Autor Tópico: Lentes zoom antigas, 2021, compensa?  (Lida 1272 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Novembro de 2021, 00:26:35
Fala pessoal, beleza?

Como já comentei aqui, tô muito perto de trocar uma das câmeras, pegar uma RP (ou R, dependendo das formaturas do fim de ano, rs)
Porém, tô pensando em pegar só corpo, já que tá dando muita diferença de preço, nos kits.

Não sei o quanto de resolução eu perderia com minhas lentes EF-S, aí veio a ideia de uma lente uso geral EF, para formaturas, eventos diversos, para poder fotografar com o sensor todo...

Isso não seria algo definitivo, é só até eu negociar minhas EF-S e comprar lentes decentes...

Aí fui pensando, lembrando, a Canon tem umas Ultrasonic, antiguinhas, que eram bem decentes, mas não sei como é o rendimento delas com esses sensores atuais...

Pensei na 24-85, 3.5-4.5, adorava ela na 5d coroa do estudio que trampava, mas tá rara de achar...

Aí veio a 28-135, essa eu naõ curtia muito, 5.6, pesadona e enchia de poeira, além de não ser tão nitida quanto a anterior...

Agora a pouco, lembrei da 28-105, 3,5-4.5 sem estabilizador, mas essa eu tive muito pouco contato. Será que compensa? Achei dessa, de 700 a 1500 reais, variando o estado da lente, etc.

Outra opção seria aquela 24-105 STM f/5.6, mas é tbm dificil de achar, e meio carinha, rsrs.
24-105 RF 7.1 eu até pensei, mas tenho medo desse breu na ponta tele: 5.6 já é tenso, imagina 7.1 kkkkkkk
24-105 tá fora de cogitação: Nova tá muito cara, usada só se acha surrada..

Ideias, pessoal, kkkkkkk


A titulo de informação, minhas lentes atuais:
10-18
18-135 (não STM)
17-50 2.8 Tamron
50-150 2.8 Sigma.

Abraço.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2021, 02:04:10
Fala pessoal, beleza?

Como já comentei aqui, tô muito perto de trocar uma das câmeras, pegar uma RP (ou R, dependendo das formaturas do fim de ano, rs)
Porém, tô pensando em pegar só corpo, já que tá dando muita diferença de preço, nos kits.

Não sei o quanto de resolução eu perderia com minhas lentes EF-S, aí veio a ideia de uma lente uso geral EF, para formaturas, eventos diversos, para poder fotografar com o sensor todo...

Isso não seria algo definitivo, é só até eu negociar minhas EF-S e comprar lentes decentes...

Aí fui pensando, lembrando, a Canon tem umas Ultrasonic, antiguinhas, que eram bem decentes, mas não sei como é o rendimento delas com esses sensores atuais...

Pensei na 24-85, 3.5-4.5, adorava ela na 5d coroa do estudio que trampava, mas tá rara de achar...

Aí veio a 28-135, essa eu naõ curtia muito, 5.6, pesadona e enchia de poeira, além de não ser tão nitida quanto a anterior...

Agora a pouco, lembrei da 28-105, 3,5-4.5 sem estabilizador, mas essa eu tive muito pouco contato. Será que compensa? Achei dessa, de 700 a 1500 reais, variando o estado da lente, etc.

Outra opção seria aquela 24-105 STM f/5.6, mas é tbm dificil de achar, e meio carinha, rsrs.
24-105 RF 7.1 eu até pensei, mas tenho medo desse breu na ponta tele: 5.6 já é tenso, imagina 7.1 kkkkkkk
24-105 tá fora de cogitação: Nova tá muito cara, usada só se acha surrada..

Ideias, pessoal, kkkkkkk


A titulo de informação, minhas lentes atuais:
10-18
18-135 (não STM)
17-50 2.8 Tamron
50-150 2.8 Sigma.

Abraço.


Mike de todas essas , uma lente zoom antiga bem interessante é a 28-105 3.5-4.5 ; ela é um pouco melhor do que a 28-135 (eu tenho a 28-135 e gosto dela, não acho a ótica dela aquela maravilha, mas o motor USM e versatilidade dela eu gosto).

