nunca vai ficar satisfeito com a 6D e a 85mm 1.8.
O arcaico AF de 9 pontos só vai te trazer raiva e frustração  :hysterical:

O futuro é o sistema R.
O Ef-m é o melhor sistema para essa transição.

Eu compro lente pra usar, não me preocupo com revenda.
Mas se você está com essa preocupação, evite lentes Ef-m a menos que seja um ótimo preço.

Eu uso hoje 24mm is/24 stm(sim tenho as 2 kkkk) , 35mm is e 50mm.

Iria de sigma 17 70 sem medo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2021, 14:49:05
Não faça essa besteira, depois do AF da M50 você nunca vai ficar satisfeito com a 6D e a 85mm 1.8.
O arcaico AF de 9 pontos só vai te trazer raiva e frustração  :hysterical:

O futuro é o sistema R.
O Ef-m é o melhor sistema para essa transição.

Eu compro lente pra usar, não me preocupo com revenda.
Mas se você está com essa preocupação, evite lentes Ef-m a menos que seja um ótimo preço.

Eu uso hoje 24mm is/24 stm(sim tenho as 2 kkkk) , 35mm is e 50mm.

Iria de sigma 17 70 sem medo.


 :hysterical: :hysterical: aff me lembrei do focar e recompor ,putz realmente não dá  :doh:
a unica ef-m que encontrei num preço interessante foi a 22mm f2, por isso to balançado pra ir nela,

sobre a 17-70 C eu tenho minhas duvidas  :ponder:
https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=398&Camera=736&Sample=0&FLI=0&API=2&LensComp=920&CameraComp=736&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=2


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2021, 18:41:34
antes do FF voce usava qual setup ? tem sofrido com qualidade do ISO por ter voltado pra apsc ?

Antes do FF eu estava na M50 mesmo, meu último setup foi M50 + speedbooster + 24-105L e uma 50mm f/1.4.
Daí migrei pro full frame com a R e RP com uma 24-70L f/2.8 e 100mmL f/2.8.
Daí a Sigma lançou o trio dela pra EF-M e voltei pra M50 com as 16mm + 30mm + 56mm f/1.4.

Não senti diferença nenhuma em performance de ISO, já que minhas lentes em FF eram f/2.8 e no APS-C são f/1.4.
Os dois pontos extras compensam a diferença de performance dos sistemas.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2021, 19:32:43
Os dois pontos extras compensam a diferença de performance dos sistemas.

Só complementando... Compensa tanto na luminosidade quanto profundidade de campo.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2021, 20:42:45
Antes do FF eu estava na M50 mesmo, meu último setup foi M50 + speedbooster + 24-105L e uma 50mm f/1.4.
Daí migrei pro full frame com a R e RP com uma 24-70L f/2.8 e 100mmL f/2.8.
Daí a Sigma lançou o trio dela pra EF-M e voltei pra M50 com as 16mm + 30mm + 56mm f/1.4.

Não senti diferença nenhuma em performance de ISO, já que minhas lentes em FF eram f/2.8 e no APS-C são f/1.4.
Os dois pontos extras compensam a diferença de performance dos sistemas.

mas o trio das sigmas voce adquiriu no aliexpress ? (se possivel mande aqui ou privado a loja que adquiriu)
inves de adquirir as 3 lentes do conjunto, o que você acha de pegar a sigma art 18-35 1.8 e num segundo corpo usar a minha 50mm 1.8 stm . (peso pra mim não seria problema)



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2021, 20:56:31
É uma boa mantendo a 10-18 para socorrer nos salões improvisados.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2021, 21:48:19
mas o trio das sigmas voce adquiriu no aliexpress ? (se possivel mande aqui ou privado a loja que adquiriu)
inves de adquirir as 3 lentes do conjunto, o que você acha de pegar a sigma art 18-35 1.8 e num segundo corpo usar a minha 50mm 1.8 stm . (peso pra mim não seria problema)
As minhas comprei no aliexpress sim. Nessa loja:
https://s.click.aliexpress.com/e/_Adzy9R

No Brasil dá pra achar na BellaPhoto também, mas mais carinhas:
https://www.bellaphoto.com.br/lentes-sigma?sort=%2Bpreco

A 18-35 é uma boa também. Mas é bem pesadinha.
Se o peso realmente não for problema pra você, é uma boa pedida.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2021, 22:45:20
É uma boa mantendo a 10-18 para socorrer nos salões improvisados.

Isso mesmo, essa é pra salvar das enrascadas kkk

As minhas comprei no aliexpress sim. Nessa loja:
https://s.click.aliexpress.com/e/_Adzy9R

No Brasil dá pra achar na BellaPhoto também, mas mais carinhas:
https://www.bellaphoto.com.br/lentes-sigma?sort=%2Bpreco

A 18-35 é uma boa também. Mas é bem pesadinha.
Se o peso realmente não for problema pra você, é uma boa pedida.

Achei esta loja que tem os três modelos,
https://brightinstar.pt.aliexpress.com/store/group/Sigma/911785514_10000002378229.html?spm=a2g0o.detail.100008.9.2f6e624fJ9clRd

E sobre a 18-35 1.8 (o mais em conta e tb onde outros Br compraram e deram suas avaliações)
https://pt.aliexpress.com/item/1005002990362460.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.6acb2e0eFd0COg

a 18-35 não compensa comprar usada aqui no br, os exemplares muito caro ou muito surrados de anos, prefiro correr o risco da importação 8-)

Sobre manter o kit de fixas, não gastar 4mil numa sigma 18-35 e sim distribuir os 4K desta forma;

sigma 16mm 1.4 mount EF-m ( aliex ) -  R$ 2350
efm 22mm f2(35FF) (tem um rapaz no face que me fez por 800 com frete e esta zerada)
ef 50mm 1.8 stm - ja possuo (equiv. 80mmFF ou com speedboster 56mmFF)

me sobraria 850 reais,

venderia a minha ef-s 10-18mm por uns R$ 1200 (já teria até possíveis compradores )
(creio que só com a 16mm da sigma eu consiga me virar bem em eventos, sobre manter o hobby de paisagem me atende super bem também, posso fazer panoramas onde eu me sinta "apertado" e meus filtos ND que já possuo hoje servem na sigma por ser do mesmo diâmetro  :wub: )

R$ 2050 de saldo do qual usaria pra aquisição de um segundo corpo usado parcelado, uma segunda M50 em suaves prestações  :ponder:
« Última modificação: 23 de Outubro de 2021, 22:48:13 por Manwick »