Autor Tópico: Sensor Riscado? Ajuda, por favor.  (Lida 2439 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 30 de Novembro de 2021, 09:57:54
A possibilidade de riscar o filtro é quase nula nessa situação.

A primeira vez que usei esse método foi assim tb. Gastei uns 5 ou 6 swabs para deixar o sensor limpo e sem manchas. Mas com o tempo fui acertando a pressão no swab e a quantidade de líquido.

Mas eu sempre gasto pelo menos uns 3 swabs por limpeza.
Pois é, a única coisa que pode dar b.o. é se tiver algum grão de areia por exemplo...
Mas antes de passar tem que usar bastante o fuc fuc com a câmera virada para baixo e depois manda bala na limpeza.


Guilherme Khallil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #31 Online: 30 de Novembro de 2021, 09:59:32
Cotonete comum que solta fiapo não compensa. Vai ficar fiapo grudado no filtro.


Ok, tenho apenas um swab agora kkkk, passo verticalmente mesmo, horizontalmente? Pra ao mens amenizar a situação pro Job de amanhã


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 30 de Novembro de 2021, 09:59:48
Cotonete comum que solta fiapo não compensa. Vai ficar fiapo grudado no filtro.
kkkkk

Quando usava o cotonete até ficou algumas vezes,  mas fui passando e tirei o que ficou.

Hoje uso o swab, mas como disse fica marcado e tenho que passar novamente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:01:07
Cotonete comum que solta fiapo não compensa. Vai ficar fiapo grudado no filtro.

Eu tenho usado com sucesso.
Quando fica é só esperar secar e usar o fuc fuc.

Sobre a ultima foto do autor, parece está usando muito liquido...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:04:14
Em tempo, eu prefiro usar o gel stick.
Limpeza molhada só uso em ultimo caso com o que não sai no gel stick justamente por causa dessas manchas que limpa num lugar aparece em outra.

E vocês usam líquidos próprios e gastam isso tudo de swab?
Mais um motivo pra eu continuar usando álcool isotrópico, liquido de limpar óculos ou tela de computador...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:07:51
Passo o mesmo swab várias vezes..
Se não ficar bom mesmo meto o cotonetão rsrs


Guilherme Khallil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #36 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:12:59
Pronto galera! O que fiz:
Passei o Swab na vertical, como o colega indicou. As manchas horizontais sumiram, e ficou uma minuscula na vertical. Irei comprar mais swabs. E limparei novamente quando chegar.
Na foto, tem uma pequena mancha visivel em f22... Mas é menos assustador que aquelas linhas horizontais que acreditava ser risco.






André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #37 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:19:07
Em tempo, eu prefiro usar o gel stick.
Limpeza molhada só uso em ultimo caso com o que não sai no gel stick justamente por causa dessas manchas que limpa num lugar aparece em outra.

E vocês usam líquidos próprios e gastam isso tudo de swab?
Mais um motivo pra eu continuar usando álcool isotrópico, liquido de limpar óculos ou tela de computador...

Onde vc tem comprado o gel stick? Em algum dos foruns gringos que eu acompanho, não lembro mais, tinha algumas pessoas reclamando da quantidade de gel stick falsificado no site da Amazon.

A Nikon Z6 parece que que tem uma tendência de grudar menos sujeira no sensor. Na D800e é um inferno.
Na Fuji X-T4 não precisei limpar ainda.

O que aprendi com o tempo é depois de pingar o líquido no swab, esperar um pouquinhi, para o swab absorver melhor o líquido e evitar manchas no sensor.

Um frasco de Eclipse, dura bem aqui comigo.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #38 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:19:35
Vídeo para quem tem medo de encostar no "sensor".

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #39 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:26:38
Pronto galera! O que fiz:
Passei o Swab na vertical, como o colega indicou. As manchas horizontais sumiram, e ficou uma minuscula na vertical. Irei comprar mais swabs. E limparei novamente quando chegar.
Na foto, tem uma pequena mancha visivel em f22... Mas é menos assustador que aquelas linhas horizontais que acreditava ser risco.

Tá quase 100% :ok: :clap:

Bem vindo ao maravilho mundo do : "limpe vc mesmo o seu sensor".   :assobi: :D :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Guilherme Khallil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #40 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:28:37
Vídeo para quem tem medo de encostar no "sensor".


Caraca! Estou assistindo aqui... Estou mais aliviado ! kkkkkk. Todas as mirrorless tem um vidro protetor? Algumas pessoas dizem que é apenas uma pelicula.


Guilherme Khallil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #41 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:29:40
Onde vc tem comprado o gel stick? Em algum dos foruns gringos que eu acompanho, não lembro mais, tinha algumas pessoas reclamando da quantidade de gel stick falsificado no site da Amazon.

A Nikon Z6 parece que que tem uma tendência de grudar menos sujeira no sensor. Na D800e é um inferno.
Na Fuji X-T4 não precisei limpar ainda.

O que aprendi com o tempo é depois de pingar o líquido no swab, esperar um pouquinhi, para o swab absorver melhor o líquido e evitar manchas no sensor.

Um frasco de Eclipse, dura bem aqui comigo.

Rapaz... Também gostaria de saber. Queria comprar um stick mas não achei nenhum que aparentava ser original, então fui direto aos swabs. Estou agora aqui no aliexpress pra comprar algum swab, que também não sei quais são originais ou não.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #42 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:32:18
Caraca! Estou assistindo aqui... Estou mais aliviado ! kkkkkk. Todas as mirrorless tem um vidro protetor? Algumas pessoas dizem que é apenas uma pelicula.

todo sensor de câmera DSLR ou ML tem esse vidro protetor.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #43 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:36:13
Rapaz... Também gostaria de saber. Queria comprar um stick mas não achei nenhum que aparentava ser original, então fui direto aos swabs. Estou agora aqui no aliexpress pra comprar algum swab, que também não sei quais são originais ou não.

Creio que se for comprar VSGO não deve ter falsificado. Esses outros swabs genéricos eu nunca usei.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:40:59
Eu evito falsificações, compro direto os clones no Ali  :hysterical:

O gel stick genérico aqui já tem anos e funciona sem problemas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs