Autor Tópico: Lente Nikon 17-70mm Sigma não faz sua abertura máxima  (Lida 506 vezes)

Raquel Collen

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Online: 24 de Maio de 2022, 17:01:01
Comprei uma lente 17-70 sigma 2.8, no 17mm a sua abertura máxima deveria ser f2.8 porém o máximo dela fica no f4… vai até 32 de abertura mas o 2.8 em 17mm nada!! … Porém Mesmo em f4 ela é mais clara que a minha 18-70 estando em 3.5... Já viram algo parecido? Será que ela abre 2.8 mas acusa 4 por algum erro de leitura ou será q poderia ser mais clara realmente e está com problemas?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2022, 17:47:05
Ola Raquel Castro.
Não sei se essas dicas resolverão.... Tente limpar os contatos da sua lente e câmera. Um pano de microfibra resolve, ou borracha de lápis. Isso aí tem cara de alguma incompatibilidade no firmware.
Qual modelo de 17 70 você está usando? O último não tinha problema algum.  Essa  lente em 17mm deveria abrir em  2.8 . Que câmera você está utilizando? Você atualizou algum firmware? Caso tenha atualizado, eu tentaria voltar para a versão antiga ou ver se a Sigma lançou alguma atualização de firmware ( vc precisará no entanto comprar o USB doc) Aguarde um pouco a opinião de outros membros, que provavelmente conhecem melhor esse problema.

Boa sorte! :snack:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2022, 23:43:00
Tudo depende de vários fatores, vamos as considerações  :D

1- Qual lente da Sigma você se refere? A 17-70 2.8 tem 3 versões, sendo duas bem ruinzinhas e a última excelente. As duas primeiras a abertura era 17-70 2.8-4.5 ; já a última é a mais bonita e é 2.8-4 .

2- Quando você bate a foto em 17MM F4.0 , as lâminas do diafragma da lente fecham ou continuam totalmente abertas? Se elas continuam totalmente abertas, é alguma falha/bug no software da lente que gera alguma incompatibilidade com a sua câmera. Se isso for verdade, possivelmente a abertura na fotometria deve estar correta 2.8, mas o EXIF de abertura que a lente transmite pra câmera está em F4.0 por algum motivo de falha/bug nessa comunicação lente/câmera. Algumas câmeras da Nikon podem ter essa incompatibilidade com lentes de terceiros.

Se ao fazer a foto na abertura máxima em 17MM em abertura máxima e as laminas do diafragma fecharem um pouco, claramente, pode ser indício de falha na lente e essa precisaria ser enviada a alguma assistência de sua confiança para revisão e possível substituição do mecanismo de abertura da lente (geralmente o cabo flat com mau contato ou danificado total ou parcialmente)

3- Há alguma relativa incompatibilidade de foco e abertura de algumas lentes da Sigma com alguns corpos de câmera da Nikon quando se atualiza o firmware da câmera. Geralmente um "downgrade" pra versão anterior do firmware resolve o problema. Porém, eu não aconselho realizar esse procedimento. O ideal seria levar a lente numa assistência, mas não sem antes fazer esses testes e...

4- Reiniciar as configurações de fábrica da sua câmera. Eu tinha uma Tamron 17-50 na Canon que um dia parou de focar corretamente numa T2i . Ao colocar nova bateria e fazer o reset das configurações de fábrica, a lente voltou a focar perfeitamente e até mais rápido. Então é aquilo, vai de fazer esse check-list antes de tomar qualquer providência. Boa sorte!