Autor Tópico: 2022 - Quem aqui usa ativamente o sistema MFT ?  (Lida 5991 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 10 de Janeiro de 2022, 18:50:52
Tentando arrumar assuntos para o fórum haha ! As coisas aqui estão muito paradas.

- Quem aqui em 2022 ainda tem e usa o sistema micro four thirds ativamente ?

- Qual equipamento ?

- Qual o uso principal ?




renatocortez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2022, 19:21:32
Eu me dei de Natal uma Olympus E-M10 Mark II e fiquei encantado com o sistema. Peguei com a intenção de ser minha câmera walk around, pra carregar comigo sempre que sair de casa. Sou fotojornalista e tava atrás de um kit leve e portátil pra andar por aí, saudade de fotografar descompromissadamente tava apertando.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2022, 20:09:00
Eu me dei de Natal uma Olympus E-M10 Mark II e fiquei encantado com o sistema. Peguei com a intenção de ser minha câmera walk around, pra carregar comigo sempre que sair de casa. Sou fotojornalista e tava atrás de um kit leve e portátil pra andar por aí, saudade de fotografar descompromissadamente tava apertando.

Fez bem. Câmera boa é a que está com você o mais tempo possível.
No meu caso, eu comprei para redução de peso em viagens.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2022, 21:58:17
POsso afirmar que seria meu equipamento "principal", já que larguei a fotografia "profissional" (que nunca foi, na realidade) e estou me desfazendo da FF (penso em deixar a SL2 pra usar como webcam). Mas... a paixão pela fotografia evaporou, sumiu, desapareceu, escafedeu-se.
Confesso que não sei nem mesmo se vou manter o sistema micro 4/3. Às vezes penso em manter pra o caso de a paixão voltar... ou ter vontade de fotografar com câmera. Mas no Natal, fotografei com a Pen (que tá configurada pra fotografar em raw), e xinguei todas as minhas gerações que não virão porque tive que editar tudo. Affff, coisa chata, rsrs. Naquele momento, desejei ter tirado todas as fotos com celular.
Enfim, a chama realmente parece ter apagado de vez. FF e lentes vão pra frente. SL2 fica pra webcam (e gravações de video num geral) e vou pensar o que fazer com o sistema m4/3. Mas se tá difícil até pra vender as lentes FF (nem tentei a câmera ainda), o que dirá m4/3...
Mas não deixei de gostar do sistema. Se eu ainda tivesse vontade de fotografar, seria com esse sistema que adoro.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2022, 22:00:28 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2022, 13:37:26
Helena, sei bem como essa fase é. Mas fotografia é que nem reumatismo: não te larga, só dá um tempo kkkk

Eu tinha anunciado um monte de equipamentos MFT no Mercado Livre por um preço muito bom, mas como sempre os engraçadinhos de plantão ficaram fazendo mil perguntas idiotas e pechinchando absurdamente, o que considerei até como coisa de gente que não tem o que fazer. Anunciei uma 14-42 Panasonic Pancake por R$ 500 na época, quando o preço médio era de R$ 700 e vinha sempre um imbecil perguntando "faz por 250?".

Resultado, tirei tudo de venda, não anuncio mais essas coisas no ML. Material fino, só para conhecidos ou indicados por conhecidos, que se danem as massas, não estou  precisando de dinheiro tão desesperadamente.
Se for mara me aborrecer deixo tudo guardado aqui.

Os preços estão bizarros. Gente vendendo Oly E-M10 de 1a geração por 2 mil ! 14-42 do kit por R$ 1 mil..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2022, 15:18:43
É, no ML eu não tô tendo a manha de anunciar.
Mas sei lá, acho que aqui a coisa foi mesmo. Eu olho pro meu equipamento e só penso na grana que posso conseguir se vender tudo, e no que posso fazer de bom com essa grana, rsrs.
Bem, como não tÔ conseguindo vender, vai ficando. Vamos ver o que o tempo dirá.
De qualquer forma, se for me desfazer do m4/3, vai ser a última leva de coisas a serem vendidas. Até lá vai dar pra ter sacado bem o que aconteceu.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2022, 16:09:53

Utilizo desde 2016 e não tenho a menor intenção de sair do sistema. Tenho inúmeras câmeras e lentes aqui, mas certamente nenhum padrão me atende tão bem quanto o MFT.

A minha primeira foi logo a deliciosa Panasonic GX7. Grande máquina, impossível não se apaixonar. :wub:

Atualmente utilizo a Panasonic G80 e minha esposa substituiu a Pana GX85 pela Leica D-Lux Typ 109.

Não somos profissionais, o foco é fotografia de lazer e viagens, principalmente natureza e arquitetura.

