Autor Tópico: Nikon Z9 oficialmente anunciada  (Lida 23880 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #300 Online: 26 de Dezembro de 2021, 05:11:17
Escreveu para o papai noel?  Os correios buscam patrocínio para algumas cartinhas com pedidos que chegam por lá.

  :D

Po perdi a chance!  :hysterical:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #301 Online: 26 de Dezembro de 2021, 05:26:52
Meu único problema com essa análise do Jared é que parece que ele está querendo avaliar a Z9 da mesma forma que ela usa a Canon/Sony. O configuração do sistema de AF da Z9 é claramente diferente da R5/R6. Não sei dizer o quanto é diferente da A1, pois não chequei isso ainda. O que eu achei extremamente estranho, visto que, a princípio, ele deveria entender de Nikon. Ou pelo menos ler o manual.

Ele mesmo disse que a Nikon não tem o mesmo nível de personalização de AF que a Canon. Isso foi colocado em alguns posts anteriores aqui no tópico. A única coisa que ele demonstrou nesse "review inicial" foi o teste o modo de rastreio de objeto no 3D-Tracking, pois é o preferido dele. Absolutamente nada a mais do que isso.

A Z9 tem alguns modos de AF que a Z 6II/Z 7II não tem: Dynamic Medium e Large. Não houve testes desses modos. Ok. Precisa testar a "inteligência artificial" do sistema, então vamos lá:

A detecção de objetos (todos os 9 tipos) funcionando em outros modos de AF além do 3D-Tracking. A detecção de objeto também funciona nos modos WIDE-AREA(S) e WIDE-AREA(L) . Página 119 do manual completo da Z9. Recurso que não foi demostrado no vídeo.

Como ele mesmo "reclamou" da falta de personalização do AF da Z9 e rapidamente comentou que alterou opção no ajuste de "lock-on" do sistema de rastreio (parâmetro a3 do menu). Esse mesmo MENU ainda tem mais dois ajustes que podem ser feitos: se o movimento do objeto é contínuo ou errático. E em momento algum, no vídeo, ele indicou quais ou como esses ajustes foram utilizados.

No final do vídeo fiquei com a impressão que todos os pequenos detalhes que ele ressaltou "poderiam" ser evitados utilizando os modos WIDE-AREA.

Minha conclusão sobre o vídeo: Z9 funciona muito bem, "poderia" funcionar melhor, se configurada corretamente. Mas não tem como dizer pelo apresentando no vídeo, visto que, se resume apenas ao teste do modo 3D-Tracking.  Não é um teste completo do sistema de autofoco. Poderia até mudar o título do mesmo.

Ou seja, ele não sabe usar a câmera, não leu o manual, não informa direito, e faz uma análise prejudicando a Nikon. Que coincidência.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2021, 05:27:29 por Leonardo Tonin »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #302 Online: 26 de Dezembro de 2021, 11:19:16
Não vi e nem vou ver esse video dele, porque não curto HATERS mas, quem viu pode me dizer se ele pelo menos citou os buffers da Z9 e da A1 ??? Até onde sei, o buffer da Z9 é bem maior que o da A1 e a Z9 não engasga)
No vídeo em questão não tem informações sobre o buffer da Z9.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #303 Online: 27 de Dezembro de 2021, 09:27:23
Mais um vídeo oficial da Nikon:
Z 9 Launch Video: Behind the scenes with Ronan McKenzie
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #304 Online: 27 de Dezembro de 2021, 09:40:15
O modo de AF tracking da tela toda é o único que existe em todas as câmeras, acho natural usar ele como comparativo inicial.

Faz sentido. :ponder:


Mas acho que isso deveria estar um pouco mais claro no vídeo.  :ponder:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #305 Online: 27 de Dezembro de 2021, 10:17:56
Tem muito vídeo por vim ainda desses youtubers.

Quero ver aquele de af lado a lado que eles fazem, com Z9, A1 e R3.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #306 Online: 27 de Dezembro de 2021, 10:47:20
recomendo a leitura :ok:

More Misinformation, Disinformation, and Misquoting
https://www.zsystemuser.com/nikon-z-system-news-and/more-misinformation-disinfo.html

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.309
  • Sexo: Masculino
Resposta #307 Online: 27 de Dezembro de 2021, 10:54:51
Tem muito vídeo por vim ainda desses youtubers.

Quero ver aquele de af lado a lado que eles fazem, com Z9, A1 e R3.
Vai ser o melhor de se ver.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #308 Online: 27 de Dezembro de 2021, 11:04:55
Tem muito vídeo por vim ainda desses youtubers.

