Autor Tópico: Canon 7D com modo ETTL flash YN 565 EX II  (Lida 1183 vezes)

vinirocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 14 de Novembro de 2021, 08:12:32
Olá a todos

Tenho uma 7D e um flash YN 565exII, mas tenho problemas quando fotografo no modo ETTL.
Eu coloco o ISO em 800, velocidade em 1/125 e abertura 5.0 na lente 24-70
Se eu tiro a foto de uma igreja, por exemplo no amplo para pegar altar lá do fundo fica boa, toda iluminada, mas quando é tipo batizado, casamento, sai tudo estourado. Tenho a sensação que o flash não faz a medição do ambiente e solta potência.
Fiz um teste, baixei o ISO para 200 e ficaram boas, mas acredito que não era para baixar tanto, já que se o ISO estivesse alto, o ETTL só ia jogar o que faltaria lendo o ambiente.

Será que precisa fazer alguma alteração na câmera sobre primeira ou segunda cortina ??

Abraços


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2021, 20:13:21
O ISO interfere sim na potência, mas deve ter algo errado. Me diz uma coisa qual modo vc está usando pra fotografar? Eu tenho dois Youngnuo 568 EX3 e o TTL de ambos é muito bom. Um dos flashs tive que levar pra trocar o capacitor e resistor de potência; foi arrumado e voltou zero.

Em tese, um ISO maior permite que o sensor deixe "iluminado" o fundo, já que o flash ilumina apenas o primeiro plano. Claro estou considerando que vc está usando o flash em cima da câmera , na sapata do flash.

Geralmente flash em segunda cortina é melhor, mas não tem relação com o TTL . Eu uso sempre em eventos o modo AV , seto uma abertura deseja (tipo ex, se a lente for 2.8 , eu coloco 4.0 ) e a compensação de exposição do fotômetro da cãmera em +1 e fotometria matricial. Na configuração do flash, também a leitura é matricial (existe a ponderada) . Meus dois flashs nunca erram o TTL dessa forma, pois se a fotometria do ambiente está correta, o TTL acerta, não tem erro.

ALgumas variáveis podem interferir, apenas recapitulando e colocando alguns itens a mais:

1) Verificar se o transistor do flash não está com defeito. Esse defeito faz o TTL não funcionar direito. Solução: Levar na assistência pra manutenção / troca;

2) Medir corretamente a seta (não usar fotômetro no meio ou no zero, fazendo a exposição de compensação se tiver muitas cenas claras pra mais - ex: +1 ou +2/3 de compensação de exposição no fotômetro da câmera) ou se tiver muitos objetos escuros, compensação pra menos (-2/3, -1).

3) Se mesmo assim o TTL não disparar direito, usar a compensação de exposição do TTL no flash ou no menu de configuração da câmera.

4) Outro fator que influi diretamente no TTL são os difusores ou rebatedores. Se você usar rebatedor, precisa deixar o flash no manual ou compensar no TTL em -1 ou -2 a potência, pois a luz rebatida tem menos força, o flash vai gastar mais pilha e se não tiver compensação, o flash vai mandar uma carga alta .Para pra pensar, se o TTL for luz rebatida no teto, a luz precisa ir, rebater, voltar, entrar na lente e o sistema da câmera vai fazer o cálculo do TTL . Como a luz entrante pela lente será muito fraca (pelo movimento e dispersão da luz), o TTL da câmera vai entender que há pouca luz disponível e jogar alta carga. Acho besteira fazer isso.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2021, 20:16:53
Parece que está disparando sempre na potência máxima, faz um teste mais controlado pra confirmar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vinirocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2021, 11:25:51
O ISO interfere sim na potência, mas deve ter algo errado. Me diz uma coisa qual modo vc está usando pra fotografar? Eu tenho dois Youngnuo 568 EX3 e o TTL de ambos é muito bom. Um dos flashs tive que levar pra trocar o capacitor e resistor de potência; foi arrumado e voltou zero.

Em tese, um ISO maior permite que o sensor deixe "iluminado" o fundo, já que o flash ilumina apenas o primeiro plano. Claro estou considerando que vc está usando o flash em cima da câmera , na sapata do flash.

Geralmente flash em segunda cortina é melhor, mas não tem relação com o TTL . Eu uso sempre em eventos o modo AV , seto uma abertura deseja (tipo ex, se a lente for 2.8 , eu coloco 4.0 ) e a compensação de exposição do fotômetro da cãmera em +1 e fotometria matricial. Na configuração do flash, também a leitura é matricial (existe a ponderada) . Meus dois flashs nunca erram o TTL dessa forma, pois se a fotometria do ambiente está correta, o TTL acerta, não tem erro.

ALgumas variáveis podem interferir, apenas recapitulando e colocando alguns itens a mais:

1) Verificar se o transistor do flash não está com defeito. Esse defeito faz o TTL não funcionar direito. Solução: Levar na assistência pra manutenção / troca;

2) Medir corretamente a seta (não usar fotômetro no meio ou no zero, fazendo a exposição de compensação se tiver muitas cenas claras pra mais - ex: +1 ou +2/3 de compensação de exposição no fotômetro da câmera) ou se tiver muitos objetos escuros, compensação pra menos (-2/3, -1).

3) Se mesmo assim o TTL não disparar direito, usar a compensação de exposição do TTL no flash ou no menu de configuração da câmera.

4) Outro fator que influi diretamente no TTL são os difusores ou rebatedores. Se você usar rebatedor, precisa deixar o flash no manual ou compensar no TTL em -1 ou -2 a potência, pois a luz rebatida tem menos força, o flash vai gastar mais pilha e se não tiver compensação, o flash vai mandar uma carga alta .Para pra pensar, se o TTL for luz rebatida no teto, a luz precisa ir, rebater, voltar, entrar na lente e o sistema da câmera vai fazer o cálculo do TTL . Como a luz entrante pela lente será muito fraca (pelo movimento e dispersão da luz), o TTL da câmera vai entender que há pouca luz disponível e jogar alta carga. Acho besteira fazer isso.

Vamos lá amigo cheferson

A camera está configurada no modo Manual, usando lente 24-70 2.8 série L
1/125 ou 1/160
F:5
ISO 800
Balanço de branco em: Flash
Modo de medição: Ponderada com predominância ao centro

O Flash da Yongnuo não resolve nada eu aumentar ou diminuir a exposição, fica na mesma.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Verificar se o transistor do flash não está com defeito. Esse defeito faz o TTL não funcionar direito. Solução: Levar na assistência pra manutenção / troca;

R: Esse meu flash tem uns 3 anos, no modo manual funciona bem, mas não vou descartar essa possibilidade.

2) Medir corretamente a seta (não usar fotômetro no meio ou no zero, fazendo a exposição de compensação se tiver muitas cenas claras pra mais - ex: +1 ou +2/3 de compensação de exposição no fotômetro da câmera) ou se tiver muitos objetos escuros, compensação pra menos (-2/3, -1).

R: Eu vou tomando base pelo fotômetro da camera ao apertar até o meio o botão de disparo, mas não pego isso como base, pode ser um erro né ?

3) Se mesmo assim o TTL não disparar direito, usar a compensação de exposição do TTL no flash ou no menu de configuração da câmera.

R: Fiz isso, coloquei no maior (-) negativo possivel e nada adiantou

4) Outro fator que influi diretamente no TTL são os difusores ou rebatedores. Se você usar rebatedor, precisa deixar o flash no manual ou compensar no TTL em -1 ou -2 a potência, pois a luz rebatida tem menos força, o flash vai gastar mais pilha e se não tiver compensação, o flash vai mandar uma carga alta .Para pra pensar, se o TTL for luz rebatida no teto, a luz precisa ir, rebater, voltar, entrar na lente e o sistema da câmera vai fazer o cálculo do TTL . Como a luz entrante pela lente será muito fraca (pelo movimento e dispersão da luz), o TTL da câmera vai entender que há pouca luz disponível e jogar alta carga. Acho besteira fazer isso.

R: Sim, uso rebatedor, então seria o ideal virar a cabeça do flash 90 graus e deixar fazer o cálculo ?
Mas eu já ví vários vídeos e todos tem aquela regrinha do flash, ele dispara 2x. Até em um batizado neste último final de semana, um cara com uma Nikon, com rebatedor igual ao meu, o flash disparava 2x e dava pra ver que a foto ficava nada estourado.
O seus flashs da YN fazem essa medição com 2x disparando ?
Se eu colocar o flash no Manual, eu coloco em 1/8 e ISO em 640 ou 800
Não estoura, mas também só terei o primeiro plano iluminado


vinirocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2021, 11:28:38
Parece que está disparando sempre na potência máxima, faz um teste mais controlado pra confirmar.

Fala meu amigo @vangelismm

R: Seria como, mudar a exposição no flash ?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2021, 11:33:13
Todo flash ttl faz 02 disparos.
Seu problema não é esse.

Só não entendi a sua última observação sobre flash no manual e apenas o primeiro plano iluminado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2021, 11:34:18
Fala meu amigo @vangelismm

R: Seria como, mudar a exposição no flash ?

Sim, testa ele em - 2, 0, 2 e confere se houve alterações nas exposições.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2021, 15:09:59
Todo flash ttl faz 02 disparos.
Seu problema não é esse.

Só não entendi a sua última observação sobre flash no manual e apenas o primeiro plano iluminado.

O TTL sempre fará 2 disparos, uma luz quase invisível e ultra-rápida que é captada pela lente até a câmera , pra mesma fazer o cálculo da potência correta de disparo. Todavia, pro TTL funcionar corretamente você precisa ou usar compensação de exposição do flash no TTL (ex, -1, +1, etc) ou ajustar a compensação de exposição no fotômetro da câmera.

Outra coisa, tente colocar a medição do flash como matricial e a fotometria da câmera também como matricial.

Sobre iluminar apenas o primeiro plano é fato. O flash ilumina apenas o primeiro plano de qualquer foto. Pra expor o fundo mais adequadamente, terá que subir o ISO. Eu sempre usei ISO 1600, compensação de exposição +1 no fotômetro, TTL em modo normal (sem compensação), modo AV, velocidade de sincronismo da câmera mesmo (1/200 ou 1/250, enfim) e a fotometria da câmera em Matricial e o disparo de luz do flash também Matricial (nunca ponderado ao centro). Tente fazer esse teste ai .

Sobre a cabeça do flash, em TTL , o uso do rebatedor, irá alterar o caminho da luz e pode fazer com o que o TTL erre o cálculo da luz suficiente para  a cena. Por isso, pode usar TTL com rebatedores ou difusores, mas precisa usar a exposição de compensação geralmente em -1, -2 ou até -3. Um exemplo, você tem um teto branco e coloca a cabeça do flash pra cima, pra que a luz seja rebatida no teto e gere melhores fotos. O primeiro disparo do TTL vai até o teto, desce até o ponto de distância de onde vc focou, entra na lente; há uma perda da potência dessa luz. POr isso, o TTL da câmera vai entender que tem pouca luz e vai fazer um disparo de maior tempo (ou maior potência como se fala). Nestes casos, de uso de modificador, rebatedor, difusor, etc em TTL é certo que você precisa compensar o TTL do flash. Mas antes tente fazer as dicas assim.

Um dos meus flashs teve defeito no transistor e aconteceu a mesma coisa. Ele disparava apenas em manual. Levei numa boa assistência; foi feita a troca e o TTL funciona ok. Apesar de preferir o modo manual, pois acho que as pilhas duram muito mais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2021, 15:47:34
Sim, primeiro precisa expor na camera para o fundo e usar o flash como fill para o assunto.
Meu ponto de partida em evento é parecido, modo M, 1/160, F/2.8, iso 800.
Aí só fico alterando o iso a depender do ambiente.

Eu não uso acessórios no flash quando ele está na câmera.
Mas uso rebatido em paredes e tetos, nunca tive esse problema de ter que compensar pra menos, geralmente é mais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2021, 17:30:11
Sim, primeiro precisa expor na camera para o fundo e usar o flash como fill para o assunto.
Meu ponto de partida em evento é parecido, modo M, 1/160, F/2.8, iso 800.
Aí só fico alterando o iso a depender do ambiente.

Eu não uso acessórios no flash quando ele está na câmera.
Mas uso rebatido em paredes e tetos, nunca tive esse problema de ter que compensar pra menos, geralmente é mais.

Essa questão de compensar pra mais ou pra menos pode depender também do flash. Uma vez li um livro de fotografia que o flash da própria marca tem um software melhor implementado pra comunicação com a câmera, assim o TTL do original é mais preciso. Em outras palavras: o TTL de um flash genérico (Youngnuo, Godox) o TTL não é tão bom quanto um original Canon, Nikon, etc.

É possível que mesmo entre dois modelos de flash com TTL da mesma marca genérica, tenham diferenças no sistema TTL.


vinirocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2021, 19:44:00
Todo flash ttl faz 02 disparos.
Seu problema não é esse.

Só não entendi a sua última observação sobre flash no manual e apenas o primeiro plano iluminado.

Veja em anexo 2 fotos do mesmo assunto, uma é minha com o flash no manual. Perceba que ele ilumina o primeiro plano, o fundo parece que a igreja está às escuras.
Na outra foto, é de uma fotógrafa colega que estava no local, mas ela fez em TTL






vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2021, 20:02:20
Amigo, a diferença entre as fotos não tem nada haver com flash manual ou TTL.

O fundo está escuro pode ser 02 motivos.
Você não fez a fotometria para o fundo e não rebateu o flash para vazar um pouco de luz pro fundo.
Me parece que você está apontando o flash diretamente pro assunto.
Recomendo dar uma pesquisada em flash rebatido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2021, 18:24:31
Pelo que vc falou aparenta haver dois problemas...

O primeiro é no conceito de fotometria...
A velocidade controla o quanto de luz ambiente vai aparecer na foto...
ISO e abertura controlam tanto a exposição do flash quanto a luz ambiente contínua.
Pelo que vc falou F5.0 e velocidade 1/125s vai escurecer bem o fundo...
Faz o seguinte teste: Coloca 1/125, f5.0 e ISO 800.... em seguida faça a mesma foto em 1/50 mantendo os outros dois parâmetros e veja a diferença. Só lembra de firmar bem a mão pq velocidades mais lentas podem fazer tremer a foto.


O segundo problema é que teu flash pode estar com problema no circuito de disparo... Há bastante caso de flash queimar um componente chamado IGBT ou estufar capacitor.... Quando queima o IGBT o que acontece é que o flash só dispara em carga máxima, ficando como os flashes de antigamente que eram controlados somente pelo diafragma.

O teste pra ver se está funcionando é por no modo manual e ver se vai abaixando a carga conforme troca.... 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16... 1/128. No último o flash costuma reciclar instantaneamente. Pelo que vc falor isso problema também pode estar acontecendo já que vc falou que tem foto que fica estourada. Faça o teste e nos conte.

O @Chefe, sabe me passar o contato desse cara que faz assistencia de flash? to com um YN465 que está ou com IGBT ruim ou com caps estufados... tem hora que dispara tem hora que não, tem hora que sai na carga máxima, tem hora que vai mais escuro e talz, provavelmente está com alguma problema desses.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vinirocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2021, 10:04:32
Amigo, a diferença entre as fotos não tem nada haver com flash manual ou TTL.

O fundo está escuro pode ser 02 motivos.
Você não fez a fotometria para o fundo e não rebateu o flash para vazar um pouco de luz pro fundo.
Me parece que você está apontando o flash diretamente pro assunto.
Recomendo dar uma pesquisada em flash rebatido.

Ok, vou fazer os testes, obrigado


vinirocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2021, 10:05:32
Pelo que vc falou aparenta haver dois problemas...

O primeiro é no conceito de fotometria...
A velocidade controla o quanto de luz ambiente vai aparecer na foto...
ISO e abertura controlam tanto a exposição do flash quanto a luz ambiente contínua.
Pelo que vc falou F5.0 e velocidade 1/125s vai escurecer bem o fundo...
Faz o seguinte teste: Coloca 1/125, f5.0 e ISO 800.... em seguida faça a mesma foto em 1/50 mantendo os outros dois parâmetros e veja a diferença. Só lembra de firmar bem a mão pq velocidades mais lentas podem fazer tremer a foto.


O segundo problema é que teu flash pode estar com problema no circuito de disparo... Há bastante caso de flash queimar um componente chamado IGBT ou estufar capacitor.... Quando queima o IGBT o que acontece é que o flash só dispara em carga máxima, ficando como os flashes de antigamente que eram controlados somente pelo diafragma.

O teste pra ver se está funcionando é por no modo manual e ver se vai abaixando a carga conforme troca.... 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16... 1/128. No último o flash costuma reciclar instantaneamente. Pelo que vc falor isso problema também pode estar acontecendo já que vc falou que tem foto que fica estourada. Faça o teste e nos conte.

O @Chefe, sabe me passar o contato desse cara que faz assistencia de flash? to com um YN465 que está ou com IGBT ruim ou com caps estufados... tem hora que dispara tem hora que não, tem hora que sai na carga máxima, tem hora que vai mais escuro e talz, provavelmente está com alguma problema desses.

Perfeito, vou testar e posto aqui depois, obrigado pelas dicas.