Autor Tópico: Disco do obturador  (Lida 717 vezes)

Thiago AC

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Online: 05 de Fevereiro de 2022, 10:46:54
Olá pessoal,

Estou com uma questão no disco do obturador da minha 5D Mark IV. Às vezes acontece de ele pular um ponto e ao inves de eu girar 3 cliques, preciso girar 4 vezes pra chegar num stop. Por exemplo, se estou em 1/8000, preciso girar 4 cliques pra chegar em 1/4000. Ou se estou em ISO 100, preciso girar 4 vezes pra chegar em 200 ao invés de 3. Já aconteceu isso com alguém em alguma câmera?


YP

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Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2022, 10:59:00
O botão pode estar gasto.


Vinicius Lima

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Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2022, 14:40:45
Provavelmente as trilhas de carbono já estão desgastadas.
Só substituindo para resolver.


fernandoomi

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Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 14:11:53
Isso acontecia muuuuito quando tive uma 60D.... se girasse rápido fazia exatamente isso. Até cheguei a ver para trocar a peça, mas iria dar um trabalho danado pois tem que desmontar várias placas até chegar na parte para soltar o topo, acabei desistindo.
Depois, sem estar procurando, eu descobri um produto que fez mágica...



Apliquei sem dó no dial (era o que fica próximo ao disparador) e milagrosamente ficou perfeito. Provavelmente foi acumulando sujeira que atrapalhava os contatos.

O seu parece que é o que fica atrás né... na parte da tela colorida, esse é mais chatinho de o spray chegar nos contatos que estejam sujos.
Se souber mexer com eletrônica recomendo abrir e tentar aplicar o spray. Caso contrário, leve a um técnico.... possivelmente ele irá fazer a substituição do componente... chuto uns R$500,00
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

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Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 14:18:55
Putz, eu tinha uma 5D que fazia isso, você movia com pra um lado, tipo fechando a abertura da lente e as vezes ela abria 1/3 kkkkk
Ou ia e voltava.

Achei que fosse desgaste mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

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Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 14:53:19
Se for só sujeira, um limpa contatos resolve. Recomendo especialmente o Corrorion X (embalagem vermelha), o melhor que existe para isso.

Mas se a trilha de carbono desgastou, aí não tem jeito, só trocando a peça.

Mesmo para a plicar o spray muitas vezes é necessário abrir a câmera e acessar diretamente as trilhas do dial.


Lindsay

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Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 18:15:32
Toda vez que eu tentei abrir alguma câmera dessas modernas estraguei alguma coisa. Não recomendo abrir, ainda mais uma câmera como a sua que custa uma fortuna. A simples carga elétrica do seu corpo já pode estragar alguma coisa.

Se for usar o limpa contato, retira a bateria e cuidado para não acertar a os vidros da lente ou o LCD superior. Espere algum tempo para evaporar o produto que ficou internamente.

Conhecimento importa mais que equipamento.


cxpostal

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Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 19:18:04
Se resolver arriscar o spray tiraria a bateria antes e somente colocaria ela de volta depois de um bom tempo.

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2022, 19:19:51 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
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Vinicius Lima

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Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 19:41:43
Se resolver arriscar o spray tiraria a bateria antes e somente colocaria ela de volta depois de um bom tempo.

Precisa tudo isso não. Esse tipo de spray é eletricamente inerte, não propaga corrente.
Você pode borrifar inclusive nos terminais da própria bateria.
Eu borrifo em todos os meus equipamentos (câmeras, tv, monitor, notebook, amplificador, receiver, etc.) e uso logo na sequência. :ok:
Moro no litoral, todos os contatos elétricos aqui vivem lambuzados com isso. :D


AFShalders

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Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 20:28:29
Precisa tudo isso não. Esse tipo de spray é eletricamente inerte, não propaga corrente.
Você pode borrifar inclusive nos terminais da própria bateria.
Eu borrifo em todos os meus equipamentos (câmeras, tv, monitor, notebook, amplificador, receiver, etc.) e uso logo na sequência. :ok:
Moro no litoral, todos os contatos elétricos aqui vivem lambuzados com isso. :D


O liquido hoje em dia é n-hexano, que é inerte mas tem um imenso probleminha. Antigamente era Freon-TF. Ele sai muito frio e ao evaporar fica mais frio ainda, o que causa condensação e acúmulo de humidade dependendo se o clima está seco ou não, então existe sim uma chance de causar um curto. Lido com esse tipo de situação quase todos os dias.

Algumas formulações são mais perigosas porque contém um micro-óleo muito diluido no solvente, e embora isso crie uma pelicula que temporariamente isole os contatos do ar, também cria um grude com o tempo que acumula resíduos. Se for realmente usar, use o que é só solvente.

Um jeito que faço aqui que dá muito mais controle é com benzina retificada que é basicamente a composição do fluido de isqueiro Zippo da lata preta. A lata tem um bico bem fino que dá um bom controle e não dá o efeito de baixar muito a temperatura, que é causado pelo propelente do spray (butano).

Pelo que vejo aqui após as "autópsias" a principal causa é o desgaste mesmo ou então a mola do contato que perdeu a tensão, aí não tem jeito, só a troca mesmo.

Vale lembrar que esses limpa contatos não removem oxidação, e sim contaminantes superficiais. Para oxidação e outras reações químicas como aquela esverdeada, os produtos necessários são outros, como por exemplo hidróxido de amônio, ai depois tem que lavar, secar e reaplicar um lubrificante leve.


 


cxpostal

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Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 21:57:06

O liquido hoje em dia é n-hexano, que é inerte mas tem um imenso probleminha. Antigamente era Freon-TF. Ele sai muito frio e ao evaporar fica mais frio ainda, o que causa condensação e acúmulo de humidade dependendo se o clima está seco ou não, então existe sim uma chance de causar um curto. Lido com esse tipo de situação quase todos os dias.

Algumas formulações são mais perigosas porque contém um micro-óleo muito diluido no solvente, e embora isso crie uma pelicula que temporariamente isole os contatos do ar, também cria um grude com o tempo que acumula resíduos. Se for realmente usar, use o que é só solvente.

Um jeito que faço aqui que dá muito mais controle é com benzina retificada que é basicamente a composição do fluido de isqueiro Zippo da lata preta. A lata tem um bico bem fino que dá um bom controle e não dá o efeito de baixar muito a temperatura, que é causado pelo propelente do spray (butano).

Pelo que vejo aqui após as "autópsias" a principal causa é o desgaste mesmo ou então a mola do contato que perdeu a tensão, aí não tem jeito, só a troca mesmo.

Vale lembrar que esses limpa contatos não removem oxidação, e sim contaminantes superficiais. Para oxidação e outras reações químicas como aquela esverdeada, os produtos necessários são outros, como por exemplo hidróxido de amônio, ai depois tem que lavar, secar e reaplicar um lubrificante leve.


Caracas, muita informação.    :clap:

Nunca usei Zippo para contatos, mas bom saber que posso, pois me limitava a aplica-lo somente em pequenas engrenagens mecânicas. Para melhorar o controle do quanto aplicar, acoplei uma agulha de seringa no bico da lata, que reduz ainda mais a quantidade aplicada. 

Também grande dica o uso de amoníaco, pois para os casos daquelas ‘reações químicas’ mais agressivas buscava algo um pouco mais abrasivo para retirá-las  :no:

Uma outra preocupação minha é justamente este grude da síndrome do dia seguinte. Para ser mais específico, tem alguma marca que seja só solvente? O zippo faria este papel?



« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2022, 22:04:05 por cxpostal »
Carlos

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Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2022, 23:05:26

Caracas, muita informação.    :clap:

Nunca usei Zippo para contatos, mas bom saber que posso, pois me limitava a aplica-lo somente em pequenas engrenagens mecânicas. Para melhorar o controle de quanto aplicar, acoplei uma agulha de seringa no bico da lata, que reduz ainda mais a quantidade aplicada. 

Também grande dica o uso de amoníaco, pois para os casos daquelas ‘reações químicas’ mais agressivas buscava algo um pouco abrasivo para retirá-las  :no:

Uma outra preocupação minha é justamente este grude da síndrome do dia seguinte. Para ser mais específico, tem alguma marca que seja só solvente?

Tem vários, o que normalmente compro é o M500 da Baston do Brasil que é simplesmente hexano. O da Wurth é igual.
Benzina é basicamente hexano com alguns outros hidrocarbonetos similares, não faz a menor diferença.
Pode usar o Zippo perfeitamente.

Cuidado com o hidroxido de amônio (amonia) pois não pode ficar em contato com cobre por muito tempo, tem que lavar depois, pode ser com alccol isopropílico, mas tem que ser totalmente removido.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2022, 23:13:36 por AFShalders »


Vinicius Lima

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Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2022, 00:03:44
Eu pensei que era corajoso e destemido, mas vocês são os verdadeiros Chuck Norris da coisa. :hysterical:

Nunca, em hipótese alguma, nem sob tortura, usaria amônia para limpar trilhas tão finas como as existentes nos dials e flat cables de uma câmera.

Ela remove os cristais de cobre, que são mal condutores, mas ainda assim conduzem (é por isso que às vezes funciona, às vezes não). Só que a amônia leva também a camada superficial de cobre bom junto.

Quando o condutor é grosso ok, dá para conviver. Mas para as trilhas e flat cables super finos de uma câmera, sem chances. Se restar um tiquinho de amônia na ponta que foi limpa, ela irá corroer a outra ponta do contato. Só que essa outra ponta do contato é justamente a fêmea que está soldada na placa.

Recuperação e limpeza de componentes eletrônicos tem limites. Se a corrosão chegou ao ponto de precisar radicalizar, não vale a pena. Estou com o equipamento desmontado mesmo, então substituo a peça por uma nova e pronto.

Mas essa é a minha opinião e experiência. :ok:


cxpostal

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Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2022, 07:25:06
Eu pensei que era corajoso e destemido, mas vocês são os verdadeiros Chuck Norris da coisa. :hysterical:

Nunca, em hipótese alguma, nem sob tortura, usaria amônia para limpar trilhas tão finas como as existentes nos dials e flat cables de uma câmera.

Ela remove os cristais de cobre, que são mal condutores, mas ainda assim conduzem (é por isso que às vezes funciona, às vezes não). Só que a amônia leva também a camada superficial de cobre bom junto.

Quando o condutor é grosso ok, dá para conviver. Mas para as trilhas e flat cables super finos de uma câmera, sem chances. Se restar um tiquinho de amônia na ponta que foi limpa, ela irá corroer a outra ponta do contato. Só que essa outra ponta do contato é justamente a fêmea que está soldada na placa.

Recuperação e limpeza de componentes eletrônicos tem limites. Se a corrosão chegou ao ponto de precisar radicalizar, não vale a pena. Estou com o equipamento desmontado mesmo, então substituo a peça por uma nova e pronto.

Mas essa é a minha opinião e experiência. :ok:

 :ok:


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Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2022, 07:25:38
Tem vários, o que normalmente compro é o M500 da Baston do Brasil que é simplesmente hexano. O da Wurth é igual.
Benzina é basicamente hexano com alguns outros hidrocarbonetos similares, não faz a menor diferença.
Pode usar o Zippo perfeitamente.

Cuidado com o hidroxido de amônio (amonia) pois não pode ficar em contato com cobre por muito tempo, tem que lavar depois, pode ser com alccol isopropílico, mas tem que ser totalmente removido.


 :ok:


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