Quero ver aquele de af lado a lado que eles fazem, com Z9, A1 e R3.

A idéia do teste realmente é muito boa.

Mas, um teste desse, sem disponibilizar os arquivos de imagem e muito menos sem uma análise de acerto/erro não me diz muita coisa. O que é exibido no EVF/LCD nem sempre bate com o que é gravado no cartão e varia conforme marca e modelo.

Mesmo disponibilizando os arquivos, o que muita gente não vai baixar, uma simples análise percentual de erro/acerto na conclusão da avaliação já seria um grande serviço a comunidade.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.287
Resposta #309 Online: 27 de Dezembro de 2021, 11:35:37
A idéia do teste realmente é muito boa.

Mas, um teste desse, sem disponibilizar os arquivos de imagem e muito menos sem uma análise de acerto/erro não me diz muita coisa. O que é exibido no EVF/LCD nem sempre bate com o que é gravado no cartão e varia conforme marca e modelo.

Mesmo disponibilizando os arquivos, o que muita gente não vai baixar, uma simples análise percentual de erro/acerto na conclusão da avaliação já seria um grande serviço a comunidade.

Exato.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.287
Resposta #310 Online: 27 de Dezembro de 2021, 11:37:57
Acabei de ler.... legal todo o blá blá blá que ele conta sobre a história dele com Nikon e tudo mas tem muito pouco de concreto sobre a câmera. Na verdade, é bem legal pois não é um review que quer desesperadamente chegar a uma conclusão. Mas ele confirma aquilo que todos esperávamos: ergonomia espetacular.

 :ok: :ok: :ok:
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.287
Resposta #311 Online: 27 de Dezembro de 2021, 11:47:02
Jared colocou essa nota no vídeo sobre a Nikon Z9:

"***UPDATE*** A few people pointed out that the Z9 users manual says that if you're in 3D AF mode, by default, the stickiness level will be 3.  That was interesting to see as that wasn't how it was explained to me when setting up the camera with the engineers. I reached out to the engineers with a few questions and they responded a few hours later. They did verify that in 3D the lock on tracking slider defaults to 3 and even if you raise it to 5 (which it lets you do) it's still going to be 3.  I made a suggestion that they 1, don't allow you to switch it to 5 if you're in the 3D tracking mode. 2. somehow allow you to switch it to 5 and have it be more sticky. 3. explain better in the camera that it defaults and stays at 3. 

I also suggested moving or adding the ability to have the indicator that flickers around the outside of the frame when you take a photo, be moved closer to between the center of the frame and the edge of the frame.  I said that the Sony a1 has this feature and they can check it out there to see what I am referring to."
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #312 Online: 27 de Dezembro de 2021, 11:49:42
Jared colocou essa nota no vídeo sobre a Nikon Z9:

"***UPDATE*** A few people pointed out that the Z9 users manual says that if you're in 3D AF mode, by default, the stickiness level will be 3.  That was interesting to see as that wasn't how it was explained to me when setting up the camera with the engineers. I reached out to the engineers with a few questions and they responded a few hours later. They did verify that in 3D the lock on tracking slider defaults to 3 and even if you raise it to 5 (which it lets you do) it's still going to be 3.  I made a suggestion that they 1, don't allow you to switch it to 5 if you're in the 3D tracking mode. 2. somehow allow you to switch it to 5 and have it be more sticky. 3. explain better in the camera that it defaults and stays at 3. 

I also suggested moving or adding the ability to have the indicator that flickers around the outside of the frame when you take a photo, be moved closer to between the center of the frame and the edge of the frame.  I said that the Sony a1 has this feature and they can check it out there to see what I am referring to."

:ok:

:ponder:
Interessante isso. Informação importante para contextualizar o vídeo.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2021, 11:51:34 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #313 Online: 27 de Dezembro de 2021, 11:51:54
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #314 Online: 27 de Dezembro de 2021, 13:44:42
A idéia do teste realmente é muito boa.

Mas, um teste desse, sem disponibilizar os arquivos de imagem e muito menos sem uma análise de acerto/erro não me diz muita coisa. O que é exibido no EVF/LCD nem sempre bate com o que é gravado no cartão e varia conforme marca e modelo.

Mesmo disponibilizando os arquivos, o que muita gente não vai baixar, uma simples análise percentual de erro/acerto na conclusão da avaliação já seria um grande serviço a comunidade.

Que é exatamente o que o Jared faz.

https://youtu.be/EG9FYeOay-Q?t=1054

https://froknowsphoto.com/eyeaf2020/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs