Claro que isso é uma questão muuuito particular.
Eu tenho isso como um pós-venda. É um extra ao meu serviço - essa responsabilidade não vai pro contrato.
Mas concordo com vc que a obrigação de armazenamento é do cliente, claro.
Agora, pra mim o custo é tão baixo que compensa sim. E com os sistemas de armazenamento em nuvem fica tão fácil de mandar isso pro cliente... A felicidade da criatura quando me pede as fotos pq perdeu, e em 5 minutos consigo reenviar o link pra ela, é tão grande, que pretendo manter isso enquanto puder.
Mas voltando a arquivo digital x foto impressa... E o cliente não perde as fotos físicas? E a foto não fica toda ferrada se for mal armazenada? Enfim.. Volto pro início. É uma questão particular.
Então cara eu entendo sua visão, mas por exemplo, minha esposa que é descendente de japoneses, tem um álbum da família do falecido pai dela, com parentes que já faleceram. O álbum tem mais algumas fotos da década de 50, com fotos realmente de momentos marcantes. Claro que o papel pode sofrer problemas ao longo do tempo, mas bem guardado, pode durar 100 anos facilmente. E , acredite, as fotos são o maior registro da história, o papel é milagroso. Será que daqui 50 anos teremos fotos de Instagram guardadas na nuvem por aí? Talvez, mas tenho minhas dúvidas, pois pra esse arquivo desaparecer é uma questão de segundos.
Agora , existe este fato e existe outra coisa paralela que são os mercados e como isso muda com a tecnologia. Esses dias imprimi umas fotos com a 5D Clássica , a famosa coroa aqui do fórum, e a Helios 44M-4, uns retratos da minha tia que fez 80 anos e cara, as fotos impressas ficaram tão lindas, as cores, cara a sensação de olhar a foto impressa ainda me encanta. Mas é isso, uma coisa é apreciar a foto impressa, outra coisa é se adaptar ao mercado de clientes.