Autor Tópico: Ajuda sobre Upgrade. 7d x 70/80d x 6d  (Lida 2293 vezes)

Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 14 de Dezembro de 2021, 06:02:03
Eu trabalho com eventos, balada muito das vezes. Já tinha fotografado antes porém tinha entrado para a equipe de produção dos eventos e dei uma pausa.
Pelo fato de estar produzindo, minha visão mudou pq eu tinha certeza do que eu queria entregar nas redes sociais pois era exatamente o que eu pedia aos fotógrafos contratados.
Agora que resolvi voltar a ativa, me encontrei em uma situação...
Algumas baladas são bem escuras e aí teria que recorrer ao ISO, flash e abertura.
Atualmente eu estou com uma 60d e uma 7d, com com as lentes: 24mm 2.8, 50mm 1.8 e Sigma 17-50 2.8.

Bom, tendo em vista que as lentes que tenho e uso são EF-s, eu estava pensando na troca do corpo por uma 70d ou 80d pensando na possibilidade do processador lidar melhor com ISO alto ( além de ser mais barato).
Vale a pena ou não adianta e tenho que dar um upgrade para um FF (6d) e trocar as lentes?

Foi mal pelo textão e já agradeço a ajuda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2021, 06:31:04
O iso 10.000 da 80D é equivalente ao iso 3.200 da 7d, na questão do ruído.
Ganha quase 02 stops.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2021, 07:23:25
O iso 10.000 da 80D é equivalente ao iso 3.200 da 7d, na questão do ruído.
Ganha quase 02 stops.

Dificilmente passo do ISO 2000, extremamente para não gerar mais ruído. Acabo ficando um pouco limitado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2021, 08:17:41
Daria pra usar 6.400 na 90D, trabalha com jpg ou raw?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2021, 08:18:17 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2021, 08:55:35
Daria pra usar 6.400 na 90D, trabalha com jpg ou raw?

Sempre RAW. A 90d está bem acima do orçamento.  >:(


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2021, 09:12:17
Eu iria de boas numa 80D e aproveitava as lentes.
A 6D MKI vc vai passar raiva no escuro com o sistema de foco dela, se for a MKII ai a história muda, a camera é muito boa e o foco nem parece da série 6D, eu troquei minha 6DII por uma Fuji X-T2 (mas tu é doente? Me disseram), cara o APSC da Fuji me entrega ótimas imagens em ISO 4000. Eu não ligo pro ruído e isso é suficiente pro meu trabalho.

Há maneiras de driblar o escuro da balada, um flash, já da pra trabalhar em f/4 ou até mais dependendo da foto, compre um rádio e use ele externo diretamente na cena. Assim aproveita melhor a luz dele, sem iluminar todo o ambiente. Balada é pra ser escuro mesmo, com luz pontual, eu curto assim.

Mas enfim, com uma 80D vc terá um sistema de foco muito bom e uma qualidade de ISO ótima até uns 4000, depois disso ela é usável, mas se vc é daqueles que procura pixels nas fotos nem FF vai te agradar. Fora que lentes FF hoje estão custando os dois rins. Colocaria na lista uma EF-S 17-55 2.8 a lente é maravilhosa.

De 2016 pra cá não existe aps-c ruim no mercado.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2021, 09:13:36 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2021, 09:14:26
Sempre RAW. A 90d está bem acima do orçamento.  >:(

Era pra ser 80D mesmo kkkkk
Pelo que vi da pra limpar o raw em iso 6.400 sem muito esforço.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2021, 09:57:18
Minha área é casamento e formatura, mas passei pelo mesma duvida que vc. Aposentar minhas 60d, e pegar 6d ou 80d?

Peguei 80d. Não me arrependo.

60d eu tinha uma tabela mental, tipo assim: iso 1600 é o "bom", 2000 legal, 2500 usável, e 3200 pra emergencia.