Outra boa opção seria a Tamron 28-75 2.8 que é um bom custo-benefício e vai depender do seu orçamento. Eu já tive essa lente e a ótica dela é ótima. Autofoco preciso , não muito rápido, mas nunca me deixou na mão.

E apenas relembrando que com o adaptador poderá usar suas lentes EF-S na Canon RP com o fator de corte. O sensor da RP tem 26 Megapixels , na versão crop cai pra uns 11, 12 megapixels +-. Você precisa de impressões ou ampliações maiores do que isso? Se precisar , ter lentes EF é melhor. Caso contrário, as lentes EF_S que vocÊ já tem são boas opções.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2021, 02:17:02 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2021, 06:55:10
Tem uma 24 105 stm a venda aqui no fórum.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2021, 09:10:34
Mike de todas essas , uma lente zoom antiga bem interessante é a 28-105 3.5-4.5 ; ela é um pouco melhor do que a 28-135 (eu tenho a 28-135 e gosto dela, não acho a ótica dela aquela maravilha, mas o motor USM e versatilidade dela eu gosto).

Outra boa opção seria a Tamron 28-75 2.8 que é um bom custo-benefício e vai depender do seu orçamento. Eu já tive essa lente e a ótica dela é ótima. Autofoco preciso , não muito rápido, mas nunca me deixou na mão.

E apenas relembrando que com o adaptador poderá usar suas lentes EF-S na Canon RP com o fator de corte. O sensor da RP tem 26 Megapixels , na versão crop cai pra uns 11, 12 megapixels +-. Você precisa de impressões ou ampliações maiores do que isso? Se precisar , ter lentes EF é melhor. Caso contrário, as lentes EF_S que vocÊ já tem são boas opções.

Então, Cheferson... Essa parte de usar as EF-S na RP eu já sabia, mas segundo um video do Vernaglia, a resolução cai pra pouco mais de 10mp. Eu já uso RAW-M nas minhas fotos de casamento, mas em ensaios faço com 24mp, por causa dos pôsteres que os casais pedem...
E tem tbm a questão dos freelas de formatura, né. Eles pedem JPG-L, imagina os caras vendo meus arquivos de 11mp kkkkkkkk

Um fator que me agradou nessas 28-105 é o preço, muito parecido com das 18-135/28-135. Menos de mil contos...
Minha ideia é substituir todo meu set de lentes por EF, mas não é tão rápido. Pensei numa dessas pra usar no começo, e deixar de backup depois que trocar tudo.

Tem uma 24 105 stm a venda aqui no fórum.

Tá num preço legal ela, né? Pensei nessa lente tbm, mas dois mil bozos, pra deixar de backup depois, será que rola?



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2021, 09:27:35
Com o iso mostro das cameras atualmente + ótimos softwares no mercado pra reduzir ruído com 01 click.
Eu usaria essa lente pra trabalho em eventos tranquilamente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2021, 09:43:00
Com o iso mostro das cameras atualmente + ótimos softwares no mercado pra reduzir ruído com 01 click.
Eu usaria essa lente pra trabalho em eventos tranquilamente.

Eu preciso me livrar do medo, hahahaha. A gente acostuma chamar iso 3200 de alto, fica receoso, kkkkkkkkkk
Preciso deixar de ser cagão, usava 10d com 28-135 e não morri kkkkkkkkkk

Uma RP mais essa lente, pra mandar ver nas formaturas, vai de boa, ne?!

Aì um kit de fixas clarinhas para meus casamentos, já era, kkkkkkk
« Última modificação: 30 de Novembro de 2021, 09:49:10 por Mike Castro »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2021, 09:58:55
Eu preciso me livrar do medo, hahahaha. A gente acostuma chamar iso 3200 de alto, fica receoso, kkkkkkkkkk
Preciso deixar de ser cagão, usava 10d com 28-135 e não morri kkkkkkkkkk

Uma RP mais essa lente, pra mandar ver nas formaturas, vai de boa, ne?!

Aì um kit de fixas clarinhas para meus casamentos, já era, kkkkkkk

Exatamente, e para ensaios quando quiser abusar mais do desfoque.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2021, 10:21:57
Pega a 85 1.8 no site da Canon que voltou por R$1.600,00 para os ensaios.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2021, 00:45:51
Eu preciso me livrar do medo, hahahaha. A gente acostuma chamar iso 3200 de alto, fica receoso, kkkkkkkkkk
Preciso deixar de ser cagão, usava 10d com 28-135 e não morri kkkkkkkkkk

Uma RP mais essa lente, pra mandar ver nas formaturas, vai de boa, ne?!

Aì um kit de fixas clarinhas para meus casamentos, já era, kkkkkkk

Com a RP tú pode usar 6400 de ISO tranquilo. Considerando é claro que o sensor é basicamente o mesmo da 6D Mark 2 que já trabalhei bastante com ela. Aliás, várias vezes usei 12.800 e impressões A3 ficavam muito boas, com leve redução de ruído na pós.

Analisando esse fato, qualquer dessas objetivas zoom vai te atender, até mesmo a 28-135 EF.

No custo-benefício ainda consideraria uma 28-75 2.8 da Tamron. É uma lente que falam pouco no Brasil, mas um projeto muito bom da Tamron.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2021, 07:57:48
No custo-benefício ainda consideraria uma 28-75 2.8 da Tamron. É uma lente que falam pouco no Brasil, mas um projeto muito bom da Tamron.

Eu gostei dessa lente, porém o foco dela é lerdo e barulhento igual ao da 17-50...
E essa lente já é o gargalo de operação do meu equipamento, rsrs.
Imagina numa RP, com todas vantagens de foco que existem. Tamronzinha vai capar ela demais kkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2021, 22:54:32
Eu gostei dessa lente, porém o foco dela é lerdo e barulhento igual ao da 17-50...
E essa lente já é o gargalo de operação do meu equipamento, rsrs.
Imagina numa RP, com todas vantagens de foco que existem. Tamronzinha vai capar ela demais kkkk

Mike eu creio que seja o contrário. Mesmo uma lente com foco lento, tende a ficar rápido porque a RP tem o Dual Pixel. O sistema do dual pixel torna as ineficiências de foco de terceiros um problema quase nulo. Claro, não será uma Canon com motor USM, mas é bem melhor do que o sistema de foco pelo espelho das DSLR. A diferença é bem notável não pela lente, mas pelo sistema de focalização eficiente da câmera.

Só a nível de curiosidade, já usei uma chin ling horrorosa a 35MM da Youngnuo na 6D Mark 2 via Live View, onde o Dual Pixel é ativado. Cara o foco era praticamente instantâneo. Na RP isso não será problema
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2021, 22:55:47 por cheferson »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2021, 03:57:46
Será?

Porque uso a 17-50 na 80d, mesmo com live view ativado, pelamordedeus, é como usar um pneu remold num mercedes V8 kkkkkk

Lerda demais, pqp.
Com a Sigma que é HSM, isso já não ocorre.

Vou ver se alguém aqui da cidade tem essa 28-75 pra eu testar...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2021, 06:54:02
A lente não fica mais rápida, a velocidade é limitada pelo motor de foco.

Mas as lentes ganham outra vida com a precisão do foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2021, 12:44:10
Será?

Porque uso a 17-50 na 80d, mesmo com live view ativado, pelamordedeus, é como usar um pneu remold num mercedes V8 kkkkkk

Lerda demais, pqp.
Com a Sigma que é HSM, isso já não ocorre.

Vou ver se alguém aqui da cidade tem essa 28-75 pra eu testar...

Engraçado eu já tive a Tamron 17-50 e não tinha essa lentidão toda não. Eu desconfio que o controle de qualidade das lentes mais antigas da Tamron e Sigma era pior. Por exemplo conheço um fotógrafo que tem 5 anos uma Sigma 17-50 e a cópia dele crava o foco em qualquer câmera Rebel ou D da vida. Inclusive testei na minha 7D e na T2i na época e o foco era bom, não muito rápido, mas altamente preciso. Por outro lado tem vários casos aqui no fórum mesmo de problemas de precisão de foco com a 17-50 da Sigma e de velocidade de foco da Tamron 17-50 .


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2021, 17:39:50
Tava garimpando no ML... achei uma RF24-105 STM por 1500... vou pegar e acho que vou vender minha EF24-105 F4L daqui uns tempos.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.