Autor Tópico: Luz continua Led de 150w para softbox  (Lida 938 vezes)

danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Julho de 2022, 19:50:02
Ola, pessoal. Alguém tem experiência com esse led?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2664675177-luz-continua-iluminaco-150w-estudio-led-luz-video-foto-nf-_JM

Tem potencia suficiente para usar em um softbox de 90cm? Dá para fazer retrato em f/8?
Assunto não é sujeito.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2022, 20:25:01
Olha sinceramente acho que não hein...
A questão da potência é indiferente, o que importa mesmo é o fluxo luminoso, que no caso é 9000 lumens.

Aqui em casa eu tenho uma lâmpada Philips de led com 40W. Ela entrega algo em torno de 3600 Lumens. que dá aproximadamente 2,5 menos saída do que os 9000 informados nesse aih.

Se eu coloco no softbox (80cm), fotometrando a 1 metro, ISO 100, Velocidade 1/60, o fotômetro marca f/1.4.
Como 9000 lumens dá 2,5x mais, a grosso modo significa que no mesmo softbox essa luz daria 1 stop e meio a mais (o dobro de luz é 1 stop a mais, logo 1,5 stop a mais seria  f/2.4).
Então para usar f/8 em velocidade 1/60, teria que usar ISO 1250.

Luz contínua para retrato é meio complicado. Teria que ter pelo menos dois desses colados na modelo.

Quem usa luz contínua para fotografia é o Marco do Studio BeClick. Mas ele faz mais foto still em mesa, nesse caso a câmera está no tripé e o produto fica parado.

Pra filmar esses leds assim valem a pena, pq a velocidade é mais baixa (1/50 no geral). O fotograma é bem menor do que uma foto normal (2,1 Megapixel em FHD), então mesmo que use ISO alto, quando a câmera redimensiona fica menos perceptível qualquer ruído eventual.

Pra retrato o mais barato e portátil é usar Speedlite. Mas se quiser insistir em luz contínua, a recomendação é usar um canhão PAR ou um Fresnel com alta potência (500 a 2000 watts), aí joga um daqueles rebatedores/difusores 3 em 1 na frente e fica bom.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2022, 20:26:08 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2022, 00:06:16
Eu já usei luz contínua pra retrato. Normalmente o modelo ficava meio estressado com luz na cara. Pra filmagem, faz sentido.