Autor Tópico: Se nitidez realmente importasse, Cartier-Bresson seria uma piada  (Lida 2667 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2021, 12:59:48
Excelente reflexão. Acredito que as marcas tem sua parcela de culpa pois é um excelente Meio de vender equipamento novo


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2021, 15:32:39
Muito bem colocado. Gostei da matéria.
Tenho falado várias vezes sobre lentes que são execradas por muita gente, "por não ser nítida".
Tirando algumas poucas que realmente não são boas, a imensa maioria das lentes tem qualidade bem aceitável.
As marcas procuram trazer "novidades" em seus lançamentos, e para isso geram tecnologia para que os clientes troquem suas câmeras. A febre dos megapixels é muito conhecida.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2021, 15:33:21 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2021, 18:36:05
"Nitidez não é algo que eu permito que meus alunos discutam durante o segmento de revisão crítica de meus workshops. "

Faz muito bem, pois revisão crítica nada tem a ver com nitidez.

Porém em vários tipos de fotografia, a nitidez importa, sim. Não só em fotografia técnica, mas também em moda. Uma astrofoto desfocada é uma foto errada. Não há como usar desfoque e falta de nitidez como recursos na maioria dos casos. Lembro de ter feito essa foto aqui, que é pra ser uma foto de arte. Mas o valor técnico dela é zero.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2021, 21:10:29
"Nitidez não é algo que eu permito que meus alunos discutam durante o segmento de revisão crítica de meus workshops. "

Faz muito bem, pois revisão crítica nada tem a ver com nitidez.

Porém em vários tipos de fotografia, a nitidez importa, sim. Não só em fotografia técnica, mas também em moda. Uma astrofoto desfocada é uma foto errada. Não há como usar desfoque e falta de nitidez como recursos na maioria dos casos. Lembro de ter feito essa foto aqui, que é pra ser uma foto de arte. Mas o valor técnico dela é zero.


Moda? Justamente onde vale tudo?

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2021, 22:06:53
Moda? Justamente onde vale tudo?

É mais ou menos como aquele outro tópico recente: é necessário saber as regras pra quebrar as regras? Eu acho que sim.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2021, 22:29:38
É mais ou menos como aquele outro tópico recente: é necessário saber as regras pra quebrar as regras? Eu acho que sim.

Acho que é o ramo com menos regras e bem diferente do exemplo de fotografia técnica.
De esquema com 5 luzes a fotos iluminadas com o flash pop up.
De pinhole a Médio formato.
Acho que nitidez é o de menos num editorial de moda.
Talvez na fotografia publicitaria, de produtos, de catálogos de roupa e beauty, seja mais técnica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2021, 22:41:10
Depende do que você tá fotografando.

Vai fazer uma fotografia bem feita de gastronomia como o Bagnola faz usando fotômetro, flashs e 20D e 6D Mark 1 .... nitidez é fundamental. Por outro tem áreas em que a falta de nitidez é melhor. Dois exemplos de lentes que tem este efeito, as próprias Helios 58MM (clones da Zeiss Biotar 58MM F2.0) que o desfoque dá um toque artístico, a Helios 85MM 1.5 cujas fotos parecem um quadro de arte, ou as lentes 1.2 de Canon, Nikon, etc que tem um toque artístico, muito usado em ensaios de newborn. São lentes longe de perfeição ótica em abertura máxima, mas únicas na estética de imagem.

Tudo depende muito. A foto mais marcante dos anos 40 foi a do Robert Kappa , fotografando o Dia D junto com os soldados. Olhem que foto nítida rs, mas vc teria coragem de estar no lugar dele arriscando a pele ? Eu não.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2021, 22:51:24
Talvez na fotografia publicitaria, de produtos, de catálogos de roupa e beauty, seja mais técnica.

Exatamente a área que eu estava considerando.

Depende do que você tá fotografando.

Depois de eu ter dado minha resposta, refleti sobre o assunto. Mesmo uma astrofoto pouco nítida pode ter seu valor. Ao identificar um asteróide (que já foi identificado, por falar nisso), descobri que há varios asteróides observados tanto por profissionais quanto por amadores, a fim de melhor definir a trajetória dos mesmos, a fim de detectar potenciais colisões com a Terra. Então, desde que se saiba que o que é estrela e o que é asteróide, a foto tem valor. E, obviamente, além de um certo nível, nitidez adicional não acrescenta valor à imagem. Mas, sim, é exatamente o caso de se saber o que se está fotografando. Mas, como em outros casos, é necessário saber o que está acontecendo pra saber até onde se pode ir com a falta de nitidez ou com outros defeitos. 
« Última modificação: 17 de Novembro de 2021, 23:00:24 por felipemendes »


Rodrigo Azambuja

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • @pegueicagando
Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2021, 12:52:41
O controle da câmera na mão é importante, mas a captura de fotos responde a fatores que fogem do nosso controle.

A informação do registro por muitas vezes é mais importante do que a qualidade técnica
@pegueicagando - Fotografia de Rua


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2021, 16:56:40
A informação do registro por muitas vezes é mais importante do que a qualidade técnica

Exatamente. Uma foto tremida de um alienígena seria mais impactante que de qualquer coisa já fotografada.


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2021, 15:03:13
Boa postagem!

Aí, temos duas questões:
1) a intenção;
2) a circunstância.

Acredito que para um bom fotógrafo, a primeira tem que prevalescer, mas em alguns casos, admite-se a segunda.

No caso do Sr. Bresson, vale lembrar as circunstâncias da época: foco manual, filmes com granulação não muito fina, ausência de motor drive e etc... Sem falar que, ele usava e abusava de sua 50mm, sem optar muito por outras lentes. Acredito que a maior preocupação dele, era traduzir bem a côr para o preto e branco, mérito que não é tão fácil e que ajuda muito no resultado desta linguagem. Outra preocupação dele era captar o espírito do momento, embora o mesmo sempre dizer que, nunca se deve ter pressa para clicar e sim, esperar o melhor momento.

Por isso, o Sr. Bresson, bem como outros da época ou posteriores, tiveram que se adequar às limitações da época, que para eles, nem assim eram consideradas, mas sim para nós, que dispomos de um monte de tecnologias avançadas.

Um caso curioso é o do fotógrafo inglês David Hamilton, que passava vaselina nas óticas da Minolta para criar o clima de sonho, necessário nas fotos de suas ninfetas nórdicas.

Em um linha parecida da do Sr. Bresson, temos o Sr. Salgado (ambos da Magnum). Este sempre usou película 400 ISO da Kodak, o famoso Tri-X, o filme mais utilizado no fotojornalismo mundial para Preto e Branco. Poderia optar pelo ISO 125 (Plus-X), mas por suas razões, usava o outro, o que denota uma preocupação não tão grande com nitidez, mas com as facilidades que um ISO mais alto lhe proporcionava. Em contra-partida, compensava isso no equipamento, utilizando Leica.


José Diaz


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2021, 15:20:36
O texto diz:
"Quando apresento uma imagem, sou dono dessas decisões".
.....NEM SEMPRE!!

No campo publicitário, por exemplo, não é bem o fotógrafo que define as coisas, mas um Diretor de Arte. Em muitos casos, respeita-se o talento e a linguagem do fotógrafo, mas o que é mais levado em conta é a capacidade técnica e experiência do profissional para realizar a pauta ou briefing. No caso de maior ou menor nitidez, será uma opção do fotógrafo para concretizar a idéia proposta.

Nesta linguagem, segue o editorial, incluindo o de Moda. Na fotografia de moda é necessário mostrar os detalhes da roupa, mas aceita-se bem um desfoque de fundo. No período analógico, usava-se por vezes um filme de ISO alto, para criar uma granulação proposital em fotos com modelos. Esta granulação, por sua vez, não é bem vista em fotos still.

Desfocado ou não, tudo pode ficar bem, dependendo da intenção (proposta) ou mesmo das circunstâncias, conforme o segmento da fotografia e a habilidade de quem o faz.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2021, 15:27:28 por José Diaz Fotografia »
José Diaz


olegitimo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2023, 16:04:54
Exatamente. Uma foto tremida de um alienígena seria mais impactante que de qualquer coisa já fotografada.

Isso explica porque os retratistas de gente famosa são sempre mais badalados.
Canon SL1
instagram.com.com/denislsphotos