Autor Tópico: Canon 24-105mm f/4L IS  (Lida 987 vezes)

LuisCosta81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Janeiro de 2022, 16:34:26
Boa tarde, comprei a lente Canon 24-105mm f/4L IS USM para a minha máquina Canon EOS 80d.
Já fotografei em ambientes diferentes, de luz e com pouca luz e as fotos nem sempre saiem com a nitidez desejada.
Tenho AF e IS ligados.
Tem a ver com a Câmera/Objetiva?
Poderá haver alguma avaria?
Obrigado


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2022, 16:53:51
Seria legal você colocar exemplo de fotos que você diz estar sem a nitidez desejada, com o exif e também como a foto foi feita, para podermos ter uma ideia do que pode estar acontecendo.


LuisCosta81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2022, 17:08:04


f/4
1/160
800 Iso


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2022, 17:18:08
Achei o esperando carregando o arquivo em full......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2022, 18:27:18
Para mim um leve back focus, a nitidez maior está na alça esquerda da blusa.

A 80D regula muito bem o back/front focus e em lentes "zoom" há valores para wide e tele.

Em f/4 esta lente é bem nítida até, usei na 5D Mark II. Procure aqui no fórum por back ou front focus.  :ok:

EDIT: o back focus se aplica que se realmente você fez a focagem correta, sem recompor, e adquiriu corretamente o foco antes do clique.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2022, 18:28:05 por ArmandoFerreira »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2022, 18:33:11
Para tirar a duvida de back/front focus, faz as fotos pelo lcd e depois pelo liveview e compara.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LuisCosta81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2022, 18:39:25
Para mim um leve back focus, a nitidez maior está na alça esquerda da blusa.

A 80D regula muito bem o back/front focus e em lentes "zoom" há valores para wide e tele.

Em f/4 esta lente é bem nítida até, usei na 5D Mark II. Procure aqui no fórum por back ou front focus.  :ok:

EDIT: o back focus se aplica que se realmente você fez a focagem correta, sem recompor, e adquiriu corretamente o foco antes do clique.

Sim, fiz tudo correto. Comprei esta lente em 2ª mão.
Ja tinha lido que estas lentes serie L funcionam melhor em câmeras full frame.
Mas apos este trabalho, com esta modelo gravida, notei que algo não estava bem. então o problema será da lente certo?
O que me aconselha a fazer? Ha forma de corrigir?


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2022, 18:44:50
Sim, fiz tudo correto. Comprei esta lente em 2ª mão.
Ja tinha lido que estas lentes serie L funcionam melhor em câmeras full frame.
Mas apos este trabalho, com esta modelo gravida, notei que algo não estava bem. então o problema será da lente certo?
O que me aconselha a fazer? Ha forma de corrigir?

Não sei se o problema está na lente, pode ser também como você fotografa. Como focou nesta cena? Não se movimentou no momento do clique? a modelo também não se mexeu?

é muito difícil definir se a lente está ruim por apenas 1 clique. Todas as fotos estavam assim? Fez o ajuste fino de foco? Apenas algumas perguntas, tenho certezqa que há muito mais para analisar.  :ok:
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2022, 18:49:34 por ArmandoFerreira »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2022, 19:32:46
Cara acho que o ideal é você postar diversas fotos em F4, F5,6 e F8 com luz natural de alguma paisagem e de alguma flor ou objeto com o fundo desfocado, editar as fotos em RAW e salvar o JPG ; postando ele no flickr pra gente analisar. Só por uma foto fica muito difícil fazer uma análise mais precisa.

Outra questão refere-se a técnica de foco: você usando focar e recompor ? Está usando o foco por pontos ou aqueles vários modos de múltiplos pontos ? Eu particularmente quando uso câmera com muitos pontos de foco prefiro usar aquele sistema de foco por zonas (esquerda, central e da direita). Muitos problemas de foco podem ocorrer porque usa-se o focar e recompor .

E sendo o caso a 80D tem o micro-ajuste de foco. Tem no fórum tutoriais que ensinam como fazer.


LuisCosta81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2022, 19:36:09
Não sei se o problema está na lente, pode ser também como você fotografa. Como focou nesta cena? Não se movimentou no momento do clique? a modelo também não se mexeu?

é muito difícil definir se a lente está ruim por apenas 1 clique. Todas as fotos estavam assim? Fez o ajuste fino de foco? Apenas algumas perguntas, tenho certezqa que há muito mais para analisar.  :ok:

Claro. Por isso decidi expor aqui este caso, para obter alguma informacao.
Muitas fotos mesmo ficaram assim com este aspecto. E esta ainda foi uma das melhores.
Nunca me movimento no momento do click.
O ambiente era de pouca luz. devido a isso fotografei com ISO entre os 640 e os 800.
Com velocidades entre os 1/160 e os 1/200. sempre com abertura f/4.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2022, 19:38:29
Claro. Por isso decidi expor aqui este caso, para obter alguma informacao.
Muitas fotos mesmo ficaram assim com este aspecto. E esta ainda foi uma das melhores.
Nunca me movimento no momento do click.
O ambiente era de pouca luz. devido a isso fotografei com ISO entre os 640 e os 800.
Com velocidades entre os 1/160 e os 1/200. sempre com abertura f/4.

