Autor Tópico: SL3 foco grupo de pontos  (Lida 1088 vezes)

micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 20 de Janeiro de 2022, 20:00:47
Olá! Já procurei no manual mas não encontrei a possibilidade de escolher mais de um ponto de foco na SL3, só dá pra escolher um dos pontos mesmo? Não tem como escolher um grupo de pontos?
Só consegui selecionar todos os pontos (foco automático) ou apenas um por vez. Estou usando o foco pontual no meio mas vi que algumas câmeras têm opção de aumentar um pouco essa área...



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2022, 20:12:40
Tem não, só trocando de câmera aí.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2022, 07:10:34
Tem não, só trocando de câmera aí.

Obrigada pela resposta! estou começando agora, mas já descobri que gosto de fotografar animais, o "problema" é que os bichos se mexem muito e, em várias ocasiões, erro o ponto do foco em fotos que sairiam bem legais, principalmente aves levantando vôo...
Infelizmente, como está tudo muito caro, vai demorar pra conseguir trocar de câmera, rsrsrs...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2022, 07:52:41
Vai precisar de um sistema de foco mais robusto mesmo, pode ir namorando uma 80D usada ai.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2022, 08:02:22
Vai precisar de um sistema de foco mais robusto mesmo, pode ir namorando uma 80D usada ai.

Essa já seria a minha próxima pergunta, valeu por se adiantar!!!

Caso queira dar uma olhada nas minhas fotos, vou postar um link por aqui, e já agradeço se tiver críticas ou sugestões!

https://500px.com/p/micsmt


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2022, 12:32:01
Essa já seria a minha próxima pergunta, valeu por se adiantar!!!

Caso queira dar uma olhada nas minhas fotos, vou postar um link por aqui, e já agradeço se tiver críticas ou sugestões!

https://500px.com/p/micsmt
Gostei de suas fotos viu??? Muito bacana, parabéns!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2022, 12:38:37
Viu Mirela, vc vai conseguir mexer melhor com os pontos de foco com cameras que tenham centenas deles espalhados pelo sensor.

Como dito acima pelo colega a 80D te dará varias possibilidades de zonas, porem limitadas a área de abrangência dos pontos fixos no sensor (é uma ótima câmera).

Neste sentido as mirrorless, mesmo as mais baratas como a EOS Rp, tem mais possibilidades de escolher/posicionar zonas praticamente por toda extensão do sensor.
Conhecimento importa mais que equipamento.


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2022, 19:42:01
Gostei de suas fotos viu??? Muito bacana, parabéns!!!

Obrigada!!!!!!!


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2022, 19:42:59
Viu Mirela, vc vai conseguir mexer melhor com os pontos de foco com cameras que tenham centenas deles espalhados pelo sensor.

Como dito acima pelo colega a 80D te dará varias possibilidades de zonas, porem limitadas a área de abrangência dos pontos fixos no sensor (é uma ótima câmera).

Neste sentido as mirrorless, mesmo as mais baratas como a EOS Rp, tem mais possibilidades de escolher/posicionar zonas praticamente por toda extensão do sensor.

Já estou começando a pesquisar, valeu pelas dicas!!!!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2022, 23:41:02
Olá! Já procurei no manual mas não encontrei a possibilidade de escolher mais de um ponto de foco na SL3, só dá pra escolher um dos pontos mesmo? Não tem como escolher um grupo de pontos?
Só consegui selecionar todos os pontos (foco automático) ou apenas um por vez. Estou usando o foco pontual no meio mas vi que algumas câmeras têm opção de aumentar um pouco essa área...


Ola micsmt, tudo bem?

Qual seria a sua necessidade em aumentar a area de pontos de foco? O que você fotografa?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2022, 00:11:22
Viu Mirela, como sua câmera tem um sensor dual pixel AF eu estava desconfiado que o AF funcionaria no modo live view da mesma maneira que a EOS R ou Rp, e isso abriria a possibilidade de vários pontos de foco. Então agora eu consegui confirmar, e realmente é assim, veja como funciona:

Traduzido do site: https://camerajabber.com/canon-eos-rebel-sl3-eos-250d-review/

"Autofocus
Como é uma SLR, a Canon 250D / SL3 possui dois sistemas de foco automático. Quando o visor óptico está em uso, a câmera emprega seu sensor AF dedicado que possui 9 pontos de detecção de fase. No entanto, no modo de visualização ao vivo (live view mode), quando vc fotografa compondo pela imagem do LCD, a 250D usa o sistema Dual Pixel CMOS AF, que tem pixels de detecção de fase embutidos no sensor de imagem.
O uso da tela LCD expande muito o número de pontos de foco disponíveis para seleção. e vc pode escolher entre 143 pontos AF automaticamente, mas na verdade existem 3.975 pontos disponíveis para seleção manual. Felizmente, você pode selecionar qual ponto deseja usar com um toque na tela.
Esses pontos AF cobrem até 88% da largura e 100% da altura do sensor. "


Resumindo: fotografando pelo modo live view pelo LCD, basta dar um toque no local onde vc deseja focar e fazer a foto.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2022, 00:13:47 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2022, 06:55:41
Bem lembrado Lindsay.

Só precisa confirmar se tem o foco por grupo de af, que pode bem interessante para os animais em movimento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2022, 08:12:33
Ola micsmt, tudo bem?

Qual seria a sua necessidade em aumentar a area de pontos de foco? O que você fotografa?

Olá! Eu gosto muito de fotografar animais e muitas vezes eles "fogem" do meu foco, rsrsrs


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2022, 08:13:43
Viu Mirela, como sua câmera tem um sensor dual pixel AF eu estava desconfiado que o AF funcionaria no modo live view da mesma maneira que a EOS R ou Rp, e isso abriria a possibilidade de vários pontos de foco. Então agora eu consegui confirmar, e realmente é assim, veja como funciona:

Traduzido do site: https://camerajabber.com/canon-eos-rebel-sl3-eos-250d-review/

"Autofocus
Como é uma SLR, a Canon 250D / SL3 possui dois sistemas de foco automático. Quando o visor óptico está em uso, a câmera emprega seu sensor AF dedicado que possui 9 pontos de detecção de fase. No entanto, no modo de visualização ao vivo (live view mode), quando vc fotografa compondo pela imagem do LCD, a 250D usa o sistema Dual Pixel CMOS AF, que tem pixels de detecção de fase embutidos no sensor de imagem.
O uso da tela LCD expande muito o número de pontos de foco disponíveis para seleção. e vc pode escolher entre 143 pontos AF automaticamente, mas na verdade existem 3.975 pontos disponíveis para seleção manual. Felizmente, você pode selecionar qual ponto deseja usar com um toque na tela.
Esses pontos AF cobrem até 88% da largura e 100% da altura do sensor. "


Resumindo: fotografando pelo modo live view pelo LCD, basta dar um toque no local onde vc deseja focar e fazer a foto.

Que legal! Vou tentar hoje mesmo!!!! Obrigada!!!!


micsmt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2022, 08:16:55
Bem lembrado Lindsay.

Só precisa confirmar se tem o foco por grupo de af, que pode bem interessante para os animais em movimento.

Eu vou tentar descobrir e posto aqui!