Autor Tópico: Câmera para o dia-a-dia  (Lida 14906 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #45 Online: 06 de Dezembro de 2022, 11:22:38
Sim, sem problema, uso uma Rokinon 24/2.8 que é FF na NEX-7.
Além do mais existem adaptadores que permitem usar até lentes Canon nas Sony E-Mount.
Da pra usar lentes full frame na F3?

Eu queria uma usada no precinho pra fazer fotos IR….

Cara dá pra usar de boa . Uso lentes vintage adaptadas e fica muito bom. Todas elas são projetadas para os filmes 35MM , o que equivale em tamanho ao sensor Fullframe. Então pode usar sim, sem problema algum. A F3 é uma baita de uma câmera e você a encontra por valores relativamente baratos no mercado de usados (entre 500 a 900 reais). É o tipo de câmera que nunca me decepcionou e vale para passeios tranquilamente. O único contra dela é não ter view finder; até tem um que é acessório da Sony mas é bem raro de achar no Brasil e no Ebay é bem caro; até compensa mais uma Nex 6 ou 7 ou até a linha A6000 que já tem isso nativamente. Fora isso sempre me entregou ótimos resultados.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #46 Online: 06 de Dezembro de 2022, 11:31:52
Acabei por vender todos os meus equipamentos Fuji e Canon e fui (voltei ?) para a Sony justamente por isso. Encontram-se câmeras excepcionais por um preço excelente, e como o meu foco é macro e fotos de viagem, não vejo nenhum problema com literalmente nenhum modelo que tenho.
Cara ainda acho o custo benefício no mercado de usados da Sony imbatível ainda mais considerando que depois de 2020 os preços de usados da Canon , Nikon e Fuji dispararam e percebo que a Sony não mudou muita coisa em questão de preço. Pra fotografia macro e viagem , as mirrorless são ótima pedida.

Uns 3 anos atrás, comprei uma A900 a preço de banana. Grande, pesada, lenta e tudo mais... Mas é uma FF de 24 MP com uma qualidade de imagem impressionante... Eu já tinha comprado do colega Pope uma A7R, depois essa NEX-7. Tenho outras Sonys, mas quando quero levar uma câmera confiável para locais que não quero arriscar equipamentos mais caros, vou nessas duas sem medo. Nunca me decepcionaram, e olha que eu abuso das condições !

Cara muita gente na Europa comenta da A99 , sempre me pareceu uma ótima câmera mas lançada "numa época errada", onde a Sony já estava aposentando as DSLRs e indo para as mirrorless (algo semelhante ocorreu com a Canon quando ela lançou as 90D e 1Dx mark 3) .Sempre tive essa curiosidade, o foco dela pra esportes é bom? Vi no mercadolivre, apenas uma A99 pra venda por 4.500 reais. Com este valor é possível achar a A7 Mark 1 que já é mirrorless.

Uma coisa que me intriga é por que as micro 4/3 estão tão caras no mercado de usados. As lentes então estão um roubo. Se não fosse por isso, também seriam ótimas opções.

Cara é oferta e demanda né. As opções de câmeras e lentes de sensor micro 4/3, principalmente da Panasonic, são bem raras no Brasil. Mas o preço dos usados está impraticável. Quando você vê um sensor de micro 4/3 com o mesmo preço de uma mirrorless fullframe como Z9, RP, A7, A7s você sabe que há algo muito errado por ai .

Outro inconveniente dos sensores micro 4/3 é encontrar boas assistências e peças de reposição no Brasil. Eu, sinceramente, não sei se vale o esforço pra ter equipamentos desse tipo por aqui.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2022, 11:34:01 por cheferson »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 06 de Dezembro de 2022, 12:47:33
Cheferson,

Não conheço a A99, ela já é bem posterior a A900. ë do tipo SLT a tal com o semi espelho fixo e já tem todas as tecnologias básicas das mirrorless, inclusive o sistema de foco. A A900 é tipo uma 5D Clássica, nem live view tem.

Essas câmeras Sony A-Mount só são interessantes se você tiver acesso a este tipo de lente. No meu caso tenho algumas da Minolta AF que são o mesmíssimo mount. É a mesma estória da Nikon, as Konica-Minolta não tem motor de foco na lente, então o corpo tem que ter o motor. Eu acho que todos os corpos Sony A tem motor, mas não posso garantir 100%. Mas existem diversas lentes da Sony que tem motor equivalente ao USM, já na lente e funcionam em todos os corpos, não tem essa frescurada que nem a Nikon, todas as lentes A funcionam 100% em todos os corpos A. Uma observação que poucos sabem é que existe adaptador M42 para Sony A e que as Sony confirmam foco com lentes manuais.

Acredito que a A99 com essas lentes com motor interno tipo USM seja uma câmera bem esperta, mas é óbvio que as mais modernas devem tem um sistema de foco muito superior. Eu nunca me preocupei com isso.

Dá para encontrar boas lentes Sony A no mercado de usados e a um preço bem razoável, mas daí a montar um sistema A-mount do zero eu já pensaria duas vezes...

Quanto a sua observação do MFT é isso mesmo. Por isso que volta e meia digo que o sistema meio que morreu, pelo menos aqui no Brasil. Mas nem por isso vou sair vendendo tudo de MFT que tenho aqui. A Pana GX85 é uma baita câmera para viagens, tenho um conjuntinho de lentes bem legal e ela filma muito bem em 4k.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 06 de Dezembro de 2022, 19:24:21
Dando um palpite diferente aqui, sobre um conjunto de pobre, que eu uso   :(

Olympus pen e-pm2 com zuiko 14-42mm EZ

Barato e bom, SE não importar a ausência de EVF e botões físicos.

Comparação em tamanho com a LX100 que, não tem como negar,  é ótima mesmo.

https://camerasize.com/compare/#387,569




A EZ é uma destas:




Tenho  essa epm-2 branca tb, mas com pancake lumix 12-32mm, conjunto super compacto  e de boa qualidade.. Ah, tenho uma Olympus EPL-5 inteirissima aqui, tinha até esquecido, q posso vender, ela ou a epm2, ambas como novas. A vantagem da EPL-5 é que tem a tela lcd móvel.  A lente para acompanhar pode ser  uma Oly do kit, 14-42mm (nao é a EZ). Se alguém tiver interesse dê um alô, as cameras estão impecáveis, com caixa original e acessórios.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2022, 19:26:31 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 28 de Dezembro de 2022, 14:17:17
Boa tarde. O que vocês acham da Panasonic Lumix DC-ZS200 para essa função?

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1213207-REG/panasonic_dmc_zs100_s_lumix_dmc_zs100_digital_camera.html
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #50 Online: 28 de Dezembro de 2022, 18:29:55
Boa tarde. O que vocês acham da Panasonic Lumix DC-ZS200 para essa função?

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1213207-REG/panasonic_dmc_zs100_s_lumix_dmc_zs100_digital_camera.html

Tive uma similar, não lembro o modelo, mas o sensor era menor do que esse de 1".
Não gosto desses zooms gigantes de 10x, a câmera é muito pequena e fica muito dificil de usar com o zoom no máximo sem apoiar, acaba saindo muita coisa borrada. Mas é uma opção...

Se for comprar, aproveite e peça uma bateria extra.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #51 Online: 02 de Fevereiro de 2023, 00:11:22
Cheferson,

Não conheço a A99, ela já é bem posterior a A900. ë do tipo SLT a tal com o semi espelho fixo e já tem todas as tecnologias básicas das mirrorless, inclusive o sistema de foco. A A900 é tipo uma 5D Clássica, nem live view tem.

Essas câmeras Sony A-Mount só são interessantes se você tiver acesso a este tipo de lente. No meu caso tenho algumas da Minolta AF que são o mesmíssimo mount. É a mesma estória da Nikon, as Konica-Minolta não tem motor de foco na lente, então o corpo tem que ter o motor. Eu acho que todos os corpos Sony A tem motor, mas não posso garantir 100%. Mas existem diversas lentes da Sony que tem motor equivalente ao USM, já na lente e funcionam em todos os corpos, não tem essa frescurada que nem a Nikon, todas as lentes A funcionam 100% em todos os corpos A. Uma observação que poucos sabem é que existe adaptador M42 para Sony A e que as Sony confirmam foco com lentes manuais.

Acredito que a A99 com essas lentes com motor interno tipo USM seja uma câmera bem esperta, mas é óbvio que as mais modernas devem tem um sistema de foco muito superior. Eu nunca me preocupei com isso.

Dá para encontrar boas lentes Sony A no mercado de usados e a um preço bem razoável, mas daí a montar um sistema A-mount do zero eu já pensaria duas vezes...

Quanto a sua observação do MFT é isso mesmo. Por isso que volta e meia digo que o sistema meio que morreu, pelo menos aqui no Brasil. Mas nem por isso vou sair vendendo tudo de MFT que tenho aqui. A Pana GX85 é uma baita câmera para viagens, tenho um conjuntinho de lentes bem legal e ela filma muito bem em 4k.

AF Shalders, todas as antigas DSLT da Sony tinham motor de foco embutido no corpo da câmera. Diferente da Nikon que fez câmeras capadas de recursos de foco, a Sony já fez essa retro-compatibilidade então, todas as lentes A-Minolta, irão fazer foco automático nessas câmeras. Porém uma observação a ser feita é que quando a lente tem o motor de foco, o foco automático é uma combinação de trabalho conjunto entre lente e corpo da câmera. Na prática, isso torna a autofoco mais rápido.

Quando se tem o motor de foco feito apenas pela câmera, é mais uma função pra câmera fazer. Sei disso porque quando usei a 50MM 1.8 D na Nikon D80 e D90, o autofoco dela era mais lento do que a 50MM 1.8 G , por exemplo. Se a velocidade de foco não for um problema pra você, não há problema. O mais importante é que a câmera tenha essa compatibilidade.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 21 de Fevereiro de 2023, 09:02:39
Achei muito legal este tópico, pois embora os smartphones estejam alcançando as cameras digitais, ainda é muito mais divertindo usar uma camera do que fotografar no smartphone. Além da Canon G12 e Lumix LX100 vale a pena citar a irmã menor da G12, S90 e S95, a linha Elph/Ixus da canon, linha P da nikon e LX da Panasonic.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 21 de Fevereiro de 2023, 10:40:10
Uma série de câmeras ótimas, porém geralmente esquecida é a linha G da Panasonic, especialmente a G2. São de 16 MP mas são incrivelmente boas e muito baratas nomercado. Claro que a G7 e a G9 estão em outro patamar e são muito voltadas para video 4K amador.

Não confundir com as séries GX e GH.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 21 de Fevereiro de 2023, 12:29:30
Não confundir com as séries GX e GH.

Anos atrás eu tinha decidido que minha câmera seria uma GX7. Não encontrei, mas encontrei a Fujifilm X-A1. Nunca mais saí da marca.

Minha opção pro dia a dia tem sido o celular, mas se eu fosse usar uma câmera dedicada hoje, ainda seria uma X-E4 com 27mm.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 21 de Fevereiro de 2023, 12:50:50
Minha frustração é a impossibilidade de encontrar Pentax/Ricoh no Brasil. Tem tempos que quero uma K3-III...


caiomz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #56 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 16:28:52
Anos atrás eu tinha decidido que minha câmera seria uma GX7. Não encontrei, mas encontrei a Fujifilm X-A1. Nunca mais saí da marca.

Minha opção pro dia a dia tem sido o celular, mas se eu fosse usar uma câmera dedicada hoje, ainda seria uma X-E4 com 27mm.
eu tava louco nesse kit da xe4 com 27, ou uma x100...como nunca achava em estoque a 27 nova aqui fiquei tentado em ir pra xe4 com a 35 1.4 mas dai ja subia mto o orcamento, e ficava um kit meio grande... pra ideia de carregar comigo no dia a dia não rolou. Fui pruma ricoh gr3x do tio ali, unico arrependimento eh que tenho usado menos do que gostaria (mas ela tem saido bem mais de casa do que minha t3i antiga)


caiomz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #57 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 16:31:05
Minha frustração é a impossibilidade de encontrar Pentax/Ricoh no Brasil. Tem tempos que quero uma K3-III...
depois que vi modo pra astrofotografia com alguma dessas pentax fiquei bem curioso nos recursos das cameras deles... parecem ser bem completas/avançadas, principalmente comparando com as dslr mais comuns de se achar por aqui (ok, linha de entrada da canon haha). Esse de pixel shifting ja me quebraria um galhao.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 19:46:26
depois que vi modo pra astrofotografia com alguma dessas pentax fiquei bem curioso nos recursos das cameras deles... parecem ser bem completas/avançadas, principalmente comparando com as dslr mais comuns de se achar por aqui (ok, linha de entrada da canon haha). Esse de pixel shifting ja me quebraria um galhao.

Problemas da Pentax:

Praticamente impossível de encontrar no Brasil
Lentes nativas AF modernas são bem caras, mesmo as de kit
Ninguém faz manutenção delas por aqui

Coisas boas:

Todas são WR, seladas (resistente ao tempo e até a imersôes breves em água)
Atrotracer
IBIS
DR absurdo
Viewfinder maravilhoso
Funciona com lentes Pentax Vintage perfeitamente, fotometria e pelo menos os modos A e M. As Pentax-A funcionam mais os modos S e P
Prioridade de ISO !
3 curvas de programa P1, P2 e P3, uma favorece a velocidade, outra a abertura e outra o MTF da lente


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #59 Online: 07 de Março de 2023, 10:36:25
Cara ainda acho o custo benefício no mercado de usados da Sony imbatível ainda mais considerando que depois de 2020 os preços de usados da Canon , Nikon e Fuji dispararam e percebo que a Sony não mudou muita coisa em questão de preço. Pra fotografia macro e viagem , as mirrorless são ótima pedida.

Realmente eu dei uma pesquisada rápida e percebi que da garimpar uns corpos e lentes Sony APS-C mais antigos com preço ok.