Autor Tópico: O que está melhor para filmar, hoje em dia?  (Lida 3718 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2021, 11:18:17
Gente, as Pana todas servem como webcam também?? Sei que tem Pana que serve. Não sei se todas (as boas pra filmar, eu quero dizer).
Aproveitando... A LX100 é boa pra filmar?? Sempre foi sonho de consumo essa câmera, rsrs. Se ela atender meus requisitos de filmagem (e ainda for webcam), quem sabe não tá na hora de realizar o sonho, hehe.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2021, 11:19:34
Olha, se a luz for boa e se o ângulo coberto pela câmera do celular forem adequados, beleza.
Se a luz for mais ou menos, aí já te aconselho uma câmera mesmo.

Se for fazer 4K prepare o bolso, porque aí o mínimo que te recomendo é uma Panasonic LX100, tenho uma e amo essa câmera. Senão uma Sony A6400 ou similar. 4K bom não é barato e nunca vi um de celular que prestasse. Talvez de um muito top seja, mas fica restrito a objetiva fixa.

Para full-hd tem inumeras soluções, por exemplo uma Panasonic GH4, ou a sua própria SL2. O problema serâo as lentes.

opa, Shalders já tinha falado aqui qeu é boa. Pode ser uma solução. SErá que ela funciona como webcam também?
Lembrando que não faço qualquer questão de 4k. Não usarei essa resolução pra filmar.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2021, 11:20:11 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2021, 11:22:24
Aproveito pra fazer outra pergunta.
Se eu resolvesse ficar com a SL2 pra isso (realmente tô preferindo coisa menor, a 6DII provavelmente vai ser passada pra frente), qual seria a lente mais legal pra video? Não tenho muito espaço aqui. não dá pra levar a câmera muito pra longe, então preciso de pelo menos dos 18mm que são padrão em lente de kit.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2021, 11:25:30 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2021, 13:09:29
opa, Shalders já tinha falado aqui qeu é boa. Pode ser uma solução. SErá que ela funciona como webcam também?
Lembrando que não faço qualquer questão de 4k. Não usarei essa resolução pra filmar.

Que eu saiba a LX100 não pode ser usada como webcam.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2021, 14:54:13
Que eu saiba a LX100 não pode ser usada como webcam.

ah, beleza, valeu!!


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Dezembro de 2021, 15:51:31
Gente, as Pana todas servem como webcam também?? Sei que tem Pana que serve. Não sei se todas (as boas pra filmar, eu quero dizer).
Aproveitando... A LX100 é boa pra filmar?? Sempre foi sonho de consumo essa câmera, rsrs. Se ela atender meus requisitos de filmagem (e ainda for webcam), quem sabe não tá na hora de realizar o sonho, hehe.

As Pana que servem como webcam são da linha GH e alguns modelos da linha G. A minha G80 (G85 nos EUA) funciona bem, inclusive com a saída HDMI limpa, sem as informações do display. Já a G2, mais antiga, não serve.

A minha esposa tem uma Leica D-Lux 109, irmã da LX100, e também não serve para utilizar como webcam. Creio que seja a mesma coisa com a versão Pana.

Em tempo, esqueça câmeras sem display giratório, caso da LX100. Na hora que você começar a fazer vídeos para valer, verá o quanto isso faz falta.

Abração.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2021, 17:33:02
As Pana que servem como webcam são da linha GH e alguns modelos da linha G. A minha G80 (G85 nos EUA) funciona bem, inclusive com a saída HDMI limpa, sem as informações do display. Já a G2, mais antiga, não serve.

A minha esposa tem uma Leica D-Lux 109, irmã da LX100, e também não serve para utilizar como webcam. Creio que seja a mesma coisa com a versão Pana.

Em tempo, esqueça câmeras sem display giratório, caso da LX100. Na hora que você começar a fazer vídeos para valer, verá o quanto isso faz falta.

Abração.

aaaah sim, display giratório é essencial pra fazer vídeos!! Aqui, todo mundo tem.
obrigada, Vinícius!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2021, 18:34:19
Aproveito pra fazer outra pergunta.
Se eu resolvesse ficar com a SL2 pra isso (realmente tô preferindo coisa menor, a 6DII provavelmente vai ser passada pra frente), qual seria a lente mais legal pra video? Não tenho muito espaço aqui. não dá pra levar a câmera muito pra longe, então preciso de pelo menos dos 18mm que são padrão em lente de kit.

Ef-s 10-18mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2021, 10:59:04
Tem a 17-40 também.. Eu tenho e acho bem boazinha.
Se 18mm te servem bem...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2021, 13:40:17
Tem a 17-40 também.. Eu tenho e acho bem boazinha.
Se 18mm te servem bem...

Concordo 100%

Mais aberta do que isso, de perto vai distorcer pra caramba.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #25 Online: 08 de Dezembro de 2021, 14:36:16
Tem a 17-40 também.. Eu tenho e acho bem boazinha.
Se 18mm te servem bem...

acredito que sirva sim. Mas eu tô tendendo é a vender a Oly e as reflex tudim e ficar só com uma Pana GH da vida.
Por enquanto vou de webcam mesmo, hehe. E enquanto tenho as reflex, vou usando pra vídeo. Quando vendê-las, aí parto pra Pana pra usar inclusive como webcam.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 08 de Dezembro de 2021, 15:45:43
acredito que sirva sim. Mas eu tô tendendo é a vender a Oly e as reflex tudim e ficar só com uma Pana GH da vida.
Por enquanto vou de webcam mesmo, hehe. E enquanto tenho as reflex, vou usando pra vídeo. Quando vendê-las, aí parto pra Pana pra usar inclusive como webcam.

Veja só se a GH tem suporte para servir de webcam e saida hdmi live view limpa no caso de querer fazer streamimg. Não são todas que tem.

https://www.panasonic.com/global/consumer/lumix/lumix_webcam_software.html



Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #27 Online: 16 de Dezembro de 2021, 14:04:06
Aproveito pra fazer outra pergunta.
Se eu resolvesse ficar com a SL2 pra isso (realmente tô preferindo coisa menor, a 6DII provavelmente vai ser passada pra frente), qual seria a lente mais legal pra video? Não tenho muito espaço aqui. não dá pra levar a câmera muito pra longe, então preciso de pelo menos dos 18mm que são padrão em lente de kit.

Eu recomendaria a sigma 17-50 2.8. Uma lente versatil e clara, que pra video isso é ainda mais importante. Tem a tamrom 17-50 tb mas segundo eu li tanto o motor de foco como o sistema de estabilização são mais barulhentos e isso é um problema pra gravar. A versão da canon é quase o dobro do preço. Então recomendo a sigma mesmo.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #28 Online: 16 de Dezembro de 2021, 21:27:12
Eu recomendaria a sigma 17-50 2.8. Uma lente versatil e clara, que pra video isso é ainda mais importante. Tem a tamrom 17-50 tb mas segundo eu li tanto o motor de foco como o sistema de estabilização são mais barulhentos e isso é um problema pra gravar. A versão da canon é quase o dobro do preço. Então recomendo a sigma mesmo.

Maravilha, valeu!!


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #29 Online: 27 de Dezembro de 2021, 12:18:01
Maravilha, valeu!!

OI Helena, me senti na obrigação aqui de dar um feedback. Adquiri recente uma lente sigma 17-50 2.8 e achei o AF muito barulhento. pra usar no foco automático continuo para video pode incomodar. (Se usar um microfone externo o barulho ameniza bastante.)  Mas acabei que devolvi pq o foco as vezes engasgava (não pra video).  Acho que depende da  copia. Posso ter pegado uma ruim. Tinha visto algumas recomendações dessa lente para video. Fora isso é uma ótica muito boa. Bom, mas eu diria que uma compra mais segura teria que ir pra canon mesmo: a 17-55 usm mas pelo preço sinceramente tem a zoom mais nítida e clara para aps-c do mundo que é a sigma 18-35 1.8. Uma lente muito usada pela galera de video inclusive em outros corpos via adaptador (panasonic, sony). Se alguém aqui já usou poderia opinar.

Outra coisa: vi que voce esta vendendo: a tokina 16-28. 2.8.  Essa lente é muito boa. e faria um belo par com uma 50mm 1.8 numa cropada. Talvez fosse jogo voce mante-la e como é FF fica ai de segurança caso volte para o formato no futuro. Enfim foi mal se te deixei mais confusa mas estou dando um feddback de minha experiência. A sigma 17-50 pode ser uma ótima, é versatil,  mas recomendo testar antes.