Autor Tópico: [Dicas EOS RP] Guardar c/ cortinas fechadas e Fotografar modo Manual silencioso  (Lida 820 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Apesar de a câmera não ter a função de desligar e ficar com a cortina fechada protegendo o sensor (Coisa que a EOS R tem), existe uma artimanha para isso acontecer:
Basta clicar botão "Menu" e navegar até o menu amarelo (chave de boca), na pagina 3, na função limpeza de sensor, clique em Limpar agora, assim que ouvir o primeiro clique desligue a câmera, e voilá ficará com o sensor coberto quando desligada.

Essa eu vi nesse vídeo:


A segunda dica é como fotografar no modo manual com silent shutter (modo manual sileicioso)... Esta câmera não possui essa opção por padrão, o único jeito de usar o modo silencioso é através dos modos criativos, porém ele desabilita os controles de ISO, Velocidade e Abertura entre outras coisas. Apesar disso existe um macete para clicar com disparo silencioso no modo manual:
Com o modo Manual ativado (Mode dial, no topo, na posição M), pressione o botão "Menu", no menú vermelho (ícone Câmera), página 5, entre na última opção "Focus Bracketing" e ative. No número de sequências coloque 2... pronto terás o disparo silencioso totalmente manual.
Existe dois lados ruins desse macete: o primeiro é que se perde uma foto por foco errado (no caso a segunda captura), e aparentemente o flash não sincroniza neste modo, o que possivelmente não seja um problema já que se não quer fazer barulho, possivelmente não quer um pipoco de flash disparando.

Uma dica bônus....
Não consegue visualizar as miniaturas dos arquivos CR3 da sua ML por bug do Windows? Tem uma gambiarra... coloque para salvar o CR3 juntamente com o arquivo JPEG S2 que é um jpg em baixa resolução e utilize o JPG como referência. A câmera salvará dois arquivos, sendo que o nome será igual, apenas a extensão será diferente. Depois de usado,  basta organizar por tipo e agrupar,  aí pode. excluir os jpgs sem crise.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.469
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2021, 09:49:25
Na Sony A7 iii que eu tinha as vezes dava uns bug´s e ficava fechada.
Mas sei lá, isso não pode dar algum b.o. futuramente? Pois está cortando a energia no meio de um "processo".


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 692
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2021, 10:09:16
Eu não arriscaria deixar fechado a cortina da RP, provavelmente as molas não foram projetadas para ficar segurando as cortinas fechadas..
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2021, 10:11:15 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2021, 10:15:08
Eu não arriscaria deixar fechado a cortina da RP, provavelmente as molas não foram projetadas para ficar segurando as cortinas fechadas..

E não vejo muita utilidade em guardar assim, pra trocar de lente me parece ser muito passos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs