Autor Tópico: 10 anos do X-Mount e anúncio oficial da 5ª geração de câmeras em maio de 2022.  (Lida 6762 vezes)

Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Feliz 2022!!!  :ok:

Hoje, 9 de janeiro de 2022, o sistema mirrorless  X Mount, da Fujifilm, completou sua primeira década no mercado!

Foi em 9 de janeiro de 2011 que a empresa anunciou o lançamento da X-Pro1, a primeira câmera a utilizar o X-Mount




A X-Pro1 e a X-E1, lançada em setembro de 2012, constituiram a 1ª geração de câmeras que utilizam os sensores X-Trans  (16MP FSI CDAF)

Ao longo da década, novas gerações apareceram, conforme mostrado abaixo:

X-Trans  de 2ª geração (16MP FSI PDAF): X-E2 (Out/2013), X-T1 (Jan/2014), X-T10 (Mai/2015) e X-E2s (Jan/2016);

X-Trans  de 3ª geração (24MP FSI PDAF): X-Pro2 (Jan 2016); X-T2 (Jul 2016); X-T20 (Jan/2017); X-E3 (Set/2017) e X-H1 (Fev/2018);

X-Trans  de 4ª geração (26MP BSI PDAF): X-T3 (Set/2018); X-T30 (Fev/2019); X-Pro3 (Out/2019); X-T4 (Fev/2020); X-S10 (Out/2020), X-E4 (Jan/2021) e X-T30II (Set/2021)

2022 - A Fujifilm  planeja realizar no mês de maio um novo X Summit, no qual fará o anúncio da 5ª geração de câmeras X Series, conforme mostrado no vídeo abaixo (aos 5m30s):




Fonte: https://www.fujirumors.com/breaking-fujifilm-announces-x-summit-in-may-with-5th-generation-x-series-camera-fujifilm-x-h2/


Tenham uma excelente semana!  :ok:



« Última modificação: 09 de Janeiro de 2022, 12:56:09 por Fábio Kruschewsky Lemos »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Que venham mais 10 anos!

:clap: :clap:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Fui usuário de Fuji até o 2021, tive várias câmeras e um montão de lentes, foi uma época divertida mas acabei pro voltar ao FF com a Sony.

A qualidade das objetivas Fuji é inquestionável.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2022, 16:27:33 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
 :clap: :clap: :clap:

Era um mundo muito diferente pra mim. Quando vi a X-Pro1, achei muito bonita, mas tava usando Nikon e estava relativamente satisfeito. Naquele momento me parecia inverossímil mudar de marca, mas quando começarfam a demorar muito a lançar a 35mm f/1.8DX, eu vi que a marca não queria dar muita chance ao formato. Quando saiu a X-A1 por menos de 600 dólares, foi a minha deixa pra entrar no sistema.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
:clap: :clap: :clap:

Era um mundo muito diferente pra mim. Quando vi a X-Pro1, achei muito bonita, mas tava usando Nikon e estava relativamente satisfeito. Naquele momento me parecia inverossímil mudar de marca, mas quando começarfam a demorar muito a lançar a 35mm f/1.8DX, eu vi que a marca não queria dar muita chance ao formato. Quando saiu a X-A1 por menos de 600 dólares, foi a minha deixa pra entrar no sistema.

Comigo foi um trauma de fazer uma viagem de 30 dias carregando uma 5D, uma 17-40L, uma 24-70L e uma 70-210L
Na volta vendi tudo e comprei um conjunto Fuji bem legal, foi uma X-A1 com a XF 18-55, depois vendi a X-A1 e comprei uma XE1 por causa do EVF e então depois que vi que a coisa era boa comprei outras lentes. Na época foi a XC 50-230 e a XF27. Vendia XE1, comprei XE2, XT1, XT10, X20, X30 e um montão de outras lentes, XF18, XF23, XF35...

Foi bem legal, o sistema rendeu fotos espetaculares mas no final acabei mesmo foi com a A7-II e A7-III e um bando de lentes manuais. To feliz.

A Fuji tem uma liquidez muito boa, talvez tão boa quanto a Canon e bem melhor do que Micro 4/3. Nunca demorei mais do que uma semana para vender itens da Fuji.

No final, tive mais câmeras digitais da Fuji do que da Canon ou Nikon, mais para experimentar do que por necessidade.
O que mais me chamou a atenção no sistema Fuji sempre foi a qualidade ótica, muito melhor do que qualquer Canon ou Nikon que não custasse pelo menos 3 vezes mais.

O que sempre me irritou foi o processamento do X-Trans. Para a maioria dos usuários, isso não deve ser um problema, mas eu gosto de tentar extrair até a última gota de suco e isso não é facil com as Fuji. A maioria dos programas que as pessoas consideram bons para isso eu acabo achando que são medianos (C1 por exemplo). No meu caso é quase um TOC, gosto de chegar no limite, por pura farra. Tirando o Iridient Developer e o RawTherapee, não dá para chegar no limite, sempre fica a impressão de estar faltando alguma coisa.

Com o DxO oferecendo um suporte beta para o X-Trans talvez a coisa mude. Mas para mim esse barco já passou, a não ser que a Fuji apareça com algo realmente de outro mundo não pretendo voltar para o sistema (isso vale também para Nikon e Canon).

A Fuji tem o mérito da inovação e da excelência em todas as pontas do sistema e isso falta para os outros fabricantes. Ve-se muita porcaria da Canon, Nikon e Sony por aí (embora também tenham equipamentos top). Fuji sempre é top, até as lentes de kit XC são excepcionalmente boas.




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Muito legal, que continue crescendo e inovando cada vez mais.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Eu migrei do m43 para a Fuji meio à contragosto - adoro o tamanho e leveza das lentes m4/3, última viagem fiz com um corpo e 4 lentes (o que cobriu todas as situações) e cabia tudo em uma messenger bag. Mas o futuro do formato me parece complicado - ou vai sumir ou vai virar nicho high-end, para vídeo e telefoto, e eu uso corpos midrange sempre, pela relação custo-benefício e pela discrição, então acho que os próximos lançamentos não são para mim.

(Isso posto, a E-M5 MK III tem 95% de tudo que eu preciso, muito provavelmente devo pegar uma usada no futuro).

Full frame não me interessa pelo tamanho das lentes; ok, pelas regras de equivalência, posso pegar lentes com aberturas menores e consequentemente menores, com o mesmo resultado de DOF e ISO que uma APS-C - porém, lentes mais lentas costumam não ter ótica muito refinada, são bem consumer. E o único corpo que não parece "profissional" para as pessoas em geral (o que é melhor pra fotos nas ruas, em concertos, etc) é a Sony A7C.

Sony APS-C está largado faz tempo. Lentes até melhoraram um pouco, mas acho a ergonomia da linha A6xxx horrorosa.

A solução foi a Fuji - tem representação oficial no Brasil, bons (as vezes ótimos) preços (a nível de Brasil, onde tudo costuma ser o dobro), e lentes menores que FF. Comprei as lentes que seriam o mais perto do kit mínimo que eu iria ter em m/43: uma zoom geral (18-55 f/2.8-4), uma tele (55-200mm), primes pequenas (35mm f/2, 50mm f/2), uma tele portrait (Viltrox 85mm f/1.8) e uma prime wide (Rokinon 12mm f/2).

Como o AFShalders falou, as lentes são incríveis. Eu achava as zooms m43 bem ok, ainda mais que em viagem de dia eu já usava elas na abertura ótima (geralmente f/5.6), davam boa nitidez; mas essas duas da Fuji estão em outro nível, são excelentes. As "Nocticrons" são bem boas, focalizam rápido, e tem boa qualidade - sei que as primes maiores da Fuji são ainda melhores, mas aqui optei pela portabilidade.

Um imenso ganho para mim, na X-S10, foi ter autofoco com PDAF; pra fotos nunca senti muita falta do PDAF no m43 - geralmente tirava fotos de coisas estáticas ou sem muito movimento, e a performance em S-AF do m43 é incrível (até mais do que a Fuji). Porém, agora com uma filha pequena, passei a usar muito mais C-AF, e com os corpos midrange que eu tinha no m43, era quase impossível. Para vídeo, a diferença foi brutal - mesmo não sendo tão preciso em vídeo quanto o AF da Sony e da Canon, é infinitamente melhor do que as m43 (exceto talvez as Olympus E-M1 MK II e III e a E-M5 MK III, que também possuem PDAF). Faço várias tomadas que antes eram simplemente impossíveis (e tenho boa prática com foco manual).

Mas o melhor são as cores. Sigo tirando fotos com JPG+RAW, mas uso muito mais os JPGs que anteriormente. Completamente apaixonado pelo Classic Neg, algumas das melhores fotos que já tirei foi com ele. E ainda tenho a possibilidade de escolher algum film simulation depois no Capture One (sim, os film simulations dele não são os da Fuji, ainda vou fazer um comparativo) ou no X-Raw Studio (horrível de usar, mas usa as cores da Fuji).

Estou gostando muito do sistema. Peso e tamanho aumentaram, mas não muito. A qualidade das fotos melhorou, as lentes são incríveis. Devo seguir nele até ser obrigado a ir pro full frame...

O que eu sinto falta:
- IBIS mais efetivo para vídeo. Ele é (bem) melhor do que as Sony APS-C, mas perde bem para o da Panasonic e especialmente para o da Olympus. É mais uma questão de tuning que de efetividade - a estabilização é boa mas as compensações não são suaves.
- Os modos de longa exposição da Olympus - devem ter feito uma patente fortíssima para os outros fabricantes não terem imitado, pois faz longa exposição virar uma brincadeira de criança;
- Eye-Af um pouco mais efetivo (o da Panasonic é melhor) e menos "maluco" (se tiver duas pessoas no frame, ele fica pulando de uma pessoa para outra toda hora);
- Tracking em vídeo;
- Alguns detalhes de interface (a seleção de ISO é a que mais me incomoda, devia ser como abertura e shutter, sem abrir tela de overlay).

No aguardo da linha nova, esperando que façam a minha dream camera Fuji (uma X-E voltando os dois dials, o seletor de modo de foco, um switch foto-vídeo e IBIS - mas acho que nunca vão fazer).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Concordo contigo Marcio,

O MFT está, na minha opinião, atrelado à video. Nisso as Pana são imbatíveis especialmente as G9/GH5 (ou as G85/G95 para o mercado amador).
Pelo preço e performance nada chega perto.

Eu so fiquei com MFT porque tenho nota fiscal de tudo e a liquidez anda horrível. Senão já teria passado tudo adiante.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Concordo contigo Marcio,

O MFT está, na minha opinião, atrelado à video. Nisso as Pana são imbatíveis especialmente as G9/GH5 (ou as G85/G95 para o mercado amador).
Pelo preço e performance nada chega perto.

Eu so fiquei com MFT porque tenho nota fiscal de tudo e a liquidez anda horrível. Senão já teria passado tudo adiante.

Gostava do MFT para fotos também - logo devo anunciar minha Olympus 75mm f/1.8 e vai ser doído, é uma lente incrível.
Ainda vou ficar com as velhinhas, uma GH2 e uma E-P1, por afeto e porquê não valem muito, hehehe. E as imagens delas têm cores interessantes. Provavelmente devo ficar com a Olympus 45mm f/1.8 também - a minha está com ótica impecável, mas um dia ficou em uma divisão da mochila com um anel step up e arranhou os plásticos por fora. E a LX100, que só vendo se um dia achar uma LX100 II baratinha, hehehe
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
LX100 é um caso a parte, também tenho uma e essa não pretendo vender.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
LX100 é um caso a parte, também tenho uma e essa não pretendo vender.

Idem - é uma lente ótima, mais barata que a equivalente da Panasonic, e que vem com uma câmera presa nela de brinde. :)

Você ainda está com a minha GX7?
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Idem - é uma lente ótima, mais barata que a equivalente da Panasonic, e que vem com uma câmera presa nela de brinde. :)

Você ainda está com a minha GX7?

Sim, coloquei a venda.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Fujirumors  completa 1 década de existência! :ok:

O sítio Fujirumors  iniciou suas atividades em 11 de janeiro de 2012, conforme mostrado no link  abaixo:

https://www.fujirumors.com/fujirumors-turns-10-years-old-today-just-as-the-fujifilm-x-mount/

Link do primeiro artigo, publicado em 11/01/2012: https://www.fujirumors.com/fujirumors-a-new-website-for-a-new-fuji-future/

Parabéns, Fujirumors:clap:  Que continue fazendo um excelente trabalho!


 


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Uma pena a conta do Nokishita ter sido fechada, sempre dava pra saber como a câmera seria uns dois dias antes, heheheh.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Alguma notícia sobre FullFrames ?

não!
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.