Autor Tópico: Tripé Manfrotto emperrado!  (Lida 1291 vezes)

brunorjbr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 08 de Dezembro de 2021, 22:10:39
Ola pessoal! Sou novo aqui, e entrei com o intuito de pedir um socorro para o tripé que herdei do meu pai. É um Manfrotto bem antigo, mas mto bom. Ele sempre funcionou mto bem, mas de uns 3 meses pra cá, as 6 roscas de borracha que giram para aumentar as pernas do tripé estão completamente emperradas. Já borrifei desingripante, oleo singer e ate grafite em pó eu pus, e nada destrava. Ja usei ferramentas como alicate pico de papagaio e chave inglesa, para dar uma forçada, mas tb não adiantou. Alguma solução? Preciso mto dele para por o refletor que uso para fotografar minhas tatuagens. Agradeço desde já.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2021, 11:33:38
Água bem quente. Dilata a borracha. Mas se o material deteriorou e expandiu não há muito o que fazer.


brunorjbr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2021, 12:09:54
Eu consegui "abaixar" a borracha e ter acesso a rosca de metal, justamente para o alicate ter mais firmeza de encaixe e conseguir torcer, mas continua emperrado..



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2021, 13:29:47
Está girando pra lado certo ou errado???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2021, 13:31:14
Eu consegui "abaixar" a borracha e ter acesso a rosca de metal, justamente para o alicate ter mais firmeza de encaixe e conseguir torcer, mas continua emperrado..

vc tem girar aquela parte preta ali, não é para girar a parte de alumínio.

a rosca na parte preta solta o tubo interno
Conhecimento importa mais que equipamento.


brunorjbr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2021, 13:40:09
Estou girando para o mesmo lado da única rosca que ainda está funcionando.. Emperrou mesmo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2021, 19:20:56
Então ou a rosta está amassada ou tem algum detrito nela, aí complica muito.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2021, 19:29:13
procura no yt video ensinando técnicas, por ex usando o calor para soltar porcas.

se vc não tiver a ferramenta correta vai detonar tudo, um alicate não serve pra nada, precisa de uma morsa, e uma chave grande para não danificar nem quebra as partes. Procure um mecânico que possa ajudar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


brunorjbr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2021, 19:48:36
Vi exatamente um video ensinando essa tecnica do calor hoje. Tentei usar um soprador térmico, e chegou até a fazer fumaça, mas nem se mexeu. Fiquei com medo de aquecer demais e quando tentar torcer com o alicate acabar empenando e ferrando tudo..  Não sei se deixo mais tempo no calor ou se realmente levo a algum mecânico. Provável que uma chave grande daquelas tipo grifo talvez resolva...


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2021, 20:51:58
Não custa mais uma tentativa que veio de um flash das minhas aulas de física: tentou aumentar o braço de alavanca da ferramenta, com a peça bem fixada, em um torno, por ex.?

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2021, 20:58:44 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


brunorjbr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2021, 21:12:34
Nao entendi mto bem a pergunta..rs o braço de alavanca de qual ferramenta? (Não tenho torno). Me mudei para um apto pequeno e tive que me desfazer de mtas ferramentas por falta de espaço). O que tentei fazer com a perna do tripé que está presa devido a rosca emperrada foi gira-la, e com um certo esforço(com alicate bico papagaio) ela está girando, só não se alonga como deveria.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2021, 21:19:24
Pega um pau ou cano de ferro e usa como alavanca no alicate pra aumentar a forçar aplicada.
Acho que seria isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


brunorjbr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2021, 21:29:05
Ahhh sim! É uma ótima ideia, mas o alicate bico de papagaio nao tem trava, nao me dando mta estabilidade pra fazer isso. Vou tentar fazer isso com um alicate tipo grifo ou de pressão que adere mais à peça.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2021, 06:46:58
Pega um pau ou cano de ferro e usa como alavanca no alicate pra aumentar a forçar aplicada.
Acho que seria isso.

Isso mesmo.

Aproveita e coloca um pedaço de borracha (camera de ar de pneu, por ex, ou algo semelhante) entre a boca da chave e o tripé. Deve aumentar o atrito e proteger a peça um pouco mais.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna