Autor Tópico: Dúvida na compra de equipamento  (Lida 1299 vezes)

Rafael Schaidhauer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Janeiro de 2022, 13:22:24
Boa tarde caros colegas,

Estou numa dúvida tremenda e gostaria de partilhar com vocês.
Atualmente, possuo os seguintes equipamentos:
Nikon D7100
Nikkor 35mm 1.8
Nikkor 10-20mm
Nkkor AFP 70-300MM ED
Sigma 17-50mm 2.8.

Tenho o objetivo de atualizar meu equipamento e estou em dúvida da seguinte forma:
a) Manter o kit de lentes atuais  e trocar a d7100 por uma D7500
b) Comprar uma mirrorles (Z5 ou Z6) + 24-70mm.

Fotografo por puro hobby, fotografias de longa exposição diurnas, geralmente no litoral.
É fato que que se eu só trocar o corpo pela d7500, o investimento seria menor e eu manteria meu kit de lentes. Caso seguisse para uma mirrorles, teria que comerçar tudo de novo e teria que vender todo meu equipamento.

Dúvida: nesta altura do campeonato, ainda vale a pena comprar a D7500??
Obrigado.
Nikon Z6ii + Nikon Z 24-70mm f/4 + Nikon Z 20mm 1.8 S
www.flickr.com/photos/rafaschaidhauer
www.500px.com/RafaelSchaidhauer


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2022, 19:11:47
Diria que no seu caso vale à pena uma D810, pouco tempo atrás tinha visto algumas por um bom preço, ela no modo crop entrega mais nitidez fina que uma D500, apesar de ter menos Mpx.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2022, 19:45:42
Se a intenção é fazer LE diurna não vejo onde uma ML pode te ajudar. O colega comentou sobre a Nikon FF, tbm acho uma boa mas tem alguns modelos que esquentam um pouco o sensor em L.E. e geram ruído, não lembro de cabeça quais os modelos, nem se é o caso da D810, mas algumas Nikon tinham esse tipo de problema, verifique isso antes de comprar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2022, 20:41:22
Boa tarde caros colegas,

Estou numa dúvida tremenda e gostaria de partilhar com vocês.
Atualmente, possuo os seguintes equipamentos:
Nikon D7100
Nikkor 35mm 1.8
Nikkor 10-20mm
Nkkor AFP 70-300MM ED
Sigma 17-50mm 2.8.

Tenho o objetivo de atualizar meu equipamento e estou em dúvida da seguinte forma:
a) Manter o kit de lentes atuais  e trocar a d7100 por uma D7500
b) Comprar uma mirrorles (Z5 ou Z6) + 24-70mm.

Fotografo por puro hobby, fotografias de longa exposição diurnas, geralmente no litoral.
É fato que que se eu só trocar o corpo pela d7500, o investimento seria menor e eu manteria meu kit de lentes. Caso seguisse para uma mirrorles, teria que comerçar tudo de novo e teria que vender todo meu equipamento.

Dúvida: nesta altura do campeonato, ainda vale a pena comprar a D7500??
Obrigado.

Se interessar estou vendendo uma Z6 nova por preço de Z5. Sobre lentes, você não precisaria começar tudo de novo, da pra usar o FTZ de boa com lentes convencionais, você poderia começar com a 50mm 1.8G e depois pegar uma zoom que aceite filtros, como a 16-35. D7500 seria literalmente queimar dinheiro pra não ter praticamente ganho nenhum. Uma D810 como citado também seria uma boa, mas precisa de lentes boas pra tirar todo proveito da resolução dela. Ainda não fiz longa exposição com a linha Z, mas se quiser posso testar pra vc, tenho um filtro de 10 stops aqui.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2022, 20:44:36
Rafael, tem algum recurso da D7500 que você viu que acha útil na sua fotografia? Além do, obviamente, ser uma câmera mais nova.  :D

4K?
LCD Tilting?
ISO alto?
um stop EV de ganho de sensibilidade de foco com pouco luz?
apenas 1 slot de cartão SD
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2022, 20:57:46
Se a intenção é fazer LE diurna não vejo onde uma ML pode te ajudar.

ML permite avaliar o histograma da cena + efeito do filtro, em tempo real. Isso facilita um ajuste de exposição mais equilibrado além de poder fazer a composição com o filtro em vários casos.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2022, 21:04:39

Tenho o objetivo de atualizar meu equipamento e estou em dúvida da seguinte forma:
a) Manter o kit de lentes atuais  e trocar a d7100 por uma D7500
b) Comprar uma mirrorles (Z5 ou Z6) + 24-70mm.

Fotografo por puro hobby, fotografias de longa exposição diurnas, geralmente no litoral.
É fato que que se eu só trocar o corpo pela d7500, o investimento seria menor e eu manteria meu kit de lentes. Caso seguisse para uma mirrorles, teria que comerçar tudo de novo e teria que vender todo meu equipamento.


Chegou a pensar na possibilidade de uma Z50+adaptador FTZ e manter suas lentes?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2022, 21:18:13
Chegou a pensar na possibilidade de uma Z50+adaptador FTZ e manter suas lentes?

Foi o que pensei também. Seria o upgrade "natural", considerando que vc não mencionou se sentir limitado em nenhum aspecto, apenas quer atualizar o equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2022, 21:34:45
ML permite avaliar o histograma da cena + efeito do filtro, em tempo real. Isso facilita um ajuste de exposição mais equilibrado além de poder fazer a composição com o filtro em vários casos.
Então, mas vc acha possível uma ML simular e mostrar no LCD o resultado de uma foto com um filtro de 12 stops + exposição de 20 minutos???
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2022, 21:50:39
Vocês acham que longa exposição em ML é diferente de DSLR no liveview?

Não acho que ninguem use o OVF com a câmera no tripé fazendo longa exposição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafael Schaidhauer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2022, 09:16:09
Bom dia pessoal.
Obrigado pelo retorno de vocês, acabei não apontando as limitações que minha câmera possui.
Geralmente utilizo filtros quadrados de 3, 6 e 10 stops e mais os filtros NG Graduados.
Por conta do processador Expeed 3, fotografias com 3 minutos de exposição, minha câmera demora quase o mesmo tempo para processar a imagem o que acaba sendo um limitador já que fotografo a hora azul e dourada, que possuem períodos curtos de luz.
Outra fator limitador(para mim) é a falta da tela tilting, para enquadramentos em ângulos baixos.
Também considero a qualidade de imagem do sensor atual um pouco poluído em grandes exposições.

A idéia de migrar para a Z50 + adaptador FTz e futuramente investir em lentes Z de boa qualidade, para posteriormente, migar para uma Nikon FF me atrai.
Nikon Z6ii + Nikon Z 24-70mm f/4 + Nikon Z 20mm 1.8 S
www.flickr.com/photos/rafaschaidhauer
www.500px.com/RafaelSchaidhauer


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2022, 10:36:27

Por conta do processador Expeed 3, fotografias com 3 minutos de exposição, minha câmera demora quase o mesmo tempo para processar a imagem o que acaba sendo um limitador já que fotografo a hora azul e dourada, que possuem períodos curtos de luz.


Isso é uma configuração que pode ser desligada.
Senão em engano é redução de ruído em longa exposição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2022, 10:42:25
Então, mas vc acha possível uma ML simular e mostrar no LCD o resultado de uma foto com um filtro de 12 stops + exposição de 20 minutos???

então...

Eu uso filtro ND 10 stops+PLC (e outras combinações) acoplado na lente e consigo ver a composição geral da cena+histograma tanto pelo LCD ou pelo EVF antes de colocar o tripé do lugar e fazer o ajuste final. E muitas vezes quando estou andando pelo local procurando uma composição, prefiro fazer isso pelo EVF. Mas ai é preferência pessoal minha.

Obviamente você não vai ver o resultado exata da longa exposição, por exemplo, rastro de nuvem, movimento de água, etc. Mas para compor e já analisar o histograma e ver se algo vai estourar tanto pelo LCD ou pelo EVF p/ mim é uma boa vantagem.

Não acho que ninguem use o OVF com a câmera no tripé fazendo longa exposição.

Conheço pessoas que usam.

Eu uso muito para compor a cena no EVF. Principalmente durante o dia, com ambiente muito claro, que fica mais difícil olhar no LCD.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2022, 10:53:44 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2022, 12:21:09
Diria que no seu caso vale à pena uma D810, pouco tempo atrás tinha visto algumas por um bom preço, ela no modo crop entrega mais nitidez fina que uma D500, apesar de ter menos Mpx.

Completando aqui, tive uma D810 foi à melhor câmera em qualidade de imagem junto com cores que lembram a D700, sobre as lentes você vai perceber um ganho de nitidez em lentes que são mais ruins, por exemplo com usando uma 150-600 sport na D810 ela entrega mais nitidez toda aberta do que uma D750 ou D500.
Outra vantagem é poder ir usando suas lentes por um tempo pelo fato dela entregar uma qualidade muito boa no modo crop.
ISO 64 para paisagem e longa exposição também é legal.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2022, 15:20:49
Completando aqui, tive uma D810 foi à melhor câmera em qualidade de imagem junto com cores que lembram a D700, sobre as lentes você vai perceber um ganho de nitidez em lentes que são mais ruins, por exemplo com usando uma 150-600 sport na D810 ela entrega mais nitidez toda aberta do que uma D750 ou D500.
Outra vantagem é poder ir usando suas lentes por um tempo pelo fato dela entregar uma qualidade muito boa no modo crop.
ISO 64 para paisagem e longa exposição também é legal.

O ISO 64 base é realmente um negócio que pra quem quer nitidez é soberbo. Este é um dos pontos que a Nikon ganha da Canon na minha opinião.

Respondendo a pergunta/ dando minha humilde opinião: cara sobre o upgrade, para o seu uso , eu não vejo sentido em ter uma câmera Fullframe , pra fotos de longa exposição uma boa crop faz diferença. Eu, que já trabalhei com as câmeras da linha D7000 , iria na D7200. O custo-benefício dela é bem melhor que a D7500 , apesar da D7500 ter um relação de sinal / ruído em ISO alto melhor, mas a D7200 pra mim é a melhor cropada da Nikon (ao lado da D500) . A D7200 é um bom salto em relação a D7000 (pior câmera no quesito autofoco da Nikon) e a D7100 é boa, mas a D7200 está um nível acima dessas e o processador/buffer foi bem melhorado, bem como o sensor que era da Toshiba e passou a ser da Sony (um avanço e tanto ). Enfim, com todo seu kit, eu apenas venderia a 7100 e passaria pra 7200.