Autor Tópico: Comprei a EOS RP do Aliexpress... menos de 6 conto NOVA em 18 dias  (Lida 11870 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Conforme outro tópico que criei sobre garimpos do dia dos solteiros 11.11 no Aliexpress, encontrei um vendedor que ofertava algumas Canons, resolvi arriscar a pegar a RP.
Sei que muitos aqui tinham receio, mas resolvi arriscar, afinal já compro na plataforma há um tempo e nunca cheguei a ter grandes problemas.
Caso foi que no dia 11 eles fizeram um promoção que é até melhor que a Black Friday, os preços ficaram mais baixos e ainda rolava cupom de desconto, além de parcelamento em 6x sem juros ou até 12x com um juros bem baixinho (agora até fiquei pensando que deveria ter pego a EOS R 😬). O valor total foi R$ 5.856,53 com o frete. O vendedor levou uns 3 dias para enviar (postagem 14/11/2021), o produto chegou no Brasil no dia 20/11, passou pela alfândega em 2 dias, e foi entregue hoje 29/11/2021, total 18 dias.
Ao contrário do que disseram.... o produto NÃO FOI TAXADO. O vendedor declarou: TOY MODEL - $40,00 e peso de 2kg.

Chegou muito bem embalado em caixa dupla com bastante bolha e isopor. A caixa da câmera intacta (diferente de alguns casos anteriores no histórico do vendedor que havia somente colocado papel pardo ao redor da caixa da RP). Minha primeira câmera nova, lacrada de fábrica.
Quando ä compra até agora estou muito contente.
Na minha humilde opinião: Está compensando muito mais comprar nos chineses do que no Brasil pelos seguintes motivos:
-Parcelamento sem juros em até 6x ou 12 com um jurinho de boa... nem se compara com o 12x do ML que dá quase 2 prestações a mais.
-Preço atrativo (6 paus numa câmera que está sendo vendida por 8k no BR... usada 7k pelo que pesquisei) - Choopa Lupas Laka!
-Tempo de entrega... vamos combinar que esperar 18 dias para entregar uma muamba é de boa... menos de três semanas.... já teve vez que eu vendi uma lente do kit Sony daqui de Mogi das Cruzes SP para Manaus AM, no mesmo dia comprei outra no ALI e demorou mais para entrega nacional do que de vir lá da China para minha casa! Tem coisas menores que com sorte levam 10 dias, tudo porque aparentemente tem 2 voos saindo com encomendas toda semana da China para o BR... parece que. vai para Suécia e depois vem para o BR.
O Ali tem programa de proteção ao consumidor, se vier alguma coisa errada em teoria basta entrar com disputa. Tem itens que também tem garantia de 90 dias e devolução grátis.
Tomara que isso melhore ainda mais... aí quero ver esses vendedores oportunistas que querem ficar ricos às custas do pobre trabalhador Brasileiro. Chega de atravessador!
Agora nas negociações do ML dá para lançar o argumento: Amigo, tá caro no Ali tem nova por R$1000 (um exemplo) a menos e chega em 15 dias e parcela sem juros, pode melhorar o preço?

Adaptador...
Bom, achei numa promoção no Shopee o adaptador EF-R que com cupom saiu por R$131,00. Levou uns 22 dias para chegar mas também veio de boa e está funcionando Like a Charm na RaPozinha.
Em breve irei fazer os testes e trazer minhas impressões.

De início não gostei que a bateria veio descarregada, mas pelo menos deu para ligar e testar o básico.
Acostumei com a M50, e o jeito de configurar os direcionais da RP é diferente... ela abre um menú, não descobri com deixar o ISO no botão para direita e o drive na esquerda que é como já me acostumei na M50.
O mostrador de bateria Sux... não mostra numéricamente e sim com 3 palitinhos, sendo que se acabar o primeiro é como os 20% de bateria do iPhone= não dá para nada. Vou comprar mais umas 2 baterias ou aquela batt dummy que liga no power bank.
Ainda não acostumei com o dial de trás... a memória muscular do dial de abertura da 10D, 40D, 60D, 70D, 5D, 6D, A6000 ainda ficaram.... então o dial em cima ainda não tá muito fácil de achar sem olhar. Fora essa questão de costume a RP dá um show de ergonomia na M50... muito mais equilibrada e gostosa de segurar, porém ainda não é como a 6D que tem uma pegada bem mais gostosa mas com a desvantagem do peso extra desse corpo. A RP é bem levinha... lembra bem a T3i, mas só que com os Dials.
No final da semana eu irei fazer mais testes e relatarei aqui as minhas impressões.

