Autor Tópico: origem granulado  (Lida 1487 vezes)

micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 08 de Janeiro de 2022, 10:39:34



Olá!
Sou iniciante e não estou conseguindo reduzir o granulado das minhas fotos. Anexei um pedaço de uma foto em 100% com as informações da captura. Usei uma lente canon EF75-300 (câmera Canon SL3).
Até usando ISO100 as minhas fotos ficam granuladas, alguém poderia me dar umas dicas de onde vem esse ruído?
Obrigada!


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2022, 10:50:50
A lente não ajuda, mas não é normal ter esse granulado nessas configurações, já verificou se na câmera nas configurações da imagem o nível de nitidez está no máximo? Caso esteja tente reduzir para ver se resolve.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2022, 11:25:53
Sua foto está sub exposta, veja a completa ausência de informação no lado direito do histograma. O que amplifica o ruído aparente.

Existe ruído em ISO 100.

Principalmente nas partes desfocadas.

Leve redução de ruído resolve seu problema.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2022, 11:26:30 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2022, 12:55:11
A lente não ajuda, mas não é normal ter esse granulado nessas configurações, já verificou se na câmera nas configurações da imagem o nível de nitidez está no máximo? Caso esteja tente reduzir para ver se resolve.

Obrigada pela resposta! Pelo que eu olhei no menu da câmera e no manual, acho que vc tem razão. Eu havia selecionado o "Estilo da Foto" como "Automático" e, de fato, a nitidez estava no nível máximo. Mudei para o "Neutro", assim eu mesma faço as alterações no Lightroom. Obrigada novamente!!!!!


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2022, 12:56:56
Sua foto está sub exposta, veja a completa ausência de informação no lado direito do histograma. O que amplifica o ruído aparente.

Existe ruído em ISO 100.

Principalmente nas partes desfocadas.

Leve redução de ruído resolve seu problema.


Obrigada! Vou me atentar para esse detalhe também!!!!! Muito bom contar a ajuda de quem tem experiência!!!!
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2022, 12:58:51 por micsmt »


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2022, 13:05:10
Nada como contar com a ajuda de quem realmente entende. Acho que já melhorou bastante, não?




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2022, 13:30:45
ainda esta sub exposta, é assim mesmo que vc quer???
Conhecimento importa mais que equipamento.


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2022, 13:43:45
ainda esta sub exposta, é assim mesmo que vc quer???

Eu estou deixando um pouco sub exposta para conseguir um pouco mais de velocidade pois estou tentando tirar foto de animais, como a minha lente não ajuda, eu li que essa "estratégia" pode auxiliar...
na foto do exemplo que eu mandei realmente eu não precisava deixar assim pois o objeto está parado mas é só pra mostrar o granulado mesmo.
Caso minha "estratégia" não seja a melhor, pode ficar à vontade para falar... estou mandando um exemplo de pássaro com a imagem no tamanho 100% para vc dar  uma olhada (mas essa foi antes de eu arrumar o nível de nitidez nas configurações da imagem)

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2022, 13:45:40 por micsmt »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2022, 15:06:27
Suba o iso mas não deixe sub exposta.
Tem como tratar na pós produção.

Se quiser uma solução quase mágica recomendo usar o Dxo Pureraw antes de importar no Lr.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2022, 15:11:08
Suba o iso mas não deixe sub exposta.
Tem como tratar na pós produção.

Se quiser uma solução quase mágica recomendo usar o Dxo Pureraw antes de importar no Lr.

Vou seguir essas recomendações e posto o resultado aqui, obrigada novamente!



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2022, 17:13:14
Algumas Nik n se vc expõe demais vc não recupera as altas luzes. Fiz isso com uma D80.  Céu branco... Ficou poético... :hysterical:
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2022, 17:13:33 por Leonardo Tonin »


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2022, 15:18:52
Seguindo as dicas acima, acho que minhas fotos estão ficando MMUIIITTTOOO melhores, obrigada!!!!



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2022, 17:31:15
Seguindo as dicas acima, acho que minhas fotos estão ficando MMUIIITTTOOO melhores, obrigada!!!!


 :clap:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2022, 22:51:02
Olha só que bacana!!!!
Tanto tempo que não vejo esse tipo de discussão mais técnica por aqui.
Aliás nem conhecia essa sala.  :doh:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2022, 02:02:21
Aliás nem conhecia essa sala.  :doh:

É nova! Agradecimento ao André e Erick por reorganizarem o fórum. E vem mais por aí!