Autor Tópico: Lente canon 18-135 vale à pena? - Jogo rápido!  (Lida 2896 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2022, 16:13:49
aqui, se não for essa, vai ser uma lente do kit mesmo. Lance é que raramente se vê lente de kit sendo vendida separadamente.

Só pra confirmar, a minha é a NANO USM.

Parece que essa lente teve uma USM antes das STM.

A minha tem uma conexão eletrônica para um acessório de vídeo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2022, 16:15:05
A 18-55? Acha fácil sim.
Eu iria comprar a 18-55 STM pra substituir a minha 18-55 IS II.
Mas apareceu essa 18-135 num preço bom.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2022, 16:58:36
Nano USM é ó modelo mais novo, STM voi a anterior  :ok: Eu usei na 80D a USM e a Nano.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2022, 17:54:39
A 18-55? Acha fácil sim.
Eu iria comprar a 18-55 STM pra substituir a minha 18-55 IS II.
Mas apareceu essa 18-135 num preço bom.

tenho acompanhado alguns classificados há um tempo e não tenho visto essa lente sendo vendida separadamente. mas sigo de olho!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2022, 18:00:18
Sempre aprendendo, eu achava que NANO USM era o nome do motor que vem dentro da objetiva STM.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2022, 18:03:35
Só pra confirmar, a minha é a NANO USM.

Parece que essa lente teve uma USM antes das STM.

A minha tem uma conexão eletrônica para um acessório de vídeo.
Ok, vi fotos dela na internet e tem uns contatos na parte inferior da lente. Para que serve isso?
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2022, 18:59:37
Para usar em um "follow" focus da própria Canon, motorizado.

https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/adaptador-de-zoom-pz-e1?gclid=CjwKCAiAxJSPBhAoEiwAeO_fPyyX0qIboU-2wxPm4OXEiFhMbSm131Oln3f3G9Cgl8cgSP0ZQ6xCgRoCcPwQAvD_BwE
interessante, essa peça ai tem um motor interno que faz o anel do zoom se movimentar. Só que a brincadeira vai ficando cada vez mais cara.

Lembrando aqui em na década de 90 eu usava câmeras PENTAX e eles tinham algumas lentes um motor de zoom interno, o sistema chamava-se power zoom, que comandava o zoom automaticamente.


acho que era melhor que esse sistema da Canon ai...
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2022, 15:49:17
Para usar em um "follow" focus da própria Canon, motorizado.

https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/adaptador-de-zoom-pz-e1?gclid=CjwKCAiAxJSPBhAoEiwAeO_fPyyX0qIboU-2wxPm4OXEiFhMbSm131Oln3f3G9Cgl8cgSP0ZQ6xCgRoCcPwQAvD_BwE

Na verdade não é follow focus e sim power zoom mesmo. Nunca vi esse acessório para venda mas existe.

o Chris Frost mostra (em 4:48):



Sobre a lente.... bom é ótima, não é uma lente clara, mas é sem dúvida uma das mais versáteis da Canon. Ela é bem construída, não tem folga/jogo. O foco é um dos mais rápidos e é silencioso.
Vai do grande angular até o telefoto... equivalente ao ângulo de uma 28-210 na full frame. O estabilizador dela é ótimo, segura bem se não me engano 4 stops....
O Power Zoom como dizem os gringos é "gimick"... só fru-fru, mas tá lá se precisar.
Ela tem boa nitidez, e é razoável em distorção. Ela só não vai dar muita separação do assunto para o fundo devido à abertura ser mais fechada, mas para uma lente de viagem eu diria que é a melhor.
Tive uma e usei muito, aliás era a que eu mais usava, depois comprei uma Full Frame e acabei trocando ela pela 24-105. Achei que ia ter um salto brutal na qualidade, mas na real não foi assim tanto. A F4L é muito mais pesada e por já ser antiga acabei pegando uma que estava com jogo... no fim devolvi e achei outra menos usada mas mesmo assim tem um joguinho quando está estendida.
Se servisse em FF eu certamente teria ficado com ela. Eu usava ela muito para fazer foto de produto, como ela foca bem de perto conseguia fazer umas "macros" dos items que eu anuncio no ML.
De todas as lentes que tive essa era minha favorita.
Nos sites de anúncio as vezes o pessoal se confunde e anuncia ela mais barata... tipo tem 3 versões, a primeira que é zoada, tem o foco por micro-motor e gira a ponta, depois a STM que já resolveu esse problema e por último a Nano USM que é a última versão. Tive a I e a USM, mas a I veio bem judiada, então não gostei tanto.
Na época em 2019 paguei R$600,00, depois em 2020 vendi por R$1200,00
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #24 Online: 18 de Janeiro de 2022, 16:52:31
Por isso usei entre aspas  :ok:

Quando alguém busca uma lente deste range comprometerá alguma qualidade, não tem jeito.

Eu já estou no caminho reverso, querendo deixar de lado a 18-140VR (equivalente nikon) e buscar um range mais curto com melhor qualidade ótica.

Tomei na b*unda usando lentes zoom f/2.8... fica-se mal acostumado, paguei a língua!!!  :hysterical:

Na verdade não é follow focus e sim power zoom mesmo. Nunca vi esse acessório para venda mas existe.


« Última modificação: 18 de Janeiro de 2022, 16:55:00 por ArmandoFerreira »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 18 de Janeiro de 2022, 16:58:41
Como eu uso em f/11, tem que ser uma lente muito mais cara pra me dar diferença.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2022, 17:03:57
Como eu uso em f/11, tem que ser uma lente muito mais cara pra me dar diferença.

Quem sabe eu me animo aqui e faço alguns testes... mas usando a Tokina 11-20, que em f/4 é muito nítida e em f/5.6 chega no estado de arte, fica difícil usar a 18-140VR em 18mm!

A diferença, pelo menos da D7200, é muito grande.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2022, 22:14:12
Falando de lente clara... tem uma APSC também que vale a pena procurar... a Sigma 17-70 f2.8-4. Nunca tive esta lente, mas uma vez me ofereceram e parece ser boa. Não é assim muito comum de aparecer, mas essas lentes exóticas as vezes aparecem com preços bem convidativos.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2022, 22:34:44
Então, o resumo de minha saga foi montar um kit paisagem aps-c para Canon.
Lentes FF estavam fora de cogitação, se fosse pra comprar 70-200 ou 17-40 eu compraria uma RP logo.
E eu não queria zoom clara, acho um desperdício de peso, num trekking, carregar lentes 2.8 pra usar em f/11.
Se um dia eu quiser fazer astro não vai ser com zoom 2.8 e sim com uma fixa da rokinon, com comma bem corrigido e tal.....

Montei esse kit com a 10-18mm que praticamente não tem concorrente pelo preço dela.
E na tele peguei a 55-250 STM.
E pensei que tinha acabado :hysterical:

Mas eu subestimei minha tendência a usar DF normais e senti falta de algo entre 18mm e 50mm.
Botei a lente do kit no esquema mas ela era a versão que o anel gira ao fazer foco, atrapalhando o uso de filtros.

Cheguei a pensar na Sigma 17-70 f2.8-4 mas a oportunidade fez o ladrão, encontrei uma 18-135mm Nano sendo vendida com preço de STM.

E agora essa lente fica 90% do tempo na minha M50.
Evito usar próximo de 135mm caso a 55-250 esteja na mochila porque a diferença em nitidez é significativa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 19 de Janeiro de 2022, 07:37:55
Eu usei a 17-70 Contemporary da Sigma na 80D, foi a melhor lente que "resolveu" bem o novo sensor da Canon na época, já muito nítida em f/4.

Meu kit era:
10-18 STM
17-70 Sigma
50mm f/1.8 STM
70-300 IS Nano USM (a lente com foco mais rápido que usei nas Canon)

Era muito honesto e, para ficar no tema do tópico, a 17-70 da Sigma era BEM superior à 18-135 STM, mesmo em aberturas menores como base, pelo menos em termos de CA, distorção e nitidez nas bordas.

Fora a opção macro em 70mm, muito útil às vezes. E não custava um rim, no lançamento da 80D eu paguei R$ 1.200,00 na lente, hoje encontra-se por pouco mais de R$ 2.000,00.

Eu percebi ao longo dos anos que lentes claras, fixas, "zoom" f/2.8 são bem específicas para o uso de cada um. Para quem for realmente apenas fotografar em f/11, fica difícil justificar, a não ser que precise de algo bem específico, como resistência à água.

Para landscape eu vou usar por enquanto a 11-20 e 70-200, quem sabe coloco a Sigma 17-70 no meio ou me aventuro em uma 24-70 f/2.8 para fechar o meu trio.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2022, 07:38:21 por ArmandoFerreira »