Autor Tópico: Eye Focus & Mascaras  (Lida 1912 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Dezembro de 2021, 11:37:30
Com os trabalhos voltado pra valer neste final de ano, e voltando a tirar milhares de fotos eu pergunto para os amigos:

Vcs tem sentido dificuldades com o desempenho do Eye Focus de sua câmera e as pessoas usando mascaras???

Eu percebi que o desempenho de minha Canon R caiu... tenho a impressão que o nariz e boca são elementos que complementam e ajudam o algoritmo a encontrar os olhos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2021, 11:44:03
Com os trabalhos voltado pra valer neste final de ano, e voltando a tirar milhares de fotos eu pergunto para os amigos:

Vcs tem sentido dificuldades com o desempenho do Eye Focus de sua câmera e as pessoas usando mascaras???

Eu percebi que o desempenho de minha Canon R caiu... tenho a impressão que o nariz e boca são elementos que complementam e ajudam o algoritmo a encontrar os olhos.

R5 e R6 tiveram atualizações especificas pra isso.
R e RP sobraram na curva.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2021, 11:46:47
R5 e R6 tiveram atualizações especificas pra isso.
R e RP sobraram na curva.
to por fora, nem sabia disso, será que eles estão pensando na R tbm???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2021, 11:47:41
isso esta acontecendo só com a Canon ou outras marcas tbm???
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2021, 12:08:42
Veio na R3, aí portaram pra elas.
Não boto fé em atualização pra R.

A melhoria foi no eye AF, com máscara a câmera focava no rosto todo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2021, 17:26:56
Sacanagem a Canon abandonar assim a R e RP.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2021, 17:41:33
Sacanagem a Canon abandonar assim a R e RP.

Acho que quando criaram as câmeras com um slot, queria dizer "isso é só um café-com-leito, as próximas é que vão valer de verdade"...


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2021, 18:22:29
isso esta acontecendo só com a Canon ou outras marcas tbm???
Nikon soltou um update de firmware para a Z 6 e Z7 em outubro/2021
Improved eye detection performance for Auto-area AF and Wide-area AF (L).
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138742.msg1473034.html#msg1473034
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2021, 10:24:27
Nos casamentos ninguem tem usado máscara, então não vejo tanto problema.
A atualização de AF melhorou um pouco a aquisição de rosto na R6, mas ainda não está 100%.

Num último que fiz onde precisava focar no celebrante (ele usando máscara) e os noivos de costas o AF continuava pegando a nuca do noivo... isso acontece com certa frequência e é a maior falha no sistema de eye af da canon.
Na sony funcionava normal :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2021, 12:36:16
Bom de qq maneira não atrapalha o meu trabalho, tenho usado os outros 7 modos de focagem dependendo da situação e como sempre o foco é cravado. Inclusive em situações de escuridão estrema, onde a câmera só consegue focar com a luz auxiliar de foco, é impressionante como ela não erra, crava mesmo. Já estou super habituado tbm a fotografar usando o LCD e batendo no ponto focal.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2021, 12:37:46 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2021, 08:50:35
Como o Carlos citou o pessoal nem usa mais máscaras em eventos...

Nesses que foi tinham muitos usando?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2021, 19:58:39
Como o Carlos citou o pessoal nem usa mais máscaras em eventos...

Nesses que foi tinham muitos usando?
Depende do evento, veja alguns jobs dos últimos dias:

Um evento empresarial com mais de 800 pessoas, sendo convenção pela manhã e festa depois do almoço, com 3 bandas etc... no momento da convenção dentro de salas todo mundo de mascara comportadinho, na parte da tarde todo mundo desceu para o show e ai virou uma zona federal, 95% de todos sem mascara, só eu e mais alguns trabalhadores usando mascaras, o que não resolve nada para covid (aliás evento muito perigoso, se eu não peguei covid ali...  :ponder:, fiquei preocupado).



Zeca Pagodinho era um dos artistas, ele entrou no palco separado e isolado dos outros, não teve contato de proximidade com as pessoas da festa, tão pouco com a diretoria; normalmente em eventos assim faço fotos da diretoria junto com o artista no backstage, mas desta vez não rolou, acho que por questão de saúde segurança do artista.



Outro evento, uma formatura em um auditório com cerca de 300 pessoas, no palco os formandos mantendo distancia e sem mascara, na plateia os familiares usando mascaras, no saguão e área comum do teatro/auditório todos de mascaras.



Fotografei tbm funcionários de uma empresa, todos trabalhando, um dia normal dentro do escritório todos usando mascaras.

E por ultimo um batizado na igreja, da mesma forma todo mundo de mascara.

« Última modificação: 13 de Dezembro de 2021, 19:59:36 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2021, 21:15:16


Essa foto é perfeita para falarmos do problema que o Carlos tem.
Pela experiência dele a R6 vai focar na nuca desse maluco de camisa vinho e a Sony vai focar no Zeca pagodinho.

Lendo alguns sites de fotografia de passarinho, vi que as ML canon tem tendência a procurar o foco no primeiro plano.

Ainda acho que o melhor modo de AF é o que se usa o ponto central pra escolher o assunto e iniciar o eye/face AF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2021, 21:31:38


Essa foto é perfeita para falarmos do problema que o Carlos tem.
Pela experiência dele a R6 vai focar na nuca desse maluco de camisa vinho e a Sony vai focar no Zeca pagodinho.

Lendo alguns sites de fotografia de passarinho, vi que as ML canon tem tendência a procurar o foco no primeiro plano.

Ainda acho que o melhor modo de AF é o que se usa o ponto central pra escolher o assunto e iniciar o eye/face AF.
Mas nesta distancia penso que fica difícil pra qq marca de câmera encontrar o olho do artista ao fundo... o que vc acha??? Bom não tenho experiência com as outras marcas, mas...

No meu caso, com a R, esse tipo de foto é muito fácil e rápido usando o LCD, basta um toque com o dedinho no local onde vc quer o foco, imediatamente ela bate a foto sem a necessidade de apertar o botão do disparador; ela ainda faz isso levando em consideração o método de foco que vc escolheu, é muito rápido fazer assim.

Penso que as outras marcas, ao menos as câmeras mais recentes tem sistema parecido, não tenho acompanhado muito os novos modelos, mas imagino que tenham. Já as mais antigas como a Sony A7-III acho que não tinha isso... num tenho certeza, me corrijam se eu estiver errado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2021, 00:48:33
Como o Carlos citou o pessoal nem usa mais máscaras em eventos...

Nesses que foi tinham muitos usando?
Voltei há 2 meses a fotografar esportes de rua e a galera nem usa mais. Não vejo sentido com praticamente 100% da população adulta de SP vacinada. Eu ainda uso apenas pra fotografar durante a corrida, mas antes e depois nem pensar.

Sobre a câmera detectar foco no escuro e no olho é um baita avanço da tecnologia dos fabricantes e isso é muito bom.