Vida longa ao MFT. :ok:


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2022, 16:20:13

Os preços estão bizarros. Gente vendendo Oly E-M10 de 1a geração por 2 mil ! 14-42 do kit por R$ 1 mil..

O problema é que as câmeras boas e lentes (qualquer uma) praticamente sumiram do mercado.
Em 2019 havia 15 páginas só com produtos MFT no Mercado Livre.
Hoje, se você estiver procurando por lente, encontrará 2 ou 3 páginas, no máximo.
Escassez de produto = preço mais alto.
Inevitável.


RobertoFantinel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é minha terapia.
    • Instagram
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2022, 14:27:25
Tenho uma OMD 5 MK II, com lentes 17 1.8 e uma 40-150 4.5 II. Paguei 600 em promoção na Olympus PT, e garantia de dois anos e meio. o pós-venda, ao menos em Portugal é DEZ, a sede/assistência técnica é em Coimbra. Peso, estabilização  e proteção contra as intempéries foram decisivos na escolha. Não me considero nem fotógrafo amador, uso para registros das caminhadas a Santiago de Compostela e street. Aguardando uma promoção parar OMD 1 mkII. Impossível comprar qualquer material no Brasil. Nem tenho interesse de mudar, o sistema atende minhas necessidades tanto no campo como na cidade. 
Meus brinquedos..Leicas, Olympus e Samsung.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2022, 14:34:34
Tenho uma OMD 5 MK II, com lentes 17 1.8 e uma 40-150 4.5 II. Paguei 600 em promoção na Olympus PT, e garantia de dois anos e meio. o pós-venda, ao menos em Portugal é DEZ, a sede/assistência técnica é em Coimbra. Peso, estabilização  e proteção contra as intempéries foram decisivos na escolha. Não me considero nem fotógrafo amador, uso para registros das caminhadas a Santiago de Compostela e street. Aguardando uma promoção parar OMD 1 mkII. Impossível comprar qualquer material no Brasil. Nem tenho interesse de mudar, o sistema atende minhas necessidades tanto no campo como na cidade.

Ah sim ! As coisa na Europa são bem mais fáceis nesse sentido, fora que fotografar por aí é uma delícia.
Uma das coisas que eu mais curto é ir nessas FNACs e lojas similares ver os equipamentos a venda, da última vez acabai saindo com uma Sony RX100 Mk3.


RobertoFantinel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é minha terapia.
    • Instagram
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2022, 14:53:22
POsso afirmar que seria meu equipamento "principal", já que larguei a fotografia "profissional" (que nunca foi, na realidade) e estou me desfazendo da FF (penso em deixar a SL2 pra usar como webcam). Mas... a paixão pela fotografia evaporou, sumiu, desapareceu, escafedeu-se.
Confesso que não sei nem mesmo se vou manter o sistema micro 4/3. Às vezes penso em manter pra o caso de a paixão voltar... ou ter vontade de fotografar com câmera. Mas no Natal, fotografei com a Pen (que tá configurada pra fotografar em raw), e xinguei todas as minhas gerações que não virão porque tive que editar tudo. Affff, coisa chata, rsrs. Naquele momento, desejei ter tirado todas as fotos com celular.
Enfim, a chama realmente parece ter apagado de vez. FF e lentes vão pra frente. SL2 fica pra webcam (e gravações de video num geral) e vou pensar o que fazer com o sistema m4/3. Mas se tá difícil até pra vender as lentes FF (nem tentei a câmera ainda), o que dirá m4/3...
Mas não deixei de gostar do sistema. Se eu ainda tivesse vontade de fotografar, seria com esse sistema que adoro.


Boa tarde Helena, se a sua decisão for vender seus equipamentos m4/3 me avise.  Grato.
Meus brinquedos..Leicas, Olympus e Samsung.


murucututu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2022, 17:26:01
Tentando arrumar assuntos para o fórum haha ! As coisas aqui estão muito paradas.

- Quem aqui em 2022 ainda tem e usa o sistema micro four thirds ativamente ?

- Qual equipamento ?

- Qual o uso principal ?

Eis minha primeira mensagem aqui no fórum, apesar de acompanhar ocasionalmente os classificados e um tópico ou outro de equipamentos.

Acho que enfim os smartphones têm mostrado resultados satisfatórios mesmo para quem sempre gostou de câmeras à moda tradicional.

Mesmo assim, continuo usando sem falta alguma câmera-câmera em minhas viagens.

Comecei com o m4/3 com uma Panasonic GX1 lá em 2012 (lente do kit Panasonic 14-42; lente Panasonic 20mm 1.7; lente Olympus 45mm 1.8).

Algum tempo em seguida, comprei um filtro polarizador circular para a lente 20mm. Talvez seja a melhor compra de todas!

