Autor Tópico: R5 e R6 Novo firmware com atualizações no AF  (Lida 2305 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2021, 16:44:38
Caraca, uma porrada de vídeos do pessoal testando e dizendo que o Eye AF é tão bom quanto os das Sonys mais recentes que a própria A7III. Isso é algo que vc ainda precisa de mais maturação com a câmera para afirmar ou já está convencido que o Eye AF da Sony (mesmo o da A7III) está um patamar acima?

A questão é delicada. A A73 reconhece rosto melhor, de mais longe e é mais "grudada". A R6 reconhece menos rosto/olho (só mais próxima do assunto, pra mim que fotografo muito com 24mm sofro) entretanto é mais precisa, principalmente em menos luz. São sistema de foco um pouco diferente... eu tô satisfeito, mas acredito que a R6 pode aprimorar ainda!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2021, 17:20:47
Só da Canon ser mais precisa já leva vantagem.
Do que adianta "achar" o olho/rosto e não ter as fotos com foco cravado?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2021, 19:56:53
Só da Canon ser mais precisa já leva vantagem.
Do que adianta "achar" o olho/rosto e não ter as fotos com foco cravado?

é que a A74 deve ser igualmente precisa e acha o rosto muito antes kkkk comparar com 2018 é sacanagem.. mas enfim, ônus e bonus.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2021, 21:17:07
No reviews lado a lado não vi essa vantagem  da Sony em adquirir foco de longe.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 14 de Dezembro de 2021, 01:18:29
é que a A74 deve ser igualmente precisa e acha o rosto muito antes kkkk comparar com 2018 é sacanagem.. mas enfim, ônus e bonus.
A A7III foi a última a não ter o Real Subject Tracking ou um name parecido com esse. A A7IV, pelo o que eu entendi, herdou exatamente o processador e sistema de foco da A1.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Dezembro de 2021, 08:22:31
é que a A74 deve ser igualmente precisa e acha o rosto muito antes kkkk comparar com 2018 é sacanagem.. mas enfim, ônus e bonus.
A comparação estava entra A7lll e R6  :assobi:

A Canon na segunda geração está pau a pau com a Sony da quarta geração é um bom sinal.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2021, 08:23:49 por YP »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2021, 11:49:34
A comparação estava entra A7lll e R6  :assobi:

A Canon na segunda geração está pau a pau com a Sony da quarta geração é um bom sinal.
Com certeza... mas não podemos esquecer que a Canon entrou no jogo mais tarde e parte do mato alto já tinha sido cortado pela Sony. Mas com certeza o seu Dual Pixel é a grande fundação dessa precisão do seu sistema de foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2022, 10:33:42
Eu atualizei a minha R6, sábado dia 04/12/2021.

Confesso que não sentia necessidades de atualização, pois a precisão olho/cabeça, no social, inclusive durante a recepção de um casamento (luzes diversas e as vezes escuro) o sistema ia muito bem.

Principal mudança: pessoas com mascara, na entrada da igreja, entrada de padrinhos, onde alguns lugares ainda se exige a mascara, antes ela acompanhava a face da pessoa... agora está acompanhando pelo olho, ou seja realmente ficou mais preciso.

Fiz o teste em carros e motos passando na rua, a camera faz um ponto de foco do tamanho do veiculo e não desgruda mais.

Em animais, no meu caso aves, eu ainda não testei se houve melhoras, ao decorrer dos dias, respondo isso a vocês.

Bateria, como fiz apenas um evento após a atualização, não sei dizer se teve mudanças para melhor ou pior, mas a duração está fantástica, tenho passado de 3.000 cliques com uma única carga de bateria.

Por enquanto, é só  !

Após um mês eu ter comentado aqui e mais alguns eventos, cheguei a uma conclusão inversa do que relatei anteriormente.
Eu vou retornar o firmware para 1.4.0, pois em local de pouca luz, como a recepção (festa), foco com reconhecimento de olho/face, e função acompanhar assunto principal, ignorando possíveis obstáculos, como sempre foi, a camera está trocando o foco de lugar indo para outras pessoas, que não é o assunto que comecei focando antes. Aconteceu apenas algumas vezes, e como notei nos sites gringos, que muitos usuários de R6 e R5 tem reclamado e notado isso também, irei voltar o firmware.
Fora isso, só alegrias, por enquanto.
Fotógrafo e birdwatching


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2022, 10:36:50
Após um mês eu ter comentado aqui e mais alguns eventos, cheguei a uma conclusão inversa do que relatei anteriormente.
Eu vou retornar o firmware para 1.4.0, pois em local de pouca luz, como a recepção (festa), foco com reconhecimento de olho/face, e função acompanhar assunto principal, ignorando possíveis obstáculos, como sempre foi, a camera está trocando o foco de lugar indo para outras pessoas, que não é o assunto que comecei focando antes. Aconteceu apenas algumas vezes, e como notei nos sites gringos, que muitos usuários de R6 e R5 tem reclamado e notado isso também, irei voltar o firmware.
Fora isso, só alegrias, por enquanto.

:ponder:

Agora entendi o porque de alguns sites de notícias terem postado como fazer downgrade de firmware nas R's.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2022, 11:25:57
Que mancada.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #25 Online: 24 de Janeiro de 2022, 12:50:54
Eu juro que quando vi essa notícia do downgrade não entendi.

De qualquer maneira aqui 100% funcionando e melhor que no 1.4.0. E olha que eu faço foto.... Ainda acredito que tenha a ver com as lentes paralelas e os usuários que não sabem configurar o sistema de AF.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Janeiro de 2022, 16:17:01
Eu juro que quando vi essa notícia do downgrade não entendi.

De qualquer maneira aqui 100% funcionando e melhor que no 1.4.0. E olha que eu faço foto.... Ainda acredito que tenha a ver com as lentes paralelas e os usuários que não sabem configurar o sistema de AF.

Infelizmente não é meu amigo... eu só uso lente L serie 2, e não mudei funções do af.
No social... onde a luz tá pouco melhor.. esta atualização está perfeita, muito boa, crava no rosco, mesmo com mascara, oculos, etc.... e na vida selvagem, tá excelente, e olha que uso uma 500mm f4 L IS serie 1.

Vou fazer a reversão, e sábado agora tenho outro casamento, para fazer o comparativo.

Acho que já fiz umas 80mil fotos com a R6, e notei essa leve diferença em local de pouquissima luz (local estava exigindo a regulagem média para dar fotometria exata, de 1/160, f2.8, iso 10.000 a 12.800) e uma leve luz de flash em 1/64 para dar tom melhor na pele das pessoas. Citei isso apenas  para noção de qual ausente de luz estava.

Mas vamos testando.
Fotógrafo e birdwatching


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #27 Online: 25 de Janeiro de 2022, 21:46:14
Infelizmente não é meu amigo... eu só uso lente L serie 2, e não mudei funções do af.
No social... onde a luz tá pouco melhor.. esta atualização está perfeita, muito boa, crava no rosco, mesmo com mascara, oculos, etc.... e na vida selvagem, tá excelente, e olha que uso uma 500mm f4 L IS serie 1.

Vou fazer a reversão, e sábado agora tenho outro casamento, para fazer o comparativo.

Acho que já fiz umas 80mil fotos com a R6, e notei essa leve diferença em local de pouquissima luz (local estava exigindo a regulagem média para dar fotometria exata, de 1/160, f2.8, iso 10.000 a 12.800) e uma leve luz de flash em 1/64 para dar tom melhor na pele das pessoas. Citei isso apenas  para noção de qual ausente de luz estava.

Mas vamos testando.

Mas aqui tu tá no limite ou muito abaixo da sensibilidade do AF.... eu fotografao aqui 160 / f2 / ISO 1600 geralmente....


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 31 de Janeiro de 2022, 11:20:42
Mas aqui tu tá no limite ou muito abaixo da sensibilidade do AF.... eu fotografao aqui 160 / f2 / ISO 1600 geralmente....

E mesmo assim.. a camera foca muito.. mas muito bem...assim como a 5D mark IV que eu tinha já fazia.

Refiz o teste, voltei firmware.. e realmente pula pouco menos de face, e gasta pouco menos bateria, a versão 1.4.0. Agora vou testar em aves, usando a EF 500mm com extensor 1.4x e 2x para ver se mantém igual.

Porém... pessoas com máscara a versão 1.4.0 é um pouco inferior, então muito provavelmente eu vou voltar para a 1.5.0, devido esta grande ajuda do firmware mais atualizado, que é uma situação onde é mais comum o uso, mesmo que esta versão gaste um pouco mais de bateria.
E assim concluo... ambas versões.. tem seus prós e contras...
Fotógrafo e birdwatching


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 31 de Janeiro de 2022, 11:29:03
Porém... pessoas com máscara a versão 1.4.0 é um pouco inferior, então muito provavelmente eu vou voltar para a 1.5.0, devido esta grande ajuda do firmware mais atualizado, que é uma situação onde é mais comum o uso.
Por aqui o uso de máscaras em eventos é praticamente apenas dos colaboradores.
Se vi 10 convidados de máscara sábado foi muito.