Autor Tópico: Canon 7D com modo ETTL flash YN 565 EX II  (Lida 1161 vezes)

vinirocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2021, 10:16:40
O TTL sempre fará 2 disparos, uma luz quase invisível e ultra-rápida que é captada pela lente até a câmera , pra mesma fazer o cálculo da potência correta de disparo. Todavia, pro TTL funcionar corretamente você precisa ou usar compensação de exposição do flash no TTL (ex, -1, +1, etc) ou ajustar a compensação de exposição no fotômetro da câmera.

Outra coisa, tente colocar a medição do flash como matricial e a fotometria da câmera também como matricial.

Sobre iluminar apenas o primeiro plano é fato. O flash ilumina apenas o primeiro plano de qualquer foto. Pra expor o fundo mais adequadamente, terá que subir o ISO. Eu sempre usei ISO 1600, compensação de exposição +1 no fotômetro, TTL em modo normal (sem compensação), modo AV, velocidade de sincronismo da câmera mesmo (1/200 ou 1/250, enfim) e a fotometria da câmera em Matricial e o disparo de luz do flash também Matricial (nunca ponderado ao centro). Tente fazer esse teste ai .

Sobre a cabeça do flash, em TTL , o uso do rebatedor, irá alterar o caminho da luz e pode fazer com o que o TTL erre o cálculo da luz suficiente para  a cena. Por isso, pode usar TTL com rebatedores ou difusores, mas precisa usar a exposição de compensação geralmente em -1, -2 ou até -3. Um exemplo, você tem um teto branco e coloca a cabeça do flash pra cima, pra que a luz seja rebatida no teto e gere melhores fotos. O primeiro disparo do TTL vai até o teto, desce até o ponto de distância de onde vc focou, entra na lente; há uma perda da potência dessa luz. POr isso, o TTL da câmera vai entender que tem pouca luz e vai fazer um disparo de maior tempo (ou maior potência como se fala). Nestes casos, de uso de modificador, rebatedor, difusor, etc em TTL é certo que você precisa compensar o TTL do flash. Mas antes tente fazer as dicas assim.

Um dos meus flashs teve defeito no transistor e aconteceu a mesma coisa. Ele disparava apenas em manual. Levei numa boa assistência; foi feita a troca e o TTL funciona ok. Apesar de preferir o modo manual, pois acho que as pilhas duram muito mais.

Vou ajustar e te falo, abraço


vinirocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2021, 18:46:39
Amigos, temos novidades, testei usando uma 6D e filmei, ele dá os 2 disparos em TTL, já na minha 7D apenas 1 ainda.
Tenho evento esse final de semana e levarei as 2, vou tentar fazer fotos usando o mesmo parâmetro e posto aqui, abraços


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2021, 00:21:15
Amigos, temos novidades, testei usando uma 6D e filmei, ele dá os 2 disparos em TTL, já na minha 7D apenas 1 ainda.
Tenho evento esse final de semana e levarei as 2, vou tentar fazer fotos usando o mesmo parâmetro e posto aqui, abraços

Pra saber se dá dois disparos, o TTL precisa acertar .  Uma opção se uma câmera funcionar e na outra não, na que não funciona, pode reinicializar as funções de fábrica da câmera; mas terá que reconfigurar ela novamente com suas configurações preferenciais.