para quem quiser o link segue:
https://pt.aliexpress.com/item/1005003201833516.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.bd86b90aL0pCxl
lembrando que não tenho qualquer afiliação com o site.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2021, 23:09:43 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2021, 23:20:10
Boa, escapou da receita.
O parcelamento ajuda a dar coragem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2021, 23:35:05
Bem vamos por partes, começando com "Imposto é roubo" e é pura verdade. Roubo legalizado diria. Mas vamos aos fatos:
1) Fernando, meus parabéns, a RP também é meu próximo alvo de câmera em 2022 mas não tenho pressa pra isso hehe;

2) A possibilidade de pegar da China realmente me pareceu bem interessante. Chineses tem uma logística muito bem feita de entrega pra quase todo o mundo;

3) Sobre a RP eu já pude testar há pouco ela e a R, são ótimas câmeras, dá pra brincar até 12.800 de ISO de boas ou 25.600 no talo, fora o Dual Pixel, os adaptadores EFS-EF que permitem um amplo leque de lentes.

4) Gostei bastante do visor da R (achei ótimo), da RP é bom, mas da R é melhor.

5) Possibilidade do uso de lentes manuais também é algo bem interessante.

6) Me admirou pagar só 122 Bozonaros no adaptador , praticamente de graça.

7) O principal: se divirta tirando boas fotos e esqueça toda ladainha propagada aqui no fórum por alguns usuários e de youtubers dizendo que canon não presta porque o alcance dinâmico da câmera é ruim. Só consigo gargalhar demais quando ouço esse besteirol  :hysterical:  :hysterical:  :hysterical:. Eu prefiro fotografar e fazer dinheiro com minhas câmeras e uso qualquer marca , desde que atenda o que eu preciso.

Parabéns e boas fotos! PS: Penso que a RP com a 50MM 1.8 STM nova ou a EF com adaptador, deve formar um combo perfeito pra fotografia de rua.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2021, 23:37:51 por cheferson »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.286
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2021, 08:44:10
Deu bom, ein?  :ok:

Show de bola, agora só aproveitar essa belezinha.
Eu só não entendi o valor do adaptador RF-EF. 


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2021, 18:30:27
Caramba que sorte.

Particularmente acho arriscado... no PY tu paga 6200+20% e tem garantia 100%. O bom do Ali é poder parcelar... mas se for taxado o barato vai sair caro. Inclusive me impressiona a confiança dos china em mandar pra cá.

Parabéns pra aquisição, penso em pegar uma próximo ano pra backup das R6.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2021, 20:13:45
 :clap: :clap: :clap: :clap:

booa Fernando, agora até me empolguei também,

já eu nao tive sorte nessa agilidade do transporte,
minha sigma 16mm 1.4 que comprei no 11-11 da mesma loja que você pegou a RP
ta empacada em algum lugar pois ainda nem chegou no BR, ela foi postada já no dia 12-11 e ainda segue em transito para o BR :(

realmente o valor que a RP estava no 11-11 estava muito bom, agora por 6,5k não vejo tanta vantagem, a não ser é claro que vá parcelar e esteja disposto a correr o risco da loteria da taxa.

Sobre o adaptador foi um otimo preço, fico ate pensando em adquirir uns pra revenda local  :ponder:

Caramba que sorte.

Particularmente acho arriscado... no PY tu paga 6200+20% e tem garantia 100%. O bom do Ali é poder parcelar... mas se for taxado o barato vai sair caro. Inclusive me impressiona a confiança dos china em mandar pra cá.

Parabéns pra aquisição, penso em pegar uma próximo ano pra backup das R6.

Sou de aracaju sergipe e boa parte dos vendedores que trazem essas cameras do PY pra revender aqui no BR sem NF não enviam para cá,pois a chance de ficar retido na receita estadual por falta de nota fiscal é muito grande, caso eu aceite que enviem eu arco com a taxa da qual o fiscal(as vezes) abre o produto sem nota na minha frente pra confirmar que não há nota na parte interna e não havendo ele gera a taxa da seguinte forma, vê o nome do produto que vai estar la na caixa, abre a pagina do google ou mercado livre lá no computadorzinho dele, digita o produto, vê o preço do primeiro anuncio(reze que não seja o mais caro kkk) e tira 60% em cima + ICMS e gera o valor e vc paga ou vai embora chorando, já vi essa cena algumas vezes em diversos tipos de produtos kkkk, pelo menos aqui no estado é assim.

Sendo assim ainda prefiro arriscar a taxa do produto que vem da china pois há chance de passar batido ou ser taxado em cima do valor declarado que geralmente é bem pequeno, outra é que caso não seja taxado lá em Curitiba ele não corre o risco(ou pelo menos eu nunca vi) de taxar na receita estadual aqui.

Agora logico, se eu residisse na região sudeste/sul ou tivesse parente/amigo que fizesse essa ponte de trazer a mercadoria pra mim de avião sem custo algum, seria muito mais vantagem pegar no PY sem correr riscos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2021, 20:19:40
E a receita estadual cobra os 60%?

Teoricamente é um imposto federal.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2021, 21:10:09
E a receita estadual cobra os 60%?

Teoricamente é um imposto federal.
pra ser sincero não me recordo se é 60% exato, porem a taxa será alta, colega passou esse perrengue com uma placa de video e o valor da taxa foi alto dando a entender que seria algo em torno dos 60%,

amanha caso eu transite proximo ao posto da sefaz eu irei tirar a duvida.  :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2021, 21:21:24
Quando cobram o imposto de importação + ICMS da praticamente 100% porque é em cascata.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2021, 21:47:19
Quando cobram o imposto de importação + ICMS da praticamente 100% porque é em cascata.

Como sempre digo Imposto é Roubo e sempre será.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2021, 21:54:09
pra ser sincero não me recordo se é 60% exato, porem a taxa será alta, colega passou esse perrengue com uma placa de video e o valor da taxa foi alto dando a entender que seria algo em torno dos 60%,

amanha caso eu transite proximo ao posto da sefaz eu irei tirar a duvida.  :ponder:

Cara é assim, +- 10% dos produtos apenas são taxados. O fisco (digo ladrão) não tem pessoas suficientes pra ver 100% dos produtos. Mas em regra geral, o assalto quando feito é : 60% de "roubo" de importação + 12 a 20% de "roubo estadual ICMS" , que é em cascata sobre o valor total do produto + 60% de roubo de importação.

Imagine assim : um produto você pagou 1.000 reais. Se for roubado/taxado, pagará 600 reais + o roubo do ICMS que pode variar e é calculado sobre os 1.600 reais. Vamos dizer que seja 12% de 1.600 , daria +R$ 192,00 , ou seja, R$ 1.000 do produto que você pagou + (600 + 192 do Roubo) , totalizando 1.792,00 ou seja, você paga o seu produto e quase 80% de roubo (digo imposto) , sacou.

Tem gente que fica bravinha quando se fala que imposto é roubo. Tem justificativa não enxergar o óbvio? Basta fazer conta rsrsrs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2021, 22:20:32
Eu só não entendi o valor do adaptador RF-EF.

Foi R$131,00 reais... era 160, mas tinha um cupom de 20 reais off e mais um monte de modeas que regastei dos flashes que tinha pego da Godox. aí acabou saindo R$131,00 reais... isso mesmo cento e trinta e um reais.
Nessa vida tem-se que garimpar.... pesquisar sem cansar, uma hora se acha algo no preço que é possível pagar.


Também acho que imposto é roubo.
O problema é que aqui no Brasil tem muito atravessador... No Ali mesmo já tem um.... O preço dela anunciado era de $1100 dól... sendo que o MSRP é 999, e chegou a custar 899. Então o Chinês do Ali já tá tirando os 10% dele.
Quando chega no BR algumas vezes paga imposto, mas acho que aqueles caras que nem da Brasil Box também fazem isso direto, mas aí já tem o frete, o lucro e o imposto que ele deve recolher na venda... por isso já é quase juros sobre juros, visto que quanto mais atravessadores, mais gente tem que receber a sua margem em cima do anterior.

Quem é muambeiro (e eu acho que já to virando um kk) já sabe os macetes.... Tem gente que viaja só pra trazer muamba.... compra tudo com cartão e vende aqui nas terras tupiniquins. Com as milhas ganhas, vai juntando e acaba viajando de graça em uma outra vez.
Aquilo que o Chefe falou é verdade.... muuita coisa passa batido. Se for caixa muito grande chama atençao e pode ser taxado. Eu tenho para mim que se eu tivesse pego a 5D MKiii teria pego na alfandega, já que ela é bem mais pesada e tem corpo todo de magnésio.
No geral os chinas já sabem como é aqui e como eles querem é vender mais, sempre ajudam no que podem quanto à declaração de imposto.... os caras lá tb tem meio que o jeitinho brasileiro pra fazer as coisas... Por outro lado vai ver Americano ou Japonês, eles dificilmente declaram preço abaixo.
Como os chinarongas colocam preço mais baixo, e por ser peso menor (rola um papo que acima de 3,5kg agora tá indo para alfândega do RJ que é muito mais rigorosa).  Lá é perigoso de ser multado por falsa declaração de item.

Em resumo, no Geral  nos dias de hoje é o seguinte:
Celular taxa entre 100 e 250 reais
Placa mãe dá taxa de 200 reias
Placa de vídeo ou placa mãe ITX dá taxa de 100 a 200.
O resto passa passa direto a não ser que esteja em quantidade tipo (um chute ok?) 10 lentes Yongnuo.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2021, 22:36:54 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2021, 22:25:24
Cara é assim, +- 10% dos produtos apenas são taxados. O fisco (digo ladrão) não tem pessoas suficientes pra ver 100% dos produtos. Mas em regra geral, o assalto quando feito é : 60% de "roubo" de importação + 12 a 20% de "roubo estadual ICMS" , que é em cascata sobre o valor total do produto + 60% de roubo de importação.

Imagine assim : um produto você pagou 1.000 reais. Se for roubado/taxado, pagará 600 reais + o roubo do ICMS que pode variar e é calculado sobre os 1.600 reais. Vamos dizer que seja 12% de 1.600 , daria +R$ 192,00 , ou seja, R$ 1.000 do produto que você pagou + (600 + 192 do Roubo) , totalizando 1.792,00 ou seja, você paga o seu produto e quase 80% de roubo (digo imposto) , sacou.

Tem gente que fica bravinha quando se fala que imposto é roubo. Tem justificativa não enxergar o óbvio? Basta fazer conta rsrsrs

sim sim, essa conta eu já sei "di có e salteado", o que eu quis dizer é na receita ESTADUAL não sei se vão cobrar 60% pois como o vangelismm disse "teoricamente é um imposto federal" .

eu sei que lá em curitiba realmente eles não vão ter como fiscalizar todos os produtos porem aqui na região nordeste isso funciona de uma forma bem efetiva, existe vários vendedores que não vendem pra nordeste e nem MG , nelson nakamura é um deles, cotei uma lente e antes de fechar o negocio ele ja me deixou ciente e perguntou se eu estava de acordo pois ele não arca com taxa alguma.

No fim pra mim aqui no nordeste tenho que pensar 2x antes de comprar algo de alto valor sem nota fiscal pois o risco da taxa aqui é maior, lembro que o rapaz da SEFAZ disse que encomendas onde o remetente é de são paulo ou sul do pais eles procuram logo vê se existe nota fiscal junto a mercadoria, informou que tinha casos que anexavam uma folha em branco dobrada simulando ter nf pra passar batido da fiscalização kkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2021, 22:29:14
sim sim, essa conta eu já sei "di có e salteado", o que eu quis dizer é na receita ESTADUAL não sei se vão cobrar 60% pois como o vangelismm disse "teoricamente é um imposto federal" .

eu sei que lá em curitiba realmente eles não vão ter como fiscalizar todos os produtos porem aqui na região nordeste isso funciona de uma forma bem efetiva, existe vários vendedores que não vendem pra nordeste e nem MG , nelson nakamura é um deles, cotei uma lente e antes de fechar o negocio ele ja me deixou ciente e perguntou se eu estava de acordo pois ele não arca com taxa alguma.

No fim pra mim aqui no nordeste tenho que pensar 2x antes de comprar algo de alto valor sem nota fiscal pois o risco da taxa aqui é maior, lembro que o rapaz da SEFAZ disse que encomendas onde o remetente é de são paulo ou sul do pais eles procuram logo vê se existe nota fiscal junto a mercadoria, informou que tinha casos que anexavam uma folha em branco dobrada simulando ter nf pra passar batido da fiscalização kkk

Assim funciona  a máfia estatal: precisa burlar as coisas para se trabalhar e ter lucro. Sobre a questão de imposto federal, realmente na maioria das vezes o roubo é apenas federal mesmo, mas pode acontecer. Porém sempre se dá um jeito pra quase tudo kkkkk quem já foi pro Paraguai sabe a gambiarra que é a ponte da Amizade lá em Foz .


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2021, 22:29:41
Foi R$131,00 reais... era 160, mas tinha um cupom de 20 reais off e mais um monte de modeas que regastei dos flashes que tinha pego da Godox. aí acabou saindo R$131,00 reais... isso mesmo cento e trinta e um reais.
Nessa vida tem-se que garimpar.... pesquisar sem cansar, uma hora se acha algo no preço que é possível pagar.

Fernando esse adaptador é da Viltrox? Mesmo assim, o valor tá muito barato, muito mesmo.