Autor Tópico: 2022 - Quem aqui usa ativamente o sistema MFT ?  (Lida 6061 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2022, 12:33:20
Eu uso MFT para hobby e para usos específicos do trabalho

Meus equipamentos
- Olympus Pen-F - uso para fotografia geral (geral mesmo, de gente à estrelas, hahaha)
- Olympus Em5 MK II e Panasonic G7, uso essas duas apenas para videos e lives.
Lentes tenho a olympus 12-40pro, as olys 25 e 45 1.8 e um pana 45-200.

ja pensei em vender tudo, mas sempre acabo desistindo, pq curto bastante esse sistema.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2022, 13:11:57
Eu uso MFT para hobby e para usos específicos do trabalho

Meus equipamentos
- Olympus Pen-F - uso para fotografia geral (geral mesmo, de gente à estrelas, hahaha)
- Olympus Em5 MK II e Panasonic G7, uso essas duas apenas para videos e lives.
Lentes tenho a olympus 12-40pro, as olys 25 e 45 1.8 e um pana 45-200.

ja pensei em vender tudo, mas sempre acabo desistindo, pq curto bastante esse sistema.

Pen-F até hoje me coça o dedo TODA hora para ter uma. :) A câmera digital mais linda que já fizeram, na minha opinião.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2022, 14:45:36
Pen-F até hoje me coça o dedo TODA hora para ter uma. :) A câmera digital mais linda que já fizeram, na minha opinião.

e eu sempre me cocei pela LX100, rsrs. Vai vender a sua também? Você tem uma, não tem??


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2022, 15:28:26
e eu sempre me cocei pela LX100, rsrs. Vai vender a sua também? Você tem uma, não tem??

Tenho, mas a minha LX100 só vendo se um dia achar uma LX100 II baratinha, hehehehe

Pessoal baba pelas X100 (e a X100V parece incrível mesmo), mas tive ao mesmo tempo uma X100S e a LX100, e em low light a LX100 destroçava a X100S - além de ser muito mais versátil e menor.

Só acho os JPGs da LX100 ruins (bem ruins, aliás - mas o RAW é excelente); como a LX100 II tem o pipeline de imagem da GX9, isso deve ser sanado (os JPGs da GX9 são ótimos).

As LX100 são as câmeras mais subestimadas que conheço.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2022, 15:31:10
Tenho, mas a minha LX100 só vendo se um dia achar uma LX100 II baratinha, hehehehe

Pessoal baba pelas X100 (e a X100V parece incrível mesmo), mas tive ao mesmo tempo uma X100S e a LX100, e em low light a LX100 destroçava a X100S - além de ser muito mais versátil e menor.

Só acho os JPGs da LX100 ruins (bem ruins, aliás - mas o RAW é excelente); como a LX100 II tem o pipeline de imagem da GX9, isso deve ser sanado (os JPGs da GX9 são ótimos).

As LX100 são as câmeras mais subestimadas que conheço.

perguntei de curiosidade pois não compraria hoje em dia (tô no caminho contrário - me desfazer de câmeras e lentes, ao invés de acumular mais).
Mas sempre que soube que a LX100 era (é) uma joia.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2022, 18:36:01
perguntei de curiosidade pois não compraria hoje em dia (tô no caminho contrário - me desfazer de câmeras e lentes, ao invés de acumular mais).
Mas sempre que soube que a LX100 era (é) uma joia.

Bem, eu tive a X100 e a X100S e tenho uma LX100 (1a).
A LX100 destrói a X100 em tudo, menos no jpeg saído direto da câmera. Como não curto muito uisar JPG porque SEMPRE eu faço alguma pós, isso nunca fez a menor diferença para mim. Se tratar o raw da LX100 no DxO aí ela destroça. É simples assim.

Penei com umas noturnas uma vez com a X100S, nem em raw ficou do jeito que eu queria. Na LX100 saiu tudo mil vezes melhor depois de tratado.

Tanto que vendi as duas Fujis e fiquei com a LX100.

To na mesma aqui, uma hora compro uma LX100 II, mas não vendo a I, vai ficar de reserva estratégica.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2022, 08:45:18
Bem, eu tive a X100 e a X100S e tenho uma LX100 (1a).
A LX100 destrói a X100 em tudo, menos no jpeg saído direto da câmera. Como não curto muito uisar JPG porque SEMPRE eu faço alguma pós, isso nunca fez a menor diferença para mim. Se tratar o raw da LX100 no DxO aí ela destroça. É simples assim.

Penei com umas noturnas uma vez com a X100S, nem em raw ficou do jeito que eu queria. Na LX100 saiu tudo mil vezes melhor depois de tratado.

Tanto que vendi as duas Fujis e fiquei com a LX100.

To na mesma aqui, uma hora compro uma LX100 II, mas não vendo a I, vai ficar de reserva estratégica.

X100S foi meio decepcionante pra mim mesmo, pois sempre se falava do incrível low light das Fuji, mas levei ela e a LX100 para fotos de um show em um estúdio e todas as fotos da LX100 saíram muito melhores. Mas pela experiência com as minhas Fujis atuais, acho que a X100F e X100V devem ser bem melhores.

Mas seguem sendo 35mm equivalentes fixo - e aí a lente da LX100 ganha de longe em versatilidade. É a frase que já falei um monte de vezes: é uma lente 24-75mm equivalentes, com abertura 1.7-2.8, pelo mesmo preço da Panasonic 12-35 f/2.8, e você ganha uma câmera de brinde presa nela. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


CLAUDIOYAMA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 22 de Janeiro de 2022, 10:54:00
     Bom, tenho a Olympus OMD E-M1 MARK II e diversas lentes, algumas prós do sistema.

     Utilizo como hobby, mas estou como a Helena... fotografando muito pouco... A pandemia contribuiu muito na minha pouca utilização.

     As vezes ficou também pensando no custo/benefício de ter uma câmera e lentes de valor elevado com a pouca utilização.

   
Olympus E-M1
Lentes Olympus - 12-40 mm, 75 mm, 75-300 mm - Lumix 12 -42 e 25 mm 1.4 - Rokinon Fisheye - Todas MFT
Flash FL-600R


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #23 Online: 22 de Janeiro de 2022, 11:21:04
Não é de hoje que tenho vontade de me desfazer do sistema Nikon e partir pra uma Olympus E-M1II, com duas primes bem luminosas + 12-100mm f4 e uma tele longa.... o que me segura ate o momento é a dificuldade de acesso a esses produtos no Brasil, e também gostaria de poder utilizar o sistema durante um tempo, mas nunca encontrei alguém que usasse.


CLAUDIOYAMA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Janeiro de 2022, 13:13:24
            Leandro, A minha comprei em uma das minhas viagens nos Estados Unidos, a oferta e preço são muito melhores. Aqui acho que deve ser inviável comprar algo parecido aqui ...
             
Olympus E-M1
Lentes Olympus - 12-40 mm, 75 mm, 75-300 mm - Lumix 12 -42 e 25 mm 1.4 - Rokinon Fisheye - Todas MFT
Flash FL-600R


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #25 Online: 22 de Janeiro de 2022, 13:33:49
            Leandro, A minha comprei em uma das minhas viagens nos Estados Unidos, a oferta e preço são muito melhores. Aqui acho que deve ser inviável comprar algo parecido aqui ...
           

Pois é, é o que tenho visto... comprar tudo fora, mas muito arriscado fazer isso apenas com base em reviews, gostaria de usar alguns dias o sistema, melhor algumas semanas... na teoria e pelo que vejo e leio na internet acho que me adaptaria bem.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Janeiro de 2022, 22:20:34


Quando me perguntam que câmera uso, respondo Nikon para simplificar, mas é uma meia verdade.  Sim, passaram pelo meu armário as FM, FE, F, F80, D60, D7000, D7200, contudo em paralelo sempre tive, desde as analógicas, câmeras pequenas que sempre carrego comigo.  Neste cenário eram as Olympus que acabavam tendo destaque em filme (Pen, SP, RC, Stylus mu).

Quando surgiram as m4/3 que uniam tamanho e estilo das pequenas analógicas, foi amor à primeira vista. Como não eram baratas não comprei de imediato, mas tão logo vi uma usada a bom preço não resisti.  Era uma Olympus e-pl1 com a 14-42mm que passou a andar comigo em todo lado.

Dado o primeiro passo no formato, novas portas iriam se abrir ao descobrir que lentes analógicas podiam ser usadas com elas através de adaptadores baratos.  Com isto vieram para a bolsa modelos mais novos e algumas lentes eletrônicas também.

Minha última compra foi uma zoom pancake para substituir a lente do kit reduzindo ainda mais o volume.  Parei na E-M10 mas estou longe de deixar de usar o formato pois, como estão sempre por perto, acabo usado mais vezes ela que as outras.

Como disse, quando me perguntam que câmera uso, respondo Nikon para simplificar, mas deveria, para ser honesto, responder que a câmera que *mais* uso é a m4/3 da vez.

Só lembrando, fotografia para mim é hobby exclusivamente. Não ganho um tostão com ela, só gasto.


ps.
. Mantenho a e-pl1 até hoje pois acho que tem um sensor com cores diferenciadas  que se dá muito bem com algumas lentes minhas antigas. Cheguei até a achar que era CCD uma época.

. Mantenho também um outro ícone do formato: uma pioneira GF1, que teria tudo para ser um “Equipamento Encosto” de outro tópico, mas que nāo tenho coragem de vender ainda.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 22 de Janeiro de 2022, 23:46:02
Mantenho também um outro ícone do formato: uma pioneira GF1, que teria tudo para ser um “Equipamento Encosto” de outro tópico, mas que nāo tenho coragem de vender ainda.

Mesma situação aqui, mas com uma G2. A danada tem EVF, tela de toque, controles externos, tela flip emais um montão de coisas legais. A única coisa que sinto uma certa falta nela é o peaking :(

É uma câmera tão legal e tão desvalorizada no mercado de usados que nem vale a pena vender.

Os arquivos raw processados no DxO são excelentes.

https://www.dpreview.com/reviews/panasonicdmcg2/5



Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2022, 00:10:09
Mesma situação aqui, mas com uma G2. A danada tem EVF, tela de toque, controles externos, tela flip emais um montão de coisas legais. A única coisa que sinto uma certa falta nela é o peaking :(
https://www.dpreview.com/reviews/panasonicdmcg2/5

Concordo 100%. Também tenho uma aqui (azul, chamo ela de Smurfette  :D). Certamente uma câmera subestimada, mas que entrega qualidade de imagem e recursos muito acima da média.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Janeiro de 2022, 19:23:01
Mesma situação aqui, mas com uma G2. A danada tem EVF, tela de toque, controles externos, tela flip emais um montão de coisas legais. A única coisa que sinto uma certa falta nela é o peaking :(

É uma câmera tão legal e tão desvalorizada no mercado de usados que nem vale a pena vender.

Os arquivos raw processados no DxO são excelentes.

https://www.dpreview.com/reviews/panasonicdmcg2/5

É o meu caso com a GH2 e a E-P1, valem pouco pra venda, com elas eu vou ficar. O peaking pra filmar com a GH2 eu driblei com um monitorzinho Viltrox DC-50, heheheh

Devo ficar também com a Olympus 45mm f/1.8 e a Panasonic 12-32 (preciso ver se ela funciona com as velhinhas). De resto, vou me divertir com lentes adaptadas nelas - algumas das melhores fotos que tirei foram em um carnaval com a E-P1 e uma Canon FD 50mm f/1.4.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci