Autor Tópico: NFT's e fotografia... vai se aventurar?  (Lida 4395 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #45 Online: 26 de Janeiro de 2022, 19:24:43
Eu consigo ver esses nichos de coleção mas expandir isso para coleção de fotos de pessoas aleatórias..... Confesso que ainda não consegui abrir a mente
Aí ja entra em outra questão.
Como já foi dito, não é qualquer pessoa que tá conseguindo vender.
Os casos extraordinários são de pessoas já com alguma fama, imagens já com alguma fama, e pessoas que conseguiram fazer algo novo/legal/interessante na plataforma.

Tem um cara por exemplo que faz uns desenhos em sprites, todos praticamente iguais com algumas pequenas variações. Ele fez uma série desses sprites e colocou pra vender, a galera gostou da idéia e começou a colecionar, como se fosse pokémon. Virou uma onda e agora temos várias pessoas lançando coleções do tipo.



Aí que entramos nas possibilidades reais.
Você sendo um artista, pode ter uma idéia bacana, se outras pessoas também acharem, se cria uma demanda, e logo temos pessoas comprando suas obras.

Muita coisa pode até parecer aleatória, mas só pela plataforma estar praticamente em nascimento, também tem que se considerar que existe muita especulação envolvida. Por exemplo, você comprando uma selfie que foi uma das primeiras 1.000.000 artes. Daqui 10 anos você pode ter comprado uma selfie por $500 e se ferrado, ou pode ter comprado uma das primeiras 1.000.000 NFTs por $500 num marketplace com bilhões de artes que movimenta uma grana absurda.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #46 Online: 26 de Janeiro de 2022, 22:09:48
Eu consigo ver esses nichos de coleção mas expandir isso para coleção de fotos de pessoas aleatórias..... Confesso que ainda não consegui abrir a mente

Somos 2.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #47 Online: 26 de Janeiro de 2022, 23:41:08


O assunto tá em alta ultimamente, apesar de já ser um pouco "antigo" para internet atual.

Mas aqui no fórum não vi nenhuma discussão ainda sobre... alguém já pensou em colocar seu trabalho ou alguma parte dele em tokens não fungíveis e ganhar uma boa grana com isso?

 

O que é NFT: https://www.youtube.com/watch?v=MaGM1jMo4GU

 

Exemplos: https://opensea.io/collection/photography-category

 

 



Na verdade isso é o futuro de como vamos viver. O tal do metaverso.

 

Esqueçam galerias reais, museus etc. Obra de arte e museus vão estar no metaverso para todo mundo conhecer com AR.

Foto impressa na parede? nunca mais. Vai ter um NFT na parede da tua casa dentro do facebook ou o outro metaverso que tu estiver vivendo. 



 

NFTs e Criptos são o futuro, mas não da forma que vc esta pensando, eles são pura especulação, nada contra isso, pq quando vc compra uma ação, ou investe em um fundo vc espera lucrar, o mesmo para que compra um quadro do Van Gogh por 100 milhões o cara não quer vender depois por 50...é tudo especulação

Para vc vender uma NFT vc tem que gerar valor, para os grandes fotografos com Bresson, o valor está no nome dele, se vc comprar uma foto original de época, ampliada pelo laboratorista e assinada por ele por 10000 é muito provável que no futuro vc irá vender por 10000 ou mais

Mas para um artista anônimo, ele gera valor pela estética, conceito, idéia, criatividade, quem compra um quadro dele é por gosto pessoal e as vezes a obra tem um significado para o comprador, mas uma NFT que não é tangível parte de valor muito mais abstrato e talvez mais especulativo .

 

Galerias e Museus sempre irão existir e as pessoas sempre irão gostar de quadros nas paredes, kindle não matou o livro, o digital não matou o filme e o aspirador de pó não matou a vassoura.

 


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #48 Online: 26 de Janeiro de 2022, 23:52:36
Acho que criptos nunca irá substituir o dinheiro, mas será uma nova forma de investimento, como foi a opções nos anos 90 e os contratos futuros em 2000 e ETFs em 2010


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #49 Online: 28 de Janeiro de 2022, 07:08:00
https://opensea.io/

Começou a fazer 1% de sentido pra mim.
Esse marketplace, as pessoas tem um perfil público que exibe o que cada um comprou.
Permitindo que alguém faça uma oferta por algum item da coleção.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas Ianiak

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 28 de Janeiro de 2022, 11:25:26
Quero entrar, mas pra ser sincero... acho que você já precisa ter um baita público.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #51 Online: 31 de Janeiro de 2022, 09:39:15
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2022, 09:42:46 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 31 de Janeiro de 2022, 14:08:31


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #54 Online: 31 de Janeiro de 2022, 16:27:45
Achei este vídeo sobre NFTs, gostei da explicação dele, vou compartilhar com os colegas

*Vídeo em inglês



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 07:48:42
Tem uma coisa que eu não gosto. Uma tendência da tecnologia se apropriar e desqualificar profissionais. Vejo gente de exatas que não valorizam o trabalho do outro, e a arte tem a tendência de ser vista como fácil, como passa tempo. Estou cansado dessa turma. Se não destruir o trabalho de curadores, críticos, escritores, tudo bem.


henrycase1984

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #56 Online: 04 de Fevereiro de 2022, 14:01:26

Eu vejo justamente ao contrário. No NFT tu não precisa ser verificado por ninguém, críticos, galeristas e curadores são pessoas que sempre tem o viés economico por trás do que avaliam. Numa plataforma onde tu tira o intermediador e joga o teu trabalho direto ao comprador,

A plataforma é uma intermediadora e também tem viés econômico.
Os críticos, galeristas e curadores são prestadores de serviços e são bastante úteis aos clientes/compradores.


Ricksilvares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #57 Online: 25 de Maio de 2023, 23:59:48
Passou mais de um ano desde a última postagem.

Tenho visto muitos colegas fotografos caindo no “golpe do NFT”, em que um desconhecido oferece comprar fotos suas no instagram com criptos em uma carteira de um site suspeito… por isso e por tudo que saiu na imprensa sobre criptomoedas, tenho receio ainda de entrar nessa.

Como vcs estão vendo esse movimento, 1 ano depois dessa discussão aqui?


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 26 de Maio de 2023, 08:40:28
Passou mais de um ano desde a última postagem.

Tenho visto muitos colegas fotografos caindo no “golpe do NFT”, em que um desconhecido oferece comprar fotos suas no instagram com criptos em uma carteira de um site suspeito… por isso e por tudo que saiu na imprensa sobre criptomoedas, tenho receio ainda de entrar nessa.

Como vcs estão vendo esse movimento, 1 ano depois dessa discussão aqui?
Furada.

Criada para lavar dinheiro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #59 Online: 26 de Maio de 2023, 12:07:58
Furada.

Criada para lavar dinheiro.

Por aí mesmo.