Autor Tópico: [Dúvida] Como controlar flares/glares/light-leaks em fotos com o sol no quadro?  (Lida 936 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Gosto de fazer foto de pôr do sol mas ainda não peguei o macete para obter o resultado que desejo....
Geralmente faço Braketing com 3 fotos, dando 2 stops entre cada captura.

O problema é que em situações em contraluz, com o sol posicionado no frame, fica um flare/glare/leak brutal e não era o que queria.
Gostaria de uma foto assim mas com bastante alcance dinâmico. O problema são essas marcas:



Outra coisa é que gostaria de ainda mais detalhes nas sombras, porém como o sol está causando os flares, aumentando a exposição eles aumentam ainda mais. Talvez tirando uma foto após o pôr do sol e mesclando, mas mesmo assim os flares ficarão bem pronunciados. Eu realmente não sei ir além disso. O único jeito que consigo imaginar de fazer uma foto conforme desejado, seja talvez esperar tipo uns 20 minutos do por do sol, fazer o bracketing, fazer a mesclagem no PS com máscara de luminosidade e por último aplicar um sol do Luminar, mas isso seria uma manipulação que pode parecer fake.

Já me disseram para colocar mão na frente do sol e capturar o plano da frente, porém mesmo com o dedo tampando o sol, a luz ainda fica penetrando a linha do horizonte.

Alguém tem alguma dica?
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2022, 16:22:57
Tem lentes que têm mais, outras, menos. Não é uma coisa que se resolva somente na técnica, não, pois ao subexpor vai diminuir o flare, porém depois durante a edição vai voltar.

O que vc pode fazer é usar um filtro gradual ND. Você também pode colocar o sol no centro do quadro, pra centralizar o flare com o sol. Não vai eliminar, mas vai disfarçar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2022, 18:14:57
Dica que aprendi no YouTube  :hysterical:

Basta colocar o dedo no sol para remover o flare na exposição das sombras ou terreno ou primeiro plano.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2022, 18:20:48
Citar
Já me disseram para colocar mão na frente do sol e capturar o plano da frente, porém mesmo com o dedo tampando o sol, a luz ainda fica penetrando a linha do horizonte.

O erro é querer resolver tudo nessa mesma exposição.
Ou usar o filtro nd como o Felipe falou ou faz outra subexposta com o dedo no sol só para o horizonte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2022, 00:24:13
Tem várias coisas...

HDR ajuda as sombras

Filtro ND ajuda a diminuir os pontos estourados..

Já quanto aos desenhos, não há solução fácil

Lente Nano Crystal reduz.

Fechar bem o diafragma reduz

E certas câmeras mirrorless como umas daquela marca-que-não-pode-ser-nomeada, aumentam esse efeito quando está com certas lentes Mirrorless. (se mudar de lente ML ou por lente DSLR adaptada, diminui). O efeito se fortalece pq, no ML, diminuiram demais a distancia entre o sensor e certas lentes.

Muito bom. Além do Nano_Cristal, outros Coatings aplicados nos vidros das lentes podem reduzir bastante o flare. Por exemplo, de uns anos pra cá, várias lentes da Tamron tem um controle extremamente eficiente dos flares. A questão pra mim não é apenas "aparecer ou reduzir o flare" e sim o quanto ele interfere no contraste e na saturação das cores (há uma perda dos dois elementos. Por exemplo, me lembro de ter feito um ensaio com equipamento alugado há certo tempo atrás, tinha em mãos uma Nikon D7100 com as lentes Nikon 24-70 2.8 G1 e a Tamron 24-70 G2 VC . Literalmente a Tamron dava um show na Nikon que era uma ótima lente, mas não no quesito "flare". Curiosamente, tenho uma Tamron 28MM 2.5 de 1981 (lente vintage) e ela tem um controle de flare absurdo pra uma lente vintage. Tem flare, mas ele não tira o contraste das fotos. Então fica a dica, pesquisa por lentes G2 da Tamron, acredito que eles possam minimizar bastante o problema.

Pra ter uma idéia, se quiser pular o vídeo pode ir direto em 9:15 onde fala do Flare da lente (note que nos tijolos, o contraste e saturação das cores se mantêm):
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2022, 00:39:36 por cheferson »