Autor Tópico: Publicação de Fotolivro  (Lida 3317 vezes)

Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Online: 20 de Janeiro de 2022, 21:42:54
Seguinte, alguém já publicou algum fotolivro?

Estou pensando em fazer um e tentar financiar através do catarse, mas o que barra um pouco a ideia é encontrar gráfica para fazer.
Eu sei que tem a IPSIS, mas eu fiz um orçamento a 01 ano de um livro de 100 páginas nas dimensões A21 x L28 CM, e ficaria 50 reais cada volume, honestamente isso deu uma brochada.
A Ipsis faz um trabalho fora do sério, tanto que são eles que fazem os livros do Araquem Alcantara, mas para um Zé Ninguém como eu talvez ainda seja caro.

Estou tentando novamente, com uma ideia mais madura, uma selação melhor de fotos para conseguir um livro de dimenões menores também, para tentar um valor melhor e tornar viavel.

Me indicaram a Printi, e fiz algumas simulações no site e 10 cópias de um fotolivro tamanho A15 x L21 CM, de 60 páginas, vária de 36 a unidade para tiragem de 10 unidades até 6 reais para tiragem de 2500 unidades, porém uma amiga que tem uma editora independente de livros de terror me avisou que ela teve problemas com essa gráfica.
Inclusive uma pesquisa rápida me direcionou ao Reclame Aqui, e essa gráfica tem mais de 15 mil reclamações.
Exclui a possibilidade de usar essa pois avaliei que o risco seria muito grande e poderia perder um dinheiro que nem tenho.

Gostaria de saber opiniões e experiencias com gráficas, e se já fizeram financiamento coletivo par algum projeto assim.

Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2022, 22:10:16
Fala colega, blz?

Quando fala em fotolivro vem a cabeça o produto da digipix, vc quer fazer uma publicação seria um livro de fotos, eu acho

Eu sigo estes caras aqui no insta https://www.instagram.com/lojamonstra/ e eles publicam e dão uma força pra publicações de pequeno porte, não sei se encontra a solução que precisa, mas não custa nada tentar

Boa sorte

Marcio


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 22:47:40
Opa Marcio muito obrigado pela dica dessa loja, vou entrar em contato com certeza!

Uma pequena atualização:

Consegui pegar em mãos um fotolivro da Digipix, e honestamente, fiquei decepcionado com a qualidade. Vi em outros tópicos falarem dessa gráfica, mas o acabamento geral deixou muito a desejar na minha opinião.
O que eu peguei era capa dura, e o detalhe mais gritante foi a diferença da lombada da capa para a quantidade de folhas dentro, sem exagerar, tinha +/- un 5 milietros de diferença, foi uma lombada muito grande para poucas folhas.
Eu tenho um livro similar ao que eu analisei que eu mandei fazer na IpsisPro, e a diferença de qualidade é gritante  :eek:.
Vou perguntar para o dono do livro se ele pode me mandar uma foto da lombada para eu postar aqui como comparação.

Mas como eu pretendo fazer uma tiragem de pelo menos 50 unidades, eu orçei com a Ipsis mesmo.
Detalhe que não é a IpsisPro, são duas entidades diferentes.
Um tanto assustado com o valor.
Orçei um livro de  L17 x A12 CM, de 60 páginas, com tiragem de 50 unidades, e ficou a bagatela de R$ 82,39 por unidade, ou R$ 4.119,50  :shock:
Um pouco salgado e acaba inviabilizando a ideia, eu mesmo não pagaria tão caro por um livro tão pequeno de alguém desconhecido.

Mas entre pesquisas e conversas com conhecidos, talvez tenha encontrado a solução.
Existe uma gráfica chamada Editora D7 ( https://d7livros.com.br/ ), que é especializada em fazer pequenos lotes, começando com 10 unidades.
Fiquei na dúvida se eles faziam livros de fotos, e conversando com o vendedor ele me afirmou que fazer, e que inclusive eles tem um papel de gramatura mais grossa que não esta disponivel nas opções de orçamento automatico do site.
Passei as informações e ele fez um orçamento, a bagatela de R$ 27,98 por unidade, para uma tiragem de 10 livros  :D.

Totalmente viavel, considerando meter o loco e fazer essa tiragem de 10 para ver como fica, e tentar vender na loja de um amigo em paralelo ao financiamento coletivo.

Claro que não espero que a qualidade esteja a par com a Ipsis, mas quem me indicou falou que o produto deles é de qualidade.
Nesse estágio que estou não posso exigir muito, espero que não venha nada gritante que destrua minhas fotos, como aconteceu quando imprimi uma foto para fazer um quadro para dar de presente, era uma macro deu ma Erva de São João, e imprimi em uma loja da cidade, naquelas impressoras da Kodak, além do programa da Kodak subir o brilho automaticamente e destoar da minha edição, a impressora não teve capacidade de diferenciar os detalhes, imprimindo a flor em amarelo puro.
(mal de engenheiro, tentar explicar quando poderia colocar uma foto com as fotos impressas lado a lado. Amanhã eu procuro as fotos e faço isso.)

