Autor Tópico: Foco manual "assobiando" na 50mm 1.8 STM é normal?  (Lida 794 vezes)

fabiotg

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 22 de Outubro de 2021, 18:05:22
Pessoal, comprei uma lente 50mm 1.8 STM no Mercado Livre. Ela está aparentemente bem nova, mas o ruído do anel na hora de fazer foco manual parece-me estranho, mas como não conheço, não sei avaliar.
 :eek:
É normal?! O autofocus tbm faz ruído. O áudio de ambos os focos interferem na gravação de vídeos.

Gravei um vídeo, aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=dtEfpe4RYgU



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2021, 23:31:32
Ela dá uma leve assobiada , mas não sei dizer sua cópia é difícil avaliar. Seria mais interessante gravar o vídeo com um celular e a câmera tentando buscar foco com a lente. A minha cópia é bem mais silenciosa aparentemente do que o que vi nesse vídeo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2021, 09:06:48
Lembrando que STM é focus by wire, ou seja, mesmo no manual usa o motor de foco pra movimentar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabiotg

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2021, 10:36:44
Ela dá uma leve assobiada , mas não sei dizer sua cópia é difícil avaliar. Seria mais interessante gravar o vídeo com um celular e a câmera tentando buscar foco com a lente. A minha cópia é bem mais silenciosa aparentemente do que o que vi nesse vídeo.

Obrigado pelo feedback. Abaixo, segue o link para o vídeo gravado com celular. Os segundos finais do vídeo mostram bem o zumbido do foco manual. Favor escutar no volume máximo, pois ficou um pouco baixo. Obrigado!
Vídeo: https://youtu.be/yTdKGj-Vpoc



fabiotg

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2021, 12:03:38
Me ajudem aí, pessoal! Muitos de vocês têm essa 50quinta... Obrigado!!!  :D


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2021, 18:45:41
Boa tarde colega

Tenho 50 1.8 STM mas acredito é 'silenciosa'(Silenciosa NÃO TOTAL: quanto é ou não!? Quantos decibéis, etc, não sei.
Por exemplo, 'escala': minha lente, nota 2, tua lente 5...'Minha Escala', mais ou menos...
Eu fotografo, somente, gravei 2 ou 3, cerca 5 anos!
Vi teu vídeo. A tua lente não é silenciosa... :(

Abraço


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2021, 13:02:37
Está normal. Ela só faz esse barulho quando a distância de foco varia muito, mas dificilmente você terá uma situação que precisa ficar alternando entre focar no "macro" e depois no infinito.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.