Autor Tópico: Galáxia do Triângulo  (Lida 1231 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 28 de Outubro de 2021, 12:38:40
A Galáxia do Triângulo tem esse nome não por causa do formato, mas por estar localizada próxima à Constelação do Triângulo. Ela está localizada a 2.73 milhões de anos-luz de nós, e é a terceira maior galáxia do nosso grupo local, atrás da Andrômeda e da nossa Via Láctea.


Foram 40 quadros de 8 minutos cada. Usei minha ZWO ASI294MC Pro (sensor 4/3) com um telescópio Skywatcher Quattro 8" (se fosse uma lente, seria equivalente a uma 800mm f/4). Processei com ASIStudio, Affinity Photo, Starnet++ e Topaz Denoise.

Uma reflexão: o conceito de "grupo local" me intriga profundamente. Esse é nosso grupo de galáxias, contendo as três citadas acima mais 51 galáxias. Mesmo este grupo enorme é somente uma pequena porção do Universo. Nosso grupo faz parte do Supergrupo de Virgem, que ainda assim não é tão grande. Por exemplo, nessa foto aqui, aparece outro grupo de galáxias (foto capturada pelo Hubble):



É difícil contar o número de galáxias visíveis nesta foto (o objetivo dela é mostrar como a gravidade distorce a luz. O "sorriso" é formado pela luz de galáxias por trás de outras galáxias.). Mas note que é até difícil contar o número de galáxias nesse grupo.

Frequentemente me perguntam se eu acredito que há vida inteligente fora da Terra. Eu acredito que pode haver. Pode ter havido, e pode haver. Mas dado o tamanho do Universo, creio que o período em que um planeta abriga vida é mais ou menos como tentar capturar relâmpagos usando velocidade 1/100. Mais difícil ainda, capturar dois relâmpagos usando a mesma velocidade - um relâmpago seríamos nós, e outro relâmpago, outra civilização inteligente.

Pelo que sabemos até hoje, indícios levam a crer que nosso Universo está expandindo e, mais ainda, esta expansão está acelerando. Não só o espaço está aumentando entre nós e outras galáxias, mas o espaco-tempo. Isso significa que há galáxias dessas onde, nem mesmo viajando à velocidade da luz, por quanto tempo quiséssemos, seria impossível chegar a elas.

Pra responder sobre a vida, então, só poso imaginar que, se existe vida em outros planetas, provavelmente nunca saberemos. Primeiro porque a vida no planeta como conhecemos é um mero piscar de olhos, e é praticamente impossível comunicarmos com seres de fora da Terra. Tudo isso que vemos em um telescópio é hoje muito diferente do que era quando a luz chegou até nós.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2021, 13:31:48
Vale notar que nessa segunda foto, quase todos os pontos são uma galáxia individual.

A do triângulo ficou ótima !


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2023, 00:04:47
Refiz enquanto testava o novo rotacionador de câmera. As estrelas ficaram deformadas nas bordas porque o ajuste de inclinação da câmera (adicionado junto com o rotacionador, pra que o sensor fique perpendicular ao eixo ótico do telescópio) é preciso demais pro meu nível de conhecimento. Mas uma hora eu chego lá.

Processado quase tudo no Pixinsight, exceto uma pequena passagem pelo Affinity Photo pra remover gradientes difíceis de tirar no PI.