E não foi uma tão pequena atualização. Foi praticamente um diário de bordo.
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 23:38:44
Fiquei com a impressão que você está procurando qualidade demais em pouco preço, não?

Pelo volume que você quer tem que ser gráfica mesmo.

Duvido que meu livro de Salgado seja em papel fotográfico.....

Não cometa o erro de fazer esses livros e ficar com eles encalhado.
Vi isso acontecer com um Youtuber recentemente.
Esse de 10 está bom.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2022, 08:43:18
Então eu queria encontrar um meio termo, qualidade razoavelmente boa com um preço legal

De encalhar livros já soube de muitas histórias, meu pai está participando como fotografo na produção de uma cartilha educativa sobre os mangues de Ubtuba, e uma das pessoas envolvidas contou que uma vez fez um trabalho similiar e na hora de mandar para a gráfica achou tão barato que mandou fazer alguns milhares, e agora a casa esta entulhada de livretos que não tem saída

Vou mandar fazer esses 10 e ver se consigo dar saída com meu amigo, e tentar o financiamento coletivo, que garante que cada livro produzido vai ter um destino
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2022, 08:51:23
Inclusive qual seria esse livro de Salgado?
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2022, 09:05:13
Inclusive qual seria esse livro de Salgado?

Tenho uma edição de Trabalhadores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2022, 09:16:41
A sim entendi, do Sebastião Salgado, eu realmente estava me perguntando como seria um livro sobre coxinhas  :assobi:

Eu tenho alguns livros dele e de alguns outros fotografos, realmente não são papeis fotograficos

A D7 orçou no papel couche fosco 170 gramas, acho que esta perfeito para o que tenho em mente
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 12:34:06
Acho que tu deveria fazer uns testes antes de investir em algo mais caro, a idéia dos zines eu acho massa e o investimento é quase nada. É bom pra pegar experiencia e sentir como é trabalhar com mídia impressa e tal.


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 13:54:24
Acho que tu deveria fazer uns testes antes de investir em algo mais caro, a idéia dos zines eu acho massa e o investimento é quase nada. É bom pra pegar experiencia e sentir como é trabalhar com mídia impressa e tal.

Olha só o nivel de coincidencia

Minha esposa trabalha em uma escola do municipio, e essa semana ela me pediu para fazer uma revista por semestre para cada sala, para os pais, com o que foi trabalhado, as atividades e os registros fotograficos feitos pelas professoras

Acho que tai uma boa experiencia

Vou inclusive fazer uma revista com o primeiro ano da nossa filha para dar de lembrança para a familia
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2022, 21:33:33
Complicado. A Gráfica D7 fechou  :(

De volta a fase de procurar fornecedor.
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2022, 21:41:44
Pulou uma fogueira hein?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2022, 23:32:17
Total, dei uma pesquisada superficial e achei relatos de que simplesmente fecharam, sem entregar pedidos e sem devolver o dinheiro
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2022, 21:58:49
Uma atualização após quase 8 meses quebrando a cabeça
Consegui
Tive meu livro publicado!!

Mas como?!?!, você se pergunta!?

Simples, enquanto estava fazendo os orçamentos para tentar viabilizar minha ideia, participei de um concurso para seleção de obras da Editora Ases da Literatura, para a publicação no novo selo deles, o Voart.
Acontece que não fui selecionado em primeiro lugar  :assobi:
Mas eles gostaram do material que eu enviei e ofereceram a oportunidade de publicar o livro.
Com alguns custos, claro.
E topei.

O diferencial de ter assinado o contrato com eles ao invés de tentar publicar por conta?
O livro esta sendo distribuido nesses paises: Brasil, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Austrália, Japão, Países Baixos, Suécia e Polônia.

Agora só aguardar os próximos meses para ver os resultados, com a esperança sempre viva que será um sucesso.

A sim, os dados do livro, caso esteja curioso para ver no Submarino ou na Amazon, são esses:

Título: A Natureza em Detalhes: As Belezas da Macrofotografia
Autor: Fernando Fischer
ISBN: 978-65-998313-7-9

E vou facilitar a vida e deixar os links:

https://www.submarino.com.br/produto/6100527328?pfm_carac=a-natureza-em-detalhes-as-belezas-da-macrofotografia&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=63447833987bd9d450555571

https://www.amazon.com.br/Natureza-Detalhes-As-Belezas-Macrofotografia/dp/6599831370/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=2UZLA4J9G8YTH&keywords=A+Natureza+em+Detalhes%3A+As+Belezas+da+Macrofotografia&qid=1668127225&qu=eyJxc2MiOiIwLjg5IiwicXNhIjoiMC4wMCIsInFzcCI6IjAuMDAifQ%3D%3D&sprefix=a+natureza+em+detalhes+as+belezas+da+macrofotografia%2Caps%2C468&sr=8-1

Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2022, 11:36:28
Bom dia colega

Parabéns pelo livro  :clap: :clap: :clap:

Coincidência ou bom momento, pesquisei, uns 3 anos, uma lente macro.
Finalmente, comprei, sigma 70mm 2.8 Art  macro, 3 dias.
Mas, pensando num livro...

Teu livro ou
O colega Erick Marques publicou um livro de fotografia macro.

Abraço e sucesso :)
Getúlio