Autor Tópico: Sensor Riscado? Ajuda, por favor.  (Lida 2432 vezes)

Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 30 de Novembro de 2021, 11:53:59
E vocês usam líquidos próprios e gastam isso tudo de swab?
Mais um motivo pra eu continuar usando álcool isotrópico, liquido de limpar óculos ou tela de computador...

Somos dois. :ok:


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 30 de Novembro de 2021, 12:02:17
Tenho muito medo de passar um cotonete, já vi muitoo video dizendo pra nunca passar, tenho medo também de deixar fiapos.

Cara, fico pensando quando você tiver um filho (se é que já não tem). :)

Sou engenheiro e projetista de sistemas eletrônicos e lhe garanto que há muita desinformação e temores desnecessários nesse segmento. Sensores são dispositivos sensíveis, mas de maneira alguma tão sensíveis quanto o pessoal acha. Seus ouvidos são muito mais sensíveis e não possuem peça de reposição, e nem por isso você  fica com medo de enfiar o cotonete lá dentro, né? :hysterical:

Cuide bem da sua câmera, mas não precisa ter medo e muito menos dó dela. ;)

Em tempo, eu mesmo faço a manutenção das minhas câmeras, seja preventiva ou corretiva. E mantenho todas em estado impecável.

Ahhh...e uso cotonetes numa boa. No meus ouvidos e nas câmeras.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 30 de Novembro de 2021, 12:06:53
Dica para tirar o excesso de líquido e as manchas decorrentes: Papel de Limpeza (Lens Tissue).

Uso ele entre o cotonete e o sensor. Fica como se tivesse acabado de sair da linha de montagem.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 30 de Novembro de 2021, 14:12:19
Como o assunto da limpeza está em "alta" fui ver o sensor da D750.
Estava limpo até, mas vi uma marquinha que deve ter passado despercebido na última limpeza. Então peguei o cotonete e limpei, caiu algum fiapo e removi com a bombinha fuc fuc.

Pronto, está excelente.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #49 Online: 30 de Novembro de 2021, 21:12:33
Conversamos faz pouco tempo sobre lipeza de sensores. Meu "método" é mais ou menso esse:
1. Sopro (com a boca, com bombinha, spray de ar comprimido ou qualquer coisa que sopre. Com a boca corre o risco de voar saliva, então é pra fazer com cuidado)
2. Se não resolver, pincel de maquiagem, guardado separado e só usado pra sensor.
3. Se não resolver, Eclipse e pincel de sensor. Uso eclipse só porque tenho, mas poderia perfeitamente usar álcool isopropílico comum. Como nessa fase já não tem poeira sólida no sensor, uso várias vezes o mesmo pincel.
4. Se não resolver (por exemplo, gordura dos dedos no sensor), uso um pincel com água destilada e um tiquinho de detergente, e em seguida somente água destilada. Isso porque o álcool não remove gordura tão bem quanto detergente. Só cheguei nesse passo 4 uma vez no sensor, mas uso bastante nos espelhos do telescópio. Água destilada seca sem deixar vestígio, assim como o álcool isopropílico puro (que é a composição do Eclipse).


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 01 de Dezembro de 2021, 00:06:38
Conversamos faz pouco tempo sobre lipeza de sensores. Meu "método" é mais ou menso esse:
1. Sopro (com a boca, com bombinha, spray de ar comprimido ou qualquer coisa que sopre. Com a boca corre o risco de voar saliva, então é pra fazer com cuidado)
2. Se não resolver, pincel de maquiagem, guardado separado e só usado pra sensor.
3. Se não resolver, Eclipse e pincel de sensor. Uso eclipse só porque tenho, mas poderia perfeitamente usar álcool isopropílico comum. Como nessa fase já não tem poeira sólida no sensor, uso várias vezes o mesmo pincel.
4. Se não resolver (por exemplo, gordura dos dedos no sensor), uso um pincel com água destilada e um tiquinho de detergente, e em seguida somente água destilada. Isso porque o álcool não remove gordura tão bem quanto detergente. Só cheguei nesse passo 4 uma vez no sensor, mas uso bastante nos espelhos do telescópio. Água destilada seca sem deixar vestígio, assim como o álcool isopropílico puro (que é a composição do Eclipse).

Também uso detergente em casos extremos.  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 01 de Dezembro de 2021, 00:59:47
álcool isopropílico puro (que é a composição do Eclipse).

Correção: Eclipse é metanol puro.