Autor Tópico: Qual o celular que tira fotos com cores mais realistas?  (Lida 3962 vezes)

Le.mart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 03 de Janeiro de 2022, 15:03:44
Oi, gente! Boa tarde.
Alguém poderia me recomendar um celular que tenha uma câmera que não sature demais as cores? Quero um que tenha uma boa tela, pois preciso ver muitas referências de pintura, e que fotografe e grave com cores mais realistas, para que eu possa fazer conteúdos para instagram/ youtube sobre o meu trabalho de pintura e desenho. Tenho um moto g6 (que está pela hora da morte). Ele era muito bom em vários aspectos, mas sempre saturou demais as cores.
Gostaria de investir até no máximo R$3000,00. Mas fico muito agradecida se puderem recomendar tbm os seus favoritos para cores realistas, independente de preço, pois assim posso guardar dinheiro para investir mais adiante.

Muito obrigada 😊
Feliz ano novo a todos!
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2022, 15:06:56 por Le.mart »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2022, 15:17:35
O pessoal deve aparecer depois sugerindo algum smartphone com uma camera ou app com cores neutras.

Eu compraria um smartphone que faça fotos em RAW, e compraria um ColorChecker Passport para usar como referencia na hora de tirar as fotos.
Ai faria o ajuste das cores em algum editor de fotos no computador.
Não sei se os editores para celular já fazem isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2022, 19:09:28
É bem difícil isso, já que praticamente todos alteram muito as características da foto. Pelo menos alguns no modo PRO alteram menos, fiz um teste de uma mesma cena fotografei no modo normal e no modo PRO e a diferença é absurda (isso que sequer usei o RAW). Vou tentar postar aqui o exemplo.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2022, 19:15:11



Foto 1: 1/39s ISO250
Foto 2: 1/40s ISO320


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2022, 23:22:49
O pessoal deve aparecer depois sugerindo algum smartphone com uma camera ou app com cores neutras.

Eu compraria um smartphone que faça fotos em RAW, e compraria um ColorChecker Passport para usar como referencia na hora de tirar as fotos.
Ai faria o ajuste das cores em algum editor de fotos no computador.
Não sei se os editores para celular já fazem isso.

Boa. Vários celulares hoje em dia têm o Pro Mode, e dentro do Pro Mode, há opção de salvar o raw. E existem apps que gravam o raw. Só não achei ainda um que aceite colorchecker.


Le.mart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2022, 09:32:27
Muito obrigada pela atenção de vcs!   :) Ajudaram bastante. Mais adiante farei um investimento no colorchecker. Por enquanto vou procurar um celular que tenha um bom modo pro. Vcs podem me recomendar algum?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2022, 11:52:18
Muito obrigada pela atenção de vcs!   :) Ajudaram bastante. Mais adiante farei um investimento no colorchecker. Por enquanto vou procurar um celular que tenha um bom modo pro. Vcs podem me recomendar algum?

Você teria acesso ao Pixel 5a? É um telefone barato, mas que o Google fez questão de colocar uma boa tecnologia de imagem.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2022, 12:00:17
Lembrando que é possível usar app de câmeras de terceiros que talvez não tenha essa saturação toda das cores.

Outra coisa é confirmar senão é a tela do celular o problema.
A Samsung é famosa por isso, com cores quentes e saturadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Le.mart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2022, 12:40:50

Para o pixel 5a no momento eu não tenho orçamento, mas vou colocar na lista como possibilidade a analisar para mais adiante.
 No momento eu posso investir no máximo 3000.
O meu é moto g6  ele parece saturar mesmo as cores, mesmo quando mando para outros dispositivos, ele tende a saturar mesmo. E não só isso, ele some com algumas passagens de cor. Pega tonalidades variadas de azul e verde, por exemplo, e deixa tudo meio homogenizado em verde. Ou pega variadas tonalidades terrosas e deixa tudo meio alaranjado quente demais.


Le.mart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2022, 12:42:20
Isso acontece mais na pinturas, que é o meu foco. Para fotografar o mundo lá fora ele é ótimo rsrs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2022, 13:10:40
Gerenciamento de cor é um universo com bastante dor de cabeça.

Talvez as cores que você sente falta estejam fora do gamut do sRGB.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2022, 13:34:01
teria que ser um celular com sensor foveon...
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2022, 14:53:51
teria que ser um celular com sensor foveon...

Sim, e entregue em mãos como retorno de impostos pagos a mais, por um político honesto....


Le.mart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2022, 21:06:25
Boa noite!
Gente, alguém sabe me dizer qual celular é melhor para fotografia? Zenfone 8 ou moto edge 20 pro?
Quero para fotografar pintura e desenho e começar a criar conteúdo para youtube e instagram. Por precisar tirar boas fotos de pintura, gostaria de um que capturasse cores mais realistas, que não sature tanto.

Sei que tem aquele aparelhinho, o color checker passport, mas por enquanto acho que é mais prático apenas ter um celular mesmo.

Aceito indicações de outros aparelhos tbm :)

Obs.: Não sei bulhufas de edição.



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2022, 07:17:13
Nesse caso recomendaria uma câmera barata da Canon (T1i) e uma lente 24mm STM.