Autor Tópico: Líquido para limpeza de sensor  (Lida 3330 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Online: 05 de Novembro de 2021, 19:32:22
Como o título do tópico já diz, gostaria de ouvir dos colegas recomendações sobre qual líquido comprar para fazer a limpeza do sensor. Li em alguns lugares que o mais indicado é o "Eclipse", porém não se encontra no Brasil (não com preço razoável). Em outras pesquisas li sobre álcool isopropilico ou metanol.

Estava cogitando comprar os swabs úmidos, mas o valor é bem mais caro que comprar o seco, e preciso limpar com frequencia o sensor, portanto me parece mais racional comprar o líquido adequado e os swabs secos.


Desde já agradeço!  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2021, 19:45:00
Outra coisa que esqueci, duas das câmeras que uso são Nikon D300, li que ela usa um tipo especial de coating no sensor e portanto não seria recomendado o "eclipse"  :ponder:


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.764
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2021, 19:58:56
Eu usava o Eclipse. Cheguei a usar na D300 e nunca tive problemas.

Hoje eu uso o Aero-clipse, que é uma reformulação do Eclipse mas não é inflamável. Seguro p/ levar em viagens de avião.

https://photosol.com/products/aeroclipse/

Já li vários comentários positivos com relação aos produtos da VSGO.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2021, 20:01:08 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.764
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2021, 20:04:55
Outra coisa que esqueci, duas das câmeras que uso são Nikon D300, li que ela usa um tipo especial de coating no sensor e portanto não seria recomendado o "eclipse"  :ponder:
No site da Photosol cita que pode ser o Eclipse na D300.

Quando tive dúvida, entrei em contato com eles, via email e sempre responderam.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.764
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2021, 20:13:13
Primeira vez que vi algum usando produtos da VSGO foi o Morten Hilmer lá em 2018.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.764
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2021, 20:16:03
Inclusive esse tópico me lembrou que preciso comprar uma lupa com led.

A que eu tinha já era.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2021, 20:23:54
Uso limpa tela de monitor, já usei de óculos também.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2021, 20:29:18
Eclipse é basicamente metanol filtrado. É o que uso, mas uso tão pouco que um frasco comprado coisa de 7 anos atrás ainda tá na metade.

Dito isso, a não ser que eu encoste o dedo no vidro da frente do sensor (câmera de astro tem esse vidro bem exposto), tenho limpo só com um pincel bem macio. 

P.S.: pra limpar marca de dedo, um cotonete com água destilada+detergente, depois só um cotonete com água destilada também funciona. Água destilada não deixa rastro. Mas é só cotonete úmido, não pode encher de água.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2021, 20:32:15 por felipemendes »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2021, 23:18:48
Eu usava o Eclipse. Cheguei a usar na D300 e nunca tive problemas.

Hoje eu uso o Aero-clipse, que é uma reformulação do Eclipse mas não é inflamável. Seguro p/ levar em viagens de avião.


Já li vários comentários positivos com relação aos produtos da VSGO.

Bom saber! Obrigado pelas informações, André!

Gostei de saber que este VSGO é bom. Tem ele a venda no ML em um kit com 4 swabs por 120R$. O líquido é 15ml, mas creio que deva durar um tempinho, aí depois só compro mais Swabs. O eclipse e aero-clipse esta muito dificil de achar e muito caro.

Acho que vou nesse kit da VSGO mesmo.




LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2021, 23:21:45
Uso limpa tela de monitor, já usei de óculos também.

Eu fiz isso uma vez e ficou resíduo depois de secar, mas nao tinha SWAB entao todo o processo nao foi muito correto.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2021, 23:26:23
Eclipse é basicamente metanol filtrado. É o que uso, mas uso tão pouco que um frasco comprado coisa de 7 anos atrás ainda tá na metade.

Dito isso, a não ser que eu encoste o dedo no vidro da frente do sensor (câmera de astro tem esse vidro bem exposto), tenho limpo só com um pincel bem macio. 

P.S.: pra limpar marca de dedo, um cotonete com água destilada+detergente, depois só um cotonete com água destilada também funciona. Água destilada não deixa rastro. Mas é só cotonete úmido, não pode encher de água.

Legal, pesquisei sobre esse Metanol filtrado pra vender na internet, mas nenhum que me desse confiança de comprar.
Problema é que eu faço bastante foto em trilha, eventos de mountain bike... aí é muita poeira... e se precisar trocar de lente eu troco ali mesmo, acaba que suja o sensor... no meu caso creio que a limpeza umida é necessária. Mas sabe que eu tenho um pincel desses e não havia pensado em utilizar no sensor.  :ok:
« Última modificação: 05 de Novembro de 2021, 23:28:20 por LeandroR »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2021, 12:11:20
Mas sabe que eu tenho um pincel desses e não havia pensado em utilizar no sensor.  :ok:

Lembre de usar o pincel do sensor somente pro sensor. Pra poeira, funciona muito bem.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.764
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2021, 12:29:55
Acho que vou nesse kit da VSGO mesmo.

Eu estou afim de comprar um desses kits da VSGO para experimentar. Porque o custo é excelente e mais fácil de repor.

Se você comprar poste aqui o que achou. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.764
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2021, 12:30:35
Eclipse é basicamente metanol filtrado. É o que uso, mas uso tão pouco que um frasco comprado coisa de 7 anos atrás ainda tá na metade.

Dito isso, a não ser que eu encoste o dedo no vidro da frente do sensor (câmera de astro tem esse vidro bem exposto), tenho limpo só com um pincel bem macio. 

P.S.: pra limpar marca de dedo, um cotonete com água destilada+detergente, depois só um cotonete com água destilada também funciona. Água destilada não deixa rastro. Mas é só cotonete úmido, não pode encher de água.

:ok:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2021, 18:46:28
Eu estou afim de comprar um desses kits da VSGO para experimentar. Porque o custo é excelente e mais fácil de repor.

Se você comprar poste aqui o que achou. :ok:

Devo comprar ele sim, pelos preços que vi. Depois relato minha experiência.