Depois, comprei usadas a Panasonic GM5 (minha favorita) e a Sony RX100 mk iii (que muito raramente usei).

Faz-me falta alguma estabilização do sensor das câmeras m4/3 (por isso talvez vá atrás de uma Olympus M10 mais em conta), mas me agrada gravar minhas lembranças com fotos.

O vídeo do meu smartphone sai muito melhor que o vídeo das câmeras, então esse departamento está bem servido por ora com o Samsung Galaxy Note 9.

Talvez, com o relativo abandono das lentes e câmeras no formato APS-C nessa migração da Canon e da Nikon para a construção mirrorless, haja alguma ressurgência do m4/3...


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2022, 21:45:12
Eu mudei pra Fuji e estou vendendo meus equipamentos m4/3, mas com certa dor no coração - foi o sistema em que comecei, e que em termos de relação qualidade x tamanho, segue completamente imbatível. Minha GX9 e minha E-M10 III estão lá nos classificados, logo mais devo começar com as lentes - vender a Olympus 75mm f/1.8 vai ser como arrancar um braço.

É um ótimo sistema, mas está sendo vítima dessa febre do Full Frame.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2022, 05:47:58
Eu mudei pra Fuji e estou vendendo meus equipamentos m4/3, mas com certa dor no coração - foi o sistema em que comecei, e que em termos de relação qualidade x tamanho, segue completamente imbatível. Minha GX9 e minha E-M10 III estão lá nos classificados, logo mais devo começar com as lentes - vender a Olympus 75mm f/1.8 vai ser como arrancar um braço.

É um ótimo sistema, mas está sendo vítima dessa febre do Full Frame.

Márcio, as empresas são vítimas de péssimos governos, covid também. Vc está certo que estão fazendo estratégias para inviabilizar outros formatos. Talvez sensores maiores estejam ficando mais baratos também. Tem marketing em cima claro.  Outra coisa é, m 4/3 nunca investiram para brigar com FF.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2022, 08:54:34
Márcio, as empresas são vítimas de péssimos governos, covid também. Vc está certo que estão fazendo estratégias para inviabilizar outros formatos. Talvez sensores maiores estejam ficando mais baratos também. Tem marketing em cima claro.  Outra coisa é, m 4/3 nunca investiram para brigar com FF.

O mercado todo de câmeras está complicado, e aí entra também um certo fator psicológico.

A venda de câmeras cai ano a ano. Adicionalmente, os smartphones acabaram com o mercado de point & shoot - que era o grande financiador do desenvolvimento de câmeras. Os fabricantes desenvolviam novos processadores para os modelos high end deles, com novos recursos; versões mais simples desses processadores (ou a mesma versão, com velocidade reduzida e/ou que não passavam no processo de binning) eram colocados nas point&shoot, que vendiam muito, e assim todo o custo de desenvolvimento era diluído. Isso acabou.

Junte os dois fatores e o resultado é que o preço das câmeras subiu e seguirá subindo, para que consinue sendo sustentável. A GH2 custava $900 dólares quando foi lançada - corrigindo pela inflação americana, dá $1150 dólares. A previsão é que a GH6 deva sair por volta de $2500 dólares. Tem muito mais recursos? Ô se tem. Mas ambas tem o máximo de tecnologia que a época permite, então o custo relativo não é tão diferente assim.

E aí entra o fator psicológico: muitas pessoas se sentem mais "confortáveis" em gastar um valor desses em uma Full Frame do que em uma m4/3 ou APS-C, pois por muito tempo houve uma diferenciação grande preço de acordo com o tamanho do sensor. O certo deveria ser calcular o valor da câmera pelos recursos que ela oferece - pois para certas pessoas uma câmera com mais recursos e com um sensor menor vai dar melhor resultado para ela.

Para os fabricantes, isso é interessante também - a única coisa mais cara em uma FF que nas outras câmeras é o sensor, e o valor não deve ser tão diferente assim (imagino que coisa de 50 dólares, no máximo). Mas o valor das lentes é bem maior, e é uma maior chance de ganhar dinheiro.

Enfim, cada um sabe das suas prioridades / necessidades. Em 80-90% dos casos, a limitação não é a câmera, e sim o fotógrafo (é o meu caso, por exemplo). Basta ver o que bons fotógrafos conseguem fazer com uma m4/3 - trabalhos que não devem nada à uma FF. Mas, se a pessoa sente satisfação em ter o "máximo do máximo", não vou ser eu que vou julgar.

Eu troco na maior facilidade um pouquinho de qualidade de imagem (que, muitas vezes, você só nota fazendo pixel-peeping - coisa que parei de fazer quando vi que SÓ fotógrafos fazem isso) por portabilidade. Por isso, só vou para full frame se não tiver outra saída.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci