Autor Tópico: Comprei a EOS RP do Aliexpress... menos de 6 conto NOVA em 18 dias  (Lida 11730 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #195 Online: 14 de Maio de 2022, 19:47:20
Lá no grupo de Trekking é unânime que redirecionador vai ser taxado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #196 Online: 14 de Maio de 2022, 21:01:29
O que eu sempre falo... lente costuma vir sem surpresa, ainda mais de mirrorless que costumam ser pequenas (generalizando).
Já coisas maiores costumam ter chances, (50%).

Agora eu ouvi uma vez  dizendo que no E-bay os Japoneses vendem lentes usadas em excelentes condições com um preço muito bom. Pode olhar os anúncios de vendedores com medalha, sempre tem uma descrição super detalhada qualitativa de cada aspecto , tipo se tem haze, fungo, risco, poeira, além de colocaram muitas fotos.
O problema é que dizem que os Japas são honestos por demais... ouvi falar que eles não tem essa conversa de declarar valor menor na caixa. Eles colocam o valor real. Aí diz que a Receita Federal já chega na bordoada, tributando sobre o valor declarado.
Uma lente que tenho vontade de ter é a EF 100-400mm série L... No Japão os caras vendem na faixa de R$3500-4500. Talvez se mandasse para os EUA (que é frete gratuíto) e depois redirecionar para cá possa ser uma opção viável. Só que eu tenho um pouco de cagaço já que essa lente em si é bem pesada e o corpo é feito em metal, então capaz de chamar atenção.... Mas sei lá, quem sabe um dia não meto o louco e faço isso. Se der certo dá pra tirar um lucro bão já que o pessoal vende por aqui a partir de 8 mil.
Já vi anúncios desses japoneses. É uma tentação mas de fato não declaram valor baixo.

Perguntei sobre uma lente de 630 dólares, me disse que poderia declarar cerca de 350.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #197 Online: 14 de Maio de 2022, 21:29:14
O que eu sempre falo... lente costuma vir sem surpresa, ainda mais de mirrorless que costumam ser pequenas (generalizando).
Já coisas maiores costumam ter chances, (50%).

Agora eu ouvi uma vez  dizendo que no E-bay os Japoneses vendem lentes usadas em excelentes condições com um preço muito bom. Pode olhar os anúncios de vendedores com medalha, sempre tem uma descrição super detalhada qualitativa de cada aspecto , tipo se tem haze, fungo, risco, poeira, além de colocaram muitas fotos.
O problema é que dizem que os Japas são honestos por demais... ouvi falar que eles não tem essa conversa de declarar valor menor na caixa. Eles colocam o valor real. Aí diz que a Receita Federal já chega na bordoada, tributando sobre o valor declarado.
Uma lente que tenho vontade de ter é a EF 100-400mm série L... No Japão os caras vendem na faixa de R$3500-4500. Talvez se mandasse para os EUA (que é frete gratuíto) e depois redirecionar para cá possa ser uma opção viável. Só que eu tenho um pouco de cagaço já que essa lente em si é bem pesada e o corpo é feito em metal, então capaz de chamar atenção.... Mas sei lá, quem sabe um dia não meto o louco e faço isso. Se der certo dá pra tirar um lucro bão já que o pessoal vende por aqui a partir de 8 mil.

Cara minha cunhada mora no Japão tem 27 anos e realmente a honestidade é algo muito comum na cultura japonesa. Isso está entranhado na mentalidade coletiva dos japoneses. Tanto que as penas de prisão do Japão e as cadeias são bem severas. Mas realmente pra comprar algo no Japão, talvez o melhor esquema seria despachar pros EUA ou pra algum país no qual você tenha algum amigo ou parente de confiança e onde os impostos de importação não sejam caros. Fazendo assim, a chance de pegarem aqui pra taxar seria menor.

PS: agora note que algo bizarro aqui. Falei de honestidade dos japoneses, mas aqui no Brasil a taxa de importação é tão abusiva que praticamente força o sujeito a fazer essas artimanhas. Se justifica? Bem , isso é algo que dá muita discussão e não vou dar uma de santo por aqui. A diferença é que o imposto equivalente ao ICMS (IVA) no Japão é de 3% sobre o valor da mercadoria. 3% cara. Minha sobrinha quando morou com a gente por 1 ano no Brasil, ela se assustou em termos taxas como 17% de ICMS, 25% de imposto de renda, sem o devido retorno pra sociedade. Realmente o Brasil não é pra amadores, pois talvez , acabamos nos acostumando com uma tributação bizarra, medonha e imoral , bem como todos os outros lances de corrupção. Realmente o Brasil não é um país pra amadores.
« Última modificação: 14 de Maio de 2022, 21:32:36 por cheferson »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #198 Online: 15 de Maio de 2022, 14:19:40
Lá no grupo de Trekking é unânime que redirecionador vai ser taxado.

Sim quase tudo é tributado....  mas tem o seguinte quase tudo que o pessoal importa  de redirecionador é item caro ou grande.
Se pegar Aliexpress, Shopee, Wish, Gearbest, Bangood, Shein, etc. a maioria das coisas importadas são quinquilharias, tipo Power Bank, suporte, bateria, pilha carregador, ect... É muito raro de se ver trazerem coisas grandes ou caras tipo um Playstation, uma Bicicleta, etc.
Eu que de tanto fuçar acabei achando a câmera, mas até então quase não tinha, e as que tinham (loja Photo Fans) só tinham produtos usados que eram bem mais caros do que comprar por aqui.

Redirecionador o pessoal raramente vai comprar uma quinquilharia tipo um kit de géis para Flash de 30 dólares... só o frete mínimo de 1 libra já dá mais $25. No geral, o pessoal vai comprar vários itens e enviar todos juntos, pra justificar o frete. Aí que está, volume maior, chama mais atenção na alfândega. Então por esse último motivo acaba  caindo na tributação, porém, 80% das vezes o produto é tributado no valor declarado, só que como é o próprio cliente que faz a declaração, obviamente ele não vai ser tolo de colocar o valor real na caixa. O motivo é óbvio. Primeiro que ninguém acha justo essa alíquota de 60%... se fosse sei lá 5 ou 10% talvez desse pra engolir. Segundo que um valor alto, a probabilidade de sumir no correio aumenta.

Eu vejo o pessoal importando celular, que no geral paga R$100 a 250 de taxa, só que na verade, o valor real de taxa deveria  ser sobre o que é pago (1500-4500 reais), aí é uma bordoada.
Macbook é a mesma coisa, o pessoal paga 300 a 1000 de taxa... é alta, sim, é um valor considerável, mas ainda acaba saindo mais barato do que comprar aqui.

Pra galera que nem  eu que fica um tempo com o produto e e repassa antes que comece a dar problema, acaba sendo uma economia. Eu uso um tempo e renovo meus equipamentos praticamente sem gastar fazendo assim.

Existe sim a chance de ser multado e tributado,  que daí acaba sendo aquela bordoada e ficando mais caro do que comprar por aqui. Mas como tudo na vida, há um risco, e risco é medido conforme o retorno: quanto mais retorno geralmente o risco é maior também.
Esse risco pode ser mitigado, usando embalagem discreta, removendo caixa original, manual, papelada, lacres, cabos não essênciais, fazendo uma declaração sensata sem dar muitos pormenores e  com valor plausível. Isso nem sempre os Chineses fazem... não sei se por exemplo se comprar um Flash AD600 novo na China e pedir para o vendedor descartar caixa/manuais originais e enviar a bateria num pacote separado ele faria, pois isso tem um custo logístico, o de botar um boca aberta lá pra abrir caixa, por isopor, passar fita, etc. Já o redirecionador faz isso.

Temos que aprender os caminhos, afinal se importação fosse desvantajoso, não existiria muambeiro no Brasil.
A turma que fatura com revenda no BR tem as desvantagens de todo esse custo de legalizar, enquanto quem faz por conta, abaixa o valor por passar por menos intermediários. Eles (vide velho da Havan, Multilaser, etc.) não querem mesmo que as pessoas saibam como  importar, justamente para não ter concorrência.
Importar pela internet é uma coisa recente, coisa de meados de 2000, porque até então você tinha que entender de comércio exterior, câmbio, contêiner, desembaraço aduaneiro, proforma, pra conseguir trazer as coisas importada. Hoje está acessível à todos.

Me lembro até hoje da minha primeira importação.... comprei um mini amplificador de guitarra Vox Amplug no Ebay em 2009. Nem tinha canal de Youtube explicando como pagar. Tive que aprender na unha como buscar, depois como fazer cadastro no Pay Pal, como preencher o endereço, como rastrear (que aliás nem tinha como naquela época, era só saber que foi postado). Hoje estamos anos luz disso e acredito que isso não vai andar pra trás.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #199 Online: 15 de Maio de 2022, 14:30:07
Lá não tem esse negócio de juntar frete não.
Eles usam com 01 item apenas a maioria das vezes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #200 Online: 15 de Maio de 2022, 14:31:10
Cara minha cunhada mora no Japão tem 27 anos e realmente a honestidade é algo muito comum na cultura japonesa. Isso está entranhado na mentalidade coletiva dos japoneses. Tanto que as penas de prisão do Japão e as cadeias são bem severas. Mas realmente pra comprar algo no Japão, talvez o melhor esquema seria despachar pros EUA ou pra algum país no qual você tenha algum amigo ou parente de confiança e onde os impostos de importação não sejam caros. Fazendo assim, a chance de pegarem aqui pra taxar seria menor.

PS: agora note que algo bizarro aqui. Falei de honestidade dos japoneses, mas aqui no Brasil a taxa de importação é tão abusiva que praticamente força o sujeito a fazer essas artimanhas. Se justifica? Bem , isso é algo que dá muita discussão e não vou dar uma de santo por aqui. A diferença é que o imposto equivalente ao ICMS (IVA) no Japão é de 3% sobre o valor da mercadoria. 3% cara. Minha sobrinha quando morou com a gente por 1 ano no Brasil, ela se assustou em termos taxas como 17% de ICMS, 25% de imposto de renda, sem o devido retorno pra sociedade. Realmente o Brasil não é pra amadores, pois talvez , acabamos nos acostumando com uma tributação bizarra, medonha e imoral , bem como todos os outros lances de corrupção. Realmente o Brasil não é um país pra amadores.

Então Chefe, parece que tem também redirecionador no Japão... é que o Brasileiro mesmo não está habituado a ir para o JP pra fazer compras. O destino mais comum é ir para Miami/NY pra isso. Mas a galera descendente de imigrantes Japoneses costuma ir para o JP para trabalhar e juntar um dinheirinho. Essa galera acaba aprendendo os caminhos de importar de lá.
Lá tem a questão que acaba sendo uma vantagem de que as pessoas  renovam bastante seus pertences. Muitos descartam ou revendem por preços irrisórios coisas que pagamos caro aqui. Então quem souber importar de lá pode conseguir umas boas barganhas. Acho que o único porém é o custo logístico que deve ser caro manter um funcionário pra separar e postar itens, além de que o frete deve ser mais caro.
Mas sempre é bom ficar de olho.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #201 Online: 15 de Maio de 2022, 14:34:39
Lá não tem esse negócio de juntar frete não.
Eles usam com 01 item apenas a maioria das vezes.

Mas certamente não é coisinha barata que trazem.... coisa barata  acaba compensando trazer da China, afinal é tudo feito lá mesmo.
O que é de marca famosa que é mais chato de encontrar na China.... Pode ver, não tem muito Playstation, Xbox, perfumes oficiais, Macbook, itens atuais Sony, Samsung vendendo lá no Ali.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.