Autor Tópico: CONVERSANDO SOBRE UMA FOTO BACANA #fotobacanaMF  (Lida 2555 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2021, 18:24:16
Legal Lindsay, gostei da proposta do tópico,
vou colocar uma foto aqui pra ser discutida.



foto do Valério Vieira de 1901 conhecida como "Os 30 Valérios"
Que legal essa foto Paulo, eu lembro dela, mas não me lembro como foi que o cara fez todas as exposições e a montagem. Imagino que não foram 30 exposições na mesma chapa de filme, mesmo pq ja encontrei pelo menos uma repetida.

Talvez vc queira deixar o pessoal intrigado, então espere um pouco, bom ao menos que não vou procurar a resposta na internet, vamos conversar por aqui.

Depois vc conta como foi essa técnica que ele usou, mas acho que foi uma montagem no ampliador, com múltiplas exposições de vários negativos no ampliador. Digo eu acho, pq isso daria trabalho bragarai heim???? Digo isso pq inclusive tem uma inconsistência de escala, de tamanho entre os "Valérios".
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2021, 18:40:54
Um tema interessante dessa foto é luz masculina x feminina . E nessa foto foi usada luz dura , com sombras destacando o modelo guitarrista, ou seja, uma luz bem masculina com sombras mais marcantes que mostram as rugas, expressão do tempo, do rosto, etc; o que dá um ar de masculinidade/virilidade ao modelo, algo que a modernidade através de movimentos loucos atuais, negligencia. Muito interessante a composição , direção e iluminação da foto; acho que a foto conseguiu passar uma mensagem sem nenhum texto e acho que uma foto marcante faz justamente isso: expressa sentimentos, emoções, mensagens , sem textão.
Sim amigo, digamos então que a luz destaca as texturas, que na foto fazem todo sentido, e tem coisas muito interessantes de se fazer ai para chegar neste resultado.

Estou lendo novamente a imagem aqui:
O dof longo ajuda a demonstrar as texturas, pegando desde a mão o braço a guitarra inteira até o rosto, e me pareceu aqui que somente o fundo de madeira é onde começa a ficar desfocado.
vendo hoje novamente fiquei em duvida de o circulo mais iluminado se trata de um snoot mesmo ou se foi criado na pós produção, junto com a vinheta.
Outra coisa é ele deixou no limite da luz especular a maçã do rosto do rapaz, porem como ele conseguiu controlar os reflexos na outras áreas, por ex nas partes metálicas da guitarra (trastes, tarraxas), na madeira envernizado do fundo (verniz fosco???). O coeficiente de reflexão dos materiais estão muito comportadinhos na foto, ou deu certo mesmo, ou ele fez alguma mágica na edição.
O que vcs acham???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2021, 18:43:13
Aqui um Vídeo do Mestre Bagnola sobre o assunto "luz masculina e luz feminina"
Legal esse conceito de luz masc/fem, ainda vou assistir o vídeo (um filme, quase longa metragem) com calma.
Se quiser explique mais um pouco sobre isso.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2021, 00:56:11
Legal esse conceito de luz masc/fem, ainda vou assistir o vídeo (um filme, quase longa metragem) com calma.
Se quiser explique mais um pouco sobre isso.


Brother, os vídeos do Bagnola pra mim são um oásis . Os vídeos dele são verdadeiras aulas de fotografia. Minha recomendação é assistir aos vídeos dele com calma; separar um momento para isso. Tem muito, mas muito material bom de iluminação, fotometria, no canal dele. Considero um dos melhores no segmento de fotografia de moda e gastronomia.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2021, 10:25:24
Acho essa fantástica. Aliás recomendo o site.
https://www.junipergallery.com/



Sept. 2, 1905. St. Clair, Michigan. "Launch of steamer Frank J. Hecker."
(C) Shorpy.com
« Última modificação: 10 de Novembro de 2021, 10:31:49 por AFShalders »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2021, 12:03:49
Que legal essa foto Paulo, eu lembro dela, mas não me lembro como foi que o cara fez todas as exposições e a montagem. Imagino que não foram 30 exposições na mesma chapa de filme, mesmo pq ja encontrei pelo menos uma repetida.

Talvez vc queira deixar o pessoal intrigado, então espere um pouco, bom ao menos que não vou procurar a resposta na internet, vamos conversar por aqui.

Depois vc conta como foi essa técnica que ele usou, mas acho que foi uma montagem no ampliador, com múltiplas exposições de vários negativos no ampliador. Digo eu acho, pq isso daria trabalho bragarai heim???? Digo isso pq inclusive tem uma inconsistência de escala, de tamanho entre os "Valérios".

A foto é de 1901, então já tinha a chamada emlusão de gelatina que permitia filmes em rolos, acho que são várias fotos e ele pode ter montado no ampliador, ou pode ser várias fotos recortadas(uma montagem) e depois ele fotografa para ter tudo em um só negativo, de qualquer forma o que chama a atenção é a criatividade, nessa época o que se fazia era retrato ou paisagem ou seja capturar o real, mas o Valério Vieira tentou capturar o imaginário, e acabou mostrando o quão criativo e versátil a fotografia pode ser, eu fico pensando se Salvador Dalí ou o René Magritte tivessem conhecido o trabalho dele e qual impacto teria sido.
Ele tem outros trabalhos interessantes, como o "buque de Valérios"  e fotos de paisagem com ampliações de 9 metros, isso mesmo fotografias de 9 metros, que pessoa incrível e maluca ele devia ter sido e com certeza renderia uma boa conversa.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2021, 12:05:26 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2021, 12:16:03
Acho essa fantástica. Aliás recomendo o site.
https://www.junipergallery.com/



Sept. 2, 1905. St. Clair, Michigan. "Launch of steamer Frank J. Hecker."
(C) Shorpy.com

o assombro do que o ser humano pode construir e o quão pequeno nós nos tornamos perante a nossa criação.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 11 de Novembro de 2021, 18:38:09
o assombro do que o ser humano pode construir e o quão pequeno nós nos tornamos perante a nossa criação.

Cara, fora a composição, o momento exato, a exposição incrivelmente boa, lembremos que foi com um filme de iso provavelmente menor do que 100 (chuto algo entre 32 e 64), sem af dual-pixel nem nada. Pura e simples fotografia raiz.

As vezes chego a dar gargalhada com as reclamações que a turma de hoje faz sobre equipamentos.
É o que sempre digo, quem sabe, sabe. O resto fica com dor de corno.


Saca essa outra, de novo da Shorpy/Juniper (https://www.junipergallery.com/)
JGPX-68  Lady in the Water
Weeki Wachee Spring, Florida, 1947. Photo by Toni Frissell.


« Última modificação: 11 de Novembro de 2021, 18:42:29 por AFShalders »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #23 Online: 11 de Novembro de 2021, 19:11:10
Cara, fora a composição, o momento exato, a exposição incrivelmente boa, lembremos que foi com um filme de iso provavelmente menor do que 100 (chuto algo entre 32 e 64), sem af dual-pixel nem nada. Pura e simples fotografia raiz.

As vezes chego a dar gargalhada com as reclamações que a turma de hoje faz sobre equipamentos.
É o que sempre digo, quem sabe, sabe. O resto fica com dor de corno.


Saca essa outra, de novo da Shorpy/Juniper (https://www.junipergallery.com/)
JGPX-68  Lady in the Water
Weeki Wachee Spring, Florida, 1947. Photo by Toni Frissell.




Belíssima foto, eu não conhecia a fotografa Toni Frissell, mas dando uma pequena pesquisada olha o que o Wikipédia fala sobre ela

https://pt.wikipedia.org/wiki/Toni_Frissell

que mulher incrível ela deva ter sido, fotografou de tudo, moda, esportes, guerra, social.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #24 Online: 11 de Novembro de 2021, 19:20:22
Cara, fora a composição, o momento exato, a exposição incrivelmente boa, lembremos que foi com um filme de iso provavelmente menor do que 100 (chuto algo entre 32 e 64), sem af dual-pixel nem nada. Pura e simples fotografia raiz.

As vezes chego a dar gargalhada com as reclamações que a turma de hoje faz sobre equipamentos.
É o que sempre digo, quem sabe, sabe. O resto fica com dor de corno.


Saca essa outra, de novo da Shorpy/Juniper (https://www.junipergallery.com/)
JGPX-68  Lady in the Water
Weeki Wachee Spring, Florida, 1947. Photo by Toni Frissell.




Essa foto é extraordinária!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 11 de Novembro de 2021, 19:28:28
Uma foto fantástica do Mestre Cartier Bresson , numa época que homossexuais eram muito discriminados (infelizmente). Notem que a composição da foto feita com a clássica lente 50MM na Leica , usada quase toda vida pelo Mestre Bresson, a composição da imagem é perfeita. As formas , livros e jornais, levam seu olhar direto pros dois homens da foto, muito bom.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 11 de Novembro de 2021, 20:35:02
Belíssima foto, eu não conhecia a fotografa Toni Frissell, mas dando uma pequena pesquisada olha o que o Wikipédia fala sobre ela

https://pt.wikipedia.org/wiki/Toni_Frissell

que mulher incrível ela deva ter sido, fotografou de tudo, moda, esportes, guerra, social.

E não foi usando uma Z7...