Autor Tópico: Quem aqui ainda tem câmeras Sony A-Mount em 2021 ?  (Lida 2351 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 13 de Novembro de 2021, 16:23:26
Curioso em saber quem aqui ainda tem câmeras Sony A-Mount em 2021.

Tenho uma A900 funcionando firme e forte, uso mais em um copy stand com uma macro Minolta 50/2.8


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2021, 23:46:48
Olá! Faz tempo que não apareço por aqui.

Uso atualmente (ainda), uma Sony SLT A77, com algumas lentes Sony A-Mount e outras Minolta, para trabalhos. As objetivas Minolta, por sua vez, bem antigas, pois foi a primeira marca que usei na fotografia, começando em 1989.
Tenho também uma Sony A300, mas esta fica de stand by.

Fiquei surpreso com esta atitude da Sony, de retirar tudo que tinha com perfil DSLR do mercado. Na verdade, uma atitude bem cruel e avassaladora, bem como, a tecnologia digital tem sido.

Quem mais aqui tem DSLR?
« Última modificação: 16 de Novembro de 2021, 23:57:44 por José Diaz Fotografia »
José Diaz


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2021, 11:43:15
A A77 é uma câmera bem legal, robusta. Cheguei a pensar em comprar uma A77V para por em um copy stand, mas além de ser difícil de encontrar , os preços estavam absurdos... Acabei comprando uma Nikon D5200 para isso, embora não goste dessa última.

Nâo tenho nenhuma objetiva Sony, nem A, nem E. Só tenho 4 lentes A, todas Minolta. Apesar de lentas no foco tem uma qualidade ótica absurda.


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2021, 13:11:25
Shalders, infelizmente, não temos como adivinhar o futuro. Hoje, chego a conclusão que talvez o melhor investimento pra quem o fez, tenha sido comprar Nikon. São mais tradicionais e isso ajuda a manter certos modelos por mais tempo no mercado.

Quando comprei minha A77, fiquei encantado pelos recursos da câmera. Ainda penso em encontrar uma A77II ou A99 para comprar, mesmo sabendo que terei problemas com a Rede Autorizada.

A vantagem da Canon tem sido por causa do mercado jornalístico, que foi absorvido por este fabricante migrando de Nikon para esta. Isso pode facilitar muito em termos de rede autorizada.

Segundo um técnico que tinha aqui no Rio, a Minolta era a melhor ótica do Japão, ficando atrás somente das fabricadas no norte da Europa, como Zeiss, Schneider, Rodenstock e etc...
José Diaz


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2021, 15:51:48
Shalders, infelizmente, não temos como adivinhar o futuro. Hoje, chego a conclusão que talvez o melhor investimento pra quem o fez, tenha sido comprar Nikon. São mais tradicionais e isso ajuda a manter certos modelos por mais tempo no mercado.

Quando comprei minha A77, fiquei encantado pelos recursos da câmera. Ainda penso em encontrar uma A77II ou A99 para comprar, mesmo sabendo que terei problemas com a Rede Autorizada.

A vantagem da Canon tem sido por causa do mercado jornalístico, que foi absorvido por este fabricante migrando de Nikon para esta. Isso pode facilitar muito em termos de rede autorizada.

Segundo um técnico que tinha aqui no Rio, a Minolta era a melhor ótica do Japão, ficando atrás somente das fabricadas no norte da Europa, como Zeiss, Schneider, Rodenstock e etc...


Aqui só tenho essa D5200 por que ela é compativel com o gerenciamento remoto (tethering) pelo Capture One e porque precisava de uma câmera de 24 MP barata, paguei R$1400 nela na semana passada. Poderia ter optado por Canon mas a T7/T7i são bem mais caras e não valeria o investimento no meu caso especifico. Pessoalmente não sou fã de Nikon, apesar de ter tido várias. Nikon me irrita com a incompatibilidade interna nas próprias lentes e corpos.'Por exemplo, consigo usar qualquer lente Nikon em foco manual com fotometria e prioridade de abertura em qualquer corpo Canon/Panasonic/Sony, mas não consigo usar uma Nikkor Ai na porcaria da D5200... Só em alguns outros corpos tipo D7000.
 
As minhas Sony atuais são as A7-II e A7-III ambas compradas em Black Fridays, com bom desconto. Não tenho mais nenhuma Canon, Nikon ou Fuji, e sim essas Sony e algumas outras mais exóticas compradas ao longo dos anos e que nem vale a pena vender.

O problema com as Sony A é que as lentes boas mesmo são caras pra caramba... E as baratas são bem ruins e não sei se valem o investimento hoje em dia, em um sistema fora de linha.

Se eu fosse comprar tudo do zero hoje, seria Canon série R. Tudo é mais fácil na Canon aqui no Brasil.
Se bem que eu adoro as Sony A7, são boas demais e pegam fácil lentes Canon EF mantendo AF e tudo mais.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2021, 15:55:08 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2021, 22:29:49
O problema com as Sony A é que as lentes boas mesmo são caras pra caramba... E as baratas são bem ruins e não sei se valem o investimento hoje em dia, em um sistema fora de linha.

Se eu fosse comprar tudo do zero hoje, seria Canon série R. Tudo é mais fácil na Canon aqui no Brasil.
Se bem que eu adoro as Sony A7, são boas demais e pegam fácil lentes Canon EF mantendo AF e tudo mais.


Essa é a maior questão ; a linha A da Sony é tipo a linha NX da Samsung. É um risco investir num produto fora de linha; tudo bem que câmera antiga da Canon e Nikon geralmente não tem mais peça de reposição. Mas é mais fácil encontrar do que a linha A da Sony.

Tive uma Sony A77 e uma antiga A230 , achava as câmeras muito boas. As lentes de kit 18-55 da linha A Mount são melhores que as da Nikon e Canon. São boas câmeras, mas é um sistema defasado e fora de linha.


José Diaz Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
    • JOSE DIAZ FOTOGRAFIA
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2021, 13:03:49
Olá!

Eu também, se fosse comprar tudo hoje, provavelmente compraria Canon. É o que se encontra com mais facilidades nas lojas do Brasil e isso favorece muito no momento em que se precisa de um acessório.
Além disso, com a maioria usando esta marca, inclusive, empresas jornalísticas, as autorizadas acabam fazendo maior estoque para atendimento em curto prazo.
José Diaz


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2021, 01:05:25
Olá!

Eu também, se fosse comprar tudo hoje, provavelmente compraria Canon. É o que se encontra com mais facilidades nas lojas do Brasil e isso favorece muito no momento em que se precisa de um acessório.
Além disso, com a maioria usando esta marca, inclusive, empresas jornalísticas, as autorizadas acabam fazendo maior estoque para atendimento em curto prazo.

Outra vantagem da Canon é o que o sistema tem um bom custo-benefício. Há lentes muito boas e baratas na linha da Canon, sobretudo nas APSC como as 55-250 e 24MM 2.8 . Outra coisa que me fez ter Canon é a revenda: muito mais fácil revender Canon no mercado de usados e também ter peças de reposição se for o caso. A migração para o mirrorless foi uma aposta muito ousada da Sony e deu certo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2021, 11:03:24
Outra vantagem da Canon é o que o sistema tem um bom custo-benefício. Há lentes muito boas e baratas na linha da Canon, sobretudo nas APSC como as 55-250 e 24MM 2.8 . Outra coisa que me fez ter Canon é a revenda: muito mais fácil revender Canon no mercado de usados e também ter peças de reposição se for o caso. A migração para o mirrorless foi uma aposta muito ousada da Sony e deu certo.

Isso com certeza !

Por exemplo, no caso das minhas A7 (E-Mount) eu não comprei uma única lente da Sony, e sim da Canon e mais um monte de manuais antigas. Se eu quiser vender essas da Canon, saem muito rápido.

No caso da A900, comprei no ML por muito pouco, sem lente, mas eu já tinha algumas da Minolta. Investir em lentes full-frame em A-Mount a esta altura do campeonato é maluquice, pedem um absurdo nelas e existem pouquissimas câmeras full-frame A-Mount por aí, só 4 modelos...


« Última modificação: 26 de Novembro de 2021, 11:09:22 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2021, 18:07:37
Pessoalmente não sou fã de Nikon, apesar de ter tido várias. Nikon me irrita com a incompatibilidade interna nas próprias lentes e corpos.'Por exemplo, consigo usar qualquer lente Nikon em foco manual com fotometria e prioridade de abertura em qualquer corpo Canon/Panasonic/Sony, mas não consigo usar uma Nikkor Ai na porcaria da D5200... Só em alguns outros corpos tipo D7000.
 
As minhas Sony atuais são as A7-II e A7-III ambas compradas em Black Fridays, com bom desconto. Não tenho mais nenhuma Canon, Nikon ou Fuji, e sim essas Sony e algumas outras mais exóticas compradas ao longo dos anos e que nem vale a pena vender.

O problema com as Sony A é que as lentes boas mesmo são caras pra caramba... E as baratas são bem ruins e não sei se valem o investimento hoje em dia, em um sistema fora de linha.

Se eu fosse comprar tudo do zero hoje, seria Canon série R. Tudo é mais fácil na Canon aqui no Brasil.
Se bem que eu adoro as Sony A7, são boas demais e pegam fácil lentes Canon EF mantendo AF e tudo mais.


Meu brother vou te dizer uma coisa, tenho uma Nikon 50MM 1.8 AIS e considero ela melhor que as 50MM 1.8 E e D que a Nikon lançou. Lente absurdamente nítida e com belo desfoque. Rende muito bem pra retratos. Mas imagine, peguei uma D3100 emprestada e ela não faz fotometria O.o . Todas as DSLR da Canon com adaptador Nikon-EOS , fazem a fotometria normalmente. Tem uma pancada de incompatibilidades. Outro exemplo é a 18-55 AFP que não roda na D90 , por exemplo, D3100, D3200. É ridícula essa falta de compatibilidade, apesar de achar algumas lentes da Nikon muito boas.

Sobre o A_Mount realmente as câmeras são muito boas, eu gostava bastante. Mas achar boas lentes aqui no Brasil é dose. O pessoal pede um valor absurdamente caro pra lentes básicas como a 70-300 , por exemplo.

Ainda sobre os adaptadores de Canon pro sistema Emount: tem algum adaptador bom e barato que faça foco contínuo em vídeo de forma razoável pelo menos? Desde já agradeço a resposta.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2021, 18:10:29 por cheferson »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2021, 18:13:07
Ainda sobre os adaptadores de Canon pro sistema Emount: tem algum adaptador bom e barato que faça foco contínuo em vídeo de forma razoável pelo menos? Desde já agradeço a resposta.

Cara o único adaptador que gosto é o MC-11 da Sigma. Tem um Commlite HS que dizem que é bom mas nunca usei.
Os outros são todos lentos ou capengas.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2021, 18:16:53
Meu brother vou te dizer uma coisa, tenho uma Nikon 50MM 1.8 AIS e considero ela melhor que as 50MM 1.8 E e D que a Nikon lançou. Lente absurdamente nítida e com belo desfoque. Rende muito bem pra retratos. Mas imagine, peguei uma D3100 emprestada e ela não faz fotometria O.o . Todas as DSLR da Canon com adaptador Nikon-EOS , fazem a fotometria normalmente. Tem uma pancada de incompatibilidades. Outro exemplo é a 18-55 AFP que não roda na D90 , por exemplo, D3100, D3200. É ridícula essa falta de compatibilidade, apesar de achar algumas lentes da Nikon muito boas.

É isso que me deixa p*** com a Nikon. A retrocompatipilidade é completamente capenga dentro do mesmo mount, na mesma marca e isso foi um dos motivos de eu ter chutado a marca.
 


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2021, 22:02:22
É isso que me deixa p*** com a Nikon. A retrocompatipilidade é completamente capenga dentro do mesmo mount, na mesma marca e isso foi um dos motivos de eu ter chutado a marca.
 

Vários motivos me fizeram não optar por Nikon a falta de compatibilidade foi um deles. Mais cômico é que as câmeras dos concorrentes fazem fotometria correta com lente da Nikon e algumas câmeras da própria marca não fazem kkkkk


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2022, 18:52:13
Quaaaase comprei um kit A77 hahaha !

Ainda bem que saí do transe antes de clicar em comprar !


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2022, 09:44:20
Vários motivos me fizeram não optar por Nikon a falta de compatibilidade foi um deles. Mais cômico é que as câmeras dos concorrentes fazem fotometria correta com lente da Nikon e algumas câmeras da própria marca não fazem kkkkk

Faz falta na Canon o menu para adicionar lentes sem CPU, e à alavanca de abertura para reconhecer à abertura de lentes analógicas.