Autor Tópico: Limpeza de mofo/fungo em fotografia impressa  (Lida 812 vezes)

Nelson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 03 de Novembro de 2021, 22:14:10
Olá, pessoal, tudo bem?

Acredito que o melhor local para este tópico seja esta seção, pois pode servir para tirar dúvidas de outros fotógrafos ou colecionadores de fotografias que queiram preservar corretamente os seus impressos. Caso não seja, peço aos moderadores que o transfiram para o espaço correto.  :)

Pois bem. Uma das paredes da minha casa sofreu com a umidade proveniente de um vazamento nas pastilhas do prédio e uma fotografia que tenho, emoldurada, terminou sendo vítima de mofo/fungo. Há pontos amarelados ou marrons nas margens brancas e também na foto, colorida – não há foamboard nela. Os fungos têm se proliferado lentamente. Até agora, não desemoldurei o print para evitar que ele sofra alguma avaria adicional.

Os amigos e as amigas me indicariam algum método para limpar a foto ou pelo menos conter a proliferação do bolor? O papel utilizado foi um Hahnemühle, mas não sei dizer qual. Ademais, recomendariam que eu efetuasse algum processo de limpeza específico na moldura e no vidro ou, sendo mais drástico, até trocasse ambos?

Desde já, agradeço!  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2021, 19:55:22
Olá,

Solução de formaldeído, cotonete e muita paciencia. Pode usar também orto-fenilfenol que é comercializado no Brasil na forma do Lysoform SPRAY, mas aplicando com cotonete. O Lysoform líquido é outra composição (quaternários de amônio).

Mas teste antes se não irá danificar.

Boa sorte.  :ok:


Nelson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2021, 23:16:08
Olá,

Solução de formaldeído, cotonete e muita paciencia. Pode usar também orto-fenilfenol que é comercializado no Brasil na forma do Lysoform SPRAY, mas aplicando com cotonete. O Lysoform líquido é outra composição (quaternários de amônio).

Mas teste antes se não irá danificar.

Boa sorte.  :ok:

Obrigado! Usei o Lysoform, mas não deu certo, infelizmente. Pelas características do print, também chegou a desbotar a cor (testei numa parte do papel que não comprometeria a imagem).