Autor Tópico: Fotos para jogos de futebol  (Lida 1831 vezes)

Guilherme Videira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 12 de Janeiro de 2022, 08:57:04
Bom dia, trabalho com fotografia de jogos de futebol, atualmente trabalho com uma Nikon d3300 + uma lente 75-300mm.

Estou procurando o melhor setup para fazer um upgrade, e pensei no kit Canon 80D + Sigma 150-600mm, o que acham? (o que encontrei 'melhor' dentro do meu orçamento)

Fico sempre posicionado na linha de fundo ao lado do gol, não sei se essa lente seria a melhor opção para esse caso, a maioria dos jogos são a noite.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2022, 09:15:27
Será que você não vai sentir falta de algo abaixo dos 150mm, se eu entendi seu lugar no campo, a lente vai ficar muito fechada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2022, 09:19:11
Bom dia, trabalho com fotografia de jogos de futebol, atualmente trabalho com uma Nikon d3300 + uma lente 75-300mm.

Estou procurando o melhor setup para fazer um upgrade, e pensei no kit Canon 80D + Sigma 150-600mm, o que acham? (o que encontrei 'melhor' dentro do meu orçamento)

Fico sempre posicionado na linha de fundo ao lado do gol, não sei se essa lente seria a melhor opção para esse caso, a maioria dos jogos são a noite.

É futebol 11?

Acho que essa lente vai ser muito escura para fotografar a noite, especialmente se o campo não tem boa iluminação, o que geralmente é o caso a menos que você esteja fotografando em estádios de times da série A.

Eu eventualmente fotografo futebol, já usei a 150-600mm quando tinha ela, de dia é ótima mas a noite é muito fechada (uso em uma Nikon D7200). Hoje em dia eu uso uma 300mm f4 fixa, modelo antigo, e funciona bem. Muita gente fala do AF que seria lento, mas para mim atende bem, claro que gostaria de poder ter a 300mm mais atual, e de preferência a f2.8, mas aí tem um probleminha de custo rsrsrs.

Eu recomendaria você buscar uma lente mais clara para fotografar a noite. No caso da Canon talvez a 70-200mm f2.8 com um TC1.4x já dê alcance necessário. Só a 200mm sem TC, mesmo em câmera sensor APS-C, eu acho curta demais. Agora se você estiver fotografando futebol Society aí é tranquilo.


Guilherme Videira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2022, 09:52:40
Será que você não vai sentir falta de algo abaixo dos 150mm, se eu entendi seu lugar no campo, a lente vai ficar muito fechada.

Eu tive essa dúvida também, pensando melhor acho que vou procurar uma menor


Guilherme Videira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2022, 09:57:24
É futebol 11?

Acho que essa lente vai ser muito escura para fotografar a noite, especialmente se o campo não tem boa iluminação, o que geralmente é o caso a menos que você esteja fotografando em estádios de times da série A.

Eu eventualmente fotografo futebol, já usei a 150-600mm quando tinha ela, de dia é ótima mas a noite é muito fechada (uso em uma Nikon D7200). Hoje em dia eu uso uma 300mm f4 fixa, modelo antigo, e funciona bem. Muita gente fala do AF que seria lento, mas para mim atende bem, claro que gostaria de poder ter a 300mm mais atual, e de preferência a f2.8, mas aí tem um probleminha de custo rsrsrs.

Eu recomendaria você buscar uma lente mais clara para fotografar a noite. No caso da Canon talvez a 70-200mm f2.8 com um TC1.4x já dê alcance necessário. Só a 200mm sem TC, mesmo em câmera sensor APS-C, eu acho curta demais. Agora se você estiver fotografando futebol Society aí é tranquilo.

É futebol 11, vc acha que uma 100-400 seria uma boa? penso na necessidade de buscar alguma imagem que esteja do outro lado do campo também


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2022, 10:04:28
É futebol 11, vc acha que uma 100-400 seria uma boa? penso na necessidade de buscar alguma imagem que esteja do outro lado do campo também

Seria uma boa, da Sigma ou da Canon mesmo?
Lembrando que ainda tem o fator de corte.

Sobre a lente ser escura eu não me preocuparia com isso.
Afinal qual a saída dessas fotos? Mídia social de clubes e atletas? Jornais?

Acho que da pra subir o iso, usar um bom programa de redução de ruído, e o próprio resize para as mídias de saída vai esconder qualquer ruído que sobrar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guilherme Videira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2022, 10:27:30
Seria uma boa, da Sigma ou da Canon mesmo?
Lembrando que ainda tem o fator de corte.

Sobre a lente ser escura eu não me preocuparia com isso.
Afinal qual a saída dessas fotos? Mídia social de clubes e atletas? Jornais?

Acho que da pra subir o iso, usar um bom programa de redução de ruído, e o próprio resize para as mídias de saída vai esconder qualquer ruído que sobrar.


Estou em dúvida entre as duas pelo valor, as fotos são para as mídias sociais do clube, e repassadas pra jornais, sites, etc.

Só preciso definir agora se seria uma Canon EF 70-200mm f/2.8L USM ou Sigma 100-400mm f/5-6.3


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2022, 10:41:50
Acho a Sigma muito fechada. Entre estas duas iria na 70-200mm 2.8.

O ideal seria usar uma 70-200 e + uma lente mais longa para buscar os lances mais distantes. Aí teria que usar duas câmeras.

Sobre a questão de abertura para fotos noturnas, faz diferença sim. Já fotografei no estádio do Avaí em Floripa, que tem uma iluminação mediana, e tive que usar ISO 4000 com abertura f4 e obturador em 1/800s, o que já é o limite do limite para não tremer a foto. Preferencialmente prefiro usar 1/1000s ou mais, seria o ideal.
Isso em um estádio que tem iluminação melhor que a maioria dos lugares, se for time pequeno é provável que a iluminação seja mais precária e aí complica, pq é necessário velocidades rápidas de obturador.

Além disso geralmente se usa JPG nessas situações, o RAW acaba ficando inviável pelo fluxo de trabalho.


Guilherme Videira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2022, 10:55:37
Acho a Sigma muito fechada. Entre estas duas iria na 70-200mm 2.8.

O ideal seria usar uma 70-200 e + uma lente mais longa para buscar os lances mais distantes. Aí teria que usar duas câmeras.

Sobre a questão de abertura para fotos noturnas, faz diferença sim. Já fotografei no estádio do Avaí em Floripa, que tem uma iluminação mediana, e tive que usar ISO 4000 com abertura f4 e obturador em 1/800s, o que já é o limite do limite para não tremer a foto. Preferencialmente prefiro usar 1/1000s ou mais, seria o ideal.
Isso em um estádio que tem iluminação melhor que a maioria dos lugares, se for time pequeno é provável que a iluminação seja mais precária e aí complica, pq é necessário velocidades rápidas de obturador.

Além disso geralmente se usa JPG nessas situações, o RAW acaba ficando inviável pelo fluxo de trabalho.

Teria alguma lente que seja um 'meio-termo' entre essas duas? Devido ao orçamento acabo ficando um pouco limitado pra comprar duas lentes.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2022, 11:04:21
Eu fiz futebol em estádios grandes como Arena do Grêmio e Beira Rio, fazia com uma full frame e 70-200 f2.8 e na segunda câmera 16-35mm. A 70-200 é uma lente muito limitada, a maior parte do pessoal fazia com 400 e 600mm. Acredito que o combo 80d + 150-600 vai te dar a melhor experiência... e para fotos mais próximas que precisar fazer compra uma 24-70mm mais pra frente.

O que vai te limitar mesmo é a questão do ISO e a lente escura... principalmente se o estádio não for bem iluminado.. se for de time de série A acho que tu vai estar tranquilo.