Autor Tópico: NFT's e fotografia... vai se aventurar?  (Lida 4344 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 26 de Janeiro de 2022, 07:35:35
O assunto tá em alta ultimamente, apesar de já ser um pouco "antigo" para internet atual.
Mas aqui no fórum não vi nenhuma discussão ainda sobre... alguém já pensou em colocar seu trabalho ou alguma parte dele em tokens não fungíveis e ganhar uma boa grana com isso?

O que é NFT: https://www.youtube.com/watch?v=MaGM1jMo4GU

Exemplos: https://opensea.io/collection/photography-category


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2022, 08:11:18
Quando eu pesquisei quem estava ganhando dinheiro era quem cobrava pra criar as nft.  :hysterical:

Não vi vantagem para fotógrafos que não são super famosos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2022, 08:28:02
Quando eu pesquisei quem estava ganhando dinheiro era quem cobrava pra criar as nft.  :hysterical:

Não vi vantagem para fotógrafos que não são super famosos.

Bem isso.
A foto ou o fotógrafo em si precisa já ter alguma fama.

Vi algumas fotos de memes vendidas a mais de 1 milhão de dólares.
Pra essa galera que já teve fotos estouradas faz muito sentido.

Tipo aquela foto que parece uma pintura renascentista que estourou uns anos atrás.
Se esse cara ainda não vendeu como NFT, deveria.



erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2022, 08:39:59
O assunto tá em alta ultimamente, apesar de já ser um pouco "antigo" para internet atual.
Mas aqui no fórum não vi nenhuma discussão ainda sobre... alguém já pensou em colocar seu trabalho ou alguma parte dele em tokens não fungíveis e ganhar uma boa grana com isso?

O que é NFT: https://www.youtube.com/watch?v=MaGM1jMo4GU

Exemplos: https://opensea.io/collection/photography-category

Confesso que apesar de ter escutado sobre o assunto, sou completamente leigo, vou pesquisar mais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2022, 08:53:28
estou acompanhando a https://twitter.com/Sadowskaphoto

ela recentemente vendeu uma coleção de nft e está promovendo de forma ativa.

mas é youtuber.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2022, 11:22:48
Mais uma historinha para querer ganhar dinheiro fácil?



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2022, 11:36:40
Na verdade isso é o futuro de como vamos viver. O tal do metaverso.

Esqueçam galerias reais, museus etc. Obra de arte e museus vão estar no metaverso para todo mundo conhecer com AR.
Foto impressa na parede? nunca mais. Vai ter um NFT na parede da tua casa dentro do facebook ou o outro metaverso que tu estiver vivendo.

Parece loucura pensar isso, mas em 10 anos vamos voltar nesse tópico e falar, olha o Ferrari até previu alguma coisa certa....kkkk

O dinheiro tu ganha sim, tu faz a listagem do teu trabalho como um leilão onde as pessoas fazem os lances. Isso depois fica todo pra ti, e ainda assim se quem comprou o trabalho resolve vender tu ganha comissão em cada venda executada...
No momento está caro pra colocar o trabalho a venda, mas o valor deve baixar nos próximos meses com novas tecnologias de blockchain sendo implementadas na rede Etherium (uma das principais).

Ser famoso ajuda muito, obviamente... mas tendo um trabalho autoral diferenciado já é um bom caminho andado.. eu penso em colocar alguma coisa nesse sentido autoral e ver o que vai dar.

No final das contas, a tecnologia está aí pra dar mais voz aos artistas... e não ficarem dependentes de galerias de arte etc.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2022, 12:17:59
metaverso? até agora pra mim é puro vaporware pro facebook ficar relevante na mídia.

não tem nada de novo desde Second Life..........
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2022, 12:23:59
Na verdade isso é o futuro de como vamos viver. O tal do metaverso.

Esqueçam galerias reais, museus etc. Obra de arte e museus vão estar no metaverso para todo mundo conhecer com AR.
Foto impressa na parede? nunca mais. Vai ter um NFT na parede da tua casa dentro do facebook ou o outro metaverso que tu estiver vivendo.

Parece loucura pensar isso, mas em 10 anos vamos voltar nesse tópico e falar, olha o Ferrari até previu alguma coisa certa....kkkk

O dinheiro tu ganha sim, tu faz a listagem do teu trabalho como um leilão onde as pessoas fazem os lances. Isso depois fica todo pra ti, e ainda assim se quem comprou o trabalho resolve vender tu ganha comissão em cada venda executada...
No momento está caro pra colocar o trabalho a venda, mas o valor deve baixar nos próximos meses com novas tecnologias de blockchain sendo implementadas na rede Etherium (uma das principais).

Ser famoso ajuda muito, obviamente... mas tendo um trabalho autoral diferenciado já é um bom caminho andado.. eu penso em colocar alguma coisa nesse sentido autoral e ver o que vai dar.

No final das contas, a tecnologia está aí pra dar mais voz aos artistas... e não ficarem dependentes de galerias de arte etc.

 Devem estar criando uma estrutura responsável pela avaliação, pois
curadores, criticos e galeristas são necessários.




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2022, 12:41:39
NFT é a plataforma ideal para lavagem de dinheiro. Nada chega perto.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2022, 13:21:44
Eu estava tentando entender melhor esses nfts, e quanto mais leio mais tenho certeza que é esquema de lavagem de dinheiro.
Ou o que alguns fazem é colocar nft a venda, aí "eu mesmo" compro ele de mim por 10 mil dólares digamos... Ou seja, na prática eu continuo tendo 10mil dólares + um NFT que foi vendido por esse valor.

Outro ponto é que NFT não é o mesmo que direito autoral/copyright. Eu posso vender o NFT de uma imagem para você mas isso não significa que automaticamente o direito autoral vá junto. São coisas separadas.

Até o momento eu não vi vantagem real (outra que hype e lavagem de $) no NFT para venda de imagens (tem outros campos que é mto interessante seu uso), uma vez que ele não impede a reprodução/venda ilegal da imagem.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2022, 13:22:29 por LeandroR »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2022, 13:29:09
metaverso? até agora pra mim é puro vaporware pro facebook ficar relevante na mídia.

não tem nada de novo desde Second Life..........

Secondlife estava a frente do seu tempo. O conceito de metaverso é muito mais antigo que ele inclusive, mas a tecnologia não existia há época.

NFT é a plataforma ideal para lavagem de dinheiro. Nada chega perto.

Mas isso é em todo o mercado de arte kkkkk tudo que é subjetivo no mundo está fadado a lavagem de dinheiro.

Devem estar criando uma estrutura responsável pela avaliação, pois
curadores, criticos e galeristas são necessários.

Eu vejo justamente ao contrário. No NFT tu não precisa ser verificado por ninguém, críticos, galeristas e curadores são pessoas que sempre tem o viés economico por trás do que avaliam. Numa plataforma onde tu tira o intermediador e joga o teu trabalho direto ao comprador, isso no mundo ideal, fica a critério de quem está comprando a tua arte. Quantos artistas será que existem aí mundo afora que não tiveram voz nos seus trabalhos pq não foram endossados por esses "curadores" e não tiveram uma plataforma pra vender seu trabalho de forma digna? Para se pensar...


Eu estava tentando entender melhor esses nfts, e quanto mais leio mais tenho certeza que é esquema de lavagem de dinheiro.
Ou o que alguns fazem é colocar nft a venda, aí "eu mesmo" compro ele de mim por 10 mil dólares digamos... Ou seja, na prática eu continuo tendo 10mil dólares + um NFT que foi vendido por esse valor.

Outro ponto é que NFT não é o mesmo que direito autoral/copyright. Eu posso vender o NFT de uma imagem para você mas isso não significa que automaticamente o direito autoral vá junto. São coisas separadas.

Até o momento eu não vi vantagem real (outra que hype e lavagem de $) no NFT para venda de imagens (tem outros campos que é mto interessante seu uso), uma vez que ele não impede a reprodução/venda ilegal da imagem.

Toda a transação pode ser verificada de onde vai pra onde foi etc. Dificilmente alguém consegue se promover nesse sistema que tu comentou pois precisaria de muito capital. Mas não tô dizendo que não é possível... o mercado de arte normal com lances em leilões funciona da mesma maneira pra inflar alguém.

Sobre o direito autoral/copyright nunca foi uma bandeira do NFT. A bandeira é tu ter uma obra XYZ única (ou não) que é registrada em blockchain por sendo do autor xzy e que tu detem essa obra original pois adquiriu através de uma compra com uma transação registrada tbm em blockchain. É o certificado de autenticidade, imutável, a não ser que tu resolva vender também.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2022, 13:39:49 por C. Ferrari »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2022, 13:36:39
Isso é verdade mesmo, o sistema é democrático e remove todo tipo de atravessador.

E com as mudanças da blockchain, o custo pra criar uma nft vai se tornar irrisório.

Mas o que uma pessoa faz com uma nft comprada me intriga muito kkkkkk
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2022, 14:00:26
Mas o que uma pessoa faz com uma nft comprada me intriga muito kkkkkk

Pois é. Não vejo isso com bons olhos.

Digamos que tem um corrupto, traficante ou seja lá o que.
O cara cria um NFT idiota e "vende" por uma grana preta para o "consumidor".
Para todos os efeitos é uma transação legal,por mais estranho que seja. É a lavagem de dinheiro suprema.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2022, 14:08:56
Lavagem é apelido kkk

E as criptomoedas é moeda de ladrão/traficante de tudo quanto e tipo de maracutaia.