E como focou? Pontos e sistema de foco. A sugestão do amigo cheferson é bem válida.


LuisCosta81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2022, 19:41:10
Cara acho que o ideal é você postar diversas fotos em F4, F5,6 e F8 com luz natural de alguma paisagem e de alguma flor ou objeto com o fundo desfocado, editar as fotos em RAW e salvar o JPG ; postando ele no flickr pra gente analisar. Só por uma foto fica muito difícil fazer uma análise mais precisa.

Outra questão refere-se a técnica de foco: você usando focar e recompor ? Está usando o foco por pontos ou aqueles vários modos de múltiplos pontos ? Eu particularmente quando uso câmera com muitos pontos de foco prefiro usar aquele sistema de foco por zonas (esquerda, central e da direita). Muitos problemas de foco podem ocorrer porque usa-se o focar e recompor .

E sendo o caso a 80D tem o micro-ajuste de foco. Tem no fórum tutoriais que ensinam como fazer.

Estou a usar 1 ponto de foco, normalmente uso esta função. Aponto para a zona dos olhos dos modelos.
em relacão ás fotos, amanha vou colocar mais exemplos de fotos que fiz com a lente.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2022, 14:55:37
Esta lente costuma ser muito boa, faça o teste pela função "Live View" que o foco é pelo sistema Dual Pixel. Se a foto sair corretamente focada pode ser necessário fazer o micro ajuste de foco.
Não use qualquer filtro na lente (UV, polarizador, sky, etc..)

Uma coisa que eu demorei a entender foi que a câmera tem dois sistemas de focagem... um quando está pelo visor ótico (espelho abaixado), onde existe um espelho abaixo do espelho principal que deflete parte da imagem para o sensor de fase da câmera... este sistema de foco é mais rápido e mais assertivo, porém não é capaz de diferenciar rostos e olhos por exemplo. O ruim é que quando se foca num ponto, trava o foco e arrasta a câmera para recompor, esse movimento pode acabar tirando o plano do foco do assunto que se deseja fotografar.... será que não foi isso que acabou acontecendo?

O outro sistema de focagem que a câmera tem é o chamado Dual Pixel, que funciona quando o espelho está levantado e a câmera exibe a imagem ao vivo no LCD. Como esse sistema é computadorizado ele consegue reconhecer objetos e encontrar foco em uma área maior do enquadramento. O próprio sensor de imagem em conjunto com o processador da câmera fazem esta focagem. Ele pode ser um pouquinho mais lento para focar (comparado com o sistema de fase), porém  ele somente dispara quando consegue a focagem ideal.

Verifique isso... faça um teste com sua lente usando o view finder, depois com live view...  livros ou revistas a 45 graus são os melhores assuntos para se testar como está o foco... basta ver se o ponto mais nítido corresponde ao ponto em que foi feito o foco.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2022, 21:36:34
Como voce comprou usada pode ser problema da objetiva mesmo. Alguns elementos podem estar desalinhados. Outro problema comum é quanto ao desgaste do coating ocasionado por limpeza indevida com liquidos inapropriados. Uma vez comprei uma lente pentax manual (ja tinha comprado outras e me dado bem) que parecia perfeita zero. Mas quando fui testar nao tinha nenhuma nitidez. As vezes uma lente surrada e suja vai te entregar melhor resultado que uma com aparencia de zero, pq sabe-se lá como foi limpa.  Enfim tomara que seja problema de calibraçao do autofocus apenas.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2022, 23:31:19
Como voce comprou usada pode ser problema da objetiva mesmo. Alguns elementos podem estar desalinhados. Outro problema comum é quanto ao desgaste do coating ocasionado por limpeza indevida com liquidos inapropriados. Uma vez comprei uma lente pentax manual (ja tinha comprado outras e me dado bem) que parecia perfeita zero. Mas quando fui testar nao tinha nenhuma nitidez. As vezes uma lente surrada e suja vai te entregar melhor resultado que uma com aparencia de zero, pq sabe-se lá como foi limpa.  Enfim tomara que seja problema de calibraçao do autofocus apenas.

Não queria ser o estraga-prazer, mas concordo.

Se após os testes, as fotos continuarem sem nitidez, é problema da lente.
Essas 24-105 são muito boas, para o primeiro dono. Cinco ou seis anos de uso, é vrau, rompe o flat. Como quase ninguém manda para a Namba para consertar, os técnicos por aí não conseguem deixar ela calibradinha.

Testa sob sol forte, do meio dia, em Av, pra deixar a velocidade lá em cima, reduzir granulação, etc.
Como o colega citou, coloca um livro, revista, e foca em diagonal. Vai ver se o problema é da lente ou foi o seu click.

Espero que seja só algo dessa foto. Abraço.