Na 80d, esses valores sobem pra 2500 bom, 3200 legal, 4000 usável e 5000/6400 emergência, rsrsrs

Fora que é muito mais rápida que a 60d, 45 pontos AF não te deixam na mão e o live view é foda. Deixo a opção de Disparo ao toque na tela ativada, toco no rosto da pessoa, ela foca e dispara. Legal pra caramba.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2021, 16:52:12
Cara pelo valor que tão cobrando de absurdo na 80D, porque não coloca um pouco de grana a mais e compra uma RP com o adaptador de lentes EF-EFS. POr vc fotografar no escuro, terá dois ganhos: sistema de foco muito melhor que DSLR e bom desempenho em ISO até 12.800 .


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2021, 03:22:15
Cara pelo valor que tão cobrando de absurdo na 80D, porque não coloca um pouco de grana a mais e compra uma RP com o adaptador de lentes EF-EFS. POr vc fotografar no escuro, terá dois ganhos: sistema de foco muito melhor que DSLR e bom desempenho em ISO até 12.800 .

Estou em uma negociação da 80d a 5,5k (querendo baixar um pouco) com uma 50mm e a 18-135mm. São duas lentes que tenho. Se eu vende-las para pagar o equipamento, consigo abater uns 1500. Ou seja, a câmera sai por 4k.

Procurei sobre a RP e não consegui ver nada abaixo dos 6k, só o corpo.

Acho que tá valendo a pena pegar essa 80d.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2021, 06:39:24
Com certeza, comprar FF pra usar lente APS-C é a treva.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2021, 09:09:01
Usar lentes EF-S numa FF é tenso, por mais que a camera tenha a função de cropar o sensor vc fica com uns 10mp de resolução apenas, não vejo vantagem alguma.

Uma coisa que eu aprendi e que sempre fazemos pra depois ter certeza, FF não muda tua fotografia, ela só te entrega um arquivo mais limpo e só. Com uma APS-C moderna nos dias de hoje nem sei se isso é tão relevante. Ah mas FF da pra usar ISO 10000, eu em trabalho nunca ultrapassei os 4000 de ISO, mesmo quando usava a 6DII. Então pra mim tanto faz. Eu iria no corpo mais barato e investiria em lentes, essas sim te trazem maior qualidade que o corpo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2021, 09:33:42
Nao e o tamanho do sensor... e o ruido em 6400 e a dificuldade em lentes claras.
 








vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2021, 09:47:29
Usar lentes EF-S numa FF é tenso, por mais que a camera tenha a função de cropar o sensor vc fica com uns 10mp de resolução apenas, não vejo vantagem alguma.

Uma coisa que eu aprendi e que sempre fazemos pra depois ter certeza, FF não muda tua fotografia, ela só te entrega um arquivo mais limpo e só. Com uma APS-C moderna nos dias de hoje nem sei se isso é tão relevante. Ah mas FF da pra usar ISO 10000, eu em trabalho nunca ultrapassei os 4000 de ISO, mesmo quando usava a 6DII. Então pra mim tanto faz. Eu iria no corpo mais barato e investiria em lentes, essas sim te trazem maior qualidade que o corpo.

Hoje em dia não passa de 01 stop a diferença de iso entre FF e aps-c de gerações equivalentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2021, 10:46:20
Estou em uma negociação da 80d a 5,5k (querendo baixar um pouco) com uma 50mm e a 18-135mm. São duas lentes que tenho. Se eu vende-las para pagar o equipamento, consigo abater uns 1500. Ou seja, a câmera sai por 4k.

Procurei sobre a RP e não consegui ver nada abaixo dos 6k, só o corpo.

Acho que tá valendo a pena pegar essa 80d.
essa 80D a 5,5 esta muito alto pra mim, ja encontrei no olx 80D de unico dono bem conservada de 3700 e ainda tem conversa, vc pde solicitar ao mesmo que faça via ML e voce fica garantido, grupos de facebook tambem encontra 80D mais em conta, a 50mm e a 18-135 vao demorar a vender, salvo a 50mm mas vai pegar no maximo uns 650.
leve em consideração baterias pois o modelo de bateria pra 80D esta bem salgadinho