Autor Tópico: UPDATE Lente Fujifilm  (Lida 924 vezes)

carolinapereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 28 de Novembro de 2021, 09:34:53
Bom dia

Sou fotógrafa profissional, muito baseada em campanhas de moda , fotografia documental ( casamentos) e agora recentemente ando no universo dos concertos. Preciso da vossa ajuda porque ando a sentir me limitada no que toca a objectivas .

Tenho uma Fujifilm X-T3 .
Não excluo a opção de lentes MF antigas , até porque a nível de budget interessa me bastante por serem mais baratas. Não excluo também lentes de outras marcas com adaptador .

1. Pretendo uma Objectiva que me permita ter uma distância focal maior.

2. Objectivo de conseguir fotos mais fechadas dos artistas em palco , mais intimistas, mais retratos. Muitas vezes existem condições de luz muito baixa , logo é sempre bom ter uma boa abertura diafragma.

3. Já tenho uma Fujifilm XF 35mm ( 1.4) que é a melhor lente e mais versátil que tenho. Mas agora em concertos , é muito distante de tudo e não me ajuda a ter fotografias mais próximas dos artistas. É óptima mas limita-me durante o concerto em si.

Comprei recentemente uma FUJIFILM XF 16-55mm f/2.8 R LM WR mas honestamente não estou a adorar ( Comprei esta para ter uma opção mais grande angular e rápida de mudar a distância, para casamentos , mas é só isso..não estou a amar usá-la)

Será que existe solução e não demasiado cara ?

Espero não ter sido confusa , primeira vez a usar este fórum.

Obrigada :)
« Última modificação: 28 de Novembro de 2021, 09:36:11 por carolinapereira »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2021, 11:34:23
Olá Carolina, antes de mais nada seja bem-vinda ao fórum !

Passei por uma experiencia semelhante com a Fuji. Tem excelentes objetivas mas quando sai-se do trivial elas tornam-se extremamente caras, principalmente nas tele objetivas e meias-teles, a exemplo da XF 56...

A solução que adotei foi utilizar as antigas de foco manual, mas ressalto que a minha fotografia não é de ação, e sim de viagem, ou seja, o foco manual não me atrapalha nem um pouco.

Se está pensando em algo em torno nos 70mm a 200mm, as opções são inúmeras, e dentre as que mais gostei no quesito qualidade de imagem vs preço foram as antigas Minolta MD, baratas e de qualidade impressionante.

Aqui tenho as Rokkor 50mm F2 MD e a 135mm F2.8 PF MD e adoro uma Rollei Tele Tessar 200 F4. Todas baratas.

Existem inúmeras outras opções da Nikon, Pentax, Olympus, Rollei.

As lentes da Rokinon/Samyang são excepcionais e tem bom preço.

O sistema de focus peaking ajuda muito e permite focalizar com precisão. Mas lembre que não tem estabilização de imagem !

Esse último na verdade foi um dos motivos de eu ter saído da Fuji e ter migrado para a Sony (A7 II/III).

P.S.

Outra coisa é que se estiveres capturando em raw, é fato notório que o maior gargalo está no pós-processamento.
Recomendo que teste a sua XF 18-55 em raw e processe as imagens com o DxO PhotoLab 5 que tem suporte para Fuji XTrans.
A diferença na imagem final chega a ser absurda em algumas situações.

Existe uma versão para testes válida por 30 dias, e se não me engano há uma promoção no momento.

« Última modificação: 28 de Novembro de 2021, 11:39:49 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2021, 11:38:56
 Fuji 50-140mm f/2.8

90mm f/2
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2021, 15:50:55
Eu tenho e gosto muito da Viltrox 56mm f/1.4. É uma lente relativamente barata, com autofoco e imagem bem boa.

Tenho também a Rokinon 135mm f/2, que é impecável oticamente, mas não tem foco automático. E o foco manual em f/2 é bem difícil.

A 50-140mm f/2.8 é uma excelente pedida, mas é um tanto cara.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2021, 18:09:19
Fuji 50-140mm f/2.8

90mm f/2

Será que existe solução e não demasiado cara ?

Sugerir lente cara é facil...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2021, 18:41:08
Será que existe solução e não demasiado cara ?

Sugerir lente cara é facil...

Faltou você sugerir uma barata.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2021, 18:49:11
Faltou você sugerir uma barata.


Aqui tenho as Rokkor 50mm F2 MD e a 135mm F2.8 PF MD e adoro uma Rollei Tele Tessar 200 F4. Todas baratas.

Existem inúmeras outras opções da Nikon, Pentax, Olympus, Rollei.

As lentes da Rokinon/Samyang são excepcionais e tem bom preço.


 :D :D :D
« Última modificação: 28 de Novembro de 2021, 18:50:38 por AFShalders »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2021, 22:10:54
Colocaria a Viltrox 85mm f/1.8 nessa lista, também. Tenho ela, mas ainda quase não usei - mas a intenção é justamente usar em concertos (minha equivalente antiga no m43 era a Olympus 75mm f/1.8, e os resultados eram excepcionais).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2021, 11:21:15
Colocaria a Viltrox 85mm f/1.8 nessa lista, também. Tenho ela, mas ainda quase não usei - mas a intenção é justamente usar em concertos (minha equivalente antiga no m43 era a Olympus 75mm f/1.8, e os resultados eram excepcionais).

Esqueci dessa. Não a tenho, mas li boas coisas sobre ela.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2021, 13:34:17
Também esqueci dessa !  :doh: