Autor Tópico: Dúvida Cruel! A7III vs Canon R6. Qual comprar?  (Lida 8263 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.795
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #60 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 11:06:41
Outra duvida que fiquei em relação ao foco e nao ficou muito claro. Na relação dual-pixel vs hibrido, qual foca melhor no contra luz? Falaram acima nas mensagens, mais acho que nao entendi direito kk

O problema do contra luz acho que é outro.

O pessoal mais técnico pode me corrigir, mas para colocar os sensores de fase no sensor, a Sony teve que remover parcialmente os pixels.
Então onde tem sensor de fase, tem um buraco que é compensado pelo algoritmo de demosaico usando os pixels vizinhos.

Não acompanhei se a Sony deu uma solução mas era uma situação difícil de acontecer, muita gente com a A7 nunca teve esse problema.
Depende muito do ângulo da fonte de luz no contra luz.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2022, 11:07:20 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #61 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 08:47:47
Galerinha! Tive uma experiencia breve, com as duas câmeras este final de semana.

Este final de semana fiz um freelancer para um conhecido. E o pessoal do video estava com uma R6 e uma A7III na mão.

Usei muito pouco as duas para ter uma opinião concreta, por volta de 5-10 minutos. Então deixo claro isso, para ninguém falar que eu to viajando kkk

Basicamente, senti que a Canon foca mais rápido no escuro sim. Usei elas na parte da balada e senti exatamente isso. Porém, senti que a Sony identifica a cabeça/olhos das pessoas mais rápido.

Tive impressão que a Canon prioriza focar, independente do que for. A sony é pouco mais lenta, porém ela faz o quadrado da cabeça antes, na mesma cena.

OBS: Não sei como estava as configurações das câmeras, muito menos as atualizações de Firmware. Ou se existe alguma config. em relação a prioridade de foco em pessoas e etc. Sei que usei as duas câmeras sem flash para o teste.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.795
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #62 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 08:50:35
E aí, vai optar pela qual?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 09:11:24
E aí, vai optar pela qual?
Também quero saber  :snack:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 14:20:39
Lembre-se que a velocidade de focalização depende fortemente da objetiva usada, e também da combinação com o corpo da câmera.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #65 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 16:35:26
Galerinha! Tive uma experiencia breve, com as duas câmeras este final de semana.

Este final de semana fiz um freelancer para um conhecido. E o pessoal do video estava com uma R6 e uma A7III na mão.

Usei muito pouco as duas para ter uma opinião concreta, por volta de 5-10 minutos. Então deixo claro isso, para ninguém falar que eu to viajando kkk

Basicamente, senti que a Canon foca mais rápido no escuro sim. Usei elas na parte da balada e senti exatamente isso. Porém, senti que a Sony identifica a cabeça/olhos das pessoas mais rápido.

Tive impressão que a Canon prioriza focar, independente do que for. A sony é pouco mais lenta, porém ela faz o quadrado da cabeça antes, na mesma cena.

OBS: Não sei como estava as configurações das câmeras, muito menos as atualizações de Firmware. Ou se existe alguma config. em relação a prioridade de foco em pessoas e etc. Sei que usei as duas câmeras sem flash para o teste.

é bem o que falei no meu depoimento quando migrei da A73 para R6.

A minha experiência de 2,5 anos com a73 e os últimos 5 meses de R6 comprovam isso. Existem algumas configs que podem ajustar algumas coisas sim, mas o resumo é esse:

A73 encontra rosco mais fácil, R6 foca melhor no geral, principalmente no escuro.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 17:18:44
é bem o que falei no meu depoimento quando migrei da A73 para R6.

A minha experiência de 2,5 anos com a73 e os últimos 5 meses de R6 comprovam isso. Existem algumas configs que podem ajustar algumas coisas sim, mas o resumo é esse:

A73 encontra rosco mais fácil, R6 foca melhor no geral, principalmente no escuro.
Você que usou bastante a Sony pode confirmar um boato?
Nem sempre que o quadradinho está no olho/rosto quer dizer que a foto sairá 100% focada?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #67 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 17:29:12
Você que usou bastante a Sony pode confirmar um boato?
Nem sempre que o quadradinho está no olho/rosto quer dizer que a foto sairá 100% focada?

Só em pouca luz na balada. Em condições normais sempre vai 100%


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #68 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 09:51:56
Bom dia pessoal!
Este final de semana (domingo) vou fazer um casamento em outra cidade e vou encontrar o mesmo pessoal do vídeo no evento. Vamos acabar dividindo a hospedagem e vou poder sentar e tirar minhas conclusões com calma.

Sobre as lentes que estavam sendo usadas na hora do teste:
-A7III + 50mm 1.8 sony ( que sei que não é a mais rápida deste mundo)
-R6 + adaptador original + 24-70 2.8 L II ( que era minha e estava emprestada pra eles)


Semana que vem retornarei com o veredito final! kkk
Mais o que eu senti foi basicamente isso. A diferença de encontrar o rosto do pessoal na balada era muito gritante. A A7III demorava alguns segundos, com pouco empenho da minha parte. A R6 eu tinha que ficar tentando fazer funcionar. Sabe? Isso que nem estava tão escuro!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.795
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #69 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 10:40:00
Pega as configurações com o Ferrari e já testa semana que vem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #70 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 11:27:57
Sobre as lentes que estavam sendo usadas na hora do teste:
-A7III + 50mm 1.8 sony ( que sei que não é a mais rápida deste mundo)
-R6 + adaptador original + 24-70 2.8 L II ( que era minha e estava emprestada pra eles)

Rapaz... A 24-70L tem motor USM II e é muuuuuuito mais rápida que a basicona 50/1.8 da Sony.
A comparação de velocidade de foco assim não serve como referência.

É tipo você querer comparar um motor de Corvette com um de Gol 1.0.

E o problema das Sony é exatamente esse, as lentes boas e rápidas são caríssimas. Nunca vi nenhuma lente da Sony que fosse mais acessível que tivesse foco rápido. Em 90% das vezes a culpa é da lente e não da câmera. E nisso a Canon mata a pau.

A lente Sony que deveria ser comparada com a EF-L 24-70 II seria a FE 24-70 2.8 GM que custa "meros" $2000 lá fora.

Tendo em vista isso tudo, minha sugestão é ir de Canon mesmo. Inclusive a revenda aqui é bem mais garantida.



Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #71 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 12:12:30
Rapaz... A 24-70L tem motor USM II e é muuuuuuito mais rápida que a basicona 50/1.8 da Sony.
A comparação de velocidade de foco assim não serve como referência.

É tipo você querer comparar um motor de Corvette com um de Gol 1.0.

E o problema das Sony é exatamente esse, as lentes boas e rápidas são caríssimas. Nunca vi nenhuma lente da Sony que fosse mais acessível que tivesse foco rápido. Em 90% das vezes a culpa é da lente e não da câmera. E nisso a Canon mata a pau.

A lente Sony que deveria ser comparada com a EF-L 24-70 II seria a FE 24-70 2.8 GM que custa "meros" $2000 lá fora.

Tendo em vista isso tudo, minha sugestão é ir de Canon mesmo. Inclusive a revenda aqui é bem mais garantida.
Acho que acabou não lendo o relato anterior.
Em relação a velocidade, como havia comentado, a Canon foi superior sim. Porém a identificação do rosto da sony foi mais preciso, e o foco nao ficou tao atras não.
Isso mesmo usando uma lente mais lenta ( a 50mm no caso).

Se eu pegar a sony, a ideia é usar uma 35 sigma art, e uma 85mm ( se couber no bolso, tbm da sigma art), e mais pra frente investir em uma 17-28 tamron


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 14:46:32
Aproveita para ver o firmware que está nas duas câmeras, pois isso é muito importante hoje.
Toda hora sai um novo com updates no af.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 20:32:33
Você que usou bastante a Sony pode confirmar um boato?
Nem sempre que o quadradinho está no olho/rosto quer dizer que a foto sairá 100% focada?

Isso pude testar na EOS R em aves em voo, mesmo os pontos estando na ave as fotos estão fora de foco, isso também acontece em DLSR, e também na Z6 com eye AF com Sigma ART 24mm 1.4, mas na Z 24-70 2.8 isso não aconteceu, mas não duvido nada que erre o foco também, (testei muito pouco)


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.787
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #74 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 12:52:29
Pois é... isso é o que prejudoca qq análise de AF.....

tudo muda a cada 6 meses com firmwares, mesmo com modelos antigos...

E a maioria dos reviews na internet já estão desatualizados nesse